Sistemas Operacionais

25/11/2013 10h16 - Atualizado em 25/11/2013 10h16

iPhone 4 ou iPhone 4S? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

iPhone 4 ou iPhone 4S? O comparativo de celulares desta semana coloca frente à frente dois clássicos da Apple, lançados em 2010 e 2011, respectivamente. Ambos são bem semelhantes, mas possuem características singulares que os diferenciam por completo do iPhone 3GS e do iPhone 5. Ainda que não sejam novos, ainda há muitos pontos positivos que podem ser levados em consideração para uma aquisição em 2013, mas é preciso analisar com detalhe qual deles vai te atender melhor. Entenda:

iPhone 4 ou iPhone 4S? Descubra qual dos dois vale mais a pena comprar hoje  (Foto: Arte / TechTudo)iPhone 4 ou iPhone 4S? Descubra qual dos dois vale mais a pena comprar hoje (Foto: Arte / TechTudo)

Dimensões e Display: Empate

Entre iPhone 4 e 4S não há muita diferença no display: eles têm 3,5 polegadas, com resolução de 640 x 960 pixels e densidade de 300 ppi. A única mudança é na tecnologia utilizada em cada display: no 4, TFT LCD; no 4S, IPS LCD. Ambos têm 16 milhões de cores, são sensíveis a mais de 10 toques e possuem Gorilla Glass. As dimensões são idênticas, com 115.2 x 58.6 x 9.3 mm, mas o iPhone 4S é um pouco mais pesado: 140 gramas, contra 137 do seu antecessor.

Desempenho: iPhone 4S

Como é a evolução do iPhone 4, naturalmente o iPhone 4S apresenta um processador melhor, o Apple A5, dual-core de 1 GHz; enquanto o iPhone 4 tem o Apple A4 de 1 GHz. Por isso, o mais recente tem um desempenho melhor nas tarefas diárias. A GPU também evolui, da PowerVR SGX535 para a PowerVR SGX543MP2.

Em termos de RAM, os dois têm 512 MB, e a memória interna também é a tradicional da Apple, mas atualmente só se encontra disponível para venda a versão de 8 GB (em mercados de usados ainda é possível adquirir edições de 16 GB, 32 GB e 64 GB).

Fotografia de divulgação da câmera do iPhone 4S (Foto: Divulgação)Fotografia de divulgação da câmera do iPhone 4S: muito melhor que a geração anterior (Foto: Divulgação)

Câmeras: iPhone 4S

Na câmera frontal, ambos têm 0,3 megapixels de resolução e realizam chamadas de vídeo, além de tirarem autorretratos de maneira fácil. Na traseira, os recursos são os mesmos: autofoco, foco por toque, Flash LED, HDR e marcação de geolocalização. Mas há novidades exclusivas do iPhone 4S: além da resolução melhor, fotografando com até 8 megapixels (3264 x 2448 pixels), contra 5 megapixels (2592 x 1936) do iPhone 4, o mais recente smartphone tem detector de faces.

Pelo novo conjunto de lentes, além disso, a qualidade das fotos fica consideravelmente melhor no iPhone 4S. Nos vídeos, idem, pois o 4 tem a gravação em 720p, enquanto o 4S filma em Full HD.

Sistema operacional: Empate

Ambos são compatíveis com todas as versões do iOS lançadas até agora, apesar de terem sido lançados em períodos diferentes. Não há qualquer diferença neste quesito. Aqui, entra apenas a questão do desempenho: o iOS 7 roda mais rápido no iPhone 4S que no 4. Além disso, considerando o calendário de atualizações, é bem provável que a versão atual seja a última disponível para o iPhone 4.

Conectividades: iPhone 4S

A grande diferença aqui é o Siri, auxiliar comandado por voz, que está disponível apenas no iPhone 4S. Ele é um recurso muito bem trabalhado pela Apple e que facilita diversas tarefas do dia a dia, como o acesso a aplicativos, reprodução de músicas e muito mais. De resto, eles têm conectividade idêntica: Wi-Fi, Bluetooth, USB, GPS e Internet 3G (sem 4G).

Preço e disponibilidade: iPhone 4

Ambos podem ser encontrados com facilidade no mercado brasileiro. A loja online da Apple, por exemplo, comercializa os dois smartphone em versões desbloqueadas. O iPhone 4, obviamente, é mais barato: R$ 1.099. O 4S tem um valor bem mais alto: R$ 1.699. Fora da loja da Apple, diversas varejistas brasileiras vendem os telefones a R$ 999 e R$ 1.399, respectivamente. Neste quesito, entretanto, o primeiro modelo leva a melhor.

FaceTime no iPhone 4. (Foto: Divulgação)iPhone 4: tem câmera frontal e design clássico, com milhares de acessórios ainda disponíveis para compra (Foto: Divulgação)

Conclusão: As diferenças entre iPhone 4 e iPhone 4S não são tão grandes. É verdade que o 4S possui um processador um pouco mais rápido, uma câmera bem melhor e um diferencial, que é a auxiliar por comando de voz, Siri. No entanto, a diferença do preço precisa ser destacada.

Batalha de concorrentes: iPhone 4S ou Galaxy S3? Veja o debate no fórum

O iPhone 4 é uma opção bem mais econômica e não tão inferior para uso geral. Por isso, se sua ideia for comprar um iPhone pelo menor preço possível, vale o investimento. Caso você queira algo mais moderno e espera ficar com o telefone o máximo de tempo possível, talvez seja até melhor juntar seu dinheiro e tentar adquirir um iPhone 5, já que o 4S é apenas um modelo intermediário.

O iPhone 5 ainda é o top de linha no Brasil (até o lançamento do 5S), e tem uma tela e uma câmera muito superiores, além do visual diferenciado, tamanho maior e uma experiência bem mais interessante do que o 4 e o 4S. Agora, entre 4S e 4, gastar R$ 400 a mais para comprar o 4S, só se o iPhone 5 não estiver com um preço bom.

Tabela comparativa entre iPhone 4 e iPhone 4S (Foto: Arte / TechTudo)Tabela comparativa entre iPhone 4 e iPhone 4S (Foto: Arte / TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yuri Sousa
    2013-11-25T11:30:37  

    FATO: Inteligente e esperto compra iPhone... burro ou pobre compra Samsung Galaxy. A Apple continua insuperável em elegância e funcionalidade: continua fazendo aparelhos mais estáveis, seguros, mais fáceis de usar, mais bonitos e bem construídos. Enquanto os rivais tentam se sobressair pelas especificações do produto, a maçã mostra que especificação é uma bobagem. O sistema iOS 7 da Apple é um show!

    recentes

    populares

    • Yuri Sousa
      2013-11-25T11:30:37  

      IOS e MUITO, mas muito melhor, ja tive N celulares android e TODOS travavam, celulares topo de linha como o S2 comigo era um caos, sempre da bug, IOS não, sempre rodaram lisos nos meus Iphones.

    recentes

    populares

    • Yuri Sousa
      2013-11-25T11:30:37  

      Tenho um Android com 2gb de RAM e ele consegue travar. Android é muito irritante.

  • Marcelo
    2015-07-01T18:11:48

    posso colocar pessas ifone4s carcaça ifone4

  • Vitor Santos
    2013-11-25T10:29:44  

    Galera, me respondam, o iPhone 4s é bom para aplicativos mais pesados? Ou ele trava? Tipo Real Racing 3, Dead Trigger 2, Batman Arkham Origins, Asphalt 8 entre outros?

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2013-11-25T10:29:44  

      Tenho iPhone 4S a dois anos e nunca me deixou na mão , só quebrou por mal uso mas de desempenho tem até de sobra , nunca travou fifa,RR , batman

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2013-11-25T10:29:44  

      Roda lindamente... Já joguei o Asphalt, PES, Injustice, Dead Trigger e eles rodaram bem e tranquilo.

  • Willy Reis
    2014-04-14T12:12:51

    IPhone é mito bom mas muito restrito.

  • Hairon Freitas
    2014-04-05T18:56:50

    Tenho um ipone 4 e roda direitinho o IOS 7 e olha que ele é 16GB e só tem 3 GB livre.

  • José Gonçalves
    2013-11-25T13:27:49  

    Que ridículo! Nem entendo por que abri uma matéria dessas.. Perda de tempo, quem foi o estagiário que fez a matéria?

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-11-25T13:27:49  

      Pq quem fez tem que ser estagiário? A matéria e boa, para quem quer iniciar na área de smartphones e principalmente no mundo apple e bom alguns esclarecimentos sobre dispositivos mais em conta.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-11-25T13:27:49  

      Eduardo Portes Descordo, das dezenas de pessoas que conheço que tem algum modelo de Iphone, apenas duas conhecem o aparelho tecnicamente... Para mim usuários compram apenas pelo logo da maça, e não dão a mínima para especificações técnicas deles. Quantos aqui são usuários comuns que vieram ver a matéria? Aposto que quase 0, se vê pelos comentários que a maioria está aqui por briga ideológica. Não estou atacando a Apple, pois os Iphones são mesmo aparelhos incríveis, só acho que essa matéria não serve para absolutamente nada.

  • Gabriel Lucas
    2013-12-05T09:07:32  

    Por favor, nao ousem comparar Android com iOS.

    recentes

    populares

    • Gabriel Lucas
      2013-12-05T09:07:32  

      IOS E EXTREMAMENTE melhor.

  • Victor Silva
    2013-11-25T13:33:54  

    To indeciso me ajudem, o que é mais descartável, meu cocô ou esses iphones? Obrigado

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2013-11-25T13:33:54  

      Victor Silva: Nexus 4, legal, um cliente meu pagou R$ 791,00 nele. Se vc gosta de Android, então nem entra em matérias de iPhone e deixa de ser fanboy...

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2013-11-25T13:33:54  

      Cara descartaveis onde? as atualizações dele são por um periodo de tempo maior que o android, alguns celulares android atualizão, ALGUNS, já os iphones tem um periodo de assistencia quanto ao sistema MUITO, MUITO maior, o iphone 4 foi lançado em 2010 e até hoje esta sendo atualizado, pegue um android e veja se atualiza por 4 anos consecutivamente.

  • Eduardo Costa
    2013-11-25T14:12:17  

    Tenho um amigo com o iphone 4 e ele disse que o iOS 7 praticamente não roda no celular dele, trava direto, inviável! No meu 4S o iOS7 roda lisinho. Quem estiver na dúvida entre esses dois deve levar isso em consideração...

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-11-25T14:12:17  

      Só se ele larga tudo ligado e rodando, minha mulher tem o iPhone 4 e roda o iOS 7 lisinho e sem engasgos, no meu 4S então, roda leve como uma pluma...

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-11-25T14:12:17  

      Tenho um 4 e ele rodava o IOS 7 perfeito, mas agora no 7.1 está melhor ainda.

  • Tamara Roodrigues
    2013-12-09T17:27:29

    A Apple tinha que investir Em Iphone Dual Chip , para pessoas como eu , que tem de usar ao mesmo tempo um numero pessoal e um particular, optei pelo samsung galaxy , por que tem versoes Dual Chip, Somente por isso, Apple Investe mais em Dual Chip, tenho certeza que fará muito sucesso para quem tem 2 numeros ativos..

  • Gustavo Volpe
    2013-11-25T11:47:59  

    Se todo Samsung é feito de plástico, sempre dá defeito, o sistema pega vírus com facilidade, trava toda hora, a câmera é uma porcaria a noite, a bateria acaba rapidinho, pesa igual ao chumbo, é feio pra caramba e o suporte ao cliente no brasil é uma piada, então porque, mesmo sabendo de tudo isso ainda tem idiota que usa e compra? Mosoquismo? Autoflagelo? Burrice? Idiotice aguda? Problema cerebral? Estupidez? Mas se você quer ficar livre dessa desgraça? Não aguenta essa zoação? Então, compre qualquer iPhone e seja um cara feliz, abençoado por Deus e bonito por natureza.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-25T11:47:59  

      Iphone é lixo perto de qualquer nexus.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-25T11:47:59  

      Gustavo Volpe, não sei se esse seu comentário foi trollagem, ironia, ou se você é burro mesmo. Metade desses defeitos aí q vc falou se aplicam ao iPhone. Exemplos? Bateria que dura pouco (todos os iPhones), celular de plástico (iPhone 5C). E outra: Mosoquismo?????? Eu conheço Masoquismo, mas mosoquismo nem tem no dicionário. Mas já q é tão "inteligente" poderia explicar o q seria isso?

  • Willy Reis
    2013-11-25T22:20:54  

    Se todo Samsung é uma porcaria de plástico, sempre dá defeito, tem um sistema que pega vírus de montão, trava toda hora, tem uma porcaria de câmera a noite, a bateria acaba rapidinho, pesa igual ao chumbo, é feio pra caramba e o suporte ao cliente no brasil é uma piada, porque você comprou essa porcaria? Mosoquismo? Autoflagelo? Burrice? Idiotice aguda? Problema cerebral? Estupidez? Mas se você quer ficar livre dessa desgraça e não aguenta mais zoação... compre logo qualquer iPhone e seja um cara feliz ou menos trouxa. Obrigado

    recentes

    populares

    • Willy Reis
      2013-11-25T22:20:54  

      Na verdade seja muito trouxa e compre um iphone celular de ligo e idosos.

  • Lucas Dias
    2013-11-28T17:42:32

    a matéria deixou a entender que a melhor compra seria o iPhone 4 mais no final o iPhone 4S está como melhor opção, não saquei a idéia. PS: As duas fotos da matéria são do iPhone 4

  • Alex Neres
    2013-11-27T10:13:37

    Eu sinceramente não entendo o que está acontecendo com a maioria dos sites de noticia sobre tecnologia no Brasil. Essa matéria é ridícula, mal elaborada e ainda por cima na capa, colocam a foto de dois iPhone 4 ao invés de colocar um 4 e um 4S. Coisa típica de redação com falta de pauta. Lamentavel.

  • Yuri Sousa
    2013-11-25T11:04:05  

    É sério esse comparativo? Estão de brincadeira não? Techtudo no The zoeira never ends?

    recentes

    populares

    • Yuri Sousa
      2013-11-25T11:04:05  

      kkkk iphone 5s detona todos os smartphones de qualquer marca da android e do windows phone...

    recentes

    populares

    • Yuri Sousa
      2013-11-25T11:04:05  

      Tudo bem, que pode desbancar ou não, mas o que eu acho brincadeira sobre esse comparativo é realiza-lo com celulares de gerações diferentes. Pior ainda é comparando um celular que é sucessor do outro.

  • Wmoraes
    2013-11-25T14:45:21

    Não dá pra acreditar!!! Comparação entre iPhone 4 e 4S... Puts!!! É muita falta de matéria! Ridículo uma comparação dessas, atualmente.

  • Wescley Mol
    2013-11-25T14:31:56

    caro mesmo affff

  • Luzivaldo Junior
    2013-11-25T14:19:23

    eu fico é xatiado, como um celular que já ta 2 anos no mercado. ainda ta com valor tão alto. eu n compro, e se todo mundo fizese o mesmo, com certeza iriamos ter mais respeito em ser brasileiros.

  • Eric Oliveira
    2013-11-25T13:55:27

    Na boa, o 4s é melho, mais rápido mesmo e a cam nem se fala. Tive um galaxy, é um bom celular mas não da pra ele não.

  • Eric Oliveira
    2013-11-25T11:57:31

    Comprei o iPhone 4 devido a baixo nos preços, pois sempre quis ter um. Me surpreendi com a qualidade e o acabamento! Já instalei muitos aplicativos e jogos, ele rodou todos sem problema. A câmera traseira também é muito boa. Recomendo.