Fabricantes

23/11/2013 07h00 - Atualizado em 23/11/2013 07h00

The Legend of Zelda: Ocarina of Time completa 15 anos, veja a história do jogo

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

The Legend of Zelda: Ocarina of Time acaba de completar 15 anos desde o seu lançamento no dia 23 de Novembro de 1998. Ele chegou ao mundo dos games como uma verdadeira revolução, mudando para sempre o panorama dos jogos em três dimensões. Poucos títulos são tão reverenciados e apreciados como este, tido pela maioria da crítica especializada como o maior jogo de todos os tempos. Conheça a história do game:

A capa original do jogo (Foto: Divulgação)A capa original do jogo (Foto: Divulgação)

No final de 1998, a Nintendo sabia que precisava fazer alguma coisa para se colocar em evidência, o Playstation ja se mostrava muito mais do que uma ameaça a supremacia da empresa de Mario, derrubando o Nintendo 64 em quase todos os campos - exceto nas vendas de jogos produzidos pela própria Nitendo (como Mario 64, Goldeney, Mario Kart e etc). O natal do ano anterior havia sido salvo pelo sucesso de Diddy Kong Racing, em grande parte graças ao atraso de um ano na produção de Zelda, originalmente datado para o fim de 1997.

Shigeru Miyamoto preferiu esperar, pois tinha consciência que o trabalho que tinha nas mãos era muito mais do que um bom jogo. Ele sabia que Ocarina of Time seria um daqueles títulos que mudaria a indústria para sempre, e isso ficou claro já na forma de vendê-lo. Para verificar que todo hype que cercava a produção do jogo, era correspondido pelo público, a empresa decidiu fazer uma coisa inédita, ela permitiria que os jogadores comprassem Ocarina antes mesmo dele ser lançado. Mas como convencer as pessoas (ou os seus pais) a pagar por uma coisa que só seria lançada em muitos meses? Dando um prêmio especial. Nos Estados Unidos, Europa e Japão, quem comprasse a pré-venda de Ocarina of Time receberia um belíssimo cartucho dourado. No fim das contas, em poucas semanas a primeira leva de “cartuchos de ouro” se esgotou no mundo, e a Nintendo inventava a “pré-venda” uma das práticas comerciais mais utilizadas hoje em dia por toda a indústria cultural, de filmes a livros.

A chamada para a Pré-venda na Nintendo Power (Foto: Reprodução / Techtudo)A chamada para a Pré-venda na Nintendo Power (Foto: Reprodução / Techtudo)

Quando chegou a hora do lançamento, Ocarina of Time vendeu dois milhões e quinhentas mil cópias na primeira semana, totalizando oito milhões de cartuchos vendidos globalmente ao fim do seu ciclo, se tornando um dos jogos mais bem sucedidos de sua geração. Apesar disso, não foi o sucesso de vendas que deu a este título a sua poderosa reputação, e sim o seu conteúdo completamente único e revolucionário para a época. Quase todas as grandes publicações deram ao jogo notas perfeitas, que até hoje o sustentam no topo dos principais sites de metacrítica (portais que reúnem e fazem uma média de todas as resenha publicadas sobre determinado produto).

The Lengend of Zelda: Ocarina of Time pegava tudo que havia sido ensinado sobre movimentação e câmera em um jogo 3D e aprimorava de forma que se encaixasse perfeitamente ao cenário. O z-targeting ou target lock, que travava o seu alvo em relação ao inimigo é uma invenção usada por quase todos os jogos de ação 3D desde 1998. O mesmo pode ser dito do botão contextual, isto é, um botão que serve para dezenas de ações diferentes baseadas no contexto do momento. Esta invenção em particular parece povoar praticamente todos os jogos modernos, e vale lembrar que elas foram inventadas aqui.

Ganon, um dos chefes mais memoráveis da história dos games (Foto: Divulgação)Ganon, um dos chefes mais memoráveis da história dos games (Foto: Divulgação)

Outras marcas que são dadas a este Zelda é a criação do primeiro mundo aberto (sandbox) 3D bem sucedido da história. Ao sair da floresta dos Kokiri e pisar nos campos de Hyrule pela primeira vez, você via à distância a grande Death Mountain, e sabia que eventualmente poderia chegar até ali. Nada estava inacessível e o mundo era rico e cercado de mistérios. A primeira vez que se usou um sistema de tempo baseado na rotação do dia e da noite também é mérito de Ocarina of Time, que por sua vez teve sua inspiração na mudança de dia rudimentar empregada por Castlevania II ainda no Nitendinho.

O protagonista secreto de Ocarina of Time certamente era a música do jogo, tanto na forma da Ocarina de Link, quanto na trilha sonora de fundo. Até hoje não existe um conjunto de composições mais celebrado no mundo dos games (Chrono Trigger se aproxima nesse sentido) quanto aquele visto neste Zelda.

Ocarina of Time não seria tão importante sem a sua música (Foto: Divulgação)Ocarina of Time não seria tão importante sem a sua música (Foto: Divulgação)

Passados quinze anos, ainda vemos a força que este jogo possui. Duas vezes já republicado pela Nintendo (Master Quest para Gamecube e o Remake para Nintendo 3DS), ele continua sendo adorado e celebrado por gerações de gamers. Michael Thomsem, pesquisador de videogames e editor do site IGN e da revista Insider sintetizam muito bem o que é a experiência deste jogo:

“Outros jogos conseguiram fazer bem este equilíbrio entre exploração, combate e imerssão sensorial, mas nenhum deles conseguiu fazer isso de maneira perfeita como Ocarina. Este é o único jogo feito nos últimos 20 anos que realmente merece ser chamado de uma Obra Prima”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauro Sókrates
    2013-11-25T11:17:03

    E pensar que sou um dos que possuem esse cartucho dourado... Só de me lembrar desse jogaço cai um suor no olho.

  • Rogério Silva
    2013-11-24T13:47:37

    Muitos hj em dia compram playstation e xbox por causa dos jogos de futebol, ....mais a qualidade dos jogos da nintendo sempre foi melhor....acho q a nintendo com um console com o poder gráfico do ps4 e xbos one, nao perderia em qualidade de jogos para ninguem... Todos que gostam de video game sentem falta de um jogo como zelda e mario do n64

  • Felipe Lima
    2013-11-24T09:32:45

    Tive a felicidade de poder jogá-lo em 1998 no meu N64. E agora também tenho no meu 3DS. Sem dúvidas esse foi o melhor jogo que já joguei.

  • Jean Oliveira
    2013-11-24T00:18:02

    Incrivel esse jogo.

  • José Fonseca
    2013-11-24T00:06:30

    sem dúvida é um jogo fantástico pro seu tempo, como joguei esse jogo, foram tantas horas de diversão, uma história realmente digna de uma obra prima (foi uma grande surpresa saber que o sheik era a zelda.own :D), realmente merece o título de melhor jogo de todos os tempos, temos hoje em dia games incríveis tb mais nenhum causa o impacto que causou ocarina e muito menos vicia como ocarina, é por essas coisas que gosto muito de jogar video games.

  • Zé Carlos
    2013-11-23T23:49:27

    Lindo jogo, perfeito, dificil, viciante, emocionante

  • Leandro Silva
    2013-11-23T13:26:46  

    Chega a ser emocionante ler isso. Só quem jogou sabe a maravilha que é esse jogo.

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2013-11-23T13:26:46  

      Verdade Leandro Principalmente quando o Link pega a espada fincada na pedra. otima sena

  • Alessandro Silva
    2013-11-23T12:18:38

    Por isso gosto da Nintendo, sempre inovando em tecnologia, jogabilidade e diversão, 80% dos seus jogos são ótimos para bom a Nintendo não precisa ter melhores gráficos, pois ela tem seu tempo em aprimorar a cada geração, já existem empresas que o foco é somente gráfico e 80% dos seus jogos são ruins para péssimos em matéria de diversão e jogabilidade.

  • Gabriel Amaral
    2013-11-23T09:13:42

    todos

  • Gabriel Amaral
    2013-11-23T09:09:55

    melhor jogo de todo os tempos