Jogos de esporte

19/11/2013 14h55 - Atualizado em 20/11/2013 12h15

NBA 2K14 impressiona no realismo de sua versão para o PlayStation 4

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

NBA 2K14 foi um dos primeiros jogos anunciados para o console da Sony. Quando os primeiros trailers do game foram divulgados, muita gente duvidava de que algo tão real, e bonito, fosse possível. Muitos questionavam até mesmo se as imagens eram mesmo in-game. Eram. O TechTudo testou a versão do game para PlayStation 4 onde o realismo impressiona.

Visual do NBA 2K14 no PS4 é incrível (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Visual do NBA 2K14 no PS4 é incrível (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Gráficos nunca antes vistos nos esportes

Ao que tudo indica, o potencial gráfico oferecido pelo PlayStation 4 neste início de “nova geração” foi explorado ao máximo pela 2K Sports no NBA 2K14. Também testamos um belo Fifa 14, e o Madden NFL 25 é outro que promete alto nível de realismo, mas o NBA parece já estar em um patamar acima – como na geração anterior.

Jogadores estão muito bem feitos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Jogadores estão muito bem feitos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

No in-game, a variação de movimentos dos jogadores é incrível. É possível notar muitos detalhes interessantes, como a direção dos pés a cada drible ou infiltração, a quebrada de munheca na hora de uma bandeja, as feições irritadas na hora de uma enterrada e o banco e a torcida reagindo a cada lance.

Os atletas mais famosos, que têm estilos de dribles e arremessos próprios, têm todas estas características traduzidas em suas versões virtuais. Especialmente o jogador do momento, capa do game e atual bicampeão e duas vezes seguidas melhor jogador da Liga: LeBron James, do Miami Heat. Sua mecânica de arremesso é igual à da vida real.

Câmeras aproximadas impressionam ainda mais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Câmeras aproximadas impressionam ainda mais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Quando as câmeras se aproximam, nos replays ou animações entre um lance e outro, aí a coisa fica melhor ainda. Os detalhes são incríveis. Os jogadores estão muito parecidos com a vida real, mais do que em qualquer outro game, e é possível notar um melhor trabalho na textura dos uniformes, nas linhas do corpo e nas expressões faciais.

O menu inicial é o único aspecto visual que deixa a desejar, pois segue a linha da versão de PS3, que é bem sem graça. A introdução impressiona no nível gráfico, porém, não tem o mesmo impacto do vídeo de LeBron James na edição de PlayStation 3. Tirando isso, as animações no modo MyCareer, vídeos antes do jogo e replays na partida são incríveis.

Jogo agora tem entrevistas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Jogo agora tem entrevistas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

As cutscenes no modo em que o gamer faz sua carreira são muito interessantes e feitas em altíssimo nível gráfico. Há diálogos no vestiário, na sala do gerente do time, na casa e no carro do jogador, nos aviões a caminho das partidas fora de casa… E outra adição que agrada são as entrevistas no intervalo e fim de jogo, com vozes dos jogadores reais.

O sistema de narrações, comentários e reportagem à beira da quadra segue ótimo, com variações de palavras, estatísticas dos atletas e muito mais. Voltando aos gráficos, a luz, o detalhamento da quadra, os bancos de reservas e a torcida também merecem bastante destaque. Está tudo ótimo. Só o movimento das bocas nos diálogos não é perfeito.

Gameplay apurado

Além do visual, que sempre foi uma marca tradicional da franquia NBA 2K, o gameplay, ou a jogabilidade, é também um exemplo da qualidade da série levada a um nível ainda maior. A semelhança do NBA 2K14 com a vida real não é só nos aspecto do game. No modo como a partida transcorre também.

Defesas estão mais pegadas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Defesas estão mais pegadas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O sistema de jogadas está mais inteligente. Ele segue os moldes da geração anterior, porém, com uma diferença: agora há os “Points of Emphasis”. Você pode definir uma espécie de “estilo de jogo” para seu time, no ataque e na defesa. Com isso, a maneira como a equipe joga é alterada.

Além disso, há um sistema que indica o quão bom foi o arremesso a cada lance. Com isso, o usuário pode ter uma noção melhor se está arremessando bem ou mal. Não existe isso na vida real, claro, mas para um videogame, é o tipo de adição que deve ser feita para ajudar os gamers iniciantes e que faltava na franquia.

Pick and roll segue uma ótima alternativa de jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Pick and roll segue uma ótima alternativa de jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Os sistemas de passe e pick and roll seguem idênticos aos do NBA 2K14 para o PS3. Afinal, em time que está ganhando, não se mexe. Chamar jogadas também não tem a menor diferença para o jogo da geração anterior. Nos modos de jogo, o MyCareer segue forte, além do MyGM, que é uma adaptação do tradicional “Association”.

O Blacktop, com basquete de rua, segue, e todos os modos online idem. As opções de personalização para os jogadores criados também estão presentes, além do MyTeam, uma espécie de Ultimate Team (do Fifa) para o NBA 2K. O NBA Today está diferente e oferece informações com direito a vídeos dos jogos das rodadas da NBA real.

Câmeras e animações lembram transmissões de TV (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Câmeras e animações lembram transmissões de TV (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Porém, o Path to Greatness, que tem LeBron James como personagem principal e dá aos gamers a opção de controlar o futuro do craque, que no fim da próxima temporada está livre para negociar com outros times e sair do Miami Heat se quiser, não aparece. Esta é uma ausência grave no game, mas não tira o seu brilho, que é intenso.

No geral, NBA 2K14 é quase obrigatório aos fãs de esporte que adquiriram, ou pretendem adquirir, um console da nova geração.

Opine no fórum: vale comprar um PlayStation 4 no lançamento?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristian Oliveira
    2013-11-20T12:04:10  

    Fiquei olhando essas imagens e me perguntando se eram reais ou o gameplay, simplesmente incrível a qualidade gráfica. O esquema é aguardar baixar o preço dos novos consoles, só trouxas pagam 4k no P$4.

    recentes

    populares

    • Cristian Oliveira
      2013-11-20T12:04:10  

      ou deixar de ser fan boy e comprar o Xbox one que está muito bom, tem o título disponível também, está investindo alto nessa nova geração para dividir a liderança com a sony e trouxe mais jogos exclusivos em seu lançamento. Fora o fato de custar a metade do seu rival aqui no Brasil.

  • Hermes Amaral
    2013-11-19T16:23:22  

    Único simulador de esporte que existe é esse, fifa nem pes nem nenhum jogo se aproxima da realidade como esse.

    recentes

    populares

    • Hermes Amaral
      2013-11-19T16:23:22  

      A 2K trabalha com licenciamentos oficiais, ela teria que ir atrás da FIFA pra fazer um game de futebol, mas isso é impossível já que a EA detém os direitos. Só ocorreria caso a EA falisse mesmo, o que eu duvido. Quero ver o MLB e o WWE no ano que vem, já na next gen.

    recentes

    populares

    • Hermes Amaral
      2013-11-19T16:23:22  

      Ricardo deixa pra lá. Simulador pra eles é gráfico bonito. Discutir com ameba é perda de tempo.

  • Guilherme Ferreira
    2014-01-07T10:15:11

    Boa a matéria, mas só um comentário: o sistema de "Shot feeedback", que diz se o seu arremesso foi bom ou ruim já existia nas versões anteriores, não foi uma adição.

  • Gabriel Melo
    2013-12-06T15:56:33

    Nba Live >> Nba 2k

  • Jacques
    2013-11-19T18:33:29  

    Por que não colocaram uma porcaria de video?

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-11-19T18:33:29  

      Quem está lendo essas notícias de Empresa, como eu. Os vídeos são restritos por tanto colocando imagens é melhor pra todos.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-11-19T18:33:29  

      youtube