Sistemas Operacionais

18/11/2013 08h41 - Atualizado em 18/11/2013 14h04

Nexus 5 ou iPhone 5S? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Pouco mais de um mês após a Apple lançar o iPhone 5S, o Google, enfim, revelou o seu novo smartphone top de linha: o Nexus 5. Agora, qual é a melhor opção para o público? O TechTudo responde essa questão no comparativo de celulares da semana.

Qual sistema operacional você prefere: Android ou iOS? Opine no Fórum do TechTudo

comparativo nexus 5 e iphone 5s (Foto: Arte/TechTudo)Confira o comparativo de smartphones que apresenta esta semana os tops de linha Nexus 5 e o iPhone 5s (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Nexus 5

Apesar de o iPhone 5S ser o modelo mais avançado atualmente da linha de smartphones da Apple, o seu rival parece levar vantagem em questão de hardware. O Nexus 5 possui o poderoso processador Snapdragon 800, um quad-core Krait 400 rodando a 2,3 GHz, e ainda processador gráfico Adreno 330. Além disso, vem com 2 GB de RAM e 16 GB ou 32 GB de memória interna.

Já o iPhone 5S tem processador Apple A7 Dual-Core de 1,3 GHz (64-bits), 1 GB de RAM e memória interna de 16 GB, 32 GB ou 64 GB. O gadget conta ainda com o coprocessador M7, responsável pelos sensores de movimento. Sua GPU é a PowerVR G6430. Há ainda algumas diferenças nas conectividades.

Nexus 5 apareceu na Play Store por um erro, provavelmente (Foto: Reprodução/Google) (Foto: Nexus 5 apareceu na Play Store por um erro, provavelmente (Foto: Reprodução/Google))Nexus 5 ganha do iPhone 5S quando o assunto é desempenho (Foto: Reprodução/Google)

O Nexus 5 é compatível com 3G, 4G LTE, Wi-Fi a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0 LE, A-GPS e NFC. As conectividades são bem semelhante ao iPhone 5S, porém o smartphone da Apple não possui NFC. Mas para “compensar”, tem um leitor de digitais no seu botão home. Na bateria, 2.300 mAh (17 horas de conversação) para o Nexus 5 e 1.560 mAh (10 horas) para o iPhone.

Câmeras: Empate

Os dois aparelhos têm especificações quase idênticas de câmeras. Nas traseiras, por exemplo, 8 megapixels (3264 x 2448 pixels), filmagem em 1080p a 30fps e autofoco. As diferenças são flash dual-LED no iPhone 5S e estabilizador de imagem óptico no Nexus. Ambos têm ainda geomarcação, foco com toque e detecção de rostos. Nas frontais, só 0,1 megapixel de diferença: 1,2 no iPhone e 1,3 no Nexus.

Sistema operacional: Empate

Assim como em todos os nossos comparativos, deixamos a questão da plataforma empatada. Até porque comparar sistemas é algo bem complexo. O que se pode dizer, porém, é que os dois aparelhos estão no topo de suas plataformas. O iPhone 5S foi feito para o iOS 7 e o Nexus 5 para o Android 4.4 (Kit Kat).

O novo sistema do Google tem mais interação com o Google Now, visual um pouco mais limpo e uma série de novidades. Já o da Apple, lançado há alguns meses, surpreendeu a todos com seu design mais colorido e uma variedade de “truques”. Se você ainda está no primeiro smartphone, leia mais sobre cada sistema, e tome sua decisão.

Dimensões: iPhone 5S

Aqui, a vantagem é total do aparelho da Apple. Na comparação de dimensões, ele leva vantagem em todas as medidas. O iPhone 5S tem 123,8 x 58,6 x 7,6 mm, com peso de 112 gramas. Do outro lado, o Nexus 5 possui 137,9 x 69,2 x 8,6 mm e 130 gramas. Ou seja, quem busca uma opção mais portátil deve favorecer o iPhone.

Comprar iPhone compatível com o 4G do Brasil (Foto: Isadora Díaz / TechTudo) (Foto: Comprar iPhone compatível com o 4G do Brasil (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)) iPhone 5S é mais compacto e leve do que o Nexus 5 (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Design e Display: Nexus 5

O Nexus 5 tem uma tela bem maior do que o iPhone 5S. O display Retina de 4 polegadas da Apple é ótimo, com 640 x 1136 pixels (326 ppi), mas não supera o Full HD de 4,95 polegadas do Nexus 5, com 1080 x 1920 pixels e 445 ppi.

Em termos de design, eles são bem diferentes, não só na questão do tamanho e da tela, como também no acabamento e no estilo. Além disso o iPhone inovou com cores "diferenciadas" como o prata, dourado e preto, já o Nexus manteve o branco e preto. Neste ponto, vale mais o gosto pessoal de cada um na hora de adquirir o seu próximo smartphone.

Preço e Disponibilidade: Nexus 5

No Brasil, nenhum dos dois tem data ou preço confirmados. Já nos Estados Unidos, o gadget da Apple está à venda (pela Internet, pois nas lojas físicas ele está esgotado na versão sem contrato com operadoras) e o do Google entrou em pré-venda na rede, via Google Play, e chegará às lojas na próxima sexta-feira (8).

Nexus 5 é revelado sem festa de lançamento (Foto: Divulgação / Google)Nexus 5 é mais barato do que o iPhone 5S (Foto: Divulgação / Google)

Ou seja, empate na disponibilidade. No preço, porém, total vantagem do Nexus 5, que é comercializado por preços a partir de US$ 349 (cerca de R$ 785), enquanto o iPhone 5S não sai por menos de US$ 649 (em torno de R$ 1.460 em conversão direta) e tem entrega prevista para duas ou três semanas a partir da data da compra.

Conclusão

Novamente, o Google “contra-atacou” a Apple com um smartphone tão bom (ou até melhor) em termos de hardware quanto o iPhone, e com preço muito mais baixo. Um Nexus 5 com 16 GB de memória interna custa quase a metade de um iPhone 5S de mesma capacidade de armazenamento de arquivos.

Por isso, a não ser que você seja um Applemaníaco ou que tenha grande preferência pelo iOS, o Nexus 5 parece ser a melhor escolha. Especialmente levando-se em consideração o custo-benefício. Ele possui ótimo hardware, preço baixo e tela de altíssima qualidade.

Resta agora ao consumidor brasileiro aguardar a chegada dos dois ao mercado nacional. Nem a Apple nem o Google confirmaram quando seus smartphones vão aparecer no Brasil. Será que isso acontece a tempo do Natal? É bem provável que sim, pelo menos no caso do iPhone 5S (e também do 5C).

Tabela de configurações comparativa entre o Nexus 5 e o iPhone 5S  (Foto:  Foto: Arte/TechTudo)Tabela de configurações comparativa entre o Nexus 5 e o iPhone 5S (Foto: Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Bicalho
    2013-11-20T19:33:49  

    Para mim á grande diferença é que a Apple atualiza seu sistema por 3 gerações, dando longevidade a seus aparelhos, enquanto o Android já muda toda hora e não atualiza os aparelhos já vendidos!! ficam desatualizados, ou seja a Apple respeita mais seus clientes.

    recentes

    populares

    • Andre Bicalho
      2013-11-20T19:33:49  

      Exatamente, meu Nexus 4 acabou de atualizar pro 4.4, quando se trata de Nexus que é o aparelho oficial da Google ela sempre mantém atualizado várias gerações. Eu não tenho nada contra a Apple, mas dizer que ela respeita seus consumidores cobrando esse valor absurdo em aparelhos tem que ser bem cego.

  • Marus Romero
    2014-05-17T12:09:17

    Negocio eh simples, com um sistema travado nao precisa de muito hardware , pra ligar, rodar o menu em alta velocidade, tirar foto e abrir whatsapp ta bom, apple eh otima pra quem apenas usa a tecnologia ou preza pela seguranca , pois com sistema travado diminui o risco de virus ou exploits , pra quem gosta e tem curiosidade para explorar seu equipamento. ate criar algum aplicativo pode correr pro abraco com seu android . Tem a possibilidade de destravar o iphone e poder usar similar o android , mais acho que perde muito mais do que ganha , em casa iphone pro meu pai e android pra mim.

  • Anderson Silva
    2013-11-18T15:06:39  

    Google humilhou

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2013-11-18T15:06:39  

      Leigo

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2013-11-18T15:06:39  

      É um fato, a Apple foi passa para trás. E tem gente falando ai do OS, quem nunca teve um Nexus não pode falar do Android ;) E para quem vai pagar o preço do Iphone só pela marca, deixem de ser idiotas =)

  • Matheus Souza
    2013-11-18T10:22:55  

    Nossa, os brasileiros são mesmo uns grandes idiotas. Como o aparelho da Apple vai ser melhor que o Nexus 5? que argumentos você tem pra falar que é melhor? AAAH O PROCESSADOR É DE 64 BITS, cara, ta comprovado que se tem diferença, é muito pouca, quase imperceptível melhor dizendo. Fora o preço que eu acho muito a favro do Nexus 5, Resumindo, um smarthphone melhor e muito mais barato. SEM MAIS

    recentes

    populares

    • Matheus Souza
      2013-11-18T10:22:55  

      Quais argumentos você tem para garantir que o nexus é melhor? Eu só vi vários vídeos de comparação, em todos o iphone 5s deixou o nexus pra trás.

    recentes

    populares

    • Matheus Souza
      2013-11-18T10:22:55  

      Felipe Bitelli vai pesquisar um pouco antes de falar cidadão.

  • Gabriel Nunes
    2013-11-18T16:55:11  

    Alguem explica a esses estagiarios que Desempenho Não siginifica hardware melhor, visto que estão comparando plataformas diferentes. O IOS é um sistema muito mais fluido e leve e não precisa de um hardware tão pesado como o Nexus que usa Android que Só funciona bem e smarth Top do Top. Um exemplo, meu Iphone 4 com IOS 7 é muito bom ainda, apesar de não ser Top, o seu concorrente da epoca e o proximo Galaxy S1 e S2 hoje em dia são lixos que nao foram atualiazados e travam o tempo todo. Então nao se compara Hardware e Sistemas operacionais dessa forma.

    recentes

    populares

    • Gabriel Nunes
      2013-11-18T16:55:11  

      o iphone 4 está travando parecendo um lixo com esse ios7... Bobagem isso aí...

    recentes

    populares

    • Gabriel Nunes
      2013-11-18T16:55:11  

      Tipico comentário de Fanboy da Apple.

  • Felipe Sauter
    2013-11-19T08:35:07  

    Esses fóruns, insistem em discutir o tamanho da tela do iPhone. A Apple não irá aumentar o tamanho da tela, por motivos óbvios em relação ao manuseio completo do aparelho com apenas uma mão. Quem quiser um Apple com tela maior, opte por comprar um iPad Mini. A Apple não quer competir com nenhum outro smartphone. Ela quer produzir aparelhos de qualidade para atender aos seus fieis clientes. Essas competições com iPhones não fazem sentido algum.

    recentes

    populares

    • Felipe Sauter
      2013-11-19T08:35:07  

      engraçado, tenho um n4 com 4.7'' e uso com uma mão só, minha irmã também... estranho mesmo...

    recentes

    populares

    • Felipe Sauter
      2013-11-19T08:35:07  

      Engraçado... É só o "épouzinho" levar um coro que vem esse papo de "Apple não quer competir com ninguém". Primeiro que seria o cúmulo da arrogância, segundo, a Apple se preocupa muito com a concorrencia. Depois que o SJ morreu, a Apple não produziu nada de realmente bom. Só lança produtos requentados com preços exorbitantes para a tender a seus "clientes fieis" e chatos.

  • Ney Moresco
    2013-11-19T08:46:03  

    O negócio é o seguinte se você for olhar números de uma planilha lógico que o Nexus e S4 vão ganhar, o que o pessoal gosta é de olhar as especificações e comprar os que tem numeros melhores, mas esquece de ver o resultado final, essas "TELHAS" (Galaxy S3,S4,Nexus), tem o hardware mais avançado que um iPhone, entretanto na prática leva um pau na hora dos testes! É a mesma coisa que você ter uma moto 1000 e perde para uma 600 pois não sabem dirigir! o que garante o iPhone é IOS que é muito superior aos seus concorrentes!

    recentes

    populares

    • Ney Moresco
      2013-11-19T08:46:03  

      Na verdade é a primeira vez q a Apple realmente fica na frente dos outros aparelhos Android, mas tudo bem. O que importa são números e não funcionalidade real como multitask e sistema de arquivos real (coisas que convivemos desde o Windows 95). Mas pra que isso né, a maçã atrás agrega valor ao camarote e deixa a foto do instagram mais bonita

    recentes

    populares

    • Ney Moresco
      2013-11-19T08:46:03  

      Bobagem o que você disse Ney, a linha nexus tem a perfeita interação com o sistema da google, fora que tem possibilidade de abrir as coisas ao mesmo tempo (multitask real), coisa que não acontece com os iphone's e a liberdade do sistema, em testes os nexus ganham dos iphones quase sempre.

  • Danilo Lima
    2013-11-18T12:45:04  

    O Android puro é perfeito, eu tenho um nexus 4 e pretendo troca-lo somente pelo 5, é absurdo a rapidez e fluidez do sistema.

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-11-18T12:45:04  

      Verdade, tenho um 4 e não penso em trocar tão cedo. Coloquei o launcher oficial da google da 4.4 e agora está totalmente perfeito. O que faltava da 4.4 do nexus 4 foi perfeitamente corrigido, agora está igual ao nexus 5.

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-11-18T12:45:04  

      Eu tambem tenho o 4 NUNCA TRAVOU ! NUNCA

  • Antonio Geraldo
    2014-01-28T20:40:45

    Na verdade não existe sistema melhor. Ocorre que cada sistema oferece recursos diferente e o consumidor escolhe o que gosta ou o que pode pagar eu uso os dois tenho ipad e iphone 5S e andróide. Ocorre que se tratando de andróide puro é possível que eu opte no futuro pelo nexus. Uma das coisas que mais gosto no ios é justamente isso ele é muito enxuto.

  • Eduardo
    2013-11-18T12:07:26  

    ainda sim eu penso em comprar o iPhone 5S...

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2013-11-18T12:07:26  

      Burro. Simples assim.

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2013-11-18T12:07:26  

      vai gastar mais em algo pior, só isso.

  • Fernando Trugilho
    2013-12-10T10:23:23

    do jeito que o android está evoluindo daqui um tempo vai ficar dificil para Apple.... esse android Puro está extremamente leve é sem travamentos!!!

  • Marcio
    2013-11-18T11:52:25  

    Bom, conheço bem os dois sistemas. Tive 4 Android e agora uso iPhone da empresa. A construção e gerenciamento de memória o iPhone é superior, mas no uso do S.O. tenho sofrido bastante. Ex: estava em um teatro sem acesso a Wi-Fi e sem sinal 3G. Tirei uma foto e minha esposa pediu que repassasse ao Android dela. Mas... Cadê o Bluetooth pra isso? Em outra situação cliquei na foto para enviar pelo Whatsapp e nada! Tenho que entrar no Whatsapp e selecionar a foto. No Android você tem todas as opções de envio e compartilhamento a sua disposição! Bem mais prático! O iOS é bom, mas muito engessado!

    recentes

    populares

    • Marcio
      2013-11-18T11:52:25  

      O nexus 4 ta excelente, que diferença do meu Galaxy s2.... esse kit kat 4.4 puro e leve sem travamentos muito bom!!!

    recentes

    populares

    • Marcio
      2013-11-18T11:52:25  

      Antes de julgar um Android pior que um iOS, tenta um Nexus!

  • Felipe Bitelli
    2013-11-18T17:55:20  

    Se esse Nexus é tão bom, me diga uma coisa: Como ele empatou em tanta coisa com o iPhone 5s?

    recentes

    populares

    • Felipe Bitelli
      2013-11-18T17:55:20  

      Porque os dois são topo de gama da tecnologia atual? Apesar do N5 empregar algumas besteirinhas mais modernas, como visor de alta resolução (sem perda e interpolação em videos 16:9/1080p), estabilizador de de camera por giroscópio, bateria de maior capacidade, abertura da lente maior, mais RAM, sistema operacional com multitask real, NFC... esses detalhes irrelevantes.

  • Jacques
    2013-11-18T11:40:58  

    Que vergonha agora até o nexus já deixou o iphone no chinelo. O que vai ser da Apple.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-11-18T11:40:58  

      Wesley Araujo Apple é a mais valiosa? Só vejo as ações caindo dia após dia, por 3 anos

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-11-18T11:40:58  

      Na Boa, a Apple só é a marca mais valiosa do Mundo. E precisaríamos comparar os resultados de Benchmarking para definir quem é o mais poderoso, pois o iPhone 5S desbanca o Note 3 (que possui Hardware parecido com o Nexus 5). Não sou fanboy, mas acho que olhar apenas as Especificações Técnicas para comparar SmartPhones é muito superficial. Tanto que o Moto-X desbancou o S3 com um processador numericamente inferior. Então enquanto não mostrarem os resultados de Benchmarking eu não aceito como verdade. Quando o S4 foi lançado, nos testes ele superou o iPhone 5, mas o 5S o superou com folga...

  • Monsenhor Razão
    2013-11-19T01:37:02  

    iPhone 5S vs Nexus 5... (64Bits vs 32Bits e alumínio vs plástico) Resumindo o Jabá do TechTudo: ''O melhor smartphone do mundo versus o mediano aparelho da Google''. Já que a Apple não faz propaganda... advinha qual foi escolhido a melhor opção?

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-11-19T01:37:02  

      Nossa. Sinceramente, nunca vi motivos pra dar muita bola pra carcaça do aparelho, já que quase todos utilizam ele numa capinha. Eu mesmo tive um S3 cuja carcaça era terrível, mas não era tão diferente do tão-querido alumínio do Apple, já que teria uma capinha mesmo. 64 bits é incrivel mesmo. Wow so much bit. Espero que saiba que hoje o 64 bits não serve pra absolutamente nada num celular. E talvez nem até 2 gerações adiante... mas é bom ter! Se o "melhor smartphone do mundo" (da apple) está num páreo duro com um mediano da Google... Nossa, a apple realmente perdeu o compasso. hahaha!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-11-19T01:37:02  

      Outro kkkkkk... Esses Applamaniacos me matam de rir..

  • Renato Aguirre
    2013-11-18T12:30:37  

    Logo acima colocaram a foto do Nexus 4...techtudo precisa revisar antes de postar as matérias!!

    recentes

    populares

    • Renato Aguirre
      2013-11-18T12:30:37  

      Já tem erro em toda a "comparação", o que é uma foto errada em comparação a isso... Comparação se faz com resultados e não com Especificações Técnicas, se fosse assim qualquer carro 1.0 seria igual, embora alguns modelos conseguem mais economia, outros mais velocidade, outros maior aceleração, mais conforto, etc. Aqui não se compara nada, a não ser as Especificações Técnicas...

  • Stella Mello
    2013-11-23T02:29:59

    Sinceramente o Iphone é coisa pra gente esnobe que quer se passar de rico só porque tem uma maçã atrás e é considerado caro no Brasil... Sinceramente nunca gostei do Iphone por motivos de ser caro e coisa de filhinho de mamãe

  • Emanuel Junior
    2013-11-21T11:14:05

    E os fanáticos por Apple piram em ver a superioridade em outros aparelhos.. Kkkkkk

  • José Gonçalves
    2013-11-19T08:11:39  

    Não entendo essas pessoas que defendem a Apple como se fosse suas vidas. É óbvio que os aparelhos são ótimo, são tops de verdade, e tem qualidade incontestável, no entanto, vocês Applemaníacos tem que perceber que esses aparelhos estão longe de serem o melhores... A linha de Smartphones da Apple está há anos atrás da Samsung, e agora está ficando para trás da Sony e do Google com seus Nexus, até a Nokia já se aproxima.. Tem gente que vem me falar de IOS, claro que é um ótimo sistema, mas não compete com o Android, assim como não compete com o Windows, lembrem-se, vocês não são donos do mundo!

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-11-19T08:11:39  

      Daniel Santos Me refiro a popularidade e usabilidade do sistema... O iOS também tem recursos incríveis, mas que não são conhecidos pela maioria dos usuários, quem compram o logo da maça, não suas funcionalidades.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-11-19T08:11:39  

      Por que não competem?

  • Bruno
    2013-11-20T01:22:40

    Enquanto alguns compram desempenho, outros compram marca.

  • Alisson Santos
    2013-11-19T14:09:06

    comparação tosca, só avaliar o que tem no papel, deixa de ser troxa e poe números de Benchmarking pra poder chegar aqui e falar que Nexus e a melhor opção.

  • Marcos Ferreira
    2013-11-19T10:11:49

    Nao sou fanaticos por nenhum dos dois mas nao sou muito chegado ao android...nao tive boa experiencia usando ele num sony tablet e no HTC Fire. Gosto do Nokia mas nao tem muitos apps e gostaria de testar um tablet e smartphone com W8.

  • Daniel Fernando
    2013-11-18T11:13:13  

    Nexus 5 veio pr destruir e olha a diferença de preço ctz a melhor escolha é o celular da google e como a propria materia diz: '' Por isso, a não ser que você seja um Applemaníaco ou que tenha grande preferência pelo iOS, o Nexus 5 parece ser a melhor escolha ''

    recentes

    populares

    • Daniel Fernando
      2013-11-18T11:13:13  

      Isso aí Wesley, vamos comparar a performance, não os números. Nexus pode ser barato como for, mas em performance de sistema, iphone bate. Se o investimento vale, depende de cada um, mas iphone 5s está bem melhor.

    recentes

    populares

    • Daniel Fernando
      2013-11-18T11:13:13  

      Cola depois do ".br" isso e veja o que é comparativo "/noticias/noticia/2013/10/iphone-5s-supera-todos-os-rivais-em-testes-de-desempenho.html". Quando o TechTudo postar esse comparativo entre os 2, aí eu acredito, pois o Note 3 tem Hardware superior ao Nexus 5 e seus resultados ficaram abaixo do iPhone 5S, então que venham os Benchmarking

  • Miguel Chang
    2013-11-19T02:15:12

    Como que não tem data confirmada?ja fizeram uma materia falando que dia 22/11 estará nas operadoras!! Tem ate cadastro de aviso!!

  • Wesley Araujo
    2013-11-18T20:27:28

    Usem números de Benchmarking para comparar e não só ler as Especificações ténicas, seria a mesma coisa dizer que um aluno que se formou numa Faculdade Pública é melhor que um que se formou no mesmo curso em uma Particular, o que cada um faz com o conhecimento adquirido e com sua experiência profissional é que conta e não onde estudaram. Aprendam a fazer comparações estagiários do TechTudo, pois vários sites internacionais e até nacionais divulgam esses resultados, apenas utilizem-no.