09/11/2013 08h00 - Atualizado em 09/11/2013 08h00

Novo código de ética da Black Friday pune loja que não oferece desconto real

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Para evitar que o consumidor pague por preços abusivos durante a Black Friday, que acontece no dia 29 de novembro, antes do Natal, o site responsável pela Black Friday Brasil e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico implementaram um Código de Ética para que as lojas participantes se comprometam a anunciar descontos reais durante a realização do evento.

Lojas participantes do Black Friday que não aderirem ao Código de Ética sofrerão punições. (Foto: Reprodução/Black Friday)Lojas participantes da Black Friday que não aderirem ao Código terão punições (Foto: Reprodução/Black Friday)

Consequentemente, a loja que realizar a chamada “maquiagem de preço” - divulgando um falso desconto ou preço igual ao já praticado - pode sofrer punições como suspensão temporária, cassação do direito de utilização do selo "Black Friday Seguro" (que identifica a credibilidade da promoção), suspensão no próximo Black Friday e, até mesmo, exclusão total.

Para Pedro Eugenio, presidente-executivo do Busca Descontos, grupo que promove as promoções na Internet em tempos de Natal e Black Friday, a intenção é de que essas diretrizes funcionem para todos os eventos promocionais, tendo início na Black Friday 2013.

“Estamos do lado do consumidor. Para isso realizamos parcerias estratégicas para melhorar o Black Friday Brasil, baseado em um Código de Ética prático e didático”, explica Eugenio.

O Código de Ética será válido para o blackfriday.com.br que deve reunir ofertas de cerca de 120 lojas virtuais que vão expor seus produtos durante as 24 horas do dia 29 de novembro.

Ainda no site oficial é possível fazer um cadastro para receber as ofertas e novidades por e-mail e concorrer a prêmios assim que as promoções começarem no final do mês.

Conhecida pelos grandes descontos, a Black Friday é uma data tradicional no varejo americano e acontece logo após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que antecipa as compras natalinas. Assim, no Black Friday ocorrem promoções de “queima do estoque” do que não foi vendido até o “Dia de Ações de Graças”. No Brasil, as empresas de comércio eletrônico começaram a adotar a Black Friday em 2010 com preços baixos antes do Natal.

O Busca Descontos informa também que não tem nenhuma ligação com o Black Night, apenas a semelhança no nome. Em outubro, o Procon-SP notificou as lojas do grupo B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) por causa de falhas durante o evento de e-commerce.

O novo Código de Ética da Black Friday está disponível no site camara-e.net/blackfriday. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) existe desde de 2001 com o objetivo de capacitar indivíduos e organizações para a prática segura dos e-commerce.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francis Peixoto
    2013-11-27T13:31:29

    eu acho que os preços dos produtos mais visados pelos homens no momento é o Xbox one e o PS4, eu particularmente to só esperando a black friday pra ve se consigo pegar o Xbox one, o valor de ambos os produtos todo mundo sabe e se houver ganancia por parte das lojas que vendem é óbvio que os consumidores irão reclamar e vai ficar feia pra elas, então a lógica diz que se eles forem espertos ele vao colocar um desconto baixo em cima desses produtos, mas qlqr desconto é bom né kkkkk eu espero que fique em pelo menos 40% de desconto esperança é a última que morre hehehe

  • Casagrande
    2013-11-10T00:00:45  

    Uma boa dica para um Black Friday feliz. Sites gringos.

    recentes

    populares

    • Casagrande
      2013-11-10T00:00:45  

      Casagrande Depende com dólar a R$ 2,20 (eu acho que é essa a cotação hoje ou próximo a isso), mais o frete que nem sempre e grátis , nem tudo sai tão em conta assim .

    recentes

    populares

    • Casagrande
      2013-11-10T00:00:45  

      Casagrande Mais demora 3 meses pra chegar

  • Rafael Santos
    2013-11-11T22:05:23

    Gente to vendo ai um pessoal dizendo para comprar os produtos la fora Amazon , Ebay e afins . Só que por favor não esqueçam que o volume de encomendas nesse período e grande e o pessoal da receita fica doido e sai taxando tudo e ainda demora muito pra chegar devido a grande demanda . Exemplo : Comprei um controle de xbox 360 com fio por $15,00 o pessoal da receita me taxou e demorou uns 5 meses pra xegar .

  • Casagrande
    2013-11-09T23:51:29  

    Black Friday do Brasil eu ignoro. Site gringo e honesto é o que há.

    recentes

    populares

    • Casagrande
      2013-11-09T23:51:29  

      Beleza só que comprando la fora com certeza por causa do volume das encomendas o pessoal da receita federal vai demorar para liberar muito a encomenda .

  • Thomas Thurbano
    2013-11-11T11:24:51  

    Se quer comprar algo na black FRAUDE, tens que saber o preço praticado há pelo menos 3 semanas antes pra não cair no golpe dessas fraudadoras online(o ideal é saber dos preços há 4 semanas - no mínimo!!!). Black friday no BRASIL = BLACK FRAUDE!!!! Só cai nessa quem não está informado.

    recentes

    populares

    • Thomas Thurbano
      2013-11-11T11:24:51  

      Ou seja 80 % da população

  • Indignado Brasil
    2013-11-09T19:19:32  

    A black fail do Brasil é uma piada de mal gosto, as lojas sempre acham que os consumidores brasileiros são um bando de idiotas.

    recentes

    populares

    • Indignado Brasil
      2013-11-09T19:19:32  

      .. e não são

    recentes

    populares

    • Indignado Brasil
      2013-11-09T19:19:32  

      O pior que não acham, tem certeza!

  • MARLOS OLIVEIRA
    2013-11-11T15:04:57

    Agora já era, nome queimado na praça. Boa sorte ao Black Fail...

  • Lindemberg Lyra
    2013-11-11T09:58:34

    Lembro que ano passado eu estava querendo comprar um produto que estava custando R$699,00 uma semana antes da BF. Na semana do BF o produto subiu o preço para R$899,00 e no dia da BF estava custando em promoção R$ 799,00. As empresas aproveitam o marketing e o Hype da BF pra fazer isso. Duvido que não vão fazer isso denovo... estamos no Brasil. Aqui pode tudo.

  • Klayton Kelvin
    2013-11-11T09:46:41

    Eles sobem os valores dos produtos, e próximo no black Friday dão "descontos" mais na verdade o valor e o preço real.

  • Antonio Pereira
    2013-11-11T09:24:13

    Agora tem um site que é dono da Black Friday? Prefiro pesquisar pelos comparadores como o Econovia, que tem gráfico diário de preços, são uma mão na roda.

  • Leonardo Poliva
    2013-11-11T08:45:28

    Como dizem Black Friday no Brasil é tudo pela metade do dobro do preço!

  • Juliana Monteiro
    2013-11-09T11:40:05  

    O Black Friday no Brasil é uma piada. Duvido muito que coloquem bons produtos em preços realmente baixos. Há uma semana eu estava pesquisando uma TV no Walmart e encontrei por R$1298. Esta semana começou a promoção de aniversário e a mesma TV foi para R$1399. Vai acontecer o mesmo no Black Friday.

    recentes

    populares

    • Juliana Monteiro
      2013-11-09T11:40:05  

      Walmart é o site de compras simplesmente mais caro de todos, é rídiculo, da vontade de mandar um email chingando, é coisa dos produtos serem 2.500 la e 1.500 em outros sites, ai vc recebe um email falando que tem uma oferta arrasadora, e ve que em outros sites o produto sem promoção ta mais barato, da um ódio disso, se fosse 1 ou outro produto tudo bem, mas 95% dos casos são absurdamente mais caros.

    recentes

    populares

    • Juliana Monteiro
      2013-11-09T11:40:05  

      Mas é isso que dá, esses "empreendedores" copiam tudo dos EUA e não sabem fazer direito na prática depois, porque não tem CACIFE pra bancar descontos desse tamanho. EEEEH BRASIL.

  • Rafael Cruzeiro
    2013-11-10T12:37:41

    Eles vão ter muito trabalho em aplicar esse código, viu? Hoje são 10/11 e lojas como Wallmart já começaram a subir seus preços. Vi um celular na loja online deles na semana passada por R$499 e hoje o mesmo já é encontrado por R$529. Até o dia 29 este aparelho pula pra R$1.300 e, no desconto da BF, sai por não menos do que R$699..

  • Eduardo Novaes
    2013-11-10T08:27:44

    Pessoal, tenho acompanhado os preços de alguns poucos produtos, antecipando os presentes para o Natal. Ocorre que, neste Domingo (10/11), estranhamente, TODOS esses produtos e em todos os sites tiveram elevação dos preços na ordem de 10% do preço à vista e acredito que irão subir mais. CUIDADO! Acompanhem os preços em diversos sites e por um período prolongado para terem ideia do preço real. No Natal, também é "Tudo pela metade do dobro" em razão do seu 13 salário.

  • Toni Guidobono
    2013-11-10T01:31:26

    Muita gente caiu nessa mentira ano passado. Vamos ver como vai ser esse ano

  • Marcelo Santiago
    2013-11-10T01:07:37

    Esse país é uma vergonha, td é absurdo, ridículo, e ainda tem gente que diz q isso aqui será a potencia kkkkk, so rindo, tudo aqui é maracutáia, e malandragem.

  • MARA BUSQUETTI
    2013-11-10T00:38:06

    Black Friday Brasil: Tudo pela metade do dobro.

  • MARA BUSQUETTI
    2013-11-10T00:35:49

    B

  • Rogerio Silva
    2013-11-09T21:49:04  

    black friday nos EUA: xbox 360 U$200,00 por U$80,00. No Brasil: xbox 360 de R$900,00 por R$899,00. é uma vergonha esse país, depois ainda reclamam dos políticos ladões.

    recentes

    populares

    • Rogerio Silva
      2013-11-09T21:49:04  

      É como o Marcio disse. Mas esse lance de desconto baixo também é verdade. Lá na gringa tem vários descontos de 70, 80 e até 90 porcento em produto bom. Aqui em produto bom procurando muito vc vai achar de no maximo 60 porcento e um desconto mascarado com sobrepreço.

    recentes

    populares

    • Rogerio Silva
      2013-11-09T21:49:04  

      nao nao.. eh assim: na quarta 900, na quinta 1300 na sexta 900.

  • Thomas Thurbano
    2013-11-09T23:57:39

    Opa, black friday no Brasil vai ser legal OHHH WAIT!!!! é no Brasil??? ahh então vai ser BLACK FRAUDE.

  • William Rocha
    2013-11-09T23:27:16

    VIXE.. ENTÃO NEM VAI TER BLACK FRIDAY NO BRASIL...

  • Japonesaichi
    2013-11-09T22:58:49

    Vamos ver se vai funcionar, eu comprei um desktop baratinho no Extra no ano passado.

  • Fabio Nelson
    2013-11-09T20:56:55

    Alguns sites como o cupomblackfriday prometem filtar as promoções enganosas e exibir apenas os descontos verdadeiros. Resta aguardar a Black Friday para saber se esses site são apenas outra face da fraude e se o código de ética vai surtir algum efeito.

  • Fredson Silva
    2013-11-09T20:49:12

    Black Friday Brasil: TUDO PELA METADE DO DOBRO DO PREÇO!!!!

  • Fabio Nelson
    2013-11-09T20:33:37

    Ano passado foi uma vergonha.