Armazenamentos

19/11/2013 12h08 - Atualizado em 19/11/2013 12h08

O que é erro de disco e como corrigir o problema?

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Tido como o terror máximo de muitos usuários de computador, receber a mensagem de “Erro de Disco” ao ligar o PC pode significar a perda total dos dados do computador. A mensagem acontece quando a BIOS do computador não consegue ler a unidade de armazenamento do HD. Confira agora algumas formas de solucionar este erro.

Erro no disco, veja algumas soluções para o problema (Foto: Reprodução)Erro no disco, veja algumas soluções para o problema (Foto: Reprodução)

O “Erro de disco” acontece quando a BIOS da placa mãe não consegue nem mesmo ler o que há no disco rígido. Neste caso, há um erro de comunicação entre ambos os componentes, algo que impossibilita o sistema de iniciar. Isso pode ser causado por uma falha na conexão dos cabos do disco rígido ou, na pior das hipóteses, uma falha geral da peça.

O que fazer?

Se você for um usuário sem experiência alguma, o melhor é levar o computador a uma assistência técnica para que verifiquem se o problema foi mesmo em um cabo de dados danificado ou no sistema operacional, que pode ter corrompido toda a tabela de partição do disco. Procurar o suporte autorizado também é imprescindível se o computador estiver na garantia.

Caso tenha conhecimento técnico, você poderá abrir o gabinete do seu computador para verificar a integridade do cabo. Lembre-se checar se não há nenhum lacre, pois abrir o gabinete de um computador invalida a garantia.

Como recuperar um HD externo? Ajude usuário no Fórum do TechTudo!

Outro passo é verificar a integridade do disco rígido através de um CD ou pen drive de instalação do Windows. Para criar um, acesse este tutorial. Após terminar o processo, conecte o disco no computador desligado e o inicie. Após o sistema carregar, escolha a opção “Reparar seu computador” e, logo após, escolha a opção “Reparação do Sistema”. Veja este outro tutorial para acompanhar todo o processo de reparação.

Caso nenhum dos últimos passos tenha funcionado, é possível que o HD tenha sido danificado. Caso volte a funcionar, faça imediatamente um backup de todos os dados armazenados e tente fazer uma verificação completa em busca de erros no disco. Para isso, o usuário pode utilizar as ferramentas de manutenção disponíveis no Windows.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sérgio Silva
    2017-02-07T18:01:38

    E quanto aos comandos bootrec/fixboot e bootrec/fixmbr??? Pode também haver erros no ficheiro que impede a inicialização.

  • Alexander Martins
    2013-11-20T11:27:06  

    Estagiário, o erro de disco somente é exibido quando o HD está danificado. Neste caso somente a substituição resolverá.

    recentes

    populares

    • Alexander Martins
      2013-11-20T11:27:06  

      nesse caso aki, vc éo estagiário! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alexander Martins
      2013-11-20T11:27:06  

      muitas vezes basta trocar o cabo sata ou reconectar

  • Jorge Carvalho
    2015-06-06T00:31:47  

    "... isso pode ser causado por uma falha na conexão dos cabos do disco rígido" . Perfeito !! Foi o que aconteceu comigo e a solução foi trocar o cabo sata de dados entre a placa mãe e o HD.

    recentes

    populares

    • Jorge Carvalho
      2015-06-06T00:31:47  

      perfeito jorge carvalho; já aconteceu comigo varias vezes , mau contato no cabo sata, bastei reconectar e ligar novamente.

  • Jackson Maciel
    2013-11-21T15:58:50  

    Estagiário idiota para que volte a funcionar normalmente basta copiar o arquivo NTFS.sys de um computador que funcione para um pendrive por exemplo. Após isso dar boot com um CD do linux (de preferência UBUNTU que é mais simples e tem uma interface amigável). Inserir o Pendrive com o arquivo NTFS e colar o arquivo no C: onde se encontra o arquivo atual que não está funcionando. Pronto! Problema resolvido sem precisar abrir o computador ou trocar o HD. Da próxima vez vê se pesquise em suas próprias páginas ;) pois encontrei um tópico no próprio Techtudo que tem haver com o assunto!!

    recentes

    populares

    • Jackson Maciel
      2013-11-21T15:58:50  

      Acho que você está enganado amigo. A solução que você apontou é para outro erro que é quando o sistema consegue localizar a partição mas não inicia o boot pela ausência do arquivo que você mencionou. A mensagem de erro para correção que você apontou é essa: "Ntfs.sys ausente ou corrompido".

  • Dario Coutinho
    2013-11-22T14:23:19

    É importante não confundir a mensagem "Erro de Disco" com qualquer outro problema que impeça o sistema de bootar. A mensagem de erro "Erro de Disco" é INDEPENDENTE de sistema operacional e acontece quando o BIOS não consegue se comunicar com o disco rígido. Quem envia essa mensagem de erro é a BIOS.

  • Wagner Lima
    2013-11-21T01:04:12

    sem comentarios

  • Raphael Pereira
    2013-11-20T14:52:37

    Tive esse problema recentemente, então tive que comprar um novo HD e utilizar o que não inicializava mais para guardar arquivos, já que desta forma ele funcionava.

  • Paulo Cesar
    2013-11-19T14:54:47

    Estes utilitários de reparação do Windows são péssimos; todas as vezes que precisei deles nunca funcionaram. A Microsoft com a grana e o conhecimento técnico que tem deveria fazer um utilitário decente e que realmente funcione.