Video game

14/11/2013 09h30 - Atualizado em 14/11/2013 19h03

PlayStation 4: veja os recursos que irão sumir no console

Felipe Demartini
por
Para o TechTudo

O PS4 chega às lojas brasileiras no próximo dia 29 de novembro para substituir o PlayStation 3, o principal console da marca até agora. Cada vez mais, porém, o aparelho deixa de ser apenas um mero videogame para acompanhar funções de entretenimento, por exemplo. Por outro lado, isso faz com que ele perca algumas funções que o console anterior atendia muito bem, como a reprodução de vídeo direto do PC ou jogos em mídia física de consoles anteriores. Confira a lista com os serviços que ficarão de fora do PS4:

Nem todos os recursos do PS3 estarão presentes no PlayStation 4 (Foto: Divulgação)Nem todos os recursos do PS3 estarão presentes no PlayStation 4 (Foto: Divulgação)

- Transmissão de vídeo via PC

Outra função relacionada a entretenimento que gerou críticas dos consumidores é a ausência de conectar o PS4 e um PC para a transmissão de vídeos. O suporte ao DLNA foi abandonado completamente, mas as reclamações podem ter surtido efeito, já que a Sony afirma estar explorando possibilidades de acordo com a resposta dos usuários.

PS4 terá integração com serviços de vídeo e música (Foto: Reprodução)PS4 terá integração com serviços de vídeo e música apenas em seus aplicativos (Foto: Reprodução)

- Discos de PS2 e PS3

O PlayStation 4 também será o primeiro console de mesa da Sony a chegar ao mercado sem nenhum tipo de retrocompatibilidade. Jogos físicos de seus antecessores não poderão ser jogados, mas a Sony lembra que títulos clássicos chegarão ao console por meio da PlayStation Network e devem fazer uso da nuvem para processamento e jogabilidade.

- Acessórios e conectores

Os controles do PlayStation 4 funcionam no PS3, mas a recíproca não é verdadeira. Segundo a Sony, o DualShock 3 não será compatível com seu novo console, já que ele possui sistemas diferentes para detecção dos comandos pressionados. Além disso, existem funções específicas – como o botão Share ou a superfície sensível ao toque – que não estão presentes no antigo joystick.

Headset Pulse, da Sony, é o único suportado pelo PS4 (Foto: Divulgação)Headset Pulse, da Sony, é o único suportado pelo PS4 (Foto: Divulgação)

Outros acessórios também não poderão ser compartilhados. É o caso, por exemplo, do controle remoto de Blu-ray, que terá sua versão específica para o PlayStation 4, e quase todos os headsets Bluetooth disponíveis no mercado – mesmo os oficiais da Sony. Apenas o suporte ao Pulse, modelo mais recente com foco no PS3, teve o suporte confirmado, mas a compatibilidade estará disponível algum tempo depois do lançamento do novo console.

- TVs antigas

Os proprietários de televisores antigos também terão de contar com adaptadores para poderem jogar no PlayStation 4. Pela primeira vez, a Sony abandona completamente os cabos Componente e RCA para apostar exclusivamente no HDMI, que inclusive acompanha o aparelho na caixa.

O PlayStation 4 chega ao Brasil no dia 29 de novembro, por R$ 3.999.

Xbox One, PS4 ou Wii U: Descubra qual o melhor console da nova geração.

Você pretende comprar o console em seu lançamento nacional? Responda no fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Araujo
    2013-11-18T17:21:58

    Tenho um volante Logitech G27. Será que vai funcionar no P$4?

  • Wesley Araujo
    2013-11-16T21:57:36

    Até que enfim vão acabar com o suporte à TVs de Tubo, pois sofri pra usar nelas meu PS3, além da qualidade horrível do RCA, alguns jogos não eram jogáveis em TVS antigas. A Retrocompatibilidade, pelo menos com o PS3 seria muito bem vinda, pois trocaria facilmente meu PS3 se pudesse usar todos os meus jogos (claro se comprar ele pelo preço em Dollar, não sou louco de pagar 4 mil nele).

  • Geraldo Gomes
    2013-11-16T18:12:57

    Somyu alguns recursos.

  • Geraldo Gomes
    2013-11-16T18:12:30

    Se quiser com suporte a 3D e comando de voz vai sair a R$ 8.000,00 na promoção.KKKKK

  • John Santos
    2013-11-15T13:36:56

    Um ultra console, mas não vale 4k, vou comprar no exterior em janeiro, enquanto isso vou me divertindo com meu PS3

  • Amaury Lumertz
    2013-11-14T10:17:27

    felipe volta pro BJ e arruma aquela bagunça !!!!