18/11/2013 12h07 - Atualizado em 18/11/2013 12h07

Primeiras memórias RAM DDR4 chegam em 2014; conheça as vantagens

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

A fabricante de peças para computadores Crucial anunciou que planeja lançar as primeiras memórias RAM DDR 4 no próximo ano. Os novos modelos prometem apresentar uma grande evolução de desempenho em computadores e reduzir o consumo total de energia em até 20%.

As primeiras memórias RAM DDR4 começam a ser vendidas em dezembro (Foto: Reprodução/Gizmología)As primeiras memórias RAM DDR4 começam a ser vendidas no próximo ano (Foto: Reprodução/Gizmología)

Embora o padrão de memórias DDR4 seja conhecido há algum tempo, ainda não há nenhum produto com a tecnologia no mercado. O upgrade trará melhorias de desempenho que devem agradar bastante profissionais que lidam com programas pesados e o público gamer. Conheça alguns benefícios:

- Maior velocidade: As atuais DDR3 têm frequência em torno de 1 Ghz ou 1666 Mhz. A DDR4 pode alcançar mais de 2 Ghz, possibilitando maior potência ao computador para gerenciar as atividades do sistema operacional em aplicativos e jogos, por exemplo.

- Maior eficiência: DDR4 consome 20% menos energia do que a geração anterior. Com isso, é provável a vida útil da bateria de notebook, assim como a autonomia desses equipamentos, tenha uma boa melhora. Já em desktops, a redução no consumo de energia promete ser considerável.

- Maior densidade: O padrão DDR 4 concentrará maior quantidade de memória RAM em um único pente. Dessa forma, o usuário poderá montar um computador mais poderoso sem ter que comprar vários componentes ou ocupar mais de uma entrada da placa-mãe.

Para quem deseja realizar a atualização logo após o lançamento, porém, será necessário cautela. As novas memórias DDR4 também exigirão a upgrade da placa-mãe e outros componentes do computador que são compatíveis apenas com a tecnologia DDR3. Ou seja, o usuário terá que comprar outras peças, além dos novos pentes.

Quais as melhores marcas de memória RAM? Opine no Fórum do Techtudo!

Inicialmente, a Crucial planejava lançar as primeiras memórias DDR4 no fim deste ano, porém a empresa comunicou, via Twitter, o adiamento para 2014, sem revelar datas. Até o momento, também não foram divulgadas informações técnicas sobre modelos e nem preços.

Via Gizmología

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vandir Ribeiro
    2014-10-15T01:01:07

    Vou levar 10 anos para compensar a economia de energia com o que foi gasto em placa mãe e processador...kkkkkkk..economiza de um lado e gasta por outros, vamos aguardar a indústria do software desenvolvendo bugigangas para acabar com o processamento extra..kkkkk

  • Rodrigo Silva
    2013-11-18T15:01:07  

    De que adianta promover uma economia de energia de 20% , se os gastos com placa mãe nova superam e muito essa faixa...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2013-11-18T15:01:07  

      Por que**

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2013-11-18T15:01:07  

      Rodrigo Silva, a tecnologia é criada para ser mais econômica. Se alguém comprar um PC depois dessa tecnologia ser lançada, será beneficiado com essa tecnologia. Ninguém é obrigado a atualizar seu PC, faz isso por necessidade. Seu PC não será para sempre o que usa atualmente, isso é um fato. Em algum momento fará um upgrade.

  • Marcelo
    2013-11-18T14:28:55  

    pros PCs comuns a DD3 já tem uma velocidade boa... essas novas vão ser uteis mesmo pra servidores e essa APUs (processadores com a GPU integrada) que precisam de bem mais velocidade que as CPUs normais (as GPUs separadas usam a GDDR5 que é be mais rápida que a DDR3)

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2013-11-18T14:28:55  

      Kkkkkkkkkkkkkk, ok cara! Você ta serto!

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2013-11-18T14:28:55  

      uii brava! e eu aposto que vc não consegue argumentar na vida real e fica atacando os outros pela internet pra se sentir importante... o que quis dizer é que não vale trocar um pc por outro e ainda pagar mais caro só por causa da memoria pq a diferença seria mínima.. e isso é só minha opinião.. não sou contra as pessoas saírem do passado.. até pq qnd eu for trocar meu 133 essas DDR4 já vão ter se popularizado e vou poder pega-las bem mais barato que no lançamento

  • Everson Santana
    2013-11-18T15:23:44

    No mundo que vivemos Novas tecnologias são Criadas para Serem Superadas, Viva a Inovação e a renovação. PS. pena que aqui no Brasil il il, Quando lançar, Vai custar o preço de uma Córnea Saudável!