26/11/2013 11h58 - Atualizado em 26/11/2013 11h58

ProDeaf: app brasileiro traduz fala e escrita para linguagem de sinais

Paulo Alves
por
Por Paulo Alves Para o TechTudo

Uma startup brasileira criou um aplicativo móvel que auxilia qualquer pessoa a se comunicar melhor com surdos. Batizado de ProDeaf, o aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Em sua versão mais recente, ele traz, ainda, uma interface mais intuitiva, adição e melhoria de centenas de sinais, atualização automática para novos sinais, entre outros recursos.

Interface do ProDeaf tem um avatar que mostra a interpretação do português em LIBRAS (Foto: Divulgação) (Foto: Interface do ProDeaf tem um avatar que mostra a interpretação do português em LIBRAS (Foto: Divulgação))Interface do ProDeaf tem um avatar que mostra a interpretação do português em LIBRAS (Foto: Divulgação)

A principal funcionalidade do programa é traduzir palavras e frases em português para Libras, a linguagem de sinais. Para isso, basta digitar ou falar uma palavra que um avatar se encarrega de mostrar como reproduzir tudo em sinais. Segundo o CEO da ProDeaf, João Paulo Oliveira, o desenvolvimento do aplicativo envolveu 12 profissionais, incluindo designer, intérpretes, linguistas e programadores. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há, no Brasil, mais de 10 milhões de surdos, dos quais somente 63% aprendem o português como segunda língua. O restante, portanto, só é capaz de se comunicar por linguagem sinais.

“Em alguns anos planejamos publicar ferramentas que permitam a comunicação com surdos em duas vias, traduzindo português para Libras e Libras para português”, conta Oliveira, que também revela estarem trabalhando na inclusão de regionalismos no dicionário do aplicativo.

O ProDeaf está disponível gratuitamente para download e ainda oferece a recém-lançada versão web, que permite e consulta de sinais por meio de texto em português.

Qual o melhor smartphone de 2013? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares