Media centers

25/11/2013 17h33 - Atualizado em 02/07/2014 11h55

Projeto de HDMI sem fio promete ser ainda melhor que Chromecast do Google

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma iniciativa de dinamarqueses de Copenhague quer revolucionar o conceito de múltiplos monitores e eliminar a necessidade de fios para conectar dois ou mais dispositivos. Chamado Airtame, o projeto faz a transmissão de imagens em alta definição com o som através da rede Wi-Fi, funcionamento muito similar ao Chromecast do Google.

Lista com os melhores aplicativos para controlar a TV usando o smartphone

Projeto quer eliminar fios na transmissão de vídeo (foto: Reprodução/Air Tame)Projeto quer eliminar fios na transmissão de vídeos com HDMI via Wi-Fi (foto: Reprodução/Air Tame)

O dongle do Airtame se conecta a uma televisão através da entrada HDMI e com força vindo da entrada USB da TV, permitindo que o software do aplicativo se comunique com ele através da rede Wi-Fi. Uma vez estabelecida a comunicação, o usuário pode usar a telona como um segundo monitor, duplicando ou estendendo sua área de trabalho. O aplicativo também pode se comunicar com outros computadores, permitindo o streaming da área de trabalho de um equipamento em outros.

Estas funções permitem várias aplicações. Segundo a equipe do Airtame, alguns dos usos do software são de se assistir vídeos na televisão, conectar a projetores em salas de aula sem se preocupar com o tamanho do cabo e mostrar apresentações em vários computadores em salas sem projetor.

O software do Airtame está disponível em versões para Apple, Linux e Windows e usa código open source. O co-fundador técnico da iniciativa, Attila Sukosd, aponta que a equipe criou um protocolo customizado para o projeto, o que dá suporte a “mais opções que outras soluções no mercado”.  ”Um dos motivos que nos levaram a criar o Airtame é que estávamos cansados de ver outras companhias focadas em excluir seus competidores de suas soluções ao invés de tentar criar um produto bom e inclusivo”, aponta.

Media player: qual o melhor? WD, Apple TV, Sony, Roku, Lacie? Comente no Fórum do TechTudo!

O projeto está colhendo fundos através de crowdsourcing no Indiegogo. Confira o vídeo (em inglês) que mostra como funciona o produto:

<br />
 

Via Indiegogo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Almeida
    2013-11-26T18:17:25

    nada q o chromecast não vá fazer... só nao esta assim ainda por palhaçada da google quer parece querer ganhar dinheiro com a venda de audio e video da GooglePlay