Computadores

16/11/2013 08h51 - Atualizado em 16/11/2013 08h51

Quais as vantagens de se ter um processador quad-core no computador?

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Cada vez mais populares os processadores de múltiplos núcleos tornaram-se realidade até para os computadores medianos atuais. Porém, muita gente ainda tem dúvidas se esse tipo de processador é realmente necessário ou um desperdício de potencial. Para esclarecer a questão e apresentar as vantagens de um processador quad-core, preparamos um artigo especial. Acompanhe.

Processadores (Foto: Reprodução)Processadores quad-core entregam maior velocidade em muitas funções do PC (Foto: Reprodução)

Processador quad-core

Um processador quad-core é um processador de possui quatro núcleos dentro do mesmo CPU. Por padrão, processadores organizam suas atividades em filas de processamento ou threads, e quanto mais núcleos um processador tiver, mais filas ele terá a disposição, o que torna o processamento muito mais rápido. Em questão de desempenho, a vantagem de um processador ter mais núcleos é imediata. Quanto mais threads um processador tiver, significa que um processo demorado pode ser repartido em quatro partes iguais, no caso de um processador quad-core, e ser processado rapidamente.

A multiplicação dos núcleos dos computadores foi uma solução encontrada pelas fabricantes de processadores para evitar a estagnação do poder de processamento dos computadores. Com apenas um núcleo e uma thread, um processador fica limitado a uma fila de processamento, o que faz com que os processos sejam empilhados, levando os mesmos a serem processados um de cada vez, o que prolonga a execução de uma atividade.

Vantagens de um processador Quad-Core

As vantagens de um processador de quatro núcleos são inúmeras. Para o sistema operacional, um processador quad-core com um conjunto de componentes de hardware compatíveis, resulta em um computador muito mais veloz do que o que um com apenas um núcleo e mesma configuração.

As principais atividades onde o processador quad-core irá se destacar será na utilização de muitos programas ao mesmo tempo, ao editar vídeos, fotos e na execução de jogos pesados. Se para o consumidor comum, que não requer muito poder de processamento, os ganhos em performance são substanciais, para profissionais como editores de vídeos ou desenvolvedores de programas, um computador com processador quad-core é encarado como algo “básico” para os padrões atuais.

Outra vantagem dos processadores quad-core atuais é no consumo de energia. Com o avanço das arquiteturas e miniaturização dos processadores, as fabricantes conseguem criar chips cada vez melhores, mais potentes e que consomem menos energia. Os processadores quad-core atuais possuem recursos que permitem desligar alguns núcleos para economizar energia, ativando-os apenas sob demanda. Essa eficiência energética é essencial para notebooks, pois resulta em uma maior duração da bateria.

Desvantagens

Uma desvantagem de um processador quad-core é o seu custo um pouco maior do que de soluções mais básicas. Entretanto, salvo alguns casos onde o cliente realmente deseja um computador com um valor mais acessível, comprar um computador com processador quad-core pode ser essencial para evitar que ele fique defasado em pouco tempo. O motivo é que os sistemas operacionais e aplicativos, atualmente, utilizam muito mais poder de processamento do que utilizavam antigamente.

Outra desvantagem é que se o usuário irá utilizar um computador apenas para acessar a web e produzir textos, por exemplo, muito provavelmente ele não verá todo o poder de um processador quad-core. A não ser, é claro, durante a inicialização do sistema e de alguns programas.

Tem alguma dúvida sobre processadores? Comente no Fórum do TechTudo!

Conclui-se então que há muitas vantagens para o consumidor ao utilizar um computador com processador quad-core. Seja para jogos, vídeos ou simplesmente para ter um computador mais rápido, um processador de quatro núcleos é peça comum no repertório atual de “computadores medianos”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano Melo
    2018-02-07T19:22:30

    Tenho powerredge r710 da dell com processador 2xquad-core 8 G de ram. Atualmente utilizar esse equipamento somente para servidor de arquivos ainda é uma boa opção? Alguem pode me disser?

  • Diana Lobato
    2016-02-12T23:29:40

    Conversem só vocês , afinal é só vocês que entendem da parada.

  • Matheus Santana
    2015-08-04T19:30:07

    qual é a geração do Intel Pentium - Quad Core, é quarta ou terceira geração???

  • Carlos Nogueira
    2013-11-16T13:44:18  

    Tenho um Hexa-Core Fisico aqui no meu. AMD Phenom II X6 1075T , muito melhor que multi-core virtualizado da intel.

    recentes

    populares

    • Carlos Nogueira
      2013-11-16T13:44:18  

      Fernando Cruz olha o preço do i7 pro top de linha da AMD, chega ser ridiculo! Em muitos casos é melhor pegar um processador da AMD do que em um da Intel, a não ser que voce tenha dinheiro aí nao precisa se preocupar.

    recentes

    populares

    • Carlos Nogueira
      2013-11-16T13:44:18  

      Eu tenho um Celeron que é uma belezura. Com 2 GB DDR2, funciona na velocidade da luz.

  • Al Aguiar
    2013-11-16T23:51:31  

    O que fez a indústria optar por multi core, é que os processadores estavam chegando no limite da frequência. Depois de certa frequência, o processador começa a gerar micro ondas ao invés de processamento e passavam e ser perigosos!!!

    recentes

    populares

    • Al Aguiar
      2013-11-16T23:51:31  

      Caro AI Aguiar, gostaria que citasse fontes, pois pesquisei e não encontrei nenhuma informação a respeito sobre microondas geradas por um processador. Até onde conheço, a razão de processodores multinucleados se deve, além de se repartir o processamento gerando melhor desempenho, foi também uma forma também de contornar a limitação de frequencia, uma vez que clocks acima de determinada velocidade estavam se tornando inviáveis com as tecnologias atuais devido a perda de sincronismo por problemas de condutividade elétrica pelo enorme calor gerado no núcleo dos processadores.

  • Valdson
    2013-11-17T00:34:53

    ter um processador multi-core hoje é essencial, estou muito satisfeito com o meu FX-4300 logo logo pretendo pegar o FX-6300 pois uso muito conversão de vídeos e um Hexa-Core ajudaria e muito.

  • Rodrigo Silva
    2013-11-16T18:29:18  

    está enganado sobre uma coisa, processadores com mais de um núcleo não divide tarefas em partes iguais para cada núcleo, o que acontece é.. um núcleo é usado em quanto os outros ficam ociosos, quando este núcleo em uso chega a seu limite é repassado a carga para o outro e assim vai até atingir o total de núcleo que um processador multi-core tem.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2013-11-16T18:29:18  

      Justamente, Explicar todo o processo iria fugir do foco pois significaria ter que explicar outros termos como clock, arquiteturas e o artigo iria ficar longo e prolixo demais.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2013-11-16T18:29:18  

      Não é bem assim. Se a aplicação for multi thread há ganhos diretos. A matéria poderia mais detalhada, mas entendo que foi direcionada a leigos.

  • Mauricio Santos
    2013-11-16T23:35:57

    entendi;;;

  • Marus Rocha
    2013-11-16T21:56:34

    vc tem q ve meu processador pentiun 2 aqui roda show de bola da ate pra eu ler essas porcarias que esses caras escrevem na internet kkk esse Tech Tudo so entro nesse site para rir :D

  • Charles Francis
    2013-11-16T21:18:48

    procure um técnico em computação se quer algo eficaz para seu trabalho ou empresa essa coisa de querer fazer tudo sozinho é coisa de gente ignorante

  • Fernando Almeida
    2013-11-16T20:26:12

    "...Quanto mais threads um processador tiver, significa que um processo demorado pode ser repartido em quatro partes iguais, no caso de um processador quad-core, e ser processado rapidamente." --- Quanta ignorância!! Depois disto eu nem li o resto...

  • Sinceridade
    2013-11-16T13:26:31  

    Acho que estão um "pouco atrasados"! Já vivemos na era dos 8 ou até mesmo 12 núcelos. Quad core é máquina simples, pc fraquinho! kkkkkk Só rindo mesmo.

    recentes

    populares

    • Sinceridade
      2013-11-16T13:26:31  

      quem ta atrasado é vc! kkkkk ta ai com um pentiun 75 e se gabando dizendo ser um i7 extreme...... kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Sinceridade
      2013-11-16T13:26:31  

      Cara, é o Techtudo. O editor chefe deve ser o Rubinho. Esses dias eles fizeram uma página pra cheats de San Andreas. Vai entender...

  • Vilmar1980
    2013-11-16T16:25:37  

    Como eu is dizendo: não existe outro processador melhor do que o Celeron. Com 2 GB de memória e HD de 80, aqui é um foguete.

    recentes

    populares

    • Vilmar1980
      2013-11-16T16:25:37  

      nao existe melhor que celeron? kkkkkkkkkkkkkk

  • Geraldo Gomes
    2013-11-16T18:10:32

    Não ficou clara se para jogos, estes realmente usam os quatro núcleos.

  • Vilmar1980
    2013-11-16T16:22:26

    Não existem processador melhor do