23/11/2013 07h05 - Atualizado em 23/11/2013 07h05

Robôs inteligentes com Arduino: cortador de grama e até 'vaqueiro de rodas'

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Robôs inteligentes criados com os chips de código aberto Arduino estão se tornando cada vez mais comuns. São vários os projetos de crowdsourcing que se propõem a desenvolver e facilitar o acesso a este tipo de tecnologia para o usuário comum. Duas novas máquinas que usam o chip são um cortador de gramas e um "vaqueiro automático".

Planta-robô com Arduino reage a toque humano com sons e luz; confira

O primeiro é um projeto de um grupo alemão para criar um cortador de grama robótico mais inteligente. O projeto, chamado Ardumower, consiste em instalar um segundo cérebro nos equipamentos, dando a eles mais opções, incluindo controle por smartphone e recursos customizados.

Ardumower usa arduinos para simplificar o corte de grama (foto: Reprodução/DVice)Ardumower usa arduinos para simplificar o corte de grama (foto: Reprodução/DVice)

Os robôs equipados com o sistema tem acesso a sensores ultrassônicos, giroscópios, acelerômetros, compasso e Bluetooth, através de um par de circuitos arduino. Os usuários podem controlar os robôs através de um controle remoto com um direcional parecido com um vídeogame ou programá-lo de acordo com sistemas automáticos, que inclui rotas pré-desenhadas.

No site do projeto é possível encontrar as esquemáticas do cérebro eletrônico, que podem ser baixados de graça. O time também está desenhando seu próprio chassi, através de kits montáveis.

Veja o vídeo que explica como funciona o sistema:

 

Outro robô que está sendo desenvolvido é um "vaqueiro eletrônico". Produzido por um time da Universidade de Sydney, na Austrália, a máquina, chamada de Rover, é usada para controlar o gado pelo campo.

O robô foi criado para coletar informações sobre a interação com as vacas e reduzir o número de acidentes envolvendo humanos. Futuras versões poderão ser usadas para monitorar animais grávidos e detectar falhas em cercas e problemas no solo.

Vaqueiro eletrônico Rover tem capacidade de controlar grupos de até 150 vacas (foto: Reprodução/CNet)Vaqueiro eletrônico Rover tem capacidade de controlar grupos de até 150 vacas (Foto: Reprodução/CNET)

Uma das pesquisadoras do projeto, Dan Kara, informou em um relatório que o robô foi capaz de controlar grupos de até 150 vacas. “Elas aceitaram o Rover e foram controladas com facilidade”, aponta. Já a professora de ciência veterinária da Universidade de Sidney, Kendra Kerrisk, aponta que os movimentos estáveis do Rover permitiram que as vacas caminhassem em seu próprio ritmo, o que ajudou a reduzir a claudicação nos animais.

O Rover está avaliado em US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões) e ainda está em fase de protótipo. A expectativa é que ele esteja disponível no mercado em menos de dois anos.

A versão atual do robô é operada por humanos, mas as próximas estão sendo desenvolvidas para serem automatizadas. As outras funções planejadas para o Rover são vigilância, coletar amostras de solo e gerenciamento de pasto.

As versões antigas eram usadas para monitorar o crescimento de frutas em pomares e a expectativa é que eles possam replicar tudo o que um vaqueiro humano pode fazer.

Confira o vídeo que explica como funciona o sistema (em inglês):

 

Via DVice e CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Silveira
    2013-11-23T13:59:18

    Acho esses avancos tecnologicos que facilitam a vida incriveis. Porem, acho que devemos comecar a ensar nas repercussoes sociais e economicas do enorme avanco tecnologico nessas ultimas decadas. Tecnologias como essa fazem a mao de obra humana obsolete o que acaba trazendo o chamado "desemprego tecnologico". Nao estou dizendo que temos que oparar o avanco tecnologico mas acho que como uma sociedade devemos estar prontos para lidar com as mudancas que tecnologia traz. Educacao por exemplo deve ser moderna e ensinar a populacao a usar tecnologia de maneira produtiva e criativa.

  • Paulo Silva
    2013-11-23T11:23:05  

    Quem não vai votar na Dilma em 2014 da um joinha??.......

    recentes

    populares

    • Paulo Silva
      2013-11-23T11:23:05  

      Se ela Legalizar Dilmavez eu voto nela.