Fabricantes

06/11/2013 13h06 - Atualizado em 06/11/2013 13h06

Saiba como funciona o sistema de carregamento sem fios de smartphones

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Carregar a bateria do smartphone sem ficar escravo da tomada mais próxima é uma medida cada vez mais viável aos usuários. Modelos como Nexus 4, Galaxy S4 e os Lumia 920 e Lumia 820 têm suporte para esse recurso de fábrica, basta adquirir a estação de carregamento, repousar o aparelho sobre ela e o processo de recarga já se inicia. Saiba mais sobre o funcionamento desse recurso e os caminhos de sua evolução na matéria abaixo.

Nokia foi uma das primeiras fabricantes a equiparem seus smartphones com carregamento sem fio (Foto: Reprodução/Phonearena)Nokia foi uma das primeiras fabricantes a equiparem seus smartphones com carregamento sem fio (Foto: Reprodução/Phonearena)

Para fazer com que a energia seja transmitida por aproximação é usado o princípio da indução eletromagnética, cuja característica é a criação de corrente elétrica por meio de campos magnéticos. Nos smartphones que suportam esse recurso, há uma bobina sensível a esse campo, criado pela estação de carregamento (o indutor). Dessa forma, ao aproximar o aparelho do carregador, o campo cria uma corrente na bobina, que está ligada diretamente à bateria, carregando-a. Para que o sistema funcione, portanto, o smartphone deve estar equipado com a bobina e outros elementos de hardware que garantam a transferência de energia do campo magnético para a bateria.

Uma outra forma de possibilitar que um aparelho seja carregado sem o vínculo de fios é por meio de um case, que faz as vezes de receptor da energia e repassa ao aparelho quando próximo de uma estação. É o caso do Powermat, case para iPhone 5.

Padrões de carregamento sem fios

Há vários padrões de carregamento sem fios por meio de indução eletromagnética, entre eles, o Qi, o PMA Powermat e o A4WP. Os smartphones que utilizam desse recurso de recarga hoje no mercado adotam o padrão Qi, apesar de Google e LG, donas do Nexus 4, estarem mais propensas a seguirem com o padrão PMA. Este é o mesmo modelo adotado no case para iPhone.

Com o case da Powermat é possível carregar o iPhone 5 sem fios (Foto: Reprodução/iLounge)Com o case da Powermat é possível carregar o iPhone 5 sem fios (Foto: Reprodução/iLounge)

De acordo com o padrão de recarga que um smartphone utiliza, basta comprar uma estação de carregamento de qualquer fabricante, desde que compatível com o mesmo padrão. Se você tem um Galaxy S4, por exemplo, e deseja usufruir desse recurso, é só comprar uma estação com o padrão Qi e carregar o seu celular.

O futuro do carregamento sem fios

Apesar de bastante conveniente, para alguns, o carregamento sem fios disponível no mercado não atende às necessidades reais do consumidor já que a estação de carregamento ainda deve estar conectada a uma tomada.

Opine sobre o futuro dos carregadores sem fio no Fórum do TechTudo.

Porém, uma evolução dessa tecnologia parece estar sendo desenvolvida pela Samsung para equipar sua linha de smartphones Galaxy. Segundo rumores, a companhia lançará um aparelho com carregamento wireless à distância, possibilitando o uso normal do celular enquanto sua bateria recarrega sozinha.

Se isso for concretizado, eliminaria de vez o uso de fios e poderia aposentar os equipamentos e aparelhos de carregamento wireless que conhecemos hoje. Resta saber se essa tecnologia está segura o bastante para ser anunciada em meados de 2014, conforme estaria prometendo a Samsung, segundo a imprensa coreana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Karen Maschio
    2013-11-06T16:13:00  

    Deviam investir em criar baterias que durem mais. Baterias de celulares novos são cada vez piores.

    recentes

    populares

    • Karen Maschio
      2013-11-06T16:13:00  

      Com dispositivos de carregamento a distância, seria possivel mater sempre carregado: - um no carro - um em casa - um no trabalho - usar os dos amigos e estabelecimentos que vc visita tambem etc.

    recentes

    populares

    • Karen Maschio
      2013-11-06T16:13:00  

      Acredito que não seja tão simples pelo fato da poluição ambiental. Muita gente acha que os celulares estão mais modernos mas as baterias deixam a desejar, devemos pensar além e entender que as novas baterias são muito menos poluentes e como propriedades mais 'interessantes'. Mas com certeza em breve terá novidades a respeito. ;)

  • Tiago Aráujo
    2014-02-21T14:30:56  

    O primeiro smartphone a permitir o carregamento sem fio foi o Palm Pre, aproximadamente no ano de 2009 se não me falha a memória... Uma pena a TechTudo não lembrar disso. Quase todos os modelos de BlackBerrys tem o carregamento pelo simples "repouso" do aparelho em um dock... Sei que não é a mesma tecnologia, mas é bem semelhante e na prática é igualzinho.

    recentes

    populares

    • Tiago Aráujo
      2014-02-21T14:30:56  

      pura enrolação da samsung, torcendo pra ela lançar um aparelho que carregue a bateria pelo menos uns cinquenta metros longe da base enquanto se pode utilizar o aparelho normalmente, ai sim pode-se falar em inovação. com esse modelo de se carregar o aparelho sem fio mas que é necessário repousar o aparelho sobre uma base...inovação coisa nenhuma!

  • Zap Noix
    2013-11-06T16:46:49  

    Besteira !! Isso é um pega-trouxas pois a base precisa estar plugada, então não adianta absolutamente nada. Inovador foi um registro de patente da Apple, os futuros aparelhos serão recarregados através da luz solar, basta estar em um ambiente bem iluminado. Tomare que estes recursos cheguem logo pois recarregar celular é um saco !

    recentes

    populares

    • Zap Noix
      2013-11-06T16:46:49  

      Cara, em 2009 ou 2010 um amigo meu tinha um celular q não me recordo muito bem mas acho q era ou nokia ou samsung e na parte de traz já tinha um painel de recepção de luz solar para carregar o celular, mas ainda era ineficiente, pois segundo ele para carregar dois palitinhos da bateria era preciso exposição a luz por quase um dia inteiro.

    recentes

    populares

    • Zap Noix
      2013-11-06T16:46:49  

      Cara, talvez não seja útil para você, mas para mim é.... e muito útil... "TOMARE" que você entenda que o mundo não gira em torno das suas vontades.... Só porque você não usa o recurso, não quer dizer que seja besteira...

  • Thiago Albuquerque
    2015-01-14T15:02:37

    Sem sentido... A tal base continua plugada na tomada. Acho até pior, pois é mais um trambolho no meio da casa. O correto não é nem investir em baterias que durem mais, e sim em baterias que carreguem por completo em no máximo 5 minutos. Seria o ideal!

  • Ricardo Farah
    2014-05-29T13:01:23

    QUero saber é dos riscos do uso contínuo e proximidade a tal tecnologia. Inclusive se há grandes diferenças no perigo a saúde se a tecnologia estiver sendo usada em aparelhos de baixo custo e marcas "xingling"

  • Alexandre Bittencourt
    2013-11-07T02:58:17  

    Coisa de gênio hein?! Como carregar seu celular sem depender de tomadas. Conecte uma base indutora de campo magnético na tomada e repouse se celular sobre ele! UAU! Me lembrei da piada de água em pó do Casseta & Planeta para solucionar o problema de água no mundo: Coloque 2 colheres de água em pó em um copo de água e pronto!

    recentes

    populares

    • Alexandre Bittencourt
      2013-11-07T02:58:17  

      Cara, a energia não vem pelo ar se vc não sabe, ELA SERÁ É TRANSMITIDA pelo carregador SEM PRECISAR DE FIO, totalmente diferente... só pensar um pouquinho que vc consegue entender, não é muito dificil não.

    recentes

    populares

    • Alexandre Bittencourt
      2013-11-07T02:58:17  

      Roberto Ah vá é mesmo? eu disse que é transmitida sem fios do carregador pro celular

  • Helder Santos
    2014-01-24T12:20:17

    É inovador sim. Queria entender o que os gênios que criticam a tecnologia tem como proposta melhor do que esta.

  • Alexandre Silva
    2013-11-06T14:25:20  

    E aquele fiozinho ali, é o quê?

    recentes

    populares

    • Alexandre Silva
      2013-11-06T14:25:20  

      hahahaha

    recentes

    populares

    • Alexandre Silva
      2013-11-06T14:25:20  

      É a antena. KKKKKKK

  • Valter Balconi
    2013-11-09T10:21:20  

    Realmente é uma evolução. Parece sem sentido, mas a proposta é válida e o aparelho é carregado sem fios. É só o início, daqui a pouco teremos evoluído e desfrutaremos dessa tecnologia futurista.

    recentes

    populares

    • Valter Balconi
      2013-11-09T10:21:20  

      Não há nada de futurista, essa tecnologia de geração de energia elétrica é antiga. E não se trata de transmissão de energia. Leiam e pesquisem mais sobre Nikola Tesla e torus. Abs, Ilarión

  • Luiz Freitas
    2013-11-06T14:00:59  

    Ainda estou tentando ver qual a vantagem de se usar um sistema de carregamento por indução. Como a reportagem diz, o celular precisa ficar na sua base durante o carregamento, a única facilidade é que você não vai precisar ter o "enorme" trabalho de plugar o conector no aparelho para carregar a bateria. Vantagem nisso é só pra quem quer tirar onda e dizer "olha, meu celular não precisa de fios pra carregar a bateria, mas tem que ficar na mesa". Um detalhe não mencionado é que o consumo de energia será bem maior, pois toda transmissão de energia, que seja sem fios, gera perdas consideráveis.

    recentes

    populares

    • Luiz Freitas
      2013-11-06T14:00:59  

      Eduardo, essa capinha realmente é uma mão na roda, mas só faz uma carga, não da pra comparar com um carregador. Eu vejo essa capinha como se fosse um aumento "virtual" de capacidade da bateria do celular. Sobre o carregador da matéria, entendo que a pessoa que se desloca muito pode mesmo se beneficiar, mas vai precisar ter um em cada lugar onde costuma ir, caso contrário, pra cada lugar que for, vai ter que desconectar da tomada, colocar numa mochila ou bolsa (duvido que caiba no bolso), eliminando a única vantagem real que vejo: a comodidade.

    recentes

    populares

    • Luiz Freitas
      2013-11-06T14:00:59  

      Leonardo, não conheço esse padrão Qi, mas é interessante saber que tem alta eficiência. Pensando sobre seu ponto de vista, realmente seria interessante ter um desses na mesa de trabalho, pelos motivos que mencionou. Ramon, não acho que seria viável instalar esse tipo de carregador em aviões/aeroportos. Cada carregador vai ocupar muito mais espaço do que uma tomada, terão que instalar um botão liga/desliga (deixar ligado direto desperdiça energia demais) e, por fim, as filas passariam a ser atrás de um carregador.

  • Marcelo Farias
    2013-11-07T22:53:13

    Vou poder deitar na minha cama e usar o celular sem se preocupar com a bateria. Isso parece impossível, mas a alguns anos atras parecia impossível passar a imagem de uma pessoa do outro lado do mundo ou ate mesmo da sua casa numa "caixa", e hoje temos a TV. parecia impossivel acessa a internet Banda Larga sem colocar o fio atras do Pc.hoje ja temos o WIFI., por que nao teriamos eletricidade a distancia para todos os produtos?? acho que o mais dificil seria voce impedir alguem da casa vizinha de usar sua elericidade igual usam seu wifi quando esta sem senha.

  • Mariana Oliveira
    2013-11-07T13:19:07  

    "a estação de carregamento ainda deve estar conectada a uma tomada." Do que adianta então?

    recentes

    populares

    • Mariana Oliveira
      2013-11-07T13:19:07  

      Mariana Oliveira kkkk é lógico que tem, é só vc pensar um pouco, primeiro começa assim, ai a tecnologia deve evoluir e no futuro vc só vai precisar conectar o carregar e a energia é transmitida estilo WiFi, sem precisar estar sobre a estação...

    recentes

    populares

    • Mariana Oliveira
      2013-11-07T13:19:07  

      carregador*

  • Fernando Simoes
    2013-11-07T09:40:15  

    Carregar SEM FIO NENHUM só assim: num dia de forte tempestade, encontre uma árvore num descampado, suba nela até o topo e levanta seu celular pro céu, é batata...

    recentes

    populares

    • Fernando Simoes
      2013-11-07T09:40:15  

      Verdade, já fiz muito disso na minha infância, bons tempos

  • Marcelo Fernandes
    2013-11-07T10:27:38

    Mais vale Ressaltar que sem fio conectado no celular né a base continua tendo fio

  • Roberto Amaral
    2013-11-07T10:17:43

    Ridículo.... em vez de carregar um fiozinho na bolsa e poder recarregar em qualquer computador, agora você terá que carregar uma base inteira.... Ou então comprar várias bases pra deixar uma em casa, uma no trabalho....

  • Alexandre Vigato
    2013-11-07T09:15:18

    Sem fio? sei.haha. Até aquelas maquininhas de cortar cabelo que custa R$ 20,00 no camelô recarrega sem fio, POIS VAI DIRETO NA TOMADA

  • Paula Bueno
    2013-11-07T09:03:57

    Poderiam inventar uma bateria que durasse, pq carregar o celular todo dia, e ainda correr o risco da bateria não aguentar até o fim do dia tá complicado.

  • Carlos Passos
    2013-11-07T07:37:38

    Que vantagem tem essa "grande descoberta"??? Como fazer pra carregar o aparelho enquanto o utiliza??? Essa não pega!! Isso é desespero dos concorrentes, pois os mesmos sabem que a Samsung está prestes a lançar um aparelho que é carregado REALMENTE sem fio. Prometem a novidade para o próximo Note. É esperar pra ver...

  • Julio Oliveira
    2013-11-07T04:22:12

    Interessante que a materia trata isso como novidade. Eu tenho um HP Pre3 que faz isso ha anos. Os Palm tb ja faziam ha um bom tempo e se vc's olharem no eBay acham capas modificadas ate mesmo pra aparelhos Samsung que permitem usar o "touchstone" pra carrega-los.

  • Ricardo Pereira
    2013-11-07T02:44:13

    Já existem o meio de carregar sem tomada a meses, tem sites gringos que você pode comprar, e vem com vários tipos de celular...

  • Mateus Silva
    2013-11-06T21:34:33  

    Muito bom, pena que para o windows phone não tem aplicativos..

    recentes

    populares

    • Mateus Silva
      2013-11-06T21:34:33  

      Mateus Silva, se informe... o WP não tem é usuários!!!

    recentes

    populares

    • Mateus Silva
      2013-11-06T21:34:33  

      esses tacanhos "fanbois", ruminantes e sectários.

  • Rubens Peres
    2013-11-06T23:25:17  

    eu tenho um jeito melhor de carregar bateria: anote a receita ai.... 1- duas cebolas 2- um dente de alho 3- uma colher de madeira 4- 2 litros de agua fervendo 5- sal a gosto 6- misture por 5 minutos 7- coloque a batera 8- deixe por mais 5 min. 9- coloque um pedaço de toycinho e leite 10- pronta para o uso.

    recentes

    populares

    • Rubens Peres
      2013-11-06T23:25:17  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, gostoso!

  • Jose Teles
    2013-11-07T01:40:11

    As descobertas vão demorar, pois não há interesse que as pessoas parem de consumir energia elétrica. As outras formas de energia já são patenteadas pelas empresas de energia e de petróleo. O mesmo vale para carros elétricos, energia solar e até movidos a água.

  • Marcos Roberto
    2013-11-07T01:09:15

    Viva a Nikola Tesla!

  • Marcio Kareka
    2013-11-07T01:00:17

    Outra maneira fácil de carregar . . . é soh colocar no bolso . . . kkkkkkkkkk . .. . tudo por causa de cl.