Sistemas Operacionais

08/11/2013 07h35 - Atualizado em 08/11/2013 07h35

Sete recursos curiosos e escondidos do Windows 8.1; saiba como usá-los

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Windows 8.1 trouxe uma série de melhorias para o sistema operacional. O upgrade inclui uma tela inicial com mais opções de personalização e botão iniciar, busca incrementada para o Bing e novos aplicativos e serviços. Algumas destas opções, entretanto, podem não ser tão perceptíveis por um usuário iniciante. Veja alguns recursos "escondidos" no Windows 8.1.

Windows 8.1 já pode ser comprado online, por download, no Brasil. Confira!

Computador com tela touchscreen e Windows 8.1 (Foto: Reprodução/Microsoft)Saiba usar os recursos escondidos do Windows 8.1 (Foto: Reprodução/Microsoft)

 

1) Faça a tela inicial exibir listas de aplicativos

A tela inicial do Windows 8.1 mostra diversos atalhos para aplicativos de acordo com a necessidade, mas é possível fazer com que ela exiba todos os seus aplicativos instalados.

Transformando a tela inicial em uma lista de aplicativos (foto: Reprodução/João Kurtz)Transforme a tela inicial do Windows 8.1 em uma lista de aplicativos (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Para fazer isso, clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione “Propriedades” e, em seguida, a aba “Navegação”. Cheque a caixa “Mostrar automaticamente o modo de exibição Aplicativos quando eu entrar na tela inicial” e, em seguida, confirme com "OK".

2) Ligar o PC no desktop (área de trabalho)

O Windows mudou o comportamento habitual do sistema operacional ao introduzir a tela inicial. Agora, em vez de iniciar no desktop, ele abre imediatamente a tela inicial.

Programando o Windows 8.1 para inicial direto no desktop (foto: Reprodução/João Kurtz)Programe o Windows 8.1 para iniciar direto no desktop (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Este comportamento pode ser mudado na aba “Navegação”, nas propriedades da barra de tarefas. Basta marcar a caixa “Quando eu entrar ou fechar todos os aplicativos em uma tela, ir para a área de trabalho em vez de Iniciar” e clicar em "OK" para confirmar a mudança.

3) Abrir várias janelas simultâneas do Internet Explorer 11

O Windows 8.1 introduziu a possibilidade de abrir dois aplicativos ao mesmo tempo, fazendo com que cada um ocupe metade da tela. Este recurso também funciona no Internet Explorer 11, mas o software não permite ser aberto duas vezes ao mesmo tempo, normalmente.

Abrindo duas janelas no Internet Explorer 11 (foto: Reprodução/João Kurtz)Abra duas janelas no Internet Explorer 11 (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Para poder usar o recurso, abra a tela de abas, clique em uma delas com o botão direito do mouse e selecione “Abrir em nova janela”. Assim, você terá mais janelas lado a lado.

4) Desligar o PC a partir do botão Iniciar

O sistema operacional trouxe de volta o botão Iniciar, mas a falta do menu tradicional significa que os usuários precisam passar por muitas etapas para executar tarefas simples como desligar o computador.

Desligando o computador a partir do botão Iniciar no desktop (foto: Reprodução/João Kurtz)Desligue o computador a partir do botão Iniciar no desktop (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Mesmo assim, é possível acessar uma grande quantidade de atalhos para recursos do sistema como o prompt de comando e atalhos para desligar ou reiniciar o computador.

Para isso, basta clicar com o botão direito no botão Iniciar e seguir o caminho de "sair".

5) Período de silêncio

Um dos recursos incluídos na nova versão do Windows são as notifícações de aplicativos, que podem surgir acompanhadas de sons quando o usuário recebe uma mensagem.

Configurando o período de silêncio no Windows 8.1 (foto: Reprodução/João Kurtz)Configure o período de silêncio no Windows 8.1 (Foto: Reprodução/João Kurtz)

O problema é que o recurso pode ser irritante se o computador fica ligado durante a noite. Por sorte, o sistema operacional possui um recurso que permite silenciar as notificações em horários pré-determinados. Para acessar esta opção, vá até as Configurações do computador, clique em “Pesquisar e Aplicativos” e “Notificações” para ligar ou desligar.

6) Modo de leitura do IE11

O modo de leitura é um recurso disponível para a versão Metro do IE11 que mostra o texto de uma página de forma mais agradável, como um livro, removendo a publicidade da página.

Usando o modo de leitura do Internet Explorer 11 (foto: Reprodução/João Kurtz)Use o modo de leitura do Internet Explorer 11 (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Para habilitar este modo, basta clicar no ícone semelhante a um livro aberto, localizado no final da barra de endereços. Este modo também está integrado ao “Lista de Leitura”, e uma página adicionada aos favoritos no navegador pode ser lida no outro programa mais tarde.

7) Mãos Livres

O aplicativo “Receitas e Bebidas” é uma forma interessante de consultar receitas enquanto o usuário cozinha, mas as vezes o internauta está com as mãos sujas e não pode ou não quer mexer no computador com elas. Para resolver este problema, o aplicativo possui um modo chamado “Mãos Livres”, que permite seu uso sem precisar tocar no teclado do dispositivo.

Mãos Livres permite usar o computador sem tocar na tela ou teclado (foto: Reprodução/João Kurtz)Mãos Livres permite usar o computador sem tocar na tela ou teclado (Foto: Reprodução/João Kurtz)

O “Mãos Livres” aciona a webcam, que passa a detectar os movimentos das mãos em frente ao PC. Desta forma, é possível "virar" páginas das receitas usando apenas gestos. Acessar este modo é simples: basta selecionar a receita no aplicativo e clicar no “Modo Mãos Livres”.

O que há de novo na versão final do Windows 8.1? Acesse o Fórum do TechTudo e confira!

Via Business Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares