Fabricantes

05/11/2013 17h15 - Atualizado em 05/11/2013 17h15

Square Enix está produzindo RPG em parceria com desenvolvedora nacional

Cido Coelho
por
Para o TechTudo

Hoplon, produtora brasileira de games, está produzindo um RPG inspirado na cultura latino-americana em parceria com a Square Enix. Em um bate papo com o TechTudo, Guilherme Loureiro, diretor de publicação e marketing da empresa fala sobre os planos para 2014, a parceria com a desenvolvedora japonesa e o atual cenário da indústria brasileira de videogames.

Heavy Metal Machines (Foto: Divulgação / Hoplon)Heavy Metal Machines (Foto: Divulgação / Hoplon)

Inspiração de Rock n’ Roll Racing

Considerada uma grande aposta da empresa para este ano, Heavy Metal Machines contou com a participação do lendário dublador Larry Hoffman para fazer as animadas narrações do game. A Hoplon aposta também em partidas curtas e cheias de ação, com duração de 15 a 30 minutos, para atrair a atenção do público casual.

“O feedback tem sido excelente. É um jogo divertido e tem sido a aposta deste ano, com muita publicadora internacional de olho. Estamos estudando propostas de parceria. Lançamos o closed beta agora e em janeiro lançaremos a versão open beta. Mas queremos ficar no closed (beta) por mais tempo para polir melhor o jogo”, explica Loureiro.

Minhocas vão andar de kart

Além disso, a produtora também aposta na parceria com a produtora Animaking, que faz o filme nacional Minhocas. Este será o primeiro filme longa metragem stop motion de animação nacional e deve ser lançado no dia 20 de dezembro nos cinemas. O jogo, Minhokarts, terá competição e promete agradar todo tipo de público.

Minhokarts (Foto: Divulgação / Hoplon)Minhokarts (Foto: Divulgação / Hoplon)

“Fizemos parceria com eles para pegar do universo de Minhocas para transformar num jogo. Não será apenas apenas uma adaptação, mas uma coisa que remeta ao filme. Criamos um jogo de kart diferente de Mario Kart, pois possui um multiplayer assíncrono. É extremamente competitivo", explica o diretor da empresa catarinense. O jogador concorrerá contra um "fantasma" do seu amigo nas fases. A imagem imitará as ações do jogador e será possível ver como ele faz cada curva, além de usar power ups para superá-lo.

Projeto América

Para este ano e 2014, a Hoplon aposta também em uma parceria com a gigante produtora japonesa Square Enix. As duas empresas vão investir no desenvolvimento de um RPG mobile que aborda a cultura latino-americana, que no momento tem o nome Projeto América. Além disso, a Square vai ser a publicadora do título.

“Temos estudado muitas lendas, não as mais comuns, mas as mais enraizadas, de povoados como povos felinos que existem no México, coisas deste tipo. Além disso, temos algumas artes para mostrar , mas não podemos falar muito”, diz Guilherme. O jogo deve ser lançado no segundo semestre de 2014.

Mercado brasileiro de games

Sobre o mercado de games para o próximo ano, Guilherme revela otimismo. Segundo o diretor, a procura por jogos aumentou com o crescente acesso à tecnologia no país, com a popularização de smartphones e tablets. No entanto ele alerta que o desenvolvimento nacional precisa ser estimulado para fazer frente aos desenvolvedores internacionais, trazendo jogos de qualidade e levando ao consumidor o que ele procura.

Ele ressalta também que as produtoras, principalmente as indies, precisam ter mais visão de negócio. É preciso ter em mente que a necessidade de se investir primeiro em um jogo que faça dinheiro, para depois trabalhar em um game arte. Ignorar esta etapa inicial é um erro comum que provoca o fechamento precoce de muitas empresas com grande potencial, segundo Loureiro. "É preciso saber bem onde publicar, como divulgar, etc., e tudo isso falta na cabeça do indie. Com isso eles sofrem e a empresa fecha no final do ano”.

Guilherme explica que o cenário nacional está em expansão e que muitas empresas nacionais estão fazendo parcerias com grandes publicadoras internacional, que estão de olho no país. “O Brasil virou a galinha dos ovos de ouro. Todos estão de olho aqui, como a própria Square. Soube também que a Konami busca parcerias no país. Todos os players internacionais querem fechar parceria com empresas daqui”, finaliza.

Você recomenda algum jogo brasileiro? Comente no fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares