Sistemas Operacionais

01/11/2013 15h52 - Atualizado em 18/11/2013 19h28

Testamos o iPad Air: primeiras impressões do novo tablet da Apple

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Apple iniciou, hoje (1), as vendas do iPad Air nos Estados Unidos. O TechTudo teve a oportunidade de testar o mais novo tablet da empresa, que está sendo comercializado com preços a partir de US$ 499 (em torno de R$ 1,1 mil) nas cores preta e prata. Pelas primeiras impressões, o investimento no gadget é bastante válido. Seu desempenho está ainda melhor e o layout é impecável.

E aí, o que achou do iPad Air? Comente no Fórum do TechTudo

iPad Air, o novo tablet da Apple (Foto: Thiago Barros/TechTudo)iPad Air, o novo tablet da Apple (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Design

“O poder da leveza” é o slogan da Apple para o iPad Air e, de fato, este talvez seja o grande destaque do novo tablet. Ele é extremamente portátil. Segurá-lo é uma tarefa muito simples e bem mais agradável do que com seus antecessores, que parecem, depois de testar o iPad Air, que pesavam uma tonelada.

O novo iPad pesa somente 453 g – enquanto o iPad 4, por exemplo, tinha 662 g. Tudo isso porque a Apple reduziu o tamanho de boa parte dos componentes do seu aparelho, conseguindo uma diminuição geral de 24% no volume do iPad Air. Ele tem, inclusive, mais semelhança com o iPad mini do que com o iPad 4 visualmente.

iPad Air é extremamente fino e leve (Foto: Thiago Barros/TechTudo)iPad Air é extremamente fino e leve (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

E não é somente o tamanho que impressiona no gadget, mas também sua beleza. Com corpo de alumínio e acabamento com detalhes em metal, o iPad Air passa ao consumidor uma mistura de elegância com segurança, especialmente na cor preta. Nestes quesitos de dimensões e visual, a Apple acertou em cheio no novo tablet.

Ele é 28% mais leve, 20% mais fino, 24% menor em volume e 100% redesenhado. A impressão é de que o iPad Air é a “maior revolução” entre os tablets da Apple até hoje, sem considerarmos o iPad mini. O gadget modifica um pouco o padrão visual da linha, ficando mais portátil e mais bonito.

Hardware e desempenho

Mas de nada adiantaria tudo isso sem um bom hardware. E o que é mais impressionante é que, mesmo com um corpo bem menor do que o do seu antecessor, o iPad Air tem um desempenho muito melhor. Ele é praticamente um iPhone 5S grande. Afinal, tem os chips A7, para processamento principal, e M7, para coprocessamento motor, como o telefone.

iPad Air visto de frente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)iPad Air visto de frente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Testamos a navegação na Internet, a execução de aplicativos e jogos, e também abrimos vídeos em alta definição no YouTube. Em todas as tarefas, ótimo desempenho. O acesso à web impressiona pela velocidade, enquanto os jogos e vídeos em HD são valorizados à potência máxima com a tela do aparelho, que é impecável.

O display de 9,7 polegadas com resolução de 2048 x 1536 pixels (264 ppi) do iPad Air é mais um a confirmar a excelência das telas Retina dos produtos Apple. As imagens são extremamente nítidas, vivas, e mesmo com o brilho não estando no máximo podem ser melhores do que as exibidas por muitos concorrentes.Na câmera, pouca coisa mudou. O TechTudo fez algumas imagens com ela, porém não houve nada de excepcional. Mesmo com os tablets sendo cada vez mais utilizados para fotografar, eles ainda não estão no mesmo nível dos smartphones. É possível fazer bons vídeos e boas fotos com o iPad Air, mas este não é um de seus maiores destaques.

A câmera traseira fotografa com 5 megapixels e filma em 1080p com estabilizador, tendo ainda autofoco, detecção de rostos, foco por toque e abertura ƒ/2.4. Já a frontal, Facetime HD, tira fotos com 1,2 megapixels e filma com 720p, permitindo videochamadas via WiFi ou dados móveis. É o básico para uma experiência regular com câmeras.

iPad Air roda o iOS 7 (Foto: Thiago Barros/TechTudo)iPad Air roda o iOS 7 (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

No sistema operacional, outra grande vantagem em relação a seus antecessores. Afinal, este iPad foi feito para o iOS 7, portanto navegar na plataforma é algo simples e intuitivo – sem qualquer travamento ou demora, como acontece em tablets anteriores com o update da plataforma. Além disso, ele possui uma lista de apps bem interessante.

Como se não bastassem os tradicionais, como Maps, iTunes, iBooks, Mail, Safari e Siri, estão disponíveis gratuitamente ainda o iPhoto, iMovie, GarageBand, Pages, Numbers, KeyNote, Find My iPhone, Find My Friends, Remote e outros. Sem contar que a oferta de aplicativos para complementar sua experiência na App Store também é enorme.

Traseira do iPad Air (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Traseira do iPad Air (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Custo-benefício

Os preços do iPad Air são: US$ 499, US$ 599, US$ 699 e US$ 799, para as versões com 16 GB, 32 GB, 64 GB e 128 GB de memória interna. E, como é recomendável se adquirir um com pelo menos 32 GB, para garantir espaço razoável para arquivos e aplicativos, ele pode ser considerado caro.

Traduzindo os preços em reais, sem possíveis impostos ou taxas de importação, e com a cotação do dólar a R$ 2,25, eles variam entre R$ 1,1 mil e R$ 1,8 mil. No entanto, para quem deseja o que há de melhor no mercado de tablets no momento, vale o investimento. Porque este é o mais moderno, bonito e portátil iPad, dentre os de 9,7 polegadas, já feito.

A sensação de segurá-lo e praticamente não sentir peso nenhum é impressionante, seu visual é muito bem trabalhado e o desempenho é irretocável. A Apple investiu pesado no novo tablet e, pelas primeiras impressões do TechTudo, acertou. Afinal, ele não é apenas um pequeno upgrade, com o mesmo aspecto dos anteriores, mas sim um produto novo.

Portanto, se você tem um iPad 2 ou iPad 3 e decidiu não comprar o 4, porque não viu tantas inovações assim nele, talvez esta seja a hora de pegar as economias e investir no novo iPad Air. Ele permite uma experiência muito melhor do que todos os seus antecessores e, além disso, ainda é mais bonito e portátil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Poliva
    2013-11-04T13:42:40  

    É até engraçado ver os fan boys acéfalados da apple elogiando um produto ultrapassando!

    recentes

    populares

    • Leonardo Poliva
      2013-11-04T13:42:40  

      Cara,,, Pelo visto você nunca teve um iPad ou ate mesmo nunca viu um. kkkkk

  • Gustavo Volpe
    2013-11-02T11:30:40  

    O primeiro iPad, tablet desenvolvido pela Apple, foi lançado em 27 de janeiro de 2010, inaugurando uma nova categoria de dispositivos móveis no mercado. O lançamento do iPad foi seguido por uma enxurrada de concorrentes, com sistema operacional Android, e outras plataformas, porém depois de muitos anos, o iPad conseguiu criar um mercado novo e dominar a maior parte do mercado mundial de tablets, mesmo com mais fabricantes investindo em concorrentes com Android, só agora eles começam a ameaçar, de leve, o seu reinado. Parabéns Apple... O iPad Air é fantástico!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-02T11:30:40  

      Joelson Ferreira,,, Quem te informou que ela não esta no topo, abre o olho, ela anda perdendo espaço em sistema operacional. Pois todo tipo de celular vem com Android, desde os chigling ate de grande fabricantes. Leia matérias coerentes, a apple todo trimestre bate recorde de vendas. Agora o Android esta perdendo espaço para o Windows Pone.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-02T11:30:40  

      sim..e hoje só tem 28% do mercado de tablets e 13.5% do celular...parabens Apple...não soube continuar no topo....

  • Jow Tromundo
    2013-11-01T16:25:57  

    LIXO de sistema operacional. o Hardware é bom!

    recentes

    populares

    • Jow Tromundo
      2013-11-01T16:25:57  

      Tem gente que é sem noção, no minimo deve ter um Android mesmo. aaaffffff..

    recentes

    populares

    • Jow Tromundo
      2013-11-01T16:25:57  

      Bom é o Android, né?! rs

  • Vagner Costa
    2013-11-05T23:46:40

    Ae galera ja ta vendendo o ipad mini retina tbm nos Estados Unidos ?

  • Roberto Bareboin
    2013-11-01T18:31:50  

    O grande vantagem do iOS é a usabilidade extremamente intuitiva. O sistema possui estabilidade, segurança, alta performance e um design consagrado. A Apple, também tem a App Store, pioneira no modelo de loja virtual para dispositivos móveis. Possui uma oferta gigantesca de aplicativos, com recursos dos mais variados e o selo de qualidade da Apple, que é bem criteriosa ao disponibilizá-los em sua loja virtual. "Se você quer um produto de qualidade, segurança, fluidez, rapidez, estabilidade e bom design, escolha o iPhone ou iPad".

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-11-01T18:31:50  

      "Comentário patrocinado"

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-11-01T18:31:50  

      acho eh foi a NOKIA com o OVI

  • Bruno Sacchq
    2013-11-02T03:01:32  

    O iPad Air humilha os rivais em desempenho e elegância! O desempenho do iPad é de longe, o tablet mais veloz do mundo! Além do impressionante processador (A7) de 64 bits, o iPad Air tem também, o fantástico corpo de alumínio, que dá excepcional resistência e uma incrível elegância ao produto da Apple! Show de tablet! A Apple sempre esculacha os rivais com inovação e tecnologia de ponta!

    recentes

    populares

    • Bruno Sacchq
      2013-11-02T03:01:32  

      Cala essa boca, nunca pegou um ipad air na mão e é tudo fantastico, lindo e maravilhoso....

    recentes

    populares

    • Bruno Sacchq
      2013-11-02T03:01:32  

      quem te garante? funboy eh doenca sabes? ja tem nome isso FANBOYSMOTITE CRONICA

  • Bruno Sacchq
    2013-11-02T01:41:52  

    "Excelência da tela retina"?? Não sei o que realmente significa uma boa imagem pra você então. Se os 264 ppi desse tablet é excelência, me defina o que significa os 441 ppi do Galaxy S4 lançado há quase um ano. A Apple está com produtos cada vez mais obsoletos em relação às outras marcas! (Fanboys da Apple, não quero saber sua opinião. Apenas expressei a minha! Obrigado pelo seu silêncio! )

    recentes

    populares

    • Bruno Sacchq
      2013-11-02T01:41:52  

      O pessoal se basei muito em números.. 200ppi, 300ppi.. Oq importa mesmo é vc olhar e achar mais bonito e fluído.

    recentes

    populares

    • Bruno Sacchq
      2013-11-02T01:41:52  

      Gustavo Volpe a Tela retina é ótima sim...mas já existem melhores....e hoje a retina só ganha no novo ipad mini do nexus 7 por miseros 3 ppi....326 para 323....do resto a retina é inferior aos outros aparelhos..

  • Alessandro Etchechurry
    2013-11-03T19:26:39

    Com esse aparelho eu consigo instalar um Corel Draw, AI? Então só serve para acessar facebook e whatsup e outras besteirinhas? Não tem vantagem alguma.

  • Gustavo Volpe
    2013-11-02T09:50:22  

    Com certeza o melhor tablet do mercado. Mas chegará ao Brasil próximo dos 3 mil, com modelos até ultrapassando os 3 mil, no nos states ele passa dos 1000 no modelo mais barato. É demais por um tablet.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-02T09:50:22  

      Brasil como sempre vai colocar os impostos lá no alto...

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-02T09:50:22  

      Não é só imposto, o imposto no máximo dobra o valor. Aqui é tudo o triplo, pois as fabricantes e lojistas são olho grande. Exemplo é o play 4, que custa menos que o x one lá fora e custa o dobro do x one aqui (5X mais caro do que lá fora).

  • Pedro Henrique
    2013-11-02T13:54:25

    A Apple inovando mais uma vez, mostrando a todos quem é líder no mercado de tablets, tem tudo para continuar sendo a marca mais valorizada.

  • Joao Santos
    2013-11-01T16:44:23  

    Muito bonito. No momento tenho um Galaxy Note 10.1 N8000 (NF de Maio, Book Cover, S Pen nova e uma reserva, SD 16GB, ou seja completo) O qual estou vendendo (1300) ou trocando por Ipad Mini com 3G - interessados basta responder aqui. SP Capital

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-11-01T16:44:23  

      Carlos Marques --> Vc não manja nada, é o tablet mais poderoso atualmente, pesquise.

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-11-01T16:44:23  

      Na verdade o mais poderoso em gráficos é o ipad air e em processamento os snapdragon 800

  • Christian
    2013-11-02T10:29:18

    Esse iPad eu passo, pois não faz nem 6 meses que comprei meu iPad 4 XD

  • Luiz Santos
    2013-11-01T20:25:43

    Não vi nada "revolucionário", apenas mais do mesmo.

  • Luiz Rezende
    2013-11-01T19:27:53  

    Possuo o iPad 2 e ele quebrou o vidro, onde posso trocar, podem me indicar um local confiável aqui no RJ ???

    recentes

    populares

    • Luiz Rezende
      2013-11-01T19:27:53  

      shopping bay side em frente ao barra garden shopping na barra. segundo andar

  • Sidney Ribeiro