Jogos de esporte

15/11/2013 07h55 - Atualizado em 15/11/2013 15h54

Testamos o PlayStation 4: veja as primeiras impressões do console

Thiago Barros
por
De Miami

O PlayStation 4 chegou ao mercado oficialmente nesta sexta-feira (15). O videogame, que foi lançado nos EUA e Canadá, inicia uma era chamada de "nova geração de consoles". O TechTudo testou o PS4 e traz as primeiras impressões de um dos lançamentos mais aguardados do ano no mundo da tecnologia, confira:

Console PS4: uma luz de LED atravessa toda a superfície superior (Foto: Thiago Barros / TechTudo)Console PS4: uma luz de LED atravessa toda a superfície superior (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

Visual

O design do PlayStation 4 é incrivelmente bonito. Simples, mas com toques de extremo bom gosto. A começar pelas iluminações de LED na parte superior do console e na parte traseira do controle. Além disso, o visual arrojado do aparelho, sem uma forma muito "reta", mas sim algo com "camadas", é muito interessante.

Luzes LED chamam atenção no PlayStation 4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)Luzes LED chamam atenção no PlayStation 4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

Surpreendentemente, ele é leve e portátil. Se comparado ao PS3, então, mais ainda. Não há críticas a serem feitas neste ponto - e, apesar de ser vendido um dock para colocar o videogame na vertical, ele fica bem bonito também na horizontal. Ele tem a entrada para disco e duas para controles na parte da frente, com todas as portas de conectividade atrás.

Acessórios

O pacote original do PlayStation 4 vem com o console, manuais, um cabo HDMI, um cabo de força e um controle DualShock. À parte, podem ser comprados o dock para mantê-lo na posição vertical, mochila, câmera para captar movimentos (e fazer reconhecimento facial para desbloqueio do console), headset e carregador de controle.

Caixa do PS4 assim que você abre, sem nenhum glamour (Foto: Thiago Barros / TechTudo)Caixa do PS4 assim que você abre, sem nenhum glamour (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

O TechTudo testou apenas o novo DualShock - e ele é (quase) perfeito. Leve, com uma ótima pegada e mantendo basicamente o layout tradicional da série PlayStation no modo de organizar os botões. Entretanto, a ausência de um botão Start e aquela telinha, claro, ainda causam um estranhamento.

Controle DualShock 4 do PS4 cabe perfeito na mão (Foto: Thiago Barros / TechTudo)Controle DualShock 4 do PS4 cabe perfeito na mão (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

Digitar pelo controle está melhor, e a sensibilidade dos botões parece ter sido muito bem calibrada. Nos jogos de esporte, pelo menos, a jogabilidade ficou bem adequada à forma de controlar proporcionada pelo novo joystick. Se alguém tinha dúvidas sobre este controle, pode ficar tranquilo: ele é ótimo.

Quem já testou o controle do PS4? Será que ele é isso tudo mesmo? Responda no Fórum.

Menus

O visual do Dashboard do PS4 é simples, porém, eficiente e intuitivo. Não há muitos rodeios. A Sony já havia dito que estava fazendo um console para os gamers e isso, claramente, aparece em todos os aspectos da sua simplicidade. Basicamente, são menus diferentes - um acima e um abaixo.

Tela inicial do usuário no PlayStation 4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)Tela inicial do usuário no PlayStation 4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

No superior, ficam: PS Store, notificações, amigos, mensagens, party (o bate-papo por voz), perfil, troféus, configurações e desligar. No inferior: novidades, jogo em execução, Playroom, ao vivo do PlayStation (com transmissões de jogos feitas pelos usuários), o navegador de Internet e a Biblioteca de jogos baixados na PSN.

Um detalhe que impressiona é a grande rapidez de tocar no botão Home e ir para o seu menu, enquanto está executando um game, e depois tocar nele de novo para retomar a jogatina. Este processo demorava demais no PS3. No PlayStation 4, não. É quase que instantâneo.

Tela com as informações do usuário no PS4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)Tela com as informações do usuário no PS4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

Visualmente, pode-se dizer que ele mantém um pouco o padrão do PlayStation 3 e da PSN que foi recém-lançada no console anterior. Porém, claro, com diferenças no seu posicionamento de ícones e também nos recursos que são oferecidos aos usuários - além do desempenho, muito melhor.

Desempenho

Ao iniciar o console, você precisa fazer a configuração dele: idioma, data e hora rede, câmera e aceitar os termos. Só depois você chega ao menu principal. Mas é tudo na velocidade esperada. Nem muito rápido, nem muito lento. Então, vem a atualização - necessária para realizar qualquer tarefa. Dura em torno de 15 minutos.

Tela com as as configurações iniciais do console (Foto: Thiago Barros / TechTudo)Tela com as as configurações iniciais do console, em português (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

Quando você pensa que acabou, nada disso, o console reinicia e instala o update. O processo demora, ao todo, cerca de 25 minutos. Depois, enfim, o usuário pode usar tranquilamente seu console. Nos testes do TechTudo, impressionaram os aspectos de desempenho, que foram bem positivos.

Mais alguém vai comprar lá fora ou pagar os R$ 4 mil? Discuta no Fórum TechTudo.

O carregamento de jogos está rápido. É possível jogar antes da instalação terminar, como se fosse um preview do game, e a navegação entre os menus está bem fluida. Esqueça aqueles pequenos travamentos e demoras de um menu para outro do PS3. Com o PS4, tudo está simples, bonito e muito rápido.

As instalações dos games demoram um pouquinho, até porque eles estão muito mais pesados, mas não é isso tudo. A inicialização deles, porém, é bem rápida, e não houve nenhum tipo de travamento ou lentidão na nossa avaliação, que foi feita com dois jogos diferentes - ambos em versões físicas.

Infelizmente, por conta de problemas com a PSN, não foi possível testar o recurso que é oferecido de captura dos jogos. Entretanto, não há dúvidas de que este é um atrativo que promete fazer bastante sucesso entre os gamers. Outro detalhe: as conversas com seu headset só serão suportadas a partir do próximo patch de atualização.

O console não esquentou muito neste primeiro teste feito pelo TechTudo, que durou em torno de duas horas. Sua temperatura subiu um pouco, mas dentro do normal. Também, felizmente, não foi dado nenhum erro como os relatados por alguns usuários. Além disso, ele funciona com discos Blu-Ray e DVD.

PSN

Infelizmente, a PlayStation Network deve ter passado por alguma dificuldade técnica por muitas pessoas tentando acessá-la do novo console ou algo do tipo, e durante o tempo em que testamos o console, ela estava inacessível. Portanto, nenhuma das funções do videogame com a Internet pôde ser testada, como compartilhamento de vídeos, a nova lista de apps e os serviços de entretenimento.

Gráficos

E aí, é isso tudo mesmo? Sim. O TechTudo testou o NBA 2K14 e o Fifa 14 no PlayStation 4. Ambos os jogos têm gráficos e o nível de detalhamento, nos elementos de dentro e de fora das quadras e dos campos, incríveis. O Fifa 14 se parece um pouco mais com o do PS3, quando se olha de longe, mas nos ângulos aproximados e com um olhar mais atento, pode-se perceber mais detalhes nos movimentos, roupas e até fotógrafos no campo.

NBA 2K14 para PS4 conta com gráficos incríveis (Foto: Thiago Barros / TechTudo)NBA 2K14 para PS4 conta com gráficos incríveis (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

Já o NBA 2K14, tem tudo para ser um dos grandes pilares de mostrar o quão a nova geração pode ser evoluída. Visualmente, ele é impecável. Os jogadores, e técnicos, estão idênticos aos da vida real. Desde os movimentos, capturados com um nível altíssimo de qualidade, até as feições visuais. O trabalho da 2K Sports é louvável, tirando o máximo proveito do que o PS4 tem para dar.

Especificações do PlayStation 4 (Foto: TechTudo)Especificações do PlayStation 4 (Foto: TechTudo)

E vale lembrar que isso é só o início. Em 2014, certamente, as coisas ficarão melhores ainda do que estão agora. Portanto, se você tiver a oportunidade de comprar um PS4, o investimento vale a pena. Nada no mundo dos games se compara a isso até agora. Em breve, sai o Xbox One, grande rival do PS4, e aí tudo pode mudar. Mas por enquanto, há somente uma certeza: a Sony, mais uma vez, fez um grande trabalho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Salgado
    2013-11-15T19:09:53  

    nunca vai ter comparaçao de pc pra qualquer um ps que eles lançarem.. por mais perfeito que seja o grafico pc eh muito melhor

    recentes

    populares

    • Raphael Salgado
      2013-11-15T19:09:53  

      Então continue com seu PC e não enche o saco.

  • Daniel Vieira
    2013-11-17T16:13:23

    Podem até me negativar mas o Dashboard do PS4 é sem sal, podem até falar que prioriza jogo e não interatividade, mas se eu posso ter um console que eu jogue os mesmos jogos que o PS4 (fora os exclusivos), e tenha uma gama de aplicativos, conexão direta com meu pc, um visual exelente... não preciso nem falar qual vou escolher!!!!

  • Bruno Ramos
    2013-11-15T23:00:07  

    Alguém empresta 4 mil ai ?? Pago em sexo ....

    recentes

    populares

    • Bruno Ramos
      2013-11-15T23:00:07  

      não desconversa, é medo dos acessórios? nada com espinhos ou descarga elétrica, só pimenta e cera de vela quente, vai ficar um mês sentado no vaso jogando seu PS3 novinho, rsrs...

    recentes

    populares

    • Bruno Ramos
      2013-11-15T23:00:07  

      Eu tenho xbox '-'

  • Anderson Souza
    2013-11-15T17:38:21  

    " O investimento vale a pena", tá de sacanagem? Pagar 4k por um console, prefiro comprar um Monza.

    recentes

    populares

    • Anderson Souza
      2013-11-15T17:38:21  

      por 4 conto pra ficar sentado engordando??? com essa verba eu faço festa e me divirto muito mais kkk

    recentes

    populares

    • Anderson Souza
      2013-11-15T17:38:21  

      Andre Benetti...ps4 é pra nerdão...eles nao gostam de festas nem de monza

  • Gilberto Filho
    2013-11-15T18:31:27  

    Pra quem joga somente PS3 ou Xbox360 a qualidade gráfica impressiona. Agora para os PC'S games foi decepcionantemente, o PS4 ainda tem que melhorar muito para chegar ao ultra gráficos do PC.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2013-11-15T18:31:27  

      Gilberto Filho, gráficos ridículos? Vc deve ser cego então. Jogue numa Tv de 42 pol e com cabo hdmi, que sua opnião com certeza vai mudar.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2013-11-15T18:31:27  

      Baralho...como tu é chato..todo mundo sabe que os PCs tem graficos superiores isso é fato...mas quero ver um PC jogar tudo quanto é jogo por 8 anos somente com 400 dolares investidos...bate isso....

  • Thiago
    2013-11-15T16:20:40  

    Nos EUA são apenas 400 dólares! Ah como eu queria estar lá agora.. Com toda certeza seria mais um das filas kkkkk Brasil, pais de abusos!

    recentes

    populares

    • Thiago
      2013-11-15T16:20:40  

      Sem contar que o salário mínimo de lá é muito maior que o nosso, fazendo uma relação salário/console, o PS4 sairia aqui no Brasil por uns 250 R$.

    recentes

    populares

    • Thiago
      2013-11-15T16:20:40  

      Lembrando que o PS4 custa menos de 5 dias de trabalho com salário mínimo nos EUA...

  • Maikon Macedo
    2013-11-15T15:49:41  

    bom agora que vocês da techtudo já testou esse ps4 ai, manda ele aqui pra mim testar também.

    recentes

    populares

    • Maikon Macedo
      2013-11-15T15:49:41  

      eu tbm preciso testar. kakakaka boa maikon

  • Samir Awada
    2013-11-16T09:41:25  

    vem pro paraguai comprara 599,90 dolares

    recentes

    populares

    • Samir Awada
      2013-11-16T09:41:25  

      Sabe se é esse o preço mesmo que vai ser lançado no paraguay?

  • Urubu Chato
    2013-11-16T09:16:59  

    QUANTO MAIS MODERNOS ESSES GRÁFICOS PIORAM. PARECEM ROBÔS. SINTO FALTA É DO SONIC THE HEDGEHOG ( MASTER SYSTEM III), DOUBLE DRAGON,SUPER STAR SOCCER DELAX, DONKEY KONG, CRASH BANDICOOT, MORTAL KOMBAT ETC. BOM E VELHO MEGA DRIVE, NINTENDO 64, PS 1, PS 2. SOMENTE ESSES SÃO RELÍQUIAS. QUE FALAR ENTÃO DO BOM E VELHO CADILLACS AND DINOSAURS, STREET FIGHTER ? TEMPO BOM, QUE NÃO COLTA MAIS. 90% DESSE PS 4 É SÓ IMPOSTO. PODE ISSO ARNALDO?!!!

    recentes

    populares

    • Urubu Chato
      2013-11-16T09:16:59  

      Eu prefiro mil vezes jogar CoD do que Doom....gráficos superiores é o que há

  • Gilberto Filho
    2013-11-15T18:46:15  

    Salario mínimo no Brasil é U$ 300, nos EUA o salario mínimo é U$ 1250. o PS4 no Brasil é R$ 4000,00 nos EUA é R$ 925,00. O que está errado no Brasil ?

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2013-11-15T18:46:15  

      Existe um preço fixado pra o valor mínimo por hora, o que é algo diferente

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2013-11-15T18:46:15  

      Daqui a 1 ou 2 anos vai tá custando 1300 reais.

  • Raphael Santiago
    2013-11-15T21:02:02

    Com 4k eu pego umas 3 assistentes desses programas de tv

  • Silas Filho
    2013-11-15T20:34:49  

    Por esse preço, acho melhor montar um pc com processador e placa gráfica bacana.

    recentes

    populares

    • Silas Filho
      2013-11-15T20:34:49  

      qual preço? 900 reais? dificil montar um pc com essa grana....como sou pobre vou comprar meu proximo console nos EUA mesmo...a minha duvida é entre o ps4 e o Xone.....caramba...como ambos os consoles estão bons...seria bom ter os dois

    recentes

    populares

    • Silas Filho
      2013-11-15T20:34:49  

      nada contra os pc's , mas sim ao preço no brasil , pois se fosse fora provavelmente você não compraria nem a placa grafica por esse preço , mas brasil é brasil

  • Fse Sony
    2013-11-18T13:54:13  

    ok vamos lá: Dólar hoje R$ 2,3362 console convertido R$932,14 Alíquota II 20% IPI 50% PIS 1,65% COFINS 7,60% = R$1764 O PREÇO JUSTO A SER COBRADO, sobra R$2235 esse restante é da propiá Sony que esta cobrando, e não é de frete pois nossos países vizinhos esta vendendo o console em media de R$1600. eu acho porque teve alto índice de reclamação para o Sony contra o mal comportamento do Brasil na PSN, e esse é um jeito que a Sony achou de reprimir os brasileiros, o que deixam outros jogadores nervosos é atrapalhar o jogo deles, e mandar a melhor resposta ( kkkk brbrbr).

    recentes

    populares

    • Fse Sony
      2013-11-18T13:54:13  

      mais quando importa o produto eles tem que pagar 5% do produto junto com o frete para o governo americano

    recentes

    populares

    • Fse Sony
      2013-11-18T13:54:13  

      Tá todo mundo fazendo o cálculo errado, pegando o valor de $ 400,00 esse valor já tem impostos e lucros o cálculo correto seria pegar o valor do preço de custo, verificar a margem de lucro aí sim calcular o valor justo a ser cobrado no Brasil.

  • Fse Sony
    2013-11-21T17:23:32

    cid gurreiro, dizem que Deus escupi-o o homem igual a sua imagem, mas você foi esculpido igual o capeta

  • Fse Sony
    2013-11-18T10:07:48  

    vocês são tudo uns bos..nhas, meu x one ta chegando e é muito melhor que p$4k , chupa todo mundo

    recentes

    populares

    • Fse Sony
      2013-11-18T10:07:48  

      Carlos Vargas vai dar o seu c. pal na sua bun.. se vai montar aqui ou não o preço continuara o mesmo

    recentes

    populares

    • Fse Sony
      2013-11-18T10:07:48  

      huuhuuu vai ser montado aki no brasil, se orienta mané, se eles quisessem montar aki ja teriam montado junto com o ps3 que ja é fabricado aki, um conselho vai durmi vai

  • Unknown
    2013-11-19T16:03:49  

    O PS4 custa R$3999... s'o de imposto R$2554

    recentes

    populares

    • Unknown
      2013-11-19T16:03:49  

      Dólar hoje R$ 2,3362 console convertido R$932,14 Alíquota II 20% IPI 50% PIS 1,65% COFINS 7,60% = R$1764

  • Caramujo
    2013-11-19T14:12:28

    Eu testei o ps4 a um bom tempo atrás, bem antes de vcs pobres mortais!!!! Só consegui porque dou uns pegas na filha do presidente da Sony Brasil! O console esta bom, daria uma nota 8.2 para ele agora!! Provavelmente ficará melhor com o passar do tempo!

  • Unknown
    2013-11-18T15:35:21  

    '' Eu prefiro XBOX ONE, mas PS4 sao STATUSSS'' Rei do Camarote

    recentes

    populares

    • Unknown
      2013-11-18T15:35:21  

      nossa e os virgens ataca novamente

    recentes

    populares

    • Unknown
      2013-11-18T15:35:21  

      ps4 agrega valor ao camarote... Vc precisa de um play, um play possante...

  • Thiago Nascimento
    2013-11-16T12:35:43  

    Mesmo que você tenha dinheiro, se você comprar um console, independentemente de qual seja, por R$ 4.000, você é MUITO LESADO!

    recentes

    populares

    • Thiago Nascimento
      2013-11-16T12:35:43  

      8 pessoas são lesadas, kkkkk

    recentes

    populares

    • Thiago Nascimento
      2013-11-16T12:35:43  

      Victor Vianna, por mais que o cara ganhe bem e possa pagar 30 mil por um videogame, seria muito burro se fizesse isso! Se vc gosta de jogar dinheiro fora o problema é seu! Lá nos EUA os caras pagam um preço justo mesmo que não seja tão barato. Tenho certeza que do jeito que os americanos são econômicos, se o PS4 custasse 2mil dólares ficaria pegando teia nas prateleiras!

  • Andre Mayer
    2013-11-16T02:31:05  

    Quem desejar encomendar e' so' entrar em contato,envio direto por valor muito mais em conta...andrehmayer arroba gmail ponto com

    recentes

    populares

    • Andre Mayer
      2013-11-16T02:31:05  

      mora spammer maldito

  • Pedro Almeida
    2013-11-15T18:01:05  

    Preço absurdo 4 mil.Cadê o" PROCON" agora? e o MP também? Ninguém se manifesta. Brasil... Vergonha

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2013-11-15T18:01:05  

      Maikon Macedo, fala sério cara! Tá drogado? Os caras vendem um videogame por 4 contos!!! e que na verdade era pra custar no máximo metade desse valor e vc vem me dizer que o PROCON não pode fazer nada? Fala sério cara! Isso é um assalto!

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2013-11-15T18:01:05  

      Caro Roberto para você entender melhor o Procon - O Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) atua em todo Brasil em defesa do consumidor, e orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos, e fiscaliza as relações de consumo. Ele funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa.

  • Savio Dias
    2013-11-18T02:39:52

    kra essa conversa de fanboy me deixa doente... nessa geração passada só não tive o Wii pq desisti da Nintendo há muito tempo c/ essa filosofia de jogos infantis e tal. se eu pudesse eu compraria os 2 pois sou curto games não marcas então vou na esperar p/ escolher o próximo mas com certeza não será o Wii U q do ponto de vista técnico ainda é 7gen

  • Jose Costa
    2013-11-17T20:02:57

    É PRA TODO MUNDO TENTAR COMPRAR NO PARAGUAI, E ENTRAR NA REDE DE CORRUPÇÃO QUE COMEÇA LÁ DENTRO, PASSA PELA FRONTEIRA, DEPOIS MEDIANEIRA, DEPOIS TODO POSTO DE POLICIA RODOVIARIA, E NA CHEGADA A POLICIA CIVIL,NO FINAL O BICHÃO SE CHEGAR EM CASA, CHEGA CAAAARO,

  • Jonathan Thomaz
    2013-11-17T19:40:13

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pessimo video game,mil veses xbox 360 e one

  • Rafael Carvalho
    2013-11-15T23:03:05  

    eu joguei o fifa e nao achei nada de mais,apenas uma ou outra coisa,quero ver como sera os jogos de tiro e de fazes

    recentes

    populares

    • Rafael Carvalho
      2013-11-15T23:03:05  

      KKKK vai curintia kkkkk

    recentes

    populares

    • Rafael Carvalho
      2013-11-15T23:03:05  

      FASES - similar a etapas ou níveis. FAZES - conjugação do verbo fazer.