Internet

13/11/2013 08h29 - Atualizado em 13/11/2013 13h59

TinCan: app dispensa internet e sinal de celular para enviar mensagens

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os usuários que desejam trocar mensagens, mas não têm um bom pacote de dados em seus smartphones ou, constantemente, ficam sem sinal no celular, não ficarão mais sem se comunicar. Quem oferece essa possibilidade é o aplicativo TinCan, disponível para Android e, em breve, para Windows Phone, cuja proposta é disponibilizar o envio de mensagens para pessoas que estão por perto.

TinCan consegue enviar mensagens para pessoas próximas sem a necessidade de internet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)O TinCan consegue enviar mensagens para pessoas próximas sem a necessidade de internet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um misto de mensageiro e microblog, ele funciona por meio da rede Wi-Fi, responsável por formar o elo entre dois ou mais aparelhos. O sistema é utilizado unicamente para vincular os celulares, sem necessidade de estabelecer uma conexão com a internet.

Em seu funcionamento, a mensagem enviada pelo usuário chega, ao mesmo tempo, a todas as pessoas que têm o app instalado. Há a possibilidade, no entanto, de filtrar o conteúdo recebido em sua linha do tempo de acordo com usuários preferidos.

Descubra quais são os melhores mensageiros no Fórum do TechTudo.

Segundo o criador do programa, Mark Katakowski, a utilidade primordial do TinCan ocorre em situações nas quais não há conexão fácil, como em casos de desastres naturais ou em regimes totalitários que impedem sua população de se conectar à internet. O aplicativo, portanto, tem como plano de fundo um papel social importante.

Apesar de todas essas vantagens, o modo de operação do aplicativo também pode abrir portas para pessoas mal-intencionadas, que poderiam criar vírus e malwares para se aproveitar da conexão direta entre aparelhos. Essa é, inclusive, uma preocupação levantada por Katakowski, que aponta essa situação como um entrave para a aprovação do app pela Apple.

Até agora, cerca de 5 mil pessoas instalaram o app, mas não deram um bom feedback nas resenhas da loja online do Google. É importante destacar, porém, que o programa está em sua versão 1.0 e, por isso, espera-se que tenha bugs em alguns dispositivos. Além disso, não foi reportado nenhum comportamento estranho que indique a presença de vírus ou malwares. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Madson
    2013-11-13T13:43:19  

    Se eu tiver wifi como eu não teria sinal de internet? ESTAGIARIOS!!

    recentes

    populares

    • Marcos Madson
      2013-11-13T13:43:19  

      que burro da zero pra ele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Marcos Madson
      2013-11-13T13:43:19  

      Rsssss que senso de humor heim !!! Garanto que sua mae dizia... Estuda filho... estuda filho

  • Wulvarine Xanah
    2013-11-13T13:14:05  

    ''TinCan: app dispensa internet e sinal de celular para enviar mensagens'' mas precisa de INTERNET Wifi pra funcinar. (???????????????????????????????????????) OLHA ESSA FOI DE JENIO MESMO TA SERTO VIU, ESSE POGRAMA API AI DEVI CER ESSELENTE

    recentes

    populares

    • Wulvarine Xanah
      2013-11-13T13:14:05  

      volta para a escola, aprenda mais português e menos tecnologia por favor. agradecido.

    recentes

    populares

    • Wulvarine Xanah
      2013-11-13T13:14:05  

      Gaylord Santos pra comecar olha seu nome! SenhorGay, ''Tenho dó de pessoas providas de massa cefálica!'' vc eh um jenio! por favor pesquise o que eh massa cefálica! Vc nao passa de um verme seu lixo sujo

  • Joao Cardoso
    2013-11-14T11:33:59  

    Pessoal super entendedor do assunto, mas se tratando da finalidade apesar de funcionar apenas perto, tem finalidade! Mas como ja disseram,existe algo chamado dialogo..

    recentes

    populares

    • Joao Cardoso
      2013-11-14T11:33:59  

      Patricio Rolim foi o que eu disse, tem finalidade, mas existe o dialogo, a pessoa opta por qual deseja utilizar

    recentes

    populares

    • Joao Cardoso
      2013-11-14T11:33:59  

      eu converso com as pessoas bastante, e mesmo ha a 2 passos de distancia, mando sms, versos e elogios, ate poeminhas, se eu declamasse uns no meio do serviço ou no meio da rua acho q n seria muito legal.(vergonha)

  • Helliton Mesquita
    2013-11-13T13:52:14  

    "Tem sinal, wi-fi, então tem internet, para que o aplicativo?", isto mostra o conhecimento das pessoas sobre redes sem fio.

    recentes

    populares

    • Helliton Mesquita
      2013-11-13T13:52:14  

      Me desculpa Helliton o meu comentário na verdade é destinado ao Lucas araújo!

    recentes

    populares

    • Helliton Mesquita
      2013-11-13T13:52:14  

      É realmente Hellinton você tem razão quanto isto mostrar o nível de conhecimento das pessoas sobre redes sem fio, espero que para seu bem você seja uma criança de 12 anos pois é realmente lamentável ler este seu comentário e te imaginar como um adulto burro, espero que o Governo Brasileiro realmente faça novos investimentos na educação, me desculpe pelas ofensas mas você é burro de verdade amigo, dispenso até mesmo tentar esclarecer o equívoco no seu comentário, apenas uma dica, ESTUDA rapaz!

  • Tharles Sousa
    2013-11-13T13:27:29  

    Impressionante como ninguém entendeu a matéria. Esse aplicativo funciona através de conexão direta, ou seja, entre aparelhos que possuem wi-fi e tem o programa instalado. Pois celulares que utilizam wi-fi podem tanto receber quanto enviar sinais wi-fi.

    recentes

    populares

    • Tharles Sousa
      2013-11-13T13:27:29  

      Vamos lá. É legal deixar claro que há uma confusão aqui. Só ligar o sinal wi-fi do celular não resolve o problema. O recurso, no caso do Android, é a tal ancoragem de sinal wi-fi, onde o seu celular passa também a ser um roteador. Procurei me informar, e eu não estava 100% errado, assim como vocês não estavam com a resposta 100% certa, afinal é preciso de um roteador/ponto de acesso. :-)

    recentes

    populares

    • Tharles Sousa
      2013-11-13T13:27:29  

      Osvaldo Grosso Bicho....Mandar uma mensagem pra uma pessoa que está no máximo á 100 mts de vc ??? Qual a lógica desses FOREVER ALONE ???

  • Fernando Vieira
    2013-11-14T08:52:28

    App indispensável para os clientes da Tim, já que a internet dela nunca funciona.

  • Janísio Castro
    2013-11-13T17:16:17  

    Imprecionante cara. dos 75 comentários abaixo acredito que mais da metade não teve interpretação de texto na escola. o wifi em si não serve somente para fazer coneção com a internet, você pode tambem criar uma LAN com a mesma. e é isso que o programa utiliza, ele usa a rede que será criada para mandar as mensagens. Lembra daquela brincadeira que acredito que todos brincaram na infancia de falar no ouvido do colega uma coisa ele falar pro outro até o ultimo. É parecido com o sistema desse programa. entenderam??

    recentes

    populares

    • Janísio Castro
      2013-11-13T17:16:17  

      "IMPRECIONANTE" é a CONEÇÃO que você faz com as palavras...

    recentes

    populares

    • Janísio Castro
      2013-11-13T17:16:17  

      Impressionante mesmo é o cara INVENTAR uma babaquice dessas nivel FOREVER ALONE...Cara, quantos metros é o acance um WIFI em campo aberto sem obstáculos??? No pau brabo uns 100mts, agora vc é tão jumento ao ponto de enviar uma mensagem para uma pessoa que está ao seu lado, do que ir falar com ela pessoalmente ???? BANDO DE MOCORONGO OBSOLESCENTE!

  • Renan Alves
    2013-11-13T14:02:25  

    agora me digam ... ONDE TEM WIRELESS FUNCIONANDO NO BRASIL QUE NÃO TENHA INTERNET JUNTO ??? OU SEJA, WIRELESS FUNCIONANDO SÓ COMO REDE !!!

    recentes

    populares

    • Renan Alves
      2013-11-13T14:02:25  

      Em aviões, a gol por exemplo tem rede wifi, ai você pode falar com seu amigo na primeira fileira, sentado na ultima, sem ter que ficar GRITANDO no avião.

  • Alisson Souza
    2013-11-13T21:02:07

    Poderia haver um suporte para Bluetooth também.

  • Hebert Nogueira
    2013-11-13T13:57:07  

    O importante é criticar, certo? É o que aparenta ser vendo os comentários... O pessoal comenta e não intende a idéia do aplicativo, se tem wifi tem internet? não necessariamente, WIFI ou WIRELESS é o tipo de conexão, que faz a ponte entre o dispositivo e o router, você pode chegar ao router e não ter internet, mas, a idéia do aplicativo não e necessariamente esta apenas, e sim conectar uns aos outros via WI-FI criando uma rede AD HOC para transmissão das mensagens.

    recentes

    populares

    • Hebert Nogueira
      2013-11-13T13:57:07  

      Muito bom Hebert mas vc usou o termo AD HOC e isso criará mais duvida nas pessoas que acham que entende algo... e começa a critica!!! rs

  • Eduardo Silva
    2013-11-13T14:57:29  

    INÚTIL, pois se os celulares precisam estar conectados em uma rede WIFI seria melhor trocar bilhetinhos de papel. Qual é o alcance médio de um roteador? 100,200,300Mts? Isso até ja foi inventado e se chama Post-It.

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2013-11-13T14:57:29  

      Alex Miranda, ok não irão usar o roteador, mas usando o próprio aparelho celular vai aumentar a área do sinal?

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2013-11-13T14:57:29  

      Pelo visto faltou ler a parte: " funciona por meio da rede Wi-Fi (tecnologia dotada nos celulares capaz de enviar e receber informações wi-fi. ) responsável por formar o elo entre dois ou mais aparelhos" Não se trata de que o celular terá que se conectar a um ponto wi-fi como um roteador. Cada celular irá emitir por meio do wi-fi do próprio aparelho o sinal...

  • Alex Miranda
    2013-11-13T17:16:43

    Maioria nao entendeu como o aplicativo funciona... Leiam 2, 3 vezes antes de postar um comentário ridículo.

  • Lucas Araújo
    2013-11-13T14:52:58  

    MEEEEEEEEEEU DEUS ! SE TEM WIFI TEM INTERNET! ESSES CARAS ME SURPREENDE CADA DIA MAIS COM AS CHAMADAS DAS MATÉRIAS!

    recentes

    populares

    • Lucas Araújo
      2013-11-13T14:52:58  

      vai estudar!

    recentes

    populares

    • Lucas Araújo
      2013-11-13T14:52:58  

      Lucas Burro, não necessariamente. posso ter uma conexão wifi, compartilhar arquivos de um pc com outro e não ter conexão com a web ou seja, sem internet. Desculpa te chamar de burro mas é o que vc é!

  • Fabiano Soares
    2013-11-13T17:08:55

    parece até a propaganda da Claro,mentirosos ou burros?

  • Barbieri Neto
    2013-11-13T17:02:42

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Harlisson Silva
    2013-11-13T16:30:39

    É cada matéria que esses estagiários colocam, pelo amor de Deus!

  • Paulo Santos
    2013-11-13T16:15:07

    Pelo Amor de Deus Vocês SÃO TÃO BURROS QUANTO UMA PORTA !!!! O aplicativo cria uma conexão ponto a ponto entre os celulares por isso as pessoas devem estar próximas !!!!! O aplicativo utiliza o wifi para fechar a conexão entre os celulares com o aplicativo instalado ...

  • Luiz Dantas
    2013-11-13T15:56:05

    Que lixo de app esse pessoal da techtudo precisa se atualizar

  • Eduardo Braga
    2013-11-13T14:58:24

    malditos estagiários!

  • Pedro Souza
    2013-11-13T14:53:51

    me avisem quando criarem um app que permita enviar mensagens sem qualquer sinal de internet por perto, ai sim vai ser O APLICATIVO msm --'

  • Alex Reis
    2013-11-13T14:22:46

    Quém ????????

  • Helliton Mesquita
    2013-11-13T13:49:48  

    Tem sinal, wi-fi, então tem internet, isto mostra o conhecimento das pessoas sobre redes sem fio.

    recentes

    populares

    • Helliton Mesquita
      2013-11-13T13:49:48  

      é possível ter uma rede sem fio sem acesso à Internet

    recentes

    populares

    • Helliton Mesquita
      2013-11-13T13:49:48  

      Nãoo meu amigo, ele usa o sinal WiFi do seu celular para se comunicar com outro sinal WiFi de outro celular PRÓXIMO fisicamente de vc. Não se conecta com internet.

  • Ruan Miranda
    2013-11-13T14:20:56

    WI-FI (Rede sem fio), não é INTERNET! e criem alguma coisa e pesquisem antes de falar, pode não ser util agora, mas um dia vc pode precisar. tolos!

  • Thiago Neto
    2013-11-13T14:20:50

    aeauoejhauehauiheuiah patético !

  • Yeros Malkivic
    2013-11-13T14:07:01

    Com base na afirmação abaixo, assinale a alternativa correta: O aplicativo utiliza wi-fi mas não conecta à internet, logo: ( ) utiliza comunicação direta por meio de uma intranet (x) Não sei, não entendo nada de tecnologia mas adoro comentários ácidos 1375 usuários marcaram a segunda opção.