Internet

02/11/2013 10h11 - Atualizado em 02/11/2013 10h11

Twitter imita o Facebook e usa botão ‘curtir’ no lugar de ‘favoritar’

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

Alguns usuários do Twitter têm percebido mudanças na plataforma: o botão "Favoritar" deu lugar ao “Curtir” tanto na versão em inglês (like), como no site em português. A mudançca não é uma novidade, e é vista por usuários desde 2012. Porém, no último mês apareceu com frequência.

WhatsApp, Skype e outros. Baixe mensageiros no TechTudo Downloads.

Nas redes sociais, a "inspiração" em outros sites a fim de simular uma linguagem universal é comum. Do Twitter, o Facebook adotou as hashtags e a opção “seguir”; já o Instagram faz o uso de @ antes de nomes de usuário. Por outro lado, o Twitter adotou filtros em fotos que foram popularizados pelo Instagram e, agora, o microblog faz novos testes na carona do Facebook.

Twitter mostra botão Curtir no lugar de Favoritar e imita função do Facebook (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)Twitter mostra botão Curtir no lugar de Favoritar e imita função do Facebook (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)

Entretanto, as experimentações do site com o botão curtir não são novidade. Em outubro de 2012, a rede também mostrou - temporariamente e para alguns usuários - um botão de “Curtir”. Na época, disse ao TechCrunch que, "para oferecer a melhor experiência para o usuário, o Twitter testa frequentemente centenas de novos recursos com pequenos grupos de usuários".

Chamado “Like”, na versão americana do microblog, a proposta de antes não mudou muito em relação ao que se apresentou neste mês, quando o link aparece também em português. Antes, o botão para marcar tu[ites chamava-se “Favorite” (em inglês), e “Favoritar” na versão brasileira.

Em maio de 2012 o Twitter publicou em seu blog oficial uma nota sobre experimentações, em que dizia realizar constantes alterações no design da rede, para saber quais são as mais bem recebidas para, só então, trabalhar sobre elas e oferecer um melhor serviço aos usuários. Em setembro deste ano, o blog voltou a falar sobre o assunto sem dar previsão de lançamentos.

Diante de tantos testes é difícil saber se o Twitter trouxe o botão “Curtir” para ficar, ou não. A rede social não comentou rumores publicamente, nem retornou aos pedidos de comentários. Ao clicar sobre "Curtir", atualmente, a rede insere uma estrela no tuíte, lista no perfil do usuário os posts "curtidos" (em seção privada) e informa ao autor da mensagem quem "curtiu" seu tuíte.

Mas, ainda fica a dúvida: o Twitter precisa de um botão “Curtir”, "Favoritar" ou "Ler depois"?

Seu Twitter está dando unfollow sozinho? Entenda o motivo no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wilber Barra
    2013-11-12T09:07:27

    Qm usa esse lixo de Twitter ? coisa de retardado e famoso, fora q ele é um facebook piorado

  • Bartolomeu Palpiteiro
    2013-11-02T11:50:03  

    Twitter é coisa pra desocupado!

    recentes

    populares

    • Bartolomeu Palpiteiro
      2013-11-02T11:50:03  

      fato

  • Vitor Santos
    2013-11-02T11:22:16

    É melhor o botão Favorito, mas Curtir é legal também, mas o Facebook já copiou foi muita coisa do Twitter também, então, estão nos kits.