Sistemas Operacionais

30/11/2013 09h14 - Atualizado em 30/11/2013 09h14

WhatsApp ou WeChat? Descubra qual é o melhor mensageiro

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O WhatsApp e o WeChat são aplicativos para dispositivos móveis que funcionam como uma alternativa ao SMS. Com eles é possível trocar mensagens de texto e áudio, além de arquivos de fotos e vídeos. Apesar de ambos atuarem como mensageiros, os programas apresentam funções distintas. Neste comparativo, o TechTudo mostra as semelhanças e diferenças entre os apps. Confira e escolha o seu preferido.

WhatsApp (Foto: TechTudo)WhatsApp é comparado com o WeChat. Qual vence? (Foto: TechTudo)

Funções

Os dois aplicativos permitem o envio de diversos tipos de mídia. É possível trocar mensagens de texto e áudio, além de arquivos de vídeo e fotos. Neste quesito, entretanto, o WeChat leva vantagem por trazer também a opção de fazer chamadas de vídeo semelhantes ao Skype.

wechat (Foto: WeChat permite chamadas de vídeo (Foto: Divulgação))WeChat permite chamadas de vídeo (Foto: Divulgação/WeChat)

Além disto, o WhatsApp limita os contatos à lista do telefone do usuário, enquanto o concorrente chinês permite conhecer outras pessoas através de recursos como o “Olhar ao Redor” (que gera uma lista com usuários que estejam na mesma área) e o “Agitar” (que permite encontrar pessoas ao redor do mundo que estejam agitando o celular no mesmo momento).

O WeChat também possui recursos sociais que permitem compartilhar fotos através do perfil público do usuário, de modo que outros possam ver e comentar. O aplicativo tem uma versão para desktop com menos opções de uso, que só pode ser acessada escaneando um código QR no smartphone. Deste modo, a conta do celular fica ligada ao computador, o que permite que o usuário troque arquivos entre os dois dispositivos. Não existe uma versão oficial do WhatsApp para desktop.

Facilidade de uso

Os dois aplicativos são fáceis de usar e são equipados com configurações semelhantes. O WhatsApp é mais dependente dos botões do aparelho para encontrar as opções, enquanto o WeChat traz em sua interface o acesso para as abas dos principais recursos, inclusive para as configurações.

Trocar a conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Straitstimes.com)O WhatsApp permite notificações individuais ou em grupo (Foto: Reprodução/Straitstimes.com)

As opções são mais completas no WeChat, incluindo as de privacidade, inclusive pelo fato de o programa permitir conversar com pessoas fora da lista de contatos. No que diz respeito às notificações, o WhatsApp conta com mais alternativas permitindo que o usuário receba alertas diferentes para mensagens individuais, de grupo ou múltiplas.

Preço

Para evitar publicidade, WhatsApp optou cobrar pelo serviço (foto: Reprodução/João Kurtz)Para evitar publicidade, WhatsApp optou cobrar pelo serviço (foto: Reprodução/João Kurtz)

O WhatsApp tem uma política de não exibir propaganda. Mas isto vem com um preço: o serviço só é gratuito no primeiro ano. Após este período, ele começa a cobrar pelo serviço um valor que varia de US$ 0,99 (cerca de R$ 2,05) por um ano até R$ 7,27 por cinco anos.

Já o WeChat funciona de forma diferente: ele aposta na venda de emoticons personalizados e em jogos embutidos no aplicativo (no momento, apenas um deles está disponível, e somente na versão para iOS).

WeChat tem mais recursos que WhatsApp, mas os dois têm funções diferentes

O WhatsApp foi um aplicativo que revolucionou a forma de se comunicar entre smartphones e serviu de inspiração para outros aplicativos do gênero, a exemplo do WeChat. Apesar do WeChat ter mais recursos do que o primeiro, ainda assim, se você busca por um app para mandar mensagens exclusivamente para seus amigos, o WhatsApp é a escolha certa.

Quer saber se o WeChat funciona no iPod? Descubra no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Ricardo
    2017-01-11T12:16:51

    Eu infelizmente tenho que usar o whatsapp, pois no Brasil ainda reina absoluto e c/ sobras, mas o Viber é de fato o melhor só parei de usar pq a maioria dos meus contatos já usam whatsapp e os poucos que eu tenho aboliram o Viber, já o WeChat nem posso falar, pois tenho poucos amigos no exterior e os mesmos usam o whatsapp também.

  • Ale Soares
    2013-11-30T20:47:25  

    Se fossemos comparar orkut com facebook, diriamos que whatsapp é orkut e facebook é o wechat. Tenho varios amigos fora do país, e no mundo todo a maioria das pessoas só usam wechat, só no Brasil usam whatsapp, a unica desvantagem como uma pessoa disse é que qse ninguem usa wechat no Brasil. Porém Wechat é mto melhor , tanto na interface que é mais bonita, qto na hora de adicionar amigos, é só vc botar o nome de usuario que vc add a pessoa. Ja whatsapp, vc precisa bota o numero na lista de contato, e as vezes add quem vc nem quer. WECHAT é o futuro, whatsapp está com os dias contados.

    recentes

    populares

    • Ale Soares
      2013-11-30T20:47:25  

      kkkk. o Viber tem chamadas de audio. Eu fui usar uma vez, me diz se consegui com os serviços de internet movel aqui no Brasil. Jamais que voce consegue uma chamada de video, so mesmo se vc usar um tim beta 4G ou usar o macete da oi, mas seu amigo tera que fazer o mesmo.

    recentes

    populares

    • Ale Soares
      2013-11-30T20:47:25  

      Que macete é este da Oi? Vc pode me ensiar a usar?

  • Cloves Ferreira
    2016-06-12T23:06:13

    Só tem comentários de 3 anos atrás

  • Darkus
    2013-12-01T14:55:05  

    Depois que conheci o VIBER praticamente abandonei o Watsapp. A opção de instalar em computadores e poder digitar de lá é incomparável. É como uma mistura de Watsapp com o antigo MSN. =D

    recentes

    populares

    • Darkus
      2013-12-01T14:55:05  

      Viber é bom mesmo.. uso bem antes do whatsapp ou weChat xingling

    recentes

    populares

    • Darkus
      2013-12-01T14:55:05  

      Viber é muito superior ao WhatsApp. Já o Wechat não posso falar porque não conheço.

  • Dexter Holland
    2014-02-24T23:26:24

    Verdade que o WhatsApp é moda somente aqui. O brasileiro fala mal do americano, dizendo que é um povo doido por modas, mas é mais fanático que os ianques. Estudo inglês pela Internet e converso com muitos americanos e outros cidadãos de língua inglesa. Quando pergunto se têm WhatsApp, a maioria diz que não e nem sabe o que é. Só conhecem mais o Skype, Facebook Messenger, Twitter, Kik etc. Até durante o auge do MSN no Brasil, uma colega americana ficou admirada, quando falei que o MSN era febre aqui, pois não era muito usado lá.

  • Michel Silva
    2013-11-30T12:43:22  

    O povo Brasileiro e cheio de modinha mesmo ne, incrivel. Por que ter um app estranho se tem o skype que e seguro, gratis, nao tem bugs e etc. Mas o povo brasileiro adora modismo. um app que surgiu agora e faz a mesma coisa q o skype ou yahoo msg que estao ai por muitos anos. Daqui uns dias some pq pessoas gostam de estato. Aceitam qualquer pessoa. Esses aplicatinos ou redes sociais de modo geral deviam ser proibidos pra menores de 18 anos tendo q provar com algum documento valido. Eu odeio redes sociais, perdeu o valor a muito tempo tea sem controle sem nocao. tem quem quer e nao reclamem.

    recentes

    populares

    • Michel Silva
      2013-11-30T12:43:22  

      Fala sério, que "modinha"? o Whatsapp pega ate em Simbyam. Agora o skype vc nao consegue fazer login nem no Windows Phone 7.x. Se a própria Microsoft não da valor pra fazer um app descente para sua plataforma, por que nós vamos dar?

    recentes

    populares

    • Michel Silva
      2013-11-30T12:43:22  

      Danilo Macedo o cara fala que o skype eh otimo. Aih vamos ver, o Skype eh da microsoft, o Windows Phone eh da microsoft. Agora tenta fazer login no skype usando a conta da microsoft num windows Phone 7.x. tu nao consegue, faz uma pesquisa no google que tu confirma isso. Ou seja, de que serve o Skype no meu Lumia windows Phone 7.10? ORRA NENHUMA. o que adianta o Whatsapp?? TUDO. mais de 60 pessoas usando esse app.

  • Matheus Santos
    2013-11-30T15:08:28  

    Niguém usa esse lixo de WeChat, se toquem. Vocês ficam tentando empurrá-lo com artigos-propagandas. Whatsapp domina, não tem jeito. Invistam tempo e recursos em algo novo.

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2013-11-30T15:08:28  

      os dois são bons. tenho os dois, mais viber + mais line . estou 100% conectado por todos os canais. deixa d ser paga pau de whatsapp q c n ganha nada com isto.

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2013-11-30T15:08:28  

      Ale Soares Vamos comparar dessa forma aqui. Whatsapp: número de contatos: 67. Wechat: número de contatos:2 Ja ate exclui o Wechat.

  • Marcelo Farias
    2014-02-07T13:56:28

    Aff, so porque o Neymar faz uma propaganda que fazem uma noticias dessas. Vamos comparar dessa forma aqui. Whatsapp: número de contatos: 67. Wechat: número de contatos:2 Ja ate exclui o Wechat.

  • Matheus Cruz
    2013-12-03T10:04:57

    A globo fazendo propaganda para WeChat, ja que tem vinculos.

  • Thiago
    2013-12-04T18:50:50

    Só vejo uma opção vantajosa do wechat em relação ao whatsapp,que é a privacidade que vc tem,já que dá pra fazer logout e quando alguém vai mexer no aparelho,não tem essas de fuçar nas conversas.

  • Fernando Souza
    2013-12-02T12:54:42

    Acho que a matéria deveria ser Whats Up x Viber, e nessa disputa ficaria com o Viber por ter vários recursos legais entre eles chamada por voz.

  • Carlos Ribeiro
    2013-12-01T10:15:04

    WeChat sem comparação e é mais usado no mundo que o whatsapp.

  • Sandro Carmo
    2013-12-01T08:33:17  

    Ale, você poderia me explicar como saber se o meu contato está on-line no WECHAT ??

    recentes

    populares

    • Sandro Carmo
      2013-12-01T08:33:17  

      No Iphone pelomenos , o próprio app te avisa que entrou alguém (sic).

  • Saulo Freire
    2013-12-01T04:02:36

    whatsapp superou até o facebook, como vocês vem com esse papo de wechat?

  • André Bragança
    2013-12-01T01:38:43

    Quanto a "Techtudo" ganhou pra fazer propaganda descarada do WeChat???

  • Warren Buffet
    2013-12-01T00:22:53  

    já comecem a baixar o WeChat pq em breve vai ser o do momento!!

    recentes

    populares

    • Warren Buffet
      2013-12-01T00:22:53  

      Estive na China durante 2 meses e la todo mundo só usa wechat, e no mundo todo o wechat vem dominando, é questao de tempo pro whatsapp ficar para tras, pois wechat é melhor em tudo.. alem de ser de graça para sempre. Qdo voltei pro Brasil fiz todos meus amigos fazerem wechat, e todos acham melhor que whatsapp.

  • Roger Oliveira
    2013-11-30T20:15:47

    Acho que o WeChat tem recursos interessantes mas nada que deixe o WhatsApp para trás, mas o ponto negativo para mim é que as pessoas não conversam muito pelo WeChat.

  • Marcos Sbrugnera
    2013-11-30T20:09:33

    Techtudo.. desiste.. WhatsApp é o melhor !!!

  • Anderson Silva
    2013-11-30T18:59:53

    WhatsApp & WeChat = LIXO DE PROGRAMA

  • Sebástian Freire