Fabricantes

02/11/2013 12h52 - Atualizado em 02/11/2013 12h52

Windows 8.1: dez aplicativos grátis para turbinar o seu computador

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Windows 8.1 conta com ótimos aplicativos na loja virtual da Microsoft. Há uma boa variedade de jogos, mensageiros, serviços de anotações, editor de foto e muito mais na Windows Store. Muitos são gratuitos e se somam aos aplicativos nativos do Windows 8.

Vai instalar o Windows 8.1? Saiba quais são os requisitos de sistema

Veja a lista abaixo com dez ótimos aplicativos grátis e aproveite o novo sistema operacional.

1) Adobe Reader Touch

Adobe Reader Touch (Foto: Divulgação/Adobe)Adobe Reader Touch (Foto: Divulgação/Adobe)

O Adobe Reader Touch é a versão do leitor de PDF da Adobe desenvolvida especialmente para o Windows 8. Além de ler os arquivos, o usuário pode realizar busca por texto, fazer anotações, destacar palavras ou trechos e compartilhar o documento com outros programas.

Como o nome sugere, ele é otimizado para telas sensíveis ao toque. Portanto, se você possui um notebook híbrido, aproveite. Se você um computador desktop tradicional, com teclado e mouse, é aconselhável usar a versão original para Windows 8 do Adobe Reader.

2) Evernote Touch

Evernote Touch (Foto: Divulgação/Evernote)Evernote Touch (Foto: Divulgação/Evernote)

O bloco de anotações e armazenamento em nuvem mais popular do momento também ganhou uma versão especial para os usuários do Windows 8. O aplicativo tem como função oferecer uma maneira fácil de anotar qualquer coisa que seja necessária: links importantes, pensamentos, contas, ideias etc. O Evernote sincroniza tudo o que for salvo com os demais dispositivos que você tenha, facilitando localizar e editar as informações posteriormente.

3) Fhotoroom

Fhotoroom (Foto: Divulgação/Supporting Computers Inc)Fhotoroom (Foto: Divulgação/Supporting Computers Inc)

O Fhotoroom é um aplicativo gratuito que permite capturar, importar, editar e compartilhar fotos no Windows Phone e também no Windows 8. Ele oferece mais de 80 ferramentas de edição, além de uma grande variedade de filtros, molduras e ajustes de luz predefinidos. O programa suporta formatos JPG, PNG e TIFF, além de mais de 150 tipos de RAW diferentes.

4) IM+

IM+ (Foto: Divulgação/SHAPE GmbH)IM+ (Foto: Divulgação/SHAPE GmbH)

O IM+ é um programa gratuito que reúne os principais serviços de mensagem instantânea, tais como Facebook, Skype chat, Google Talk, AOL/AIM/iChat, Yahoo!, ICQ e vários outros. É possível vincular múltiplas contas ao aplicativo, integrando as listas de contatos dos diferentes mensageiros, além de criar chats em grupo. Tudo isso usando uma única interface gráfica.

5) VLC Media Player

VLC Media Player (Foto: Reprodução/Techtudo)VLC Media Player (Foto: Reprodução/Techtudo)

Gratuito para testar no Windows 8 e fácil de usar, o VLC Media Player alcançou sucesso rapidamente entre os reprodutores de mídia. Além de tocar áudio e vídeo, ele permite personalizar e sincronizar legendas, alterar a própria interface e realizar ajustes avançados, como equalizar som e melhorar brilho e contraste dos frames. Há também um serviço próprio de captura de tela, que impede que o print saia “borrado” entre outros recursos do software.

6) Netflix

Netflix (Foto: Divulgação/Netflix)Netflix (Foto: Divulgação/Netflix)

Famoso serviço online de exibição de séries e filmes, o Netflix ganhou uma versão para Windows 8 com interface intuitiva e fácil de usar. Basta criar uma conta para acessar um catálogo virtual enorme, que também inclui músicas e é transmitido via streaming de Internet.

7) Palco MP3

Palco MP3 (Foto: Divulgação/Studio Sol Comunicação Digital)Palco MP3 (Foto: Divulgação/Studio Sol Comunicação Digital)

O Palco MP3 é um acervo virtual com mais de 500 mil músicas produzidas por artistas brasileiros independentes no Android e no Windows 8. O aplicativo permite realizar buscas através do estilo musical, artista ou região do país. Além disso, ele fornece informações sobre cantor e compositor, tem galeria de fotos e disponibiliza a letra que está sendo executada.

8) Skype

Skype (Foto: Divulgação/Skype)Skype (Foto: Divulgação/Skype)

Embora atualmente seja desenvolvido pela Microsoft, o Skype não vem com o Windows 8, por isso, é preciso baixá-lo. Usuários de Windows 8.1 já tem o software pré-instalado. Usar o VoIP da fabricante pode significar uma economia enorme no orçamento, uma vez que ele permite realizar chamadas de voz e/ou vídeo (até internacionais) gratuitamente via Internet. A versão atual é pensada especialmente para o sistema operacional e consome pouca energia.

9) TuneIn Radio

TuneIn Radio (Foto: Divulgação/TuneIn)TuneIn Radio (Foto: Divulgação/TuneIn)

O TuneIn Radio é um aplicativo gratuito que reúne mais de 60 mil rádios do mundo inteiro, incluindo o Brasil. Assim, é possível ouvir músicas, notícias, esportes e programas em um só lugar, fazendo buscas pelo filtro que julgar melhor – artistas favoritos, cidades, idioma e outros. Tudo isso com excelente qualidade sonora, e também disponível no Windows 8.

10) Xbox SmartGlass

Xbox SmartGlass (Foto: Divulgação/Microsoft)Xbox SmartGlass (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Xbox SmartGlass permite usar o dispositivo Windows 8 como uma segunda tela que funciona de forma interativa com o console Xbox 360. Os aparelhos passam a funcionar em conjunto, fornecendo informações como ranking e listas de troféus. Alguns jogos oferecem uma integração ainda maior, gerando estatísticas ou permitindo gerenciar a trilha musical do game em execução. Os jogadores também podem navegar pelos menus do Xbox usando o computador (notebook ou desktop) ou o seu tablet como se fosse um controle remoto.

Quer saber o que há de novo na versão final do Windows 8.1? Confira no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabrielle
    2014-08-05T08:47:42  

    O windows 8.1 é bom recomendo =)

    recentes

    populares

    • Gabrielle
      2014-08-05T08:47:42  

      fico triste estragaran o winsdows 7.0 no Not H.P era ums dos melhores not , não Recomendo para ninguem 8.1

  • Alexandre Lima
    2013-11-03T00:45:33  

    Meu Windows 8 funcionava muito bem com outros programas, porém, com o Windows 8.1 parece que ninguém está preparado. EU ACHEI UMA PORCARIA !!! Deu incompatibilidade com muitos programas que funcionavam bem com o Windows 8. A diferença é tão tonta e tosca que eu acho que nem mesmo deveria ter lançado essa atualização. Até mesmo o que poderia ser vantagem, o Internet Explorer 11, está dando problemas técnicos como ficar com propaganda do tipo Pop Up sem fechar, entre outras coisas. Vou ter que instalar novamente o meu Windows 8 e os demais programas. WINDOWS 8.1 achei um LIXO ! Não recomendo.

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2013-11-03T00:45:33  

      engraçado, que aqui eu não tive nenhum tipo de problema de incompatibilidade. Acabei de migrar do windows 7 pro 8.1 e achei o sistema muito bom

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2013-11-03T00:45:33  

      daqui 6 mese rodo o 8.1 aqui... até lá eu deixarei os beta testers da MS fazerem o trabalho

  • Leonilson Gomes
    2013-11-02T19:40:30

    Outros que recomendo: Facebook, Twitter, Foursquare, Box, Shazam, MetroTube, e tem muitos jogos viciantes grátis!