Plataformas online

23/11/2013 04h10 - Atualizado em 23/11/2013 11h01

Xbox One: confira as primeiras impressões do console da Microsoft

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

O Xbox One já está entre nós. O novo console da Microsoft chegou às lojas brasileiras nesta sexta-feira (22) por R$2.299. E como não poderia deixar de ser, o TechTudo já está com o videogame - e após algumas horas de uso, o videogame da Microsoft já deixou impressões marcantes. Veja como foram os testes:

Quer ver o Xbox One que chegou no Brasil? Veja as fotos com todos os detalhes

Xbox One (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)Xbox One: nova geração é bem robusta, mas praticamente não aquece (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)

Console e Design

Com uma caixa característica na cor verde, predominante na versão comum (a versão Day One Edition esgotada na pré-venda tinha a caixa na cor preta), os jogadores recebem o console, um sensor Kinect, um controle sem fio, um fone de ouvido para bate-papo com adaptador de volume, Cabo HDMI, Wi-Fi interno e HD interno de 500 GB. Todos os elementos embalados e separados em compartimentos separados.

O design do console merece destaque. Embora o Xbox One seja extremamente pesado, suas linhas conseguem retirar um pouco da aparência rudimentar do aparelho, passando a sensação de algo extremamente moderno e estilizado. Seu sistema de ventilação ocupa 50% da parte superior, porém os mais desavisados podem acreditar que as linhas diagonais não passam de um recurso estético. Ponto para a Microsoft.

Periféricos

O acabamento do videogame está incrível! Da embalagem aos periféricos, tudo parece se encaixar perfeitamente na nova proposta da empresa, que tenta oferecer um conteúdo de alta qualidade para toda a família. Entre os acessórios, podemos destacar o headset, capaz de se conectar ao controle de uma forma única, sendo prático e funcional ao mesmo tempo.

Por falar em controle a versão do Xbox One recebeu alterações satisfatórias. O dispositivo se encaixa perfeitamente nas mãos. A precisão do analógico foi aprimorada, além do próprio direcional, que parece bem mais seguro. Os gatilhos estão mais macios, enquanto o RB e o LB continuam com o mesmo aspecto.

Xbox One (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)Controle do Xbox One está muito mais confortável de se manusear (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)

Menus

Os menus do Xbox One são personalizáveis. O jogador pode selecionar a cor predominante dos ícones ou fixar atalhos na tela principal. Os recursos são oferecidos em um formato que possibilita que os usuários tenham uma experiência única, voltada para características pessoais na maioria das opções.

Sofrendo uma influência clara e esperada do Windows 8, os menus do Xbox One trazem um ambiente familiar, principalmente para quem já é usuário do sistema operacional atual da Microsoft. Os ícone em formatos quadrados e as cores chapadas oferecem um aspecto limpo e funcional.

Aplicativos

A tela de aplicativos segue a mesma proposta das demais, porém os serviços aqui são extremamente variados. Entre os disponíveis estão o Sky Drive, Xbox Vídeo, Upload Studio, Machinima, Sky Online, Xbox Music, YouTube, Twitch, Uplay, Skype, TED, Telecine Play, Crackle e Netflix.

Xbox One (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)O botão do Xbox One é bem sensível, mas bem mais discreto que o da geração anterior (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)

Pequenos downloads são exigidos no primeiro acesso, disponibilizado de acordo com a empresa responsável pelo serviço. Algumas funcionalidades são gratuitas, porém outras exigem a assinatura da Xbox Live Gold ou até uma terceira autorização de acesso, como é o caso da Netflix.

Desempenho e jogos

Ao ligar o console pela primeira vez os jogadores encontram uma atualização de 500MB. Embora seja extremamente desagradável para usuários com conexões lentas, o download é obrigatório para o funcionamento do aparelho. A partir daí tudo é extremamente personalizável.

Os usuários serão encaminhados para uma série de passos que exigem conexão com a internet, conta da Microsoft e sincronização do Kinect.

Atualmente a live do Xbox One não traz opções de demonstração de jogos em sua tela principal. Para encontrar estas versões é preciso utilizar a busca do console, o Bing, para achar os demos de jogos como Fifa 14 e NBA2K14. Os usuários podem também adquirir os games através da rede pelo preço médio de R$ 199. Entre os disponíveis estão os aguardados Dead Risisng 3, Ryse: Son of Rome e Killer Instinct. Também é possível baixar serviços gratuitamente, como é o caso do Xbox Fitness.

As versões virtuais dos games mais esperados do console são pesadas. Ryse: Son of Rome possui 34.94 GB, enquanto Call of Duty: Ghosts chega com 39.5 GB. Grande parte dos jogos possui um tamanho aproximado, porém títulos como Fifa 14 não ultrapassam 10 GB.

Xbox One (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)Kinect do Xbox One: câmera é surreal de boa (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)

Upload Studio

Um dos principais diferenciais do Xbox One é o Upload Studio. Com o serviço é possível capturar seus melhores momentos no console com o DVR de jogos e gravar um vídeo simultâneo com o Kinect. Também é possível cortar, utilizar efeitos especiais, compartilhar as criações através da Live Gold pelo Xbox One e transmitir o conteúdo para o mundo através do Sky Drive. O único problema é que os vídeos podem durar apenas até cinco minutos.

Gráficos

Ryse: The Son of Rome é sem dúvidas um jogo graficamente espetacular. A movimentação dos personagens beira a perfeição, enquanto a expressão facial e a ambientação estão entre os mais impressionantes dos últimos anos na indústria dos games. O título abre a nova geração com uma perspectiva excelente. Outros jogos apresentam características semelhantes. Cada vez mais reais, parece que os gráficos serão cada vez mais o melhor dos consoles.

Xbox One (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)Na caixa vem o Xbox One, um controle, o Kinect e, na edição que testamos, um headset (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)

Kinect 

A nova versão do Kinect é plasticamente mais robusta, porém as opções testadas mostraram que o dispositivo por enquanto se trata apenas de uma versão turbinada do anterior. Entre os destaques do aparelho está a possibilidade de se jogar em ambientes menores, exigindo que um usuário fique a cerca de 1,4m de distância do sensor. Ele tem excelente precisão e uma resolução incrível, reconhecendo pessoas em distâncias consideráveis.

E você, já está com o Xbox One? Participe do nosso fórum

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hudson Rocha
    2013-11-23T22:02:12  

    LB e RB fico horrível de apertar!!!!!! Arruma de um lado e estraga do outro..........

    recentes

    populares

    • Hudson Rocha
      2013-11-23T22:02:12  

      Os gráficos são realmente muito melhores do que o do 360?

    recentes

    populares

    • Hudson Rocha
      2013-11-23T22:02:12  

      graficos Ficaram muito melhor

  • Guilhem Melo
    2013-11-24T15:41:14  

    O que mata é a atualização de 500MB eterno

    recentes

    populares

    • Guilhem Melo
      2013-11-24T15:41:14  

      Outro Rafael Araújo?

    recentes

    populares

    • Guilhem Melo
      2013-11-24T15:41:14  

      ?

  • Lucas Marques
    2013-11-24T19:37:53  

    Um monte de trocha falando chupa sony, e nao percebe q ta pagando 2.300 em um xbox q custa um pouco mais de 900 R$! Povo brasileiro continua sendo trocha.

    recentes

    populares

    • Lucas Marques
      2013-11-24T19:37:53  

      vc só pode estar doido né.. pior é pegar 4 mil no PS4 sendo q nos EUA ele custa 400 dolares e o XBOX custa 500 dolares..kkkkk .. considerando o EVA americano média de 10% mais 60, 70% de imposto de importação mais frete.. o xbox ainda esta com uma margem pequena... agora o PS4 não, esse sim é um roubo...

    recentes

    populares

    • Lucas Marques
      2013-11-24T19:37:53  

      na verdade o xbox custa lá a 499 dólares, se você tem um pouco de noção vai saber que ele está a 2,30, e você não pagará em cartão de crédito ou débito esse valor de dolar NUNCA na vida, ele vai chegar nos bancos para você a 2,45, 2,50 .. conta simples... 499 dólares x 2,50 = 1247,50.. ai você fala.. brasileiro pe trouxa, ai sim, você coloca o custo dos +7% que se paga imposto por todo produto nos estados unidos ele vai sair por: 533,00 dólares o que vai dar de verdade R$ 1332,00 ai você tem que colocar os impostos + lucro da revenda que vai dar o valor de 2399,00 No Brasil.. o CUsto Brasil

  • Genilson Santos
    2013-11-27T12:59:20

    vou esperar lançar o pes para nova geração, pois só com o fifa não dá.

  • Mario Santos
    2013-11-26T15:28:54  

    Só compro o meu quando lançarem Street Fighter, Tekken e outros do gênero! Por enquanto, deixo passar!

    recentes

    populares

    • Mario Santos
      2013-11-26T15:28:54  

      Street Fighter vai ter uma nova atualização, o "Ultra Street Fighter 4", é bom provável que lancem pra PS4 e XOne...

  • Marcelo Dag
    2013-11-26T14:03:48

    Negocio era ter XOne, PS4 e PC gamer, (e um macbook so por estilo) pra nao ter erro.

  • Diego Silva
    2013-11-24T16:31:37  

    Com certeza é um novo estímulo para quem quer entrar na nova geração! XBOX One ao meu ver e com imparcialidade superou o PS4 no lançamento..

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2013-11-24T16:31:37  

      soh no Brasil, ou se esqueceu que so aqui aconteceu essa palhacado do preco do PS4? e que o X One foi lancado so em 22 paises? O PS4 esta em 269 paises e ja vendeu uma estratosfera de unidades somente nos USA e Canada, sexta-feira sai pra nos, e pro resto do mundo.

  • Ricardo Gava
    2013-11-24T09:01:17  

    Galera, existe alguma diferença comprar o Xbox aqui ou nos EUA, além do preço ? Digo em relação a compatibilidade de jogos, existe algum divisão por região, como nos aparelhos de DVD?

    recentes

    populares

    • Ricardo Gava
      2013-11-24T09:01:17  

      Matheus Santos está perguntando se ha alguma diferença, e isso engloba tudo, em relação a jogos não tem problemas, já os filmes em dvd a nossa região brasil é diferente, é região 4, enquanto os EUA e Canada são 1! portanto filmes em dvd só irão rodar se forem região 1 ou região free!

    recentes

    populares

    • Ricardo Gava
      2013-11-24T09:01:17  

      Franck Peffan isto pode ser facilmente alterado nas configurações do console, inclusive, comandos de voz. Já possuem alguns vídeos no YouTube que mostram isso.

  • Sektor
    2013-11-24T23:08:57  

    Dúvida, se "ganho" um destes de presente e não tenho internet, como fica? Não vou poder jogar?

    recentes

    populares

    • Sektor
      2013-11-24T23:08:57  

      Sem internet? Devolve o seu 'presente' e volta pra sua caverna.

    recentes

    populares

    • Sektor
      2013-11-24T23:08:57  

      Claro que sim, o console só pediu para atualizar porque foi ligado a internet!

  • Airton Deus
    2013-11-25T08:32:08

    XOne vem em mim...!!!!!

  • Urioswaldo Saramanduca
    2013-11-24T02:03:15  

    Comprar console no lançamento é só pra fanboybobo mesmo...

    recentes

    populares

    • Urioswaldo Saramanduca
      2013-11-24T02:03:15  

      Eae Guilhen melo, passa pra mim Cara, tbm quero comprar um mais por 2300 nao dá por enquanto.....

    recentes

    populares

    • Urioswaldo Saramanduca
      2013-11-24T02:03:15  

      Guilhem esse foi o preço gasto pro assalto né falou valeu

  • Eliseu Corrona
    2013-11-25T08:25:20

    Fala galera. Tá em oferta no site "DescontoGames".... R$ 2.069,10... Aquele abraço.

  • Matheus Santos
    2013-11-24T10:34:05

    Minha Prateleira já esta montada , Só falta comprar esse video-game ( Melhor da atual geração ) Xbox One seu lindo ... vem em janeiro aki pra casa ...

  • Sousa Gouve
    2013-11-24T00:56:04

    Não é edição limitada , o console não vai fugir ...... , então o certo para nós Brasileiros (donos do maior imposto do mundo) é esperar e ficar ligado sobre esses erros , agora quem tem condição gastar 2300/4000 comprem há vontade pois os consoles são fantásticos

  • Paulo Gabriel
    2013-11-24T00:32:40

    Pra mim, se fosse uma caixa de madeira com um buraco pra colocar o CD e jogar já estava feliz. Querem vídeo game bonito pra que? Fúteis.

  • Marcelo Marques
    2013-11-23T22:21:14

    Perfeito.... Sou pobre e vou ter que esperar até Fevereiro pra ter um desses brinquedos dos sonhos.. Wooow

  • Rafael Borges
    2013-11-23T16:51:22

    Comprar esses consoles agora é coisa de quem ta com dinheiro Sobrando, por que todo mundo sabe que existe um politica(Eu acho proposital) de consoles, que logo ao seu lançamento ele não vem perfeitos, sempre com um probleminha ou outro de aquecimento e leitor. Apesar que esse povo que compra agora é fundamental para melhorias dos próximos já que para saberem aonde deixaram a desejar as empresas precisam receber criticas, ai começam a lançar um console mais lapidado então galera compre ai digam os defeitos que depois compro um mais aperfeiçoado ;)

  • Osvaldo Neto
    2013-11-23T13:57:38

    PS4$K ou XBOX CONE?

  • Rafael Ferrerira
    2013-11-23T10:58:28  

    o xbox one é espetacular,superou minha espectativa principalmente com o jogo ryse que pra mim até agora é o jogo mais brilhante que eu ja vi para um console, a sony que se cuide heim.pq com esse preço vai perder muito cliente para o xbox

    recentes

    populares

    • Rafael Ferrerira
      2013-11-23T10:58:28  

      Flávio José ta certinho vc

    recentes

    populares

    • Rafael Ferrerira
      2013-11-23T10:58:28  

      A Sony tem mais é que se ferrar mesmo, ela pensa que brasileiro é palhaço. Vou esperar o preço do Xbox One baixar mais ai talvez eu compre um.

  • Alessandro Silva
    2013-11-23T13:17:57

    Não tiro o merito dos Consoles da Sony e Microsoft pois estão em outro patamar tenho raiva quando comparam com os Consoles da Nintendo. A Nintendo, sempre inova em tecnologia, jogabilidade e diversão, 80% dos seus jogos são ótimos para bom a Nintendo não precisa ter melhores gráficos, pois ela tem seu tempo em aprimorar a cada geração, já existem empresas que o foco é somente gráfico e 80% dos seus jogos são ruins para péssimos em matéria de diversão e jogabilidade.

  • Warley Bennington
    2013-11-23T11:46:40

    To muito animado com essa nova geração de consoles. gráficos e jogabilidades perfeitas é tudo de bom. Eu sou fã do Playstation. mais devo confessar que o one tbm é um excelente console. o ruim do one, é que ele é super grande e parece mais um Video Cassette. poxa o que é bom deve ser bonito tbm, só acho. Mais enfim.. que comece a nova geração de consoles. \o/