18/12/2013 15h25 - Atualizado em 18/12/2013 15h33

App analisa foto do seu sangue para medir níveis de colesterol

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA, desenvolveram um acessório que consegue medir o nível de colesterol no sangue usando a câmera de um smartphone. Para isso, basta colocar uma gota de sangue no equipamento, que se acopla à câmera - que precisa ter flash - do telefone e analisa os dados para o exame em um aplicativo. 


Acessório, em conjunto com aplicativo, transforma smartphones em medidores de colesterol no sangue (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Acessório, em conjunto com aplicativo, transforma smartphones em medidores de colesterol no sangue (Foto: Reprodução/Mashable))Acessório, em conjunto com aplicativo, transforma smartphones em medidores de colesterol no sangue (Foto: Reprodução/Mashable)


Hoje em dia, iPhone 5 vale a pena? Veja e participe do Fórum

Em um artigo na revista ‘Lab on a Chip’, os criadores explicam que o acessório contém um reagente que consegue relacionar o nível de colesterol no sangue com diferentes tonalidades de cores – processo semelhante ao que é usualmente feito em laboratórios. O desafio, porém, foi projetar um gadget que pudesse ser preso ao celular, exatamente sobre o flash e a câmera do aparelho, de modo qualquer telefone pudesse captar a cor emitida pelo reagente.

Não há previsão de quando o app e o dispositivo de acoplamento estarão disponíveis no mercado, mas o laboratório já está trabalhando em um novo aplicativo de smartphone que poderá determinar também os níveis de vitamina D.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Gomes
    2013-12-19T13:24:13

    Itens importantes como este deviam chegar mais rápido ao mercado. Inclusive podendo salvar vidas.