17/12/2013 12h02 - Atualizado em 17/12/2013 12h02

Bloqueador de xing-ling da Anatel pode desativar dois a cada 10 celulares

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O sistema da Anatel que vai bloquear aparelhos não homologados deverá entrar em vigor somente após a Copa do Mundo, segundo semestre do ano que vem. Antes previsto para ser ativado no início de 2014, a agência estima que cerca de 20% dos 255 milhões de aparelhos celulares do país sejam inutilizados pelo sistema, segundo dados próprios.

XIng lings são alvo da Anatel, mas iniciativa pode barrar também celulares originais comprados no exterior (Foto: Divulgação/Oppo) (Foto: XIng lings são alvo da Anatel, mas iniciativa pode barrar também celulares originais comprados no exterior (Foto: Divulgação/Oppo))Xing lings são alvo da Anatel, mas iniciativa pode barrar também celulares originais comprados no exterior (Foto: Divulgação/Oppo)

As operadoras passarão a alimentar uma base de dados contendo o IMEI de todos os modelos homologados, que passaram pela inspeção técnica da Anatel. Ao ser habilitado na rede de uma operadora, o telefone será rastreado pelo sistema, que liberará o acesso dependendo deste número.

Você sabe o que é o IMEI do celular? Saiba mais sobre este assunto no TechTudo

Aparelhos não homologados serão sumariamente bloqueados para originar e receber chamadas, SMS, assim como acessar a internet via rede de dados. A lista inclui todas as réplicas e celulares sem marca importados – os famosos xing lings –, assim como aparelhos roubados cujos IMEIs foram clonados e bloqueados pela operadora.

Apesar de aparelhos originais comprados no exterior não serem homologados pela Anatel, eles não serão alvo do sistema de bloqueio, desde que os modelos também sejam vendidos no país. Portanto, brasileiros ainda poderão comprar gadgets no exterior e usá-los no Brasil, mas devem se certificar que eles sejam comercializados nacionalmente, como o iPhone 5S ou o Galaxy S4, para citar exemplos.

iPhone trazido de fora vai deixar de funcionar no Brasil? Entenda a polêmica

O mesmo não deverá acontecer com aparelhos fabricados somente no exterior. Há, portanto, um risco de que celulares de estrangeiros visitando o país, por ocasião da Copa, sejam bloqueados pelo sistema. Por conta disso, a Anatel preferiu adiar a nova regra para o segundo semestre de 2014.

O grande objetivo do novo sistema, segundo a Anatel, é combater a comercialização de aparelhos piratas, que respondem por milhões de unidades vendidas no país e são uma das maiores causas de problemas de rede. A esperança é que, com a eliminação desse tipo de smartphone do país, sejam diminuídos os problemas com queda de ligações e qualidade do sinal.

Via Veja e Gizmodo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Machado
    2013-12-18T00:52:36  

    Deviam Bloquear todos os Samsung tambem kkkkkk

    recentes

    populares

    • William Machado
      2013-12-18T00:52:36  

      O os iPhones tb...

    recentes

    populares

    • William Machado
      2013-12-18T00:52:36  

      samsung lixo mal lançou o s6 ja quer lançar um pra competir com o novo da apple que nem foi lançado ainda kkkkk corrigir os erros do bosta copia do iphone 6 nao quer ne

  • Wendel Antunes
    2014-07-25T11:20:56

    O mais incrível é que tenho amigos do Paquistão (isso mesmo, você não leu errado !) que preferem utilizar celulares chineses das operadoras de lá,mesmo pagando roaming pois ainda sim fica mais barato, mas muito mais barato ! diga-se de passagem. E no Paquistão, segundo eles, há somente duas operadoras e não há restrição a compra de aparelhos tampouco problemas de sinal e o péssimo atendimento que encontramos no Brasil. E tem gente ainda que acha que vivemos num sistema capitalista... estamos em pleno mercantilismo onde vc consumidor só pode comprar de quem o governo quer que vc compre.

  • Wendel Antunes
    2014-07-25T11:17:00

    Então vejamos: as operadoras de telefonia prestam um serviço de péssima qualidade, cobram tarifas escorchantes e pressionam a Anatel (que é um cabide de empregos, sem nenhuma relevância prática) para que o cidadão não possa optar pelo produto importado pois elas perdem parte dos lucros com a venda de celulares no país que podem chegam a custar até R$ 3.600,00 ! enquanto no exterior sairia por no máximo R$ 900,00. Assim colocam a culpa nos celulares chineses pela mau serviço que prestam.

  • Hugo Desmascarador
    2014-03-20T21:02:18

    Que desculpa esfarrapada é essa? Atrapalhando avião?! Esse pessoal que quer explorar as pessoas sempre vem com uma DESCULPA TÉCNICA. Esse governo e esta agência tem que acabar! Poderíamos ter boa concorrência com celulares baratos e muitas funções! Se não fossem os CHING LINS o Brasil NUNCA iria ver um celular de 2 ou mais CHIPS! Graças ao chineses o povo pôde ter mais de uma operadora, incentivando a concorrência! Qualquer celular chines vem com televisão fácil, é algo comum nos celulares como um despertador, e as grandes marcas colocam isso como alto luxo! O Brasil precisa se mover!

  • Mrs Dias
    2014-03-17T20:02:15

    O que eles deveriam fazer, mas não fazem, é diminuir as tarifas do pré pago que estão absurdamente abusivas, é isso!!!

  • Gerson Ribeiro
    2014-02-14T12:09:34

    Corrigindo o Xiaomi MI3 e lado a lado com o Galaxy Note 3 e nao com o S4 o qual ele supera com tranquilidade

  • Gerson Ribeiro
    2014-02-14T12:08:23

    So nao entendi o pq da foto de um Xiaomi como xing ling "Pirata" sendo que o Xiaomi MI3 e lado a lado com o galaxy em desempenho,antes de escrever uma materia devia pesquisar sobre as coisas,maioria dos brasileiros só conhece galaxy e iphone sendo que muitas marcas como HTC,Huawei,ZTE,Lenovo e Xiaomi tem celulares de ponta que batem de frente tranquilo com essas

  • Marcelo Alves
    2014-01-25T05:59:38  

    só espero que nao façam palhaçada de bloquear Iphone 5s americano, pois o modelo americano nao é homologado no brasil.....

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2014-01-25T05:59:38  

      Pois bem meu nobre companheiro se vc tem um já era todos os equipamentos que tem IMEI e não são fabricados ou homologado na ANATEL não vão funcionar no Brasil. Vamos espera pra ver que rolo vai dar isso...

  • Augustho Mendonça
    2014-01-02T08:37:01

    Engraçado é que dentro dos presídios os celulares funcionam perfeitamente, sem nenhum tipo de bloqueio. Vai entender....

  • Augustho Mendonça
    2014-01-02T08:36:33

    Engraçado é que dentro dos presídios os celulares funcionam perfeitamente, sem nenhum tio de bloqueio. Vai entender....

  • Beowulf Silvassauro
    2013-12-21T19:00:24

    Ta, mas eles não podem bloquear retroativamente, ou será que vão??

  • Allan Paiva
    2013-12-18T16:01:01  

    Pq quando um aparelho é roubado, você liga para operadora para bloquear, eles pedem o IMEI e o mesmo continua funcionando?

    recentes

    populares

    • Allan Paiva
      2013-12-18T16:01:01  

      Sempre há uma treta, eu acredito que eles clonem um IMEI pra deixar operacional o celular, pra estes casos, acho bom o que a Anatel vai fazer, pois muitos celulares falsos tem IMEI clonado.

  • Paulo Santos
    2013-12-18T12:42:13  

    Acho isso uma palhaçada ... Enquanto fazem isso , não diminuem os valores dos Smartphone de " marcas conhecidas ", acho que isso só serve para favorecer as grandes marcas . E mais ridículo ainda dizer que isso vai melhorar o sinal ... Me poupe né . É dever das operadoras fornecer sinal de qualidade ... sendo pra ligação , SMS e 3G. Brasil , meu Brasil, nosso Brasil .... Aiai , paciência !

    recentes

    populares

    • Paulo Santos
      2013-12-18T12:42:13  

      Acho que se eu criasse um celular, eu venderia no valor que eu quisesse... só acho!

  • Júlio César
    2013-12-18T15:00:33

    A única que concordo é a questão dos aparelhos roubado! Aí sim, pq tá dificil convivier com os assaltos aqui no Brasil, só tem ladrão pq alguém na outra ponta vai comprar. Sem contar os fasificados, que estão aos montes! Agora, bloquear alguns aparelhos acho descessário. E os turistas? Como vão ficar? Eles são virão na Copa? Complicada a questão, mas alguns pontos são super válidos.

  • Danyel Nakano
    2013-12-18T14:33:06

    Melhorar a qualidade dos serviços que é bom, nada né?

  • Rodrigo Perez
    2013-12-18T13:37:43

    Sim, diminuição da venda de aparelhos piratas... Sim, fingiremos que acreditamos.

  • Fausto Coimbra
    2013-12-18T12:40:49

    Se o HTC One M7 ou Galaxy Round e afins não funcionarem o bicho vai pegar!!! Como será possível inutilizar aparelhos originais? Só pq não são homologados?

  • Thiago Silva
    2013-12-17T14:20:17  

    Aparelhos comprados no Exterior não poderem funcionar aqui é rídiculo. Isto de estragar a rede é balela. O principal fator disto é no obrigar a comprar produtos aqui para favorecer as empresas que estão aqui, ou melhor dizendo que paga imposto para o nosso governo. Nos obrigam a pagar o preço rídiculo que é praticado neste país. Anatel deveria preocupar-se em investir em mais infra ao invés destas medidas ridículas..

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2013-12-17T14:20:17  

      aparelho homologado pode ser comprado sim...vc leu a matéria pelo menos?

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2013-12-17T14:20:17  

      Amigo só funcionará os aparelhos que são comercializado aqui. Exemplo: Se você comprar um HTC ele não funcionará.. Acho que foi você que não leu!!

  • Ricardo Pedro
    2013-12-17T13:58:03  

    O que não entendo é toda vez que o techtudo fala de xingling, a imagem que estampa a notícia é um Xiaomi. Definitivamente nem todo Smartphone da China é um xingling. (e ainda colocam o crédito da foto dizendo que é um Oppo - para eles china é tudo igual). Kkkk!

    recentes

    populares

    • Ricardo Pedro
      2013-12-17T13:58:03  

      O nome disso é ignorância asiática, coisa que acham legal por aqui.

    recentes

    populares

    • Ricardo Pedro
      2013-12-17T13:58:03  

      Xiaomi e Oppo deixam no chinelo grande parte das marcas "grandes". São aparelhos super bem construídos, com configurações boas, muito melhores que grande parte dos galaxys, xperias e LGs... ah, mas são chineses!

  • Flavio Neto
    2013-12-18T08:03:04

    Aparelhos internacionais irão sim funcionar, contanto que os mesmos sejam vendidos no país. Não é tão difícil de entender isso galera... GS4 e iPhone's comprados nos EUA / EU continuaram funcionando normal. O que não vai funcionar mais são aparelho não comercializados no país, tal como os HTC (infelizmente). E sim, celulares com antenas ruins podem sim atrapalhar a infraestrutura da rede, não é "historinha" nesse sentido.

  • Guilherme Bastos
    2013-12-17T16:27:03  

    Por mim podem banir todos esses xing lings mesmo !

    recentes

    populares

    • Guilherme Bastos
      2013-12-17T16:27:03  

      quem é vc pra apitar a vida e escolha dos outros seu hipócrita?

    recentes

    populares

    • Guilherme Bastos
      2013-12-17T16:27:03  

      cada um compra o celular que quiser

  • Renan
    2013-12-17T20:30:45

    E quando é que a Anatel vai obrigar as operadoras a prestar um serviço de qualidade e oferecer um 3g 4g decente para os consumidores. ANATEL é a vergonha deste país.

  • Urubu Rei
    2013-12-17T20:25:54

    CHUPA SAMSUNG E XING-LING CONTRABANDEADO!!!

  • Ricardo Pena
    2013-12-17T20:18:34

    A MULAMBADA VAI FICAR MUDA ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Jorge Edson