04/12/2013 07h10 - Atualizado em 04/12/2013 08h39

Com o fim do Winamp, qual player pode assumir o seu lugar? Veja lista

Henrique Duarte
por
Por Henrique Duarte Para o TechTudo

O Winamp, famoso player de áudio, será descontinuado no próximo dia 20 de dezembro depois de 15 anos em atividade. Devido às diversas características únicas - como uma biblioteca de mídia completa e organizada, infinidades de plugins e skins - o player vai deixar saudade para muita gente. Mas existem outras opções que podem substituir o software da Nullsoft, hoje de possa da AOL. Confira algumas delas.

Fãs no Winamp reúnem milhares de assinaturas para impedir fim do player

1) AIMP

AIMPO AIMP é um robusto player de áudio (Foto: Site Oficial/Divulgação)

Com um visual parecido com o Winamp, o AIMP também se destaca pela leveza, gratuidade e uma biblioteca de áudio organizada e de fácil navegação. O player suporta os formatos MP1, MP2, MP3, OGG, WMA, WAV, FLAC, APE, XM, WV, APE, MID e UMX e abre bibliotecas M3U, PLA, PLC e PLS. Há plugins para adicionar mais funções ao programa.

Além disso, o software pode ser usado como um conversor de arquivos de áudio entre diversos formatos, além da possibilidade de gravação de áudio de um microfone ou outra fonte sonora. Efeitos visuais também estão presentes para incrementar a experiência de ouvir música. O programa está disponível em português.

2) MediaMonkey

mediamonkeyMediaMonkey oferece funções muito parecidas com o Winamp (Foto:Reprodução/MediaMonkey)

O MediaMonkey possui uma biblioteca bastante similar a do Winamp, bem organizada e completa, com sistemas de busca de faixas, artistas ou álbuns. Além disso, o software também pode ser usado para sincronizar sua coleção de músicas com outros aparelhos de mídia, inclusive iPhones e iPods, da Apple. Caso prefira descobrir músicas novas, navegando por rádios virtuais, o sistema possui acesso às listas do Icecast e Shoutcast.

Além da possibilidade de adicionar plugins, o Media Monkey vem com a interessante função de normalizar o áudio. Ou seja, não haverá canções com volume "nas alturas", que fazem você correr para abaixar o som, ou aquelas que quase não se pode ouvir. Para isso basta selecionar canções em uma lista e clicar com o botão direito em “Ajustar Volume da Faixa”.

Existem duas versões disponíveis, uma grátis e outra com o preço de aproximadamente R$100.

3) Foobar2000

foobar2000O Foobar2000 é um player de áudio com funções avançadas (Foto: Reprodução/Foobar2000)

O Foobar2000 é um player de áudio um pouco mais complexo que os citados acima mas que, com diversas funções inclusas, promete proporcionar uma experiência de música nunca antes vista. O programa possui também um normalizador de volume, o chamado “ReplayGain”, além da possibilidade de reproduzir diretamente arquivos compactados nos arquivos “.zip”, “.rar” e “.7zip”.

O player suporta muitos plugins, ampliando as funcionalidades do programa. É possível visualizar letras de músicas e organizar faixas de áudio em seus mp3 players, incluindo os da Apple. O programa oferece suporte nativo aos seguintes formatos: MP1, MP2, MP3, MP4, MPC, Musepack, AAC, Ogg Vorbis, Speex, FLAC / Ogg FLAC, ALAC, WavPack, WAV, WMA, AIFF,AU, SND, CD e CDDA. Também é possível baixar um aplicativo para celular chamado Foobar2000 Controller que permite controlar todo o software por ele. 

4) SongBird

songbirdSongbird é dono de uma bela interface e funções que o tornam um bom player (Foto: Reprodução/SongBird)

Com uma interface agradável e limpa, SongBird é um player gratuito capaz de reproduzir músicas, vídeos (incluindo os hospedados no YouTube) e até visualizar suas fotos. Ainda é possível se conectar a rádios online, como a Last.fm, mashTape e 7digital Music, além de sites de notícias.

O SongBird não suporta tantos formatos de arquivo como os descritos acima, mas ainda assim cobre todos os principais, como MP3, AAC, Ogg Vorbis, FLAC, e WMA. Além disso, o programa pode ter a interface customizada com diversos skins e plugins, possibilitando também organizar seus mp3 players diretamente na plataforma do software.

Qual o melhor player para assitir vídeos com legendas? Confira no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Clayton Queiroz
    2018-09-18T17:29:45

    Pois é, após todos esses anos, ainda funciona sem o menor problema!

  • Gilberto Santos
    2015-04-24T23:15:44

    não existe melhor que Winamp, sua biblioteca é sensacional até hoje não achei algo melhor.

  • Felipe Oliveira
    2013-12-04T14:20:36  

    Continuarei a usar o Winamp. Simples assim. Ele não vai parar de funcionar, só vai ser descontinuado.

    recentes

    populares

    • Felipe Oliveira
      2013-12-04T14:20:36  

      Alex Favaro é só colocar compatibilidade com windows mas antigo

    recentes

    populares

    • Felipe Oliveira
      2013-12-04T14:20:36  

      Eu, atualmente, tô usando o winamp no computador do trabalho que tem uma configuração mais baixa e o aimp3 em casa, no meu notebook que tem uma configuração mais alta.

  • Gilberto Santos
    2014-05-15T19:09:48

    Não existe outro melhor a Biblioteca do Winamp ainda não foi superada!

  • Cultura Peso
    2013-12-14T12:54:10

    Faz tanto tempo q eu uso o winamp que ja deve ter uns 10 anos , nao vou abandona-lo, tomara que funcione sempre , em 2008 tiver que abandonar o netscape que nao seja assim com o winamp.

  • Fernando Vieira
    2013-12-05T09:29:04

    Hum, para mim o melhor sempre foi o AIMP3...

  • Igor Nóbrega
    2013-12-05T08:53:18

    Assim como o Felipe Oliveira disse, irei continuar usando, ele não irá parar de funcionar!

  • Lucas Natan
    2013-12-05T00:33:16

    Uso o Aimp, ele é muito bom!!!