21/12/2013 11h17 - Atualizado em 21/12/2013 12h33

Conheça os gadgets ‘fails’ lançados em 2013

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Nem só de sucessos vive o mundo da tecnologia. Em 2013, houve grandes lançamentos de gadgets, porém também houve aqueles que “floparam”. Ou seja, decepcionaram e se tornaram fracassos no mercado. O TechTudo fez uma lista com alguns deles. Do tablet com Windows RT da Microsoft até o caríssimo PlayStation 4 no Brasil.

Lista reúne 10 projetos bem sucedidos em 2013, feitos com financiamento coletivo

Surface RT - O Windows RT, no geral, não emplacou. E seu grande representante, que é da própria Microsoft, é o melhor exemplo disso. O Surface RT foi um fracasso para as expectativas da companhia. Tanto que todas as parceiras da empresa já desistiram dos produtos com esta versão do sistema operacional. Mesmo assim, a Microsoft continuará usando a plataforma, como já fez no Surface 2. (Testamos o Surface RT, confira)

Tablet com Windows RT foi decepção total para Microsoft (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Tablet com Windows RT foi decepção total para Microsoft (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Polaroid Mirrorless - Uma câmera mirrorless com Android que não fez sucesso e, ainda por cima, por conta de um processo da Nokia por quebra de patentes, teve as vendas suspensas. A iM1836, anunciada na CES 2013, parecia ter tudo para ganhar muitos fãs, porém o caminho foi exatamente o inverso. A concorrência é grande, e a máquina que foi uma grande novidade hoje já está praticamente esquecida. (Vimos o modelo na Eletrolar)

Polaroid foi processada e teve que parar de vender a câmera (Foto: Divulgação)Polaroid foi processada e teve que parar de vender a câmera (Foto: Divulgação)

BlackBerry Z10 - No mundo todo o Z10 não foi o que a BlackBerry esperava que poderia ser sua volta triunfal ao mercado. Repaginada, com novo sistema, mas cometendo uma série de erros conhecidos. No caso do Z10, especialmente no Brasil, preço alto, a baixa oferta de aplicativos e o hardware apenas intermediário. Segundo o site BGR, em julho, reduziu-se a produção do Z10 e do Q10  à metade por conta das baixas vendas.

BlackBerry Z10 sucumbiu perante a concorrentes de top de linha (Foto: Nick Ellis)BlackBerry Z10 sucumbiu perante a concorrentes de top de linha (Foto: TechTudo)

HTC First (Facebook Phone) - A HTC anunciou o smartphone HTC First como uma espécie de Facebook Phone que muita gente aguardava. O resultado, porém, não foi, nem de longe, um sucesso. Nem o preço baixo foi o suficiente para salvá-lo. Com as especificações bem básicas, não brilhou, ainda mais depois do Facebook Home, que basicamente transforma qualquer Android em um Facebook Phone.

Facebook Phone da HTC não deu certo (Foto: Divulgação)"Facebook Phone" da HTC não deu certo (Foto: Divulgação)

Chromebook PixelA grande resolução da tela (2560 x 1700 pixels) foi inversamente proporcional ao sucesso do notebook de altíssima definição do Google. Talvez por ser vendido por US$ 1449 (R$ 2950 sem os impostos) na versão 4G, ou por seu hardware ser apenas regular ou até pelo fato de ter o sistema Chrome OS, ele “flopou”. Em abril, ele, segundo o site Geek.com, havia vendido menos até do que o Windows RT.

Caríssimo, laptop de alta definição não emplacou (Foto: Divulgação)Caríssimo, laptop de alta definição não emplacou (Foto: Divulgação/Google)

Ouya - Um dos mais bem sucedidos projetos da história do Kickstarter, o Ouya se tornou também uma das maiores decepções do ano. O console com Android tem poucos jogos originais, controle com jogabilidade ruim, pequeno número de usuários, capacidades bem limitadas (número 141 em uma lista de 422 aparelhos com Android, segundo o site Tom’s Guide) e poucas inovações. Não fez jus às expectativas. (Testamos o Ouya, confira)

Console com Android tem poucos jogos e usuários (Foto: Reprodução/Polygon.com)Console com Android tem poucos jogos e usuários (Foto: Reprodução/Polygon.com)

Wii U - Apesar de ter sido lançado em 2012, o Wii U entra na lista pois seus grandes rivais só saíram em 2013 e fizeram bem mais sucesso. Em novembro, segundo a Forbes, as vendas do console subiram, e foram a 220 mil unidades no período; no lançamento, foram quase 900 mil unidades em 6 semanas. Já o PlayStation 4, em um dia, só nos EUA e no Canadá, fez 1 milhão. O Xbox One chegou a 2 milhões em 18 dias, vendido em 13 países. Apesar do “flop” comparado aos rivais, tem muitos fãs e jogos bons para os apaixonados por games. No Brasil, o Wii U só chegou agora em novembro.

Sucesso do Wii U é mínimo se comparado ao PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação)Sucesso do Wii U é mínimo se comparado ao PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação)

Galaxy Gear - Em meados de novembro, o site BGR divulgou a informação de que houve somente 50 mil unidades vendidas do gadget. A Samsung contornou, afirmando que este número seria de 800 mil. Mas esta segunda estatística foi de gadgets para as lojas, e não para consumidores. De qualquer forma, o lançamento do relógio inteligente não foi aquele “boom” que muita gente esperava. (Testamos o Galaxy Gear, confira)

Relógio inteligente da Samsung não vendeu tão bem quanto esperava (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Relógio inteligente da Samsung não vendeu tão bem quanto esperava (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Playstation 4 no Brasil - O maior lançamento da história dos videogames não é um “flop” clássico, por todo o seu sucesso no mundo inteiro, mas no Brasil ele merece, sim, esta classificação. O altíssimo preço de R$ 4 mil, o estoque pequeno e a falta dos acessórios e até dos jogos fazem do console da Sony uma decepção para os usuários brasileiros. (Testamos o PS4, confira)

Playstation 4 é um sucesso, mas no Brasil é uma decepção devido ao alto preço (Foto: Thiago Barros / TechTudo) (Foto: Playstation 4 é um sucesso, mas no Brasil é uma decepção devido ao alto preço (Foto: Thiago Barros / TechTudo))Playstation 4 é um sucesso, mas no Brasil é uma decepção devido ao alto preço (Foto: Thiago Barros/ TechTudo)


Qual foi a melhor inovação em 2013? E o que esperar para 2014? Comente no Fórum do TechTudo!



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Guimarães
    2013-12-21T14:31:27  

    Esse ouya é um Zeebo gringo, sendo que o zeebo ainda foi mais inovador que ele, pena que o zeebo foi lançado fora de seu tempo, se fosse lançado a um ano atras seria sucesso com certeza, já esse ouya...

    recentes

    populares

    • Felipe Guimarães
      2013-12-21T14:31:27  

      Não vejo o por quê de comparar o Ouya a um Zeebo, afinal, tem muita gente que gosta dos consoles antigos, e não tem dinheiro para comprá-los. O Ouya para esta gente é uma maravilha com emuladores. Fora os jogos Indies de boa qualidade que a loja apresenta. Pra mim é ótimo o console.

  • Plinio Rafael
    2013-12-21T17:27:31  

    Deveria tomar vergonha na cara a pessoa que incentiva o mercado exterior comprando produtos importados pois tira o pao do comerciante brasileiro... eu comprei meu PS4 por 3.599 a vista na internet e estou super feliz, e sabe por que eu me mato de rir da cara de quem compra fora?? pq não existe garantiaaaa hahahahahahahaha AAAAAAAAAAAAAAAA hahahahahahahhahah

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2013-12-21T17:27:31  

      Plinio Rafael, você está desinformado e a Sony está desconversando. Já existe precedente obrigando uma multinacional a dar garantia em um produto adquirido no exterior por meios legais. A Samsung já levou uma sova de juízes. O Vaio do meu vizinho foi adquirido no Panamá durante as férias de julho e a Sony deu garantia no Brasil.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2013-12-21T17:27:31  

      hora do quadro "tapa na cara do trouxa"

  • Anderson Aps
    2014-04-09T11:55:42

    dizer que ps4 é um sucesso mas no brasil uma decepção por causa do preço? logico que o preço nao agradou mas foi feita uma pesquisa e o ps4 no brasil nao esta tao ruim assim de vendas.vale lembrar que as grandes lojas pratica esse valor de 4 mil mas as lojas de games ja esta vendendo ps4 por 2 mil.o mercado para ps4 esta apenas no começo entao oferta de jogos e acessorios naturalmente é menor.espere passar 2 anos para ver como o ps4 vai ser incrivel.

  • Bruno Boas
    2013-12-21T12:17:40  

    Apesar da matéria der ressaltado que o ps4 é uma decepção apenas no Brasil, eu discordo desse critério do preço, é a mesma coisa que falar que um camaro é uma decepção no Brasil porque aqui vc compra por 200mi R$, e na USA vc pagaria 20mil U$. O produto tem que ser ruim pelo conjunto da Obra, pelo sistema, pelo hardware, pelo material usado e não pelo alto preço no Brasil. Ps4 é um ótimo produto e está muito longe de ser um fracasso só por causa do preço dos impostos que o Brasil impõe.

    recentes

    populares

    • Bruno Boas
      2013-12-21T12:17:40  

      Wesley ta certo, esses impostos existem e os cálculos procedem, o problema é que são descaradamente abusivos.

    recentes

    populares

    • Bruno Boas
      2013-12-21T12:17:40  

      Wesley Araujo um problema não digo nem da sua conta, mas da Sony Brasil é que em cima dos 400 dólares já está incluido o lucro da Sony, não deveria ser incluido, mais 35% de lucro em cima no Brasil. Além disso não entendi pq vc tacou 80% de impstos tanto na importação quanto na venda! Cara, voltei atrás não procede essas tuas contas...

  • Senor Santos
    2013-12-21T13:26:45  

    nem xbox one nem ps4 tem um jogo que faça jus as duas franquias, quem compra estes consoles compra pra ostentar e quem ostenta ouve funk e quem ouve funk é menos inteligente e tem dificuldade de aprendizado

    recentes

    populares

    • Senor Santos
      2013-12-21T13:26:45  

      E outra, o grande sucesso Splinter Cell Blacklist roda nativamente em 1200x720 no Xbox 360 com mais texturas em HD comparado com o borrado dos 1152x648

    recentes

    populares

    • Senor Santos
      2013-12-21T13:26:45  

      O Borrado do PS3

  • Rafael Cruzeiro
    2013-12-22T14:35:33

    Não quer parecer fanboy, mas aguardem o lançamento do relógio da Apple -talvez em 2014, observem todos imitando, e verão este tipo de gadgets figurar na lista das inovações do ano. Triste depender de uma empresa, mas é a verdade.

  • Elton Freitas
    2013-12-22T11:50:22

    Citem o nome de uma empresa que nunca teve fracasso com um produto:

  • Wilton Martelletto
    2013-12-22T11:00:34

    o relogio pode ser inteligente,mas quem vai ser o burro de andar pelas ruas com o pulso na boca?parecendo o jaspion chamando alan moto space.... kkkkkkkkkkkkkkkk como diz o quase nada ...buuuuurrooooo....

  • Wilton Martelletto
    2013-12-22T10:57:05

    tomara que os brasileiro tenhao conciencia e nao comprem nada,nao entendo por que os produtos aqui no brasil sao tao caros, e os que nos esportamos sao tao baratos para eles, tomara que seja tudo fracasso de vendas , eu mesmo pesso a amigos que estao no exterior para trazer para mim, agora mesmo vou pedir o pes 14,que aqui e um absurdo e na ingraterra custa 20 libras...

  • Herman Sabino
    2013-12-22T10:34:31  

    Vocês sempre esquecem da APPLE. Parece matéria comprada. Afinal o iphone 5C foi um sucesso de vendas? No Brasil e nenhum lugar está vendendo. Tanto que a APPLE não se pronunciou até o momento dos numeros.

    recentes

    populares

    • Herman Sabino
      2013-12-22T10:34:31  

      O dia que vc ler alguma coisa negativa sobre a Apple no Techtudo, pode pegar suas coisas e se esconder num bunker, pq o mundo estará prestes a acabar. Falar mal da Apple aqui é heresia. Vc é um applefag? já está 80% na frente dos outros se quiser uma vaga pra trabalhar aqui.

  • Adriano Silveira
    2013-12-21T16:36:27

    "flop" "flop" "flop", deveria explicar melhor dessa palavra, aposto que 90% nao conhece essa metáfora.

  • Pedro Souza
    2013-12-22T09:23:07

    chupa fluminenC

  • Alcel Machado
    2013-12-22T06:04:36

    os relogios inteligentes eu ja imaginei que nao iria colar assim como o ps4 pelo preço, a lista ficou boa e a matéria tbm

  • José Maranhão
    2013-12-21T14:59:49  

    Eu não classificaria o PS4 como fracasso no Brasil, o pessoal da Sony sabia que iria vender menos e que as pessoas iriam importar, a Sony fez uma crítica aos impostos do Brasil. Eu conheço muita gente que comprou o console, importando é claro, então a demanda existe, o problema são os impostos que pagamos que terminam em contas de politicos.

    recentes

    populares

    • José Maranhão
      2013-12-21T14:59:49  

      Eduardo Costa não existe fracasso premeditado, se é premeditado deixa de ser fracasso na medida em que o objetivo foi alcançado. Você precisa de um dicionário.

    recentes

    populares

    • José Maranhão
      2013-12-21T14:59:49  

      Haahahahaha Capiau entortou o coitado... FRACASSO PRE-MEDITADO... EH mole? Na semana que vem ele vai se "auto-suicidar"

  • Rafael Oliveira
    2013-12-22T01:41:16

    Palhaçada discutir qual o melhor, Ps3 ou Xbox, fala serio estamos falando de um video-game não de mulher. Qualquer um dos dois video-game esta bom, tanto que não seja pirata. Apenas diversão galera, não esqueça, isso não é mulher.kkkk

  • Matheus Silva
    2013-12-22T00:11:55

    Comprei o Gear e achei ele a maior decepção da minha vida, gastei uma fortuna com um tijolo imprestável daquele. Relógios inteligentes da Samsung NUNCA MAIS

  • Luiz Quirino
    2013-12-21T23:13:47

    Eu tenho 4000 pra pagar a vista um ps4 se eu quisesse. Mas eu nao quero fazer isso. Primeiro porque tenho um xbox360 com kinect, e nao vejo nos jogos atuais necessidade de maior processamento. Mas eu vou comprar um Xbox One quando sairem jogos melhores com o novo kinect. Eu tenho filho e ele adora o kinect. Se for pra ser um nerdizinho que fica sentado jogando. Fica no PC mesmo. nao precisa de console. Por isso o Xbox é melhor que o ps4.

  • Leao Deserto
    2013-12-21T19:39:21  

    Engraçado a galera reclamando que custa 2.000 ou 4.000 um aparelho... Para pra pensar: Essas empresas fazem esses aparelhos para um determinado publico, cujo publico vcs podem ter certeza que irão pagar sem reclamar, resumindo, esses aparelhos não é pra quem reclama. Exemplo é a ferrari, a montadora faz um carro de 1milhão não é pra um chorão e sim pra quem TEM GRANA E ESTA DISPOSTO A PAGAR! Se uma barata esfregar o traseiro numa tinta e passar num quadro e alguém renomado falar que aquilo é arte pode ter certeza que alguém pagará... Enfim, hj temos mercado para 0,50 centavos ou milhões...

    recentes

    populares

    • Leao Deserto
      2013-12-21T19:39:21  

      A discussão não está no valor do console a 2000, mas justamente na sobrecarga de impostos que o o faz custar 4000 Reais. Uma pessoa que pagaria 2 milhões de Reais numa Ferrari e que é vendida lá fora por 400 mil dólares também se sentiria lesada em comprá-la por 4 milhões de Reais se o motivo fosse a de carga tributária.

    recentes

    populares

    • Leao Deserto
      2013-12-21T19:39:21  

      comprar uma Ferrari é uma coisa, já um game é outra... comparação q só pode ser feita por playba msm, eu não compraria o PS4 pq têm muitos jogos top no PS3 ainda, com valores "menos piores" e é claro q é pelas 4 pilas fora de cogitação, sem contar q ainda estão tendo muitos bugs

  • Rafael Lima
    2013-12-21T20:06:30

    O aparelho, por mim, pode custar até 1 bilhão seja lá do que for, mas acho que para um video game que não tem nenhuma outra função a não ser JOGAR, é muito caro. Mas como disse o colega aí embaixo: Paga quem quer e quem pode. No meu caso o problema não é poder ou querer e sim prioridades, e com certeza este aparelho não é nenhuma prioridade.

  • Deivid Rodrigues
    2013-12-21T19:03:25

    Vou comprar um ps3 mesmo, que além de ser muito mais barato nem tem tanta diferença nos gráficos e jogabilidade.

  • Claudiney Jose
    2013-12-21T14:41:39  

    Recado aos ingênuos que pensam que tudo que é caro por aqui é culpa somente dos altos impostos, que são sim abusivos, mas não é só o governo que nos explora. Veja o caso do PS4 em uma conta simples: 400 dólares nos EUA seriam pouco mais de 900 reais, mas vamos arredondar para 1000. Agora pense fácil 1000 reais mais 70% de impostos é igual a 1700 ou a 4000? Mesmo que fossem 100% de impostos o preço não poderia ultrapassar os 2000. Portanto, haja ingenuidade não perceber que somos roubados por todos. Mesmo o Xbox one, que está posando de "santo", está muito acima dos valores cobrados lá fora.

    recentes

    populares

    • Claudiney Jose
      2013-12-21T14:41:39  

      Ivan Mendes, pesquisei no Jornal do comércio, no uol, no g1 e em outros veículos. Poderia por os trechos aqui, mas assim com eu fui atrás antes de comentar creio que você também pode fazer o mesmo. E olha, nem é preciso ser gênio, basta saber ler.

    recentes

    populares

    • Claudiney Jose
      2013-12-21T14:41:39  

      Só lembrando que o valor de 399 dólares já está contando com o lucro de lojista, depois se acrescentam 18% de lucro a mais aos lojistas só porque converteu pra reais? Então vcs que viram a contam mágica da Sony acreditam que tá certo?

  • Saulo Alves
    2013-12-21T17:50:24  

    Comprei meu PS4 de 1250 reais em Paris, comprei o Euro a 3 reais, e trouxe sem problemas, CHUPA BRASIL!

    recentes

    populares

    • Saulo Alves
      2013-12-21T17:50:24  

      Você teve muita sorte mesmo!

  • Luciano Abreu
    2013-12-21T17:30:01

    PS4 pronta entrega, R$2200,00 no Edificio Avenida Central no RIO (InfoShopping) - Só paga caro quem quer! Povo sem memória, quando saiu o PS3 custava R$7000,00 nas lojas.

  • Ribeiro
    2013-12-21T17:06:33

    AGORA VAI LÁ TROXAS, se achavam mais ricos que o pessoal do xbox, agora paguem 4k pra jogar... TEM QUE SER MUITO PREGO!

  • Jorge Lopes
    2013-12-21T16:47:46

    peguei meu ps4 dos eua, e na conversão deu menos de mil reais, quem paga 4 tem que ser muito doido, só conhecer alguem que mora e vai pros eua e pedir o favor de trazer e pagar a conversão