Internet

13/12/2013 14h08 - Atualizado em 13/12/2013 15h00

Desenvolvedor do Google simula sistema operacional de 1980 no Chrome

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Amiga 500, sistema operacional dos anos 80, voltou à atividade pelas mãos do Google. Um desenvolvedor do gigante de buscas recriou um ambiente semelhante ao da plataforma dentro do Google Chrome , em uma espécie de simulação em que usuários podem navegar no emulador.

Gmail passa a mostrar automaticamente todas as imagens recebidas; entenda

Recheado de frases engraçadas ao carregar, como “procurando Chuck Norris”, “ligando para os anos 80″ e “carregando os drives de disquete”, o processo pode demorar alguns minutos. Entretanto, vale se divertir com as mensagens. Na lateral, há algumas dicas de como rodar antigos jogos do Amiga.

Emulador funciona bem, mas demora a carregar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Emulador do Amiga 500 no Chrome funciona bem, mas demora a carregar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

“Você agora pode jogar os games antigos do Amiga direto no seu navegador. Vocês podem rodar o Amiga em tela cheia e até conectar um joystick USB se desejarem”, disse um dos responsáveis pelo projeto, Christian Stefansen, em publicação no perfil do Google+.

O sistema foi feito utilizando um código Open Source do Universal Amiga Emulator e portado para o Portable Native Client, suportado pelo Chrome no Windows, Mac, Linux e Chrome OS. A Cloanto ofereceu as ROMs e discos para a criação da ferramenta, e também um app na Chrome Web Store.

Simulação tem vários aplicativos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Simulação tem vários aplicativos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

“Portar o sistema foi rápido, durou apenas quatro dias, mas depois disso tivemos que dar uma boa polida nele. O tempo total de desenvolvimento pode ser até quatro vezes maior”, destacou Stefensen.

O Amiga 500 é considerado o primeiro sistema operacional acessível para computadores pessoais. Foi lançado em janeiro de 1987 e competia diretamente com o Atari 520ST. Na época, um aparelho com ele custava cerca de US$ 699 (algo em torno de R$ 1,5 mil). Mesmo assim ele fez bastante sucesso na Europa – especialmente por causa dos jogos. Acesse o Amiga 500 Emulator no TechTudo Downloads.

Qual o navegador mais leve para computadores antigos? Confira no Fórum do TechTudo. 

Via Google+ e Engadget


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leão Ampessan
    2013-12-19T14:06:51

    Thiago, sua informação está parcialmente correta, ou seja, o A500 não era um sistema operacional e sim um dos modelos de computador Amiga (Amiga 500, Amiga 1000, Amiga 1200, etc), que usavam o sistema operacional Workbench (o último que saiu foi o OS3.9).