22/12/2013 04h43 - Atualizado em 03/01/2014 16h55

Doom completa 20 anos; relembre o clássico jogo de tiro em primeira pessoa

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Doom completou em dezembro de 2013 seus 20 anos de história. O game de tiro em primeira pessoa nasceu em 1993 e mudou a forma como jogamos algo do gênero. Ainda que não seja original – Wolfenstein veio antes dele – Doom ficou famoso graças aos gráficos de destaque, utilizando não apenas o poder dos computadores da época, mas também dos videogames com mídia em CD, que estavam começando a se popularizar.

Doom completa 20 anos em 2013 (Foto: Divulgação)Doom completa 20 anos em 2013 (Foto: Divulgação)

Origem

Doom tem suas origens no ano de 1992, quando começou a ser produzido por John Carmack, que havia acabado de criar um motor gráfico inovador para jogos em 3D. Segundo ele, as principais influências do jogo eram filmes de ficção científica e horror da época e do final dos anos 80, como A Morte do Demônio e Aliens. Na história temos um portal do inferno que leva nosso herói em uma aventura repleta de criaturas diabólicas que precisam ser derrotadas – coisa leve e nem um pouco violento, para não dizermos o contrário.

Doom, o original de 1993 (Foto: Divulgação)Doom, o original de 1993 (Foto: Divulgação)

A ideia era criar um jogo que se parecia com Wolfenstein 3D, mas que inovasse não apenas nos gráficos, mas também na jogabilidade e principalmente na temática. Assim, Doom veio ao mundo um ano depois do início de sua produção, com alta expectativa em torno de seu lançamento, já que a produtora id Software, onde Carmack trabalhava com sua equipe, fez uma bela de uma propaganda nos meses que se seguiram.

Melhores jogos

O primeiro Doom, no PC, é até hoje lembrado pelos fãs como um clássico imortal, mas há ainda a edição extra Ultimate Doom, que adiciona um novo cenário e mais inimigos. Doom 2 também é reverenciado com muito carinho, já que continuou o que já era um sucesso e melhorou o produto original, apesar de ser bem similar em muitos pontos com o primeiro. Já Doom 3 pode ter um estilo totalmente diferente e não agradar os fãs das antigas, mas também é considerado um ótimo título da série.

Ultimate Doom aidiconou muitas novidades ao jogo (Foto: Divulgação)Ultimate Doom aidiconou muitas novidades ao jogo (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que Doom teve ainda alguns “spin-offs”, jogos derivados, caso de Doom 64. Este pode não ser considerado como um bom jogo e nem trazer boas lembranças aos fãs da série, mas foi bem inovador para sua época, pois foi o primeiro da saga a apresentar gráficos mais elaborado. Hoje a saga está presente em praticamente todos os aparelhos, incluindo iPhone, Super Nintendo e Xbox 360, graças a relançamentos das edições clássicas e outras inéditas.

Filme

Em 2005 os fãs puderam conferir um filme de Doom nos cinemas. O longa-metragem contava com atores reais e elenco estelar, incluindo o astro The Rock, Karl Urban e Rosamud Pike. A história era levemente inspirada no primeiro jogo, mantendo elementos de ficção científica e também a presença de monstros assustadores, mas inserindo tudo isso dentro de um contexto mais “pé no chão”, realista a ponto ser crível para um filme do gênero, que usava e abusava de efeitos especiais. Novamente a influência de Aliens foi vista em Doom, mas desta vez nos cinemas.

Doom gerou até mesmo um filme, em 2005, estrelado por The Rock (Foto: Divulgação)Doom gerou até mesmo um filme, em 2005, estrelado por The Rock (Foto: Divulgação)

O longa-metragem pode não ter agradado aos fãs da saga, por uma série de motivos, a começar pelas invenções e mudanças na história, mas pode-se dizer que ele inovou em uma coisa: ao tentar ser fiel para com o produto original, sequências de câmera em primeira pessoa foram gravadas. Assim, o espectador poderia se sentir jogando Doom enquanto assistia ao filme. A produção custou US$ 60 milhões para ser feita, mas arrecadou apenas US$ 56 milhões no mundo todo, por isso foi considerada um fracasso comercial.

Autores

Os produtores da id Software são os autores de Doom, mas um trio em particular merece destaque. O primeiro deles é John Carmack, que já citamos mais acima, e foi o responsável pela concepção original e criação do motor gráfico que trouxe o game ao mundo. Hoje, Carmack já não está mais na id e trabalha na empresa do acessório Oculus Rift.

John Carmack é a principal mente por trás de Doom (Foto: Reprodução/Edge Online)John Carmack é a principal mente por trás de Doom (Foto: Reprodução/Edge Online)

Tom Hall é outro do time de criação de Doom, apesar de não ter feito um trabalho muito expressivo na série. É de Hall o trabalho de design de alguns cenários, mas ele deixou o estúdio após o lançamento do game, por conta de discussões internas sobre a quantidade de violência. Por fim, John Romero completa o trio. Famoso por sua cabeleireira, Romero criou o design de muitos monstros do título, o que pode torná-lo responsável pelo pesadelo de muitas crianças da época.

Os segredos e curiosidades

Doom teve seu primeiro lançamento para MS-DOS em disquetes, aquele tipo de mídia que pessoas mais jovens sequer ouviram falar nos dias de hoje. Na época, a id Software distribuiu o jogo com uma espécie de “promoção limitada”, no formato shareware, possibilitando que as primeiras nove fases fossem copiadas para qualquer outro disquete de forma gratuita. Isso popularizou, e muito, seu lançamento.

O primeiro Doom saiu em disquete (Foto: Reprodução/Old Tech)O primeiro Doom saiu em disquete (Foto: Reprodução/Old Tech)

Parece que a tática inicial de distribuição deu certo. O sucesso de Doom era tão grande em sua época que até mesmo Bill Gates, então CEO da Microsoft, utilizou o jogo para promover o Windows 95. Gates participou de uma criativa montagem que o inseria dentro do game, para demonstrar que o sistema operacional era amigável para esse tipo de entretenimento.

Hoje, Doom é conhecido como um divisor de águas, tanto que após o seu lançamento os jogos de tiro em primeira pessoa ainda não tinham este gênero bem definido e eram chamados apenas de “clone de Doom”. Além disso, foi ele que também popularizou o multiplayer de jogador contra jogador neste estilo, com as famosas “lan parties”, onde ligávamos duas máquinas entre si, via cabo ou Internet, para partidas competitivas.

Até mesmo Bill Gates, em baixa resolução, se rendeu ao sucesso do jogo (Foto: Reprodução/Microsoft)Até mesmo Bill Gates, em baixa resolução, se rendeu ao sucesso do jogo (Foto: Reprodução/Microsoft)

Atualmente, Doom espera seu quarto jogo da série, que está em desenvolvimento há algum tempo e ainda não tem mais novidades concretas. O que sabíamos era que ele estava programado para Xbox 360, PS3 e PC, mas é possível que seja lançado também ma nova geração de consoles, quando enfim chegar ao mercado.

Qual destes clássicos você prefere: Doom ou Shadow Warrior? Opine no fórum!


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  • Lazarus Survivor
    2013-12-22T22:08:53

    Jogávamos DOOM (versão 1), nos PC 386, depois do horário de expediente, 1 contra 1, via porta serial! Para mim, John Carmack é reincarnação de Jesus Cristo.

  • Herbert Ataide
    2013-12-22T18:04:21  

    Quem jogou esse jogo, hoje em dia precisa de uma frauda geriátrica.

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    • Herbert Ataide
      2013-12-22T18:04:21  

      Daniel Castro, ahuahuahuahauhauhau

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    • Herbert Ataide
      2013-12-22T18:04:21  

      Daniel Castro o fato de voce só ter recebido negativos no seu comentário já fala por si

  • Edinho
    2013-12-22T17:40:48  

    Muito tempo atras eu costumava

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    • Edinho
      2013-12-22T17:40:48  

      aaaaaaaaaaaa?

  • Alex Ribeiro
    2013-12-22T11:48:13

    Só eu prefiro o Doom 3????

  • Wilson Santos
    2013-12-22T11:34:40  

    Era sensacional, esse game em primeira pessoa revolucionou na época, IDDQD, IDKFA, IDCLEV que jogou sabe do estou falando kkkkkkk.

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    • Wilson Santos
      2013-12-22T11:34:40  

      IDSPISPOPDI

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    • Wilson Santos
      2013-12-22T11:34:40  

      IDBEHOLDL

  • João Paulo
    2013-12-23T10:07:42  

    IDDQD neles!

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    • João Paulo
      2013-12-23T10:07:42  

      IDKFA também!

  • Mateus Oliveira
    2013-12-25T10:06:25

    jogando DOOM aprendi o q era ter medo na infância kkkkkkkk

  • Paulo Castor
    2013-12-23T13:48:52

    Só pra constar John Romero foi o responsável pela concepção original, criou 90% das fases e foi um dos programadores do jogo. Se alguém é o maior responsável pelo jogo com toda certeza é ele. John Carmack mas ele tava ocupado criando e otimizando a engine do jogo. Kevin Cloud e Adrian Carmack são os maiores responsáveis pelo designer gráfico do jogo roupas, monstros e etc... O cara que escreveu essa "matéria" não sabe bulhufas sobre doom.

  • Herbert Ataide
    2013-12-22T18:07:41  

    Louve a Deus. Jovens videogames são coisas do Diabo, jogos de azar atrasa sua vida.

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    • Herbert Ataide
      2013-12-22T18:07:41  

      Eu sirvo a Deus e não vejo mal algum em um vídeo-game, o que mata uma alma é a língua grande.Só mais uma coisa jogo de azar é valendo $$$ seu ignorante.

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    • Herbert Ataide
      2013-12-22T18:07:41  

      O que tem a ver jogo de azar com vídeo-game?

  • Bruno Rocha
    2013-12-23T11:11:56

    Muito bom esse jogo, Tenho 25 anos e acompanhei esse jogo, toda a evolução, DOOM, QUAKE, DUKE NUKEN, tds classicos...!!!

  • Luiz Rodrigues
    2013-12-23T10:34:32

    Corrigindo... A atriz que atuou no filme chamasse Rosamund Pike.

  • Luiz Raymond
    2013-12-22T12:59:57  

    mas o pioneiro em FPS foi 007 para Nintendo 64!! o melhor jogo daquela época!! Fato!

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    • Luiz Raymond
      2013-12-22T12:59:57  

      para videogames foi o divisor de aguas, de um modo geral não pq esses de pc foram lançados antes, agora, para consoles, foi o primeiro excelente jogo fps

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    • Luiz Raymond
      2013-12-22T12:59:57  

      Pioneiro? Pode ter sido inovador, mas pioneiro não foi, não.

  • Alberto
    2013-12-23T09:17:56

    Hehehehe... essa garotada de hoje não conhece esses jogos. Rise of The Triad (ROTT) também era excelente em gráficos, jogabilidade e altamente desafiador (não era qualquer mané que conseguia chegar ao fim do jogo).

  • Marco Maulin
    2013-12-23T09:17:38

    inclusive os de console!

  • Marco Maulin
    2013-12-23T09:17:25

    Ja Zerei tds... Viciantess!

  • Stanislaw Grau
    2013-12-23T08:45:45

    Nada como jogar em link no PS1 nos "fliperamas".

  • Leandrorj
    2013-12-23T08:20:58

    Quem jogava vai lembar.... "Idkfa" "iddqd"

  • Dom Fafito
    2013-12-23T08:16:02

    E The Dig, da Lucas Artes? Não é do mesmo segmento, mas arrebentou tb...

  • Rodrigo Perez
    2013-12-23T07:39:25

    Bah, esse jogo foi muito bom... Não existia a divulgação que tem a internet hoje e conversávamos sobre as "façanhas" realizadas no jogo. Muito bom.

  • Adolfo Wilson
    2013-12-23T03:51:54

    Bons tempos, o jogo tinha umas referência aterrorizantes, que aliados aos gráficos toscos (ótimos pra o ano de 95, quando tive meu primeiro PC, um 486 DX2 com 8 mb de Ram, 512 mb de hd) davam um clima de CD de Black Metal monocromático, os pentagramas, as cabeças espetadas, os rios de sangue...era muito mais horripilante que os melhores jogos de hoje. Quando tinha 10 anos de idade, se me perguntassem "qual a coisa mais impossível do mundo?" eu responderia "Zerar DOOM no nightmare!!!"

  • Vanderlei Junkes
    2013-12-23T00:59:05

    Nossa só eu joguei isso no Snes aqui ? kkkkkkk , Muito bom mesmo aquela fita original vermelha , uma das poucas que tinha aquela bateria para os saves dos jogos , bons tempos mesmo .

  • Leandro Ferreira
    2013-12-23T00:52:06

    Eu lembro de uma arma que eu acho que se chamava PLASMA no Doom, era a melhor arma !!

  • Caio Anzolin
    2013-12-22T23:18:09

    outro jogo dessa época que eu jogava muito era o Prince

  • Jefferson Candido
    2013-12-22T23:13:16

    DOOM, QUAKE e DUKE NUKEM 3D... Imortalizou o PC para jogos desse gênero!!

  • Flachopp Rio
    2013-12-22T20:54:37

    Eu também joguei antes mesmo do DOOM, o Wolfenstein !