Internet

05/12/2013 05h00 - Atualizado em 05/12/2013 12h20

Facebook, Twitter e sites afetados por hack resetam senhas de usuários

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Um ataque hacker que vazou aproximadamente 2 milhões de dados de usuários de sites como Twitter, Facebook, Google, Yahoo e outros serviços da web, está causando preocupação e medidas de segurança nas companhias. Os sites estão “resetando” as senhas das contas vazadas na web.

Como mudar a senha do Facebook? Descubra neste rápido tutorial

Twitter está redefinindo senhas de usuários afetados (Foto: Reprodução/Twitter)Twitter e outros serviços estão redefinindo senhas de usuários afetados (Foto: Reprodução/Twitter)

O caso foi descoberto na última terça-feira por uma empresa especializada em segurança online, que identificou que o ataque foi causado por um botnet. O vírus infectou máquinas, segundo o estudo feito pela Trustwave, de 92 países, e coletou dados de mais de 300 mil contas do Facebook, 21 mil do Twitter e mais centenas de milhares de outros serviços.

Para evitar que o vazamento dos dados possa prejudicar os usuários, alguns dos sites já estão reiniciando as senhas destas pessoas. O Twitter é um deles, assim como também Facebook e LinkedIn, segundo o site CNN Report. Estas empresas confirmaram à página este procedimento, enquanto o Google e Yahoo não responderam sobre o caso.

Você sente algum receio ao fazer compras online? Comente no Fórum do TechTudo!

 No Twitter, há usuários reclamando que estão recebendo mensagens de redefinir senhas mais de uma vez. Há relatos de mensagens dizendo que não é possível inserir uma nova combinação, links de “redefinidores de senha” que, na verdade, são potenciais malwares, e muitas pessoas reclamando de como ataques a estes sites estão se tornando comuns.

Entretanto, é bom lembrar que a maior parte dos dados vazados foi de senhas “simples”, e até óbvias, como ”123456 “, “123456789 “, “1234″ e “password “, segundo a análise dos especialistas da Trustwave. Dos códigos, 6% foram considerados “terríveis”, 28% ruins, 44% razoáveis, 1% boas e apenas 5% excelentes.

As dicas, neste caso, são de somente definir suas senhas em plataformas oficiais dos serviços. Acesse o site do Twitter, Facebook ou outro e faça o processo por lá. Não vá clicando em links recebidos por e-mail ou que viu nas redes sociais. E, quando definir a senha, combine, pelo menos, seis caracteres, com números, letras e até símbolos, fugindo do óbvio.

Via CNN e The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandro Bittencourt
    2013-12-06T09:25:15

    Quem coloca esse tipo de senha merece ficar sem conta mesmo...

  • Ronaldi Muler
    2013-12-05T16:22:46

    Na frente de um monitor é o machao né, hackers panacas

  • Dionatan Oliveira
    2013-12-05T15:04:54

    por isso não consigo acessar minha conta do twtter