21/12/2013 10h55 - Atualizado em 21/12/2013 12h52

Gone Home e The Cave estão entre os incríveis e desconhecidos jogos de 2013

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

O ano de 2013 foi um dos melhores para a indústria de jogos, com o lançamento de dois novos consoles de nova geração e, claro, com games fantásticos como The Last of Us e GTA V. Mas, nem só de blockbusters vive a indústria de jogos, e muitos games bons mas não tão famosos foram lançados no ano. O Techtudo preparou uma lista com dez desses jogos, uma pequena amostra da grande quantidade de games interessantes que existe por aí.

The Last of Us, GTA 5 e Bioshock Infinite: confira a lista dos melhores jogos de 2013

Oceanhorn (Foto: Divulgação)Oceanhorn (Foto: Divulgação)

Gone Home

Gone Home é um game que exige muita exploração. (Foto: Divulgação)Gone Home é um game que exige muita exploração. (Foto: Divulgação)

Considerado o melhor jogo independente de 2013 no VGX, o Oscar dos videogames, Gone Home é um jogo de exploração em primeira pessoa que foi lançado para PC, Mac e Linux. Após um ano em viagem de negócios, você retorna para casa e não encontra seus familiares. O jogador então começa a explorar a residência em buscas de pistas que levem a entender o que está acontecendo. Com muitos quebra-cabeças, design simples e história sentimental, Gone Home teve todos os ingredientes para ser considerado um dos melhores games indies do ano.

Gunpoint

Gunpoint é um game de ação e espionagem que exige muita furtividade. (Foto: Divulgação)Gunpoint é um game de ação e espionagem que exige muita furtividade. (Foto: Divulgação)

É um game independente de ação e plataforma disponível para PC e desenvolvido pelo estúdio Suspicious Developments, onde o jogador controla um espião que executa missões requisitadas pelos seus clientes. O jogador deverá quebrar a cabeça para conseguir invadir os prédios e não ser notado pelos seguranças e câmeras de vigilância. O sucesso do jogo foi maior do que o esperado pelos desenvolvedores, tanto que o criador do game largou o emprego que possuía para se dedicar exclusivamente ao mercado de jogos. Gunpoint é divertido, com um senso de humor bastante afiado. Os gráficos são pixelados, lembrando os games da era 8 bits.

Ridiculous Fishing

Ridiculous Fishing (Foto: Divulgação)Ridiculous Fishing (Foto: Divulgação)


Talvez um dos games mais despretensiosos do ano, Ridiculous Fishing é um jogo de pescaria com gráficos no estilo 8 bits lançado para iOS e Android. Mas não pense que você lançará a isca e terá que esperar sentado até algum peixe fisgar! No game você deve chegar o mais fundo possível desviando de todos os peixes e outros seres marinhos. Quando algum animal morder a isca ou você atingir o fundo do oceano, a linha começará a ser puxada. Nesse momento você deve tentar pegar o máximo de peixes possíveis. Ao chegar na superfície, o pescador conta com um grande arsenal bélico, e deve usá-lo para detonar com os peixes. Simples e divertido.

Tearaway 

Tearaway é divertido e tem um mundo de papel com ótimas animações. (Foto: Divulgação)Tearaway é divertido e tem um mundo de papel com ótimas animações. (Foto: Divulgação)

Exclusivo para Playstation Vita, o game foi desenvolvido pela Media Molecule, o mesmo estúdio responsável pela divertida e cativante série Little Big Planet (PS3). O mundo do jogo é inteiramente construído com dobraduras de papel, que inclusive podem ser reproduzidas fielmente no mundo real. É um dos games que melhor utiliza as funcionalidades do PS Vita, como a parte de trás sensível ao toque e o giroscópio. É bem divertido e os jogadores podem se esbaldar com a beleza das animações do game.

The Cave

The Cave é um game que pode ser completado de diversas forma, já que são 7 personagens principais. (Foto: Divulgação)The Cave é um game que pode ser completado de diversas forma, já que são 7 personagens principais. (Foto: Divulgação)

Disponível para PC, Mac, Linux, Ouya, iOS, Wii U, Playstation 3 e Xbox 360. Foi desenvolvido pelo estúdio Double Fine Productions, fundado por Tim Schafer, responsável pela arte de games adventure clássico como Full Throttle, Grim Fandango e Monkey Island. Você tem à sua disposição sete diferentes personagens, sendo que deve escolher três para iniciar a exploração na caverna. Depois de escolhidos, a única forma de trocar o grupo é reiniciando a partida. Cada personagem possui uma habilidade, que em algum momento será importante. Os personagens também terão que trabalhar em equipe – e cada um pode ser controlado por outro jogador caso prefira. Tem um narrador engraçado, que torna a partida mais divertida a cada vitória ou derrota.

Rain

Rain é um jogo simples mas singelo, com uma ótima trilha sonora. (Foto: Divulgação)Rain é um jogo simples mas singelo, com uma ótima trilha sonora. (Foto: Divulgação)

Exclusivo para Playstation 3, Rain é um game único, no qual você controla um personagem que é visível apenas quando os pingos de chuva atingem seu corpo. Desenvolvido pelo estúdio japonês da Sony, o game chega a se confundir com um game independente pela mecânica simples e história singela. É um jogo de curta duração e um pouco repetitivo, mas vale a pena jogá-lo ao menos uma vez para apreciar a bela arte e escutar a excelente trilha sonora.

Oceanhorn - Monster of Uncharted Seas

Oceanhorn mostra que tablets e celulares podem ter games longos. (Foto: Divulgação)Oceanhorn mostra que tablets e celulares podem ter games longos. (Foto: Divulgação)

Desenvolvido pelo estúdio finlandês Cornfox & Brothers, o game levou alguns anos para ser lançado desde que foi anunciado, ainda em 2011. Foi lançado apenas para sistemas que rodam iOS (iPod, iPhone e iPad). Considerado um clone da série “The Legend of Zelda” – principalmente  ”The Wind Waker” -, o jogo tem um enredo interessante, excelentes gráficos e ainda pode ser jogado com legendas em português. A música também merece elogios, tendo como um dos compositores o conhecido Nobuo Uematsu, responsável pela trilha sonora dos games da série Final Fantasy e do clássico Chrono Trigger.

Don’t Starve

Dont Starve é um game de sobrevivência belo, mas desafiador. (Foto: Divulgação)Don't Starve é um game de sobrevivência belo, mas desafiador. (Foto: Divulgação)

Lançado para as plataformas Windows, Mac OS X e Linux, foi desenvolvido pelo estúdio Kiei Entertainment. Chegará em janeiro de 2014 para Playstation 4 – inclusive será um dos games gratuitos para assinantes da Playstation Plus. Você assume o papel do cientista Wilson, que vai parar em um misterioso – e perigoso! – mundo. O game exige que o jogador sobreviva à todo tipo de adversidades, como fome, insanidade e inimigos. Tem um humor negro, gráficos bonitos e é bastante desafiador.

Papers, please

Papers, please tem quebra-cabeças desafiadores. (Foto: Divulgação)Papers, please tem quebra-cabeças desafiadores. (Foto: Divulgação)

Foi criado pelo desenvolvedor independente Lucas Pope e lançado para PC e Mac. Tem gráficos no estilo dos games da era 8 bits. Você assume o papel de um agente da imigração, e deve checar os papéis de todas as pessoas que se declaram imigrantes para ver se realmente é verdade ou há algo de errado. Entre a multidão existem traficantes, terroristas e espiões, e é seu dever descobrir e impedir que entrem no país. Com jogabilidade simples, é um game com quebra-cabeças desafiadores.

Guacamelee!

Guacamelee! é um divertido jogo inspirado pela cultura mexicana. (Foto: Divulgação)Guacamelee! é um divertido jogo inspirado pela cultura mexicana. (Foto: Divulgação)

Desenvolvido pela Drinkbox Studios, Guacamelee! foi lançado para Playstation 3, PS Vita e PC. Inspirado na cultura mexicana, o herói é um lutador de luta livre, os cenários são bastante coloridos e a música é bastante característica. Segue a fórmula conhecida como Metroidvania, um game 2D de visão lateral onde o jogador deve explorar um gigantesco mapa. O herói também possui uma vasta lista de golpes, essenciais para vencer os inimigos. Além disso, o jogador deve alternar entre o “mundo dos vivos” e o “mundo dos mortos” para solucionar vários dos quebra-cabeças.

Qual jogo você considera o melhor do ano? Comente no Fórum do Techtudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Costa
    2013-12-23T10:54:59

    Gone Home é um livro em forma de jogo,que pra quem admira um jogo como um todo deve jogar. Guacamelee! vou jogar pra ver, parece lembrar Castlevania do Nes.

  • Aeria Gloris
    2013-12-21T21:21:24

    Gone Home é MARAVILHOSO. Mereceu cada elogio e cada prêmio que ganhou. É um daqueles raros jogos únicos, difícil de descrever e de comparar com outros.

  • Brunno Souza
    2013-12-21T12:53:18

    Tearaway desconhecido? Só se para vc meu caro. Esse foi um dos jogos mais aguardados para PSVita e o melhor lançamento até a presente data.

  • Joao Silva
    2013-12-21T12:13:30

    Cave é horrivel.