Sistemas Operacionais

12/12/2013 10h33 - Atualizado em 12/12/2013 10h43

Google quer desbloquear o Chrome OS com celular, anel ou relógio

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os dispositivos com o sistema operacional do Google, o Chrome OS, poderão, em um futuro próximo, ganhar um recurso de desbloqueio remoto sem que o usuário precise fazer um login tradicional, inserindo login e senha de uma conta. Em vez disso, a empresa está desenvolvendo uma maneira de utilizar aparelhos "smart" como celulares, anéis, relógios e outros gadgets.

Google lança Chromebook de 11 polegadas em parceria com a HP

Fraçois Beaufort, famoso pesquisador do Chromium, fez uma verificação no código da plataforma e notou que há uma pequena descrição de uma API chamada “The chrome.screenlockPrivate”, que, segundo o próprio código, serviria para fazer o desbloqueio da “ChromeOS ScreenLocker”.

Google pode ter autenticação sem senhas no Chrome OS (Foto: Reprodução/The Next Web) (Foto: Google pode ter autenticação sem senhas no Chrome OS (Foto: Reprodução/The Next Web))Google pode ter autenticação sem senhas no Chrome OS (Foto: Reprodução/The Next Web)

Junto com essa API, há um documento com o nome de “chrome.screenlockPrivate – New Chrome API Proposal”. Nele são dadas as instruções de como seria a tecnologia, que poderia ser utilizada para que celulares, anéis, relógios e outros objetos como crachás - desde que com recursos para isso (como Bluetooth e NFC) - desbloqueiem os computadores equipados com Chrome OS.

“Um app poderia usar USB, NFC e/ou Bluetooth para se comunicar com um dispositivo secundário confiável, como telefone, anel, relógio ou outro objeto, permitindo que sirva como uma forma alternativa de autenticação para o usuário”, revela o documento.

Esta não é a única possibilidade de interação que poderá ser utilizada caso a tecnologia realmente saia do papel. No mesmo documento fala-se em “outras funcionalidades”, sem especificar quais. “O aplicativo teria que ser implantado em C++ no Chrome. Poderia implementar outras características além de desbloquear a tela”, diz o arquivo.

Ainda não existe, porém, nenhuma confirmação ou previsão de quando a funcionalidade será lançada. A expectativa é de que pessoas já estejam trabalhando no Google para que isso possa virar realidade.

Chrome OS ou Ubuntu, qual é o mais leve? Descubra no Fórum do TechTudo. 

Via The Next Web


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares