17/12/2013 07h38 - Atualizado em 02/12/2014 16h31

The Last of Us, GTA 5 e Bioshock Infinite: confira os melhores jogos de 2013

Diego Borges
por
Para o TechTudo

O fim do ano se aproxima, e com ele a hora de votar nos principais jogos de 2013. Mesmo com a chegada da nova geração de consoles, títulos como The Last of Us, GTA 5 e Bioshock Infinite, games criados para os atuais videogames, foram os grandes destaques. Confira a lista completa dos melhores jogos do ano na opinião do TechTudo:

Confira os códigos e cheats para GTA 5 no PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PCs

Melhores jogos de 2013 (Foto: Montagem: Matheus Vasconcellos/ Divulgação)Melhores jogos de 2013 (Foto: Montagem: Matheus Vasconcellos/ Divulgação)



- Melhor jogo do ano:

1º - The Last of Us
2º - GTA 5
3º - Bioshock: Infinite

Apesar de GTA 5 ter quebrado a maioria dos recordes neste ano, The Last of Us faturou o prêmio de melhor jogo do ano em 2013. O visual impecável e a jogabilidade muito bem encaixada foram determinantes na escolha do título. GTA 5 ficou em segundo lugar, seguido por Bioshock Infinite, na terceira posição.

Confira as outras categorias:

- Estúdio do ano
Naughty Dog: The Last of Us

Naughty Dog é o estúdio de The Last of Us (Foto: Divulgação)Naughty Dog é o estúdio de The Last of Us (Foto: Divulgação)

- Melhor jogo exclusivo para Xbox 360
Gears of War: Judgment

Gears of War: Judgment (Foto: Divulgação)Gears of War: Judgment (Foto: Divulgação)

- Melhor jogo exclusivo para PS3
The Last of Us

The Last of Us (Foto: Divulgação)The Last of Us (Foto: Divulgação)

- Melhor jogo exclusivo para Wii U
Super Mario 3D World

Review: Super Mario 3D World reúne o melhor da carreira do encanador (Foto: Reprodução/Murilo Molina) (Foto: Review: Super Mario 3D World reúne o melhor da carreira do encanador (Foto: Reprodução/Murilo Molina))Super Mario 3D  (Foto: Reprodução/Murilo Molina)


- Melhor jogo exclusivo para PlayStation Vita
Killzone Mercenary

Killzone Mercenary (Foto: Divulgação)Killzone Mercenary (Foto: Divulgação)


- Melhor jogo exclusivo para Nintendo 3DS
The Legend of Zelda A Link Between Worlds

The Legend of Zelda: A Link between worlds (Foto: Divulgação)The Legend of Zelda: A Link between worlds (Foto: Divulgação)


- Melhor jogo Xbox One
Forza Motorsport 5

Forza Motorsport 5 (Foto: Divulgação)Forza Motorsport 5 (Foto: Divulgação)


- Melhor jogo PS4
Battlefield 4

Battlefield 4 - grande (Foto: Divulgação)Battlefield 4 (Foto: Divulgação)


- Melhor jogo para PC
Bioshock Infinite

Aprenda dicas de BioShock Infinite (Foto: Divulgação) (Foto: Aprenda dicas de BioShock Infinite (Foto: Divulgação))BioShock Infinite (Foto: Divulgação)


- Melhor jogo para tablets ou smartphones
Angry Birds: Star Wars

 Angry Birds Star Wars II  (Foto: Reprodução) Angry Birds Star Wars II (Foto: Reprodução)


- Melhor jogo para redes sociais
Candy Crush

Candy Crush (Foto: Divulgação)Candy Crush (Foto: Divulgação)

- Melhor FPS
Battlefield 4

Battlefield 4 (Foto: Reprodução / Diego Borges)Battlefield 4 (Foto: Reprodução / Diego Borges)


- Melhor Aventura
Tomb Raider

Tomb Raider para PC (Foto: Divulgação)Tomb Raider (Foto: Divulgação)


- Melhor Esporte
Fifa 14

Fifa 14 (Foto: Divulgação)Fifa 14 (Foto: Divulgação)


- Melhor Corrida
Forza Motorsport 5

Forza Motorsport 5 (Foto: Divulgação)Forza Motorsport 5 (Foto: Divulgação)


- Melhor Luta
Injustice: Gods Among Us

Injustice: Gods Among Us (Foto: Divulgação)Injustice: Gods Among Us (Foto: Divulgação)

- Melhor MMO
Final Fantasy 14: A Realm Reborn

Final Fantasy 14: A Realm Reborn (Foto: Divulgação)Final Fantasy 14: A Realm Reborn (Foto: Divulgação)

- Melhor RPG
Ni No Kuni

Ni No Kuni (Foto: Divulgação)Ni No Kuni (Foto: Divulgação)


- Melhor Estratégia
Fire Emblem: Awakening

Fire Emblem: Awakening (Foto: Edge Online)Fire Emblem: Awakening (Foto: Edge Online)


- Melhor Kinect e Melhor PS Move
Just Dance 2014

Estande de Just Dance 2014 convida os visitantes a dançar na BGS 2013 (Foto: Pedro Cardoso / TechTudo)Just Dance 2014 na BGS 2013 (Foto: Pedro Cardoso / TechTudo)


- Melhor Multiplayer
Battlefield 4

Battlefield-4-Splash-Image-reach-the-factory-gameplay-fps (Foto: Battlefield-4-Splash-Image-reach-the-factory-gameplay-fps)Battlefield-4-Splash-Image-reach-the-factory-gameplay-fps (Foto: Battlefield-4-Splash-Image-reach-the-factory-gameplay-fps)


- Melhor Personagem Masc.
Joel (The Last of Us)

Joel encara um inimigo e Ellie observa em The Last of Us (Foto: Divulgação) (Foto: Joel encara um inimigo e Ellie observa em The Last of Us (Foto: Divulgação))Joel encara um inimigo e Ellie observa em The Last of Us (Foto: Divulgação)


- Melhor Personagem Fem.
Lara Croft (Tomb Raider)

Lara Croft Reflections pode se tornar uma expansão para a história de Tomb Raider (Foto: Lara Croft Reflections pode se tornar uma expansão para a história de Tomb Raider)Lara Croft em Tomb Raider (Foto: Divulgação)


- Melhor Jogo por Download 
Far Cry 3: Blood Dragon

Far Cry 3: Blood Dragon tem tiros e explosões (Foto: Divulgação) (Foto: Far Cry 3: Blood Dragon tem tiros e explosões (Foto: Divulgação))Far Cry 3: Blood Dragon (Foto: Divulgação)


- Melhor DLC
F1 2013 Classic Edition

F1 2013 (Foto: F1 2013)F1 2013 (Foto: F1 2013)


- Melhor Remake HD
DuckTales Remastered

DuckTales Remastered (Foto: Divulgação)DuckTales Remastered (Foto: Divulgação)

- Jogo Revelação
Papers, Please

Papers, Please (Foto: Divulgação)Papers, Please (Foto: Divulgação)


- Pior jogo do ano
The Walking Dead: Survival Instinct

The Walking Dead: Survival Instinct (Foto: Divulgação)The Walking Dead: Survival Instinct (Foto: Divulgação)

- Maior Decepção
Aliens Colonial Marines

Aliens Colonial Marines (Foto: Divulgação)Aliens Colonial Marines (Foto: Divulgação)


- Jogo mais esperado de 2014
Watch Dogs

Watch Dogs (Foto: Divulgação)Watch Dogs (Foto: Divulgação)


Participaram da votação:

Diego Borges
Rafael Monteiro
Felipe Demartini
Paulo Henrique Vasconcellos
Elusa Costa
Murilo Molina
Leonardo Avila
Matheus Vasconcellos
Felipe Velloso
Renato Carvalho
Marcell Santos
Renato Bazan
João Moura
Felipe VInha
Silas Tailer
Dario Coutinho
Emanuel Schimidt
Pedro Cardoso
Tiago Leifert

E aí, concordou com a lista? Para você, qual o melhor jogo de 2013? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rudiery Francez
    2015-01-16T20:09:32

    Pq BF não ta no top de 2014 ?

  • Zé Borracharia
    2013-12-17T10:38:37  

    FIFA melhor que PES??? Nota-se que os votantes são nerds que passam o dia inteiro jogando video game e se quer sabem chutar uma bola.

    recentes

    populares

    • Zé Borracharia
      2013-12-17T10:38:37  

      sempre fui fã de pes ! jogava todp dia mais esta de 2014 é o mais lixo que ja joguei em toda minha vida jogo inacabado a produtora fez uma porcaria e jogou no mercado sem se importar com o seu publico ! então comprei o fifa 2014 e acabei gostando para quem era vicio no pes a jogabilidade é um pouco diferente mais gostei do que vi e não me arrependo ! konami favor administrar melhor seus fãs para que não perca mais e mais no próximo jogo !

    recentes

    populares

    • Zé Borracharia
      2013-12-17T10:38:37  

      kkkkkk é ri para não chorar kkk !

  • Elcio Junior
    2013-12-17T11:11:18  

    Como o Watch Dogs e o jogo mais esperado de 2013 sendo que so vai lançar em 2014

    recentes

    populares

    • Elcio Junior
      2013-12-17T11:11:18  

      vc sabe ler?

    recentes

    populares

    • Elcio Junior
      2013-12-17T11:11:18  

      Leia a reportagem novamente.

  • Joao Vitor
    2014-03-24T16:46:30

    Para mim o jogo do ano e Super Mario 3D World, mesmo gostando muito de GTA V e de The Last of Us

  • Joao Figueiredo
    2013-12-18T13:11:41  

    Vou ganhar de natal GTA 5,Bioshock,Dishonored e Farcry 3.,Em um mes zero os 4!

    recentes

    populares

    • Joao Figueiredo
      2013-12-18T13:11:41  

      Parabéns, quer um doce ?

  • Chat Globo0
    2013-12-17T09:01:40  

    Da onde que The Last of Us é melhor que GTA? Fica botando esses caras de 30 anos para votar da nisso. Não sabem avaliar um bom jogo, vieram da época do come come para Atari. Além do fato que é um jogo exclusivo para PS3 ou seja, publico pequeno.

    recentes

    populares

    • Chat Globo0
      2013-12-17T09:01:40  

      The Last of Us é uma novela mexicana ou seja um porre... Vejo um monte de fanboy falar que chorou no game!!!

    recentes

    populares

    • Chat Globo0
      2013-12-17T09:01:40  

      Franco Criez por isso não sabes o que é que tem de diferente The last of us. GTA é excelente porem é como vi em uma analise é muito do mesmo de sempre, já The last of us coloca perspectivas inovadoras sobre um gênero que esta de certa forma desgastado porem com o toque da narrativa impecável do game ficou show, so quem gosta de apocalipse zumbi e jogou o jogo sabe que ele se tornou o melhor no quesito mesmo sendo infectados e não zumbi antes que alguém venha me trolar

  • Marcos Delboux
    2013-12-17T10:39:50  

    O PESSOAL QUE ESTA CRITICANDO, NO MINIMO NÃO JOGOU THE LAST OF US.... ANTES DE CRITICAR JOGUEM PARA DEPOIS AVALIAR... EU TENHO GTA 5 TBM E É OTIMO... MAS O THE LAST OF US É SIMPLESMENTE IMPECAVEL.... O ONLINE ENTÃO NEM SE FALA ... NÃO PERDE PARA NENHUM JOGO LANÇADO ATÉ HOJE !!!! SIMPLESMENTE FENOMENAL !!!!

    recentes

    populares

    • Marcos Delboux
      2013-12-17T10:39:50  

      Quem não tem pede pra um amigo que tem deixar jogar ou emprestar o console e o jogo. Eu tenho o GTA e deixei de jogar ele devido ao multiplayer do The Last Of Us. O Jogo é fantástico, valeu cada centavo e nem tiro o disco do PS3 pq só jogo ele... Acho que nenhum jogo me envolveu como ele, de querer saber o que vai acontecer, de querer jogar aos poucos pra não acabar e de querer rever as cutscenes ao jogar novamente... Dublagem fenomenal, bem localizado e bem dublado. Jogo impecável em tudo, e mesmo no modo fácil é difícil de passar algumas fases, ele requer estratégia, principalmente no MPOL

  • André Silva
    2013-12-17T11:58:40  

    O pessoal que votou nem gosta do The Last of Us haha ! ou fazendo parecer que o GTAV não é tão bom assim.

    recentes

    populares

    • André Silva
      2013-12-17T11:58:40  

      Verdade, quando vi o modo online, não achei nem melhor que Medal of Honor. História parece ser interessante, mas não acho que o jogo em si supere a história e o modo online de GTA V. Minha opinião.

    recentes

    populares

    • André Silva
      2013-12-17T11:58:40  

      Leonardo Lima: cara, eu tenho os 2 e posso afirmar, nenhum game ganha da história do The Last Of Us. Já o modo on-line, vc precisa entender como se joga, pois não é um FPS, mas um jogo de estratégia de sobrevivência. Que vc não conta só com armas, mas com outros itens que podem fazer a diferença. Uma coisa é ver alguém jogando, outra é entender e jogar, de início eu também não achei grande coisa, pensei que era um CS da vida, mas depois que fui entender como funciona e viciei. Se vc tem o PS3, compre o TLOU, se não tem, empresta o console de alguém e jogue pois vale muito a pena...

  • Vinícius Johann
    2013-12-17T09:04:59  

    The Last of Us merece ser o melhor jogo de 2013 e um dos melhores jogos já feitos! A história é excelente, mais elaborada do que filmes do mesmo tema (Guerra Mundial Z, Eu Sou a Lenda), séries como The Walking Dead e até jogos como Resident Evil. Mas como o assunto é game, os gráficos são extraordinários, a jogabilidade é fantástica. Realmente, o jogo The Last of us me faz ter certeza que valeu a pena ter comprado um PS3! Você que é gosta de video-game, não pode deixar de ter uma experiência única na vida, que é jogar The Last of Us

    recentes

    populares

    • Vinícius Johann
      2013-12-17T09:04:59  

      Ele e todos os exclusivos do PS3 é que me fazem ter certeza de que acertei na escolha do Console. O PS3 foi meu primeiro Vídeo-Game (antes só jogava no PC) e quando comprei já estava com 27 anos. Mas sempre jogava na casa de amigos e sempre preferi o PS. O The Last Of Us é o melhor exclusivo, com toda a certeza e é melhor que qualquer outro que eu tenha (GTA V, Injustice, GOW Ascencion, NFS, etc...)

    recentes

    populares

    • Vinícius Johann
      2013-12-17T09:04:59  

      Jogo Novela, muita fala pouco jogo!!!

  • Chupa Paulistada
    2014-01-15T16:23:49

    The Last of Us é o jogo não só do ano de 2013 mas o jogo da geração!!! Chupaaaaaaaaaa cambada de favelado que acha bonitinho assaltar, roubar, matar... pode ser divertido, mas está muito loooooooooonge de ser o melhor... The Last of Us >>>>>>abismo>>>>>>>>>>>>>GTA 5

  • Jônatas Teixeira
    2014-01-15T16:13:05

    ee

  • Jônatas Teixeira
    2014-01-15T16:07:04

    Acho muito difícil elencar O MELHOR. Pra mim, dos três citados, cada um vence em alguns aspectos. O TLOU realmente impressiona. Parece um filme. É uma pena ele ser um exclusivo, todos deveriam ter a oportunidade de jogá-lo, é uma obra de arte! Porém ele peca um pouco na história, que na minha opinião é clichê por DEMAIS! Nota 10 (msm assim!) GtaV: Fantástico, com uma ILIMITADA gama de atividades, easter eggs, possibildiades, é genial, inovador, jogo pra mais de meses de jogatina! (nota 10) BioShock Infinite: OBRA PRIMA. Sem mais. Melhor jogo que EU já joguei na vida. nota (10,5). Haha

  • José Aleixo
    2013-12-17T09:23:39  

    Quem votou nisso tem problemas sérios, The Last of Us é um jogaço, mas pela complexidade, pelas possibilidades e principalmente pelo modo on line, GTA V é o jogo da geração. Todo mundo que jogou sabe disso.

    recentes

    populares

    • José Aleixo
      2013-12-17T09:23:39  

      então não sou todo mundo nego sua afirmativa

    recentes

    populares

    • José Aleixo
      2013-12-17T09:23:39  

      É complicado comentar sobre jogos exclusivos, as preferências de plataforma acabam induzindo na escolha, não vou confrontar a opinião de vocês, mas acho que ela é tendenciosa, sobre GTA, pensem sobre o tamanho do mundo totalmente aberto, os easter eggs, a bolsa de valores eficiente, a diversidade de veículos (aviões, helicópteros, lanchas, motos, etc..) Concordo que o Last of US é um jogo épico, muito bem feito em vários sentidos, mas o capricho com que fizeram esse GTA, na minha opinião, o faz o melhor jogo do ano.

  • Samuel Padilha
    2013-12-31T17:29:21  

    Desculpa aí quem tem Xbox e não sabe o que está falando, mas, Last of Us é o melhor jogo!

    recentes

    populares

    • Samuel Padilha
      2013-12-31T17:29:21  

      Tenho os dois video games e achei o seu comentário desnecessário e tendencioso a fã discrepado de uma empresa, torço sempre para que entrem mais e mais empresas na indústria de games só assim terei jogos de qualidade e com preço acessível, que é muito fan boy pense nisso. se eu fosse comparar diria que os dois aparelhos são ótimos e o que o xbox tem o psx não tem assim como o mesmo vale para o xbox então quem gosta mesmo terá de dar um jeito e comprar os dois mas dizer que um é melhor que o outro é ser engenheiro de mais e analista de mais.

  • Tiago Luiz
    2013-12-17T09:05:18  

    A Sony desembolsou quanto pra colocar o The Last of Us na frente do GTA??? kkk

    recentes

    populares

    • Tiago Luiz
      2013-12-17T09:05:18  

      Eu vi pelo Youtube ? não entendo pq essa exclusividade ? jovem que isso se ta fazendo isso errado kkkkkkkkk quanto mais vc responde mais piora pro seu lado... Tiago Luiz faz um favor compra o jogo jogue ele e dps vc volta a falar sobre esse assunto, boa sorte jovem.

    recentes

    populares

    • Tiago Luiz
      2013-12-17T09:05:18  

      Tiago Luiz, faz o seguinte, a próxima vez que você for comprar um vídeo-game, compra o melhor, daí não tem do que reclamar.

  • Alexandre
    2013-12-24T13:03:38

    Terminei The Last of Us em 12 horas aproximadamente...e depois não joguei mais..deixei de lado..é um jogo que você joga, termina e quem sabe depois de uns 6 meses joga de novo...já GTA é um jogo bem mais amplo e com mais opções...péssima essa votação...massss cada um com sua opinião né...

  • Leonardo Aquino
    2013-12-23T20:10:42

    Tenho GTA V e THE LAST OF US pra falar a verdade gta é melhor que the last of us daqui uns dois ou tres anos the last of us será esquecido pois é recente gta v nunca será esquecido pois ja entro para a historia desde o lançamento do san andreas

  • Leandro Costa
    2013-12-23T11:47:57

    Descreva GTA V,como vc melhora o excelente,a Rockstar fez isso em GTA V.Vc pode fazer uma coisa boa mas fazer muitas excelentes é pra Rockstar.The Last of US é algo novo o que da a impressão de "The best of game".

  • Denis Cordeiro
    2013-12-22T14:54:48

    Engraçado tiago leifert votando no FIFA entao tinha q colocar silvio luis pra votar tambem rsrs

  • Li Taboga
    2013-12-17T08:50:47  

    Realmente sem nenhum valor essas avaliações da techtudo. Dentro de 5 anos, Last of Us nem será lembrado. E o GTA V? Não que last of us seja ruin, de forma alguma, mas não se compara ao GTA V, estamos falando de um jogo muito mais completo, inovador, complexo e grande.

    recentes

    populares

    • Li Taboga
      2013-12-17T08:50:47  

      Cara, todo mundo se lembra do Mário Kart, que foi lançado para o Super Nintendo até hoje, se lembram do God Of War I, II e III, do MK3 Ultimate (SSNES e Mega Drive III). Um jogo Épico sempre será épico. Pode até ser que lancem uma Série ou então filmes e pode ser feito um Remake para as Futuras Gerações (PS7/8/9) ou então continuações, mas seu comentário é totalmente infundado. Um Jogo Épico pode ser eternizado de muitas formas, como filmes, séries, músicas, entre outras coisas que são imortalizadas e lembradas para sempre, mesmo quem nasceu depois acaba conhecendo. GTA V será esquecido antes.

    recentes

    populares

    • Li Taboga
      2013-12-17T08:50:47  

      Quem jogou the last of us, nunca esquecerá jogo inesquecível bom demais gráfico da hora.

  • Cristianu Ronaldu
    2013-12-21T23:04:37

    The Last Of Us, que já jogou sabe que é o melhor jogo de 2013.

  • Lucas Barbosa
    2013-12-20T21:37:16

    melhor personagem era o trevor, é o melhor jogo era o gta v.

  • Julliano Vieira
    2013-12-19T10:29:29  

    Galera, é na opinião do techtudo. O Verdadeiro premio sobre o tema ja saiu, e quem levou foi o GTAV. É uma pena, mas esse daí foi feito pelos estágiarios que vcs passam o ano criticando. Aí ao descobrirem que eles são fãboys tbm, passam a ser "donos da verdade e da razão"?

    recentes

    populares

    • Julliano Vieira
      2013-12-19T10:29:29  

      Cara, o The Last of Us só não ganhou porque era exclusivo e não poderia ganhar o GOTY, mas ele levou 3 prêmios importantes, enquanto o GTA levou apenas 1. E no post esta declarado que é a opinião deles e não do prêmio mundial. Se fossem fanboys mesmo o God Of War: Ascencion estaria na lista. E todos que jogaram os 2 jogos (TLOU e GTA) concordam que o The Last supera o GTA. Se você jogasse os 2 veria que eles estão certos...

  • Minno Arms
    2013-12-17T20:43:21  

    Que votação sem noção. O melhor jogo do ano não é o melhor jogo de sua categoria. O melhor jogo do ano mal ganhou prêmios, afinal, se ele foi o melhor do ano ele teria que praticamente ganhar em quase tudo dos seus concorrentes.

    recentes

    populares

    • Minno Arms
      2013-12-17T20:43:21  

      o The Last Of Us ganhou 3 prêmios na premiação internacional (exceto game do ano, que um exclusivo não pode ganhar), então a votação deles não está errada como vc disse

    recentes

    populares

    • Minno Arms
      2013-12-17T20:43:21  

      The Last of Us como jogo simplesmente jogo é o melhor, porem quando se trata de AVENTURA Tomb Rider e mais completo, assim como Bioshock:Infinite como FPS na parte de FPS battlefield é melhor.

  • Pedro Silva
    2013-12-18T17:52:07

    gta na minha opinião é melhor que the last, e também fifa melhor jogo de esporte foi palhaçada