03/12/2013 09h18 - Atualizado em 03/12/2013 10h52

Linha Nexus tem brecha de segurança e pode sofrer ataques de hackers

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os smartphones Galaxy Nexus, Nexus 4 e Nexus 5, últimos lançamentos do Google para a linha, tiveram uma falha de segurança detectada por um especialista. O erro permite que os celulares sejam travados, reiniciados ou percam conectividade, deixando-os vulneráveis a um suposto ataque de hackers. 

Nexus 5 e dois de seus antecessores são vulneráveis a ataque via SMS que pode travar, reiniciar ou desligar a conexão celular do aparelho (Foto: Reprodução/Google) (Foto: Nexus 5 e dois de seus antecessores são vulneráveis a ataque via SMS que pode travar, reiniciar ou desligar a conexão celular do aparelho (Foto: Reprodução/Google))Nexus 5 e dois de seus antecessores são vulneráveis a ataque via SMS que pode travar, reiniciar ou desligar a conexão celular do aparelho (Foto: Reprodução/Google)


Segundo o especialista em segurança Bogdan Alecu, que falou ao site PC World, o problema é decorrente da maneira com que os aparelhos Nexus lidam com mensagens "flash", que aparecem na tela como um pop-up e requerem uma ação imediata do usuário.

Qual foi o melhor smartphone de 2013? Opine no Fórum do TechTudo.

Conforme testes realizados por Alecu, os dispositivos Nexus apresentam falhas ao receberem um número grande de SMS desse tipo, cujo acúmulo é favorecido pela falta de alerta sonoro nesses aparelhos. Hackers podem, portanto, influenciar no funcionamento dos smartphones à distância enviando vários SMS "flash" seguidamente. Até que o usuário perceba, o ataque está feito.

O problema foi reportado para a Google, que prometeu uma correção em uma atualização futura. Enquanto isso, os usuários de smarts Nexus podem se proteger da ameaça por meio do Class0Firewall, um aplicativo criado por Alecu.

A falha foi encontrada em Galaxy Nexus, Nexus 4 e Nexus 5 rodando versões do Android que variam do 4.0 (Ice Cream Sandwich) ao mais recente, o 4.4 "KitKat". Não há indícios de que outros dispositivos com o sistema da Google estejam suscetíveis a esse tipo de ataque por SMS.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Cruz
    2013-12-03T13:06:07  

    Nunca aconteceu isso com meu Nexus 4 e nunca vi ninguém passar por isso também... É o tal do vírus de Android que ninguém nunca viu, nunca pegou e nunca conheceu ninguém que pegou! Papinho de applefag que não consegue achar defeito no Android e precisa inventar!

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-12-03T13:06:07  

      Júlio César, mas isso é um bug que qualquer pessoa pode induzir no próprio aparelho. Eu gostaria de ver alguém dizendo que pegou vírus no Android, queria conhecer essa pessoa, porque até hoje nem na internet nunca vi ninguém falando isso. Mas é claro que não vale instalar qualquer APK lixo que achar na internet e reclamar, estou falando de Apps de fontes confiáveis como Play Store, Amazon e etc! E também não vale passar antivírus no aparelho e dizer que detectou vírus... Antivírus vai detectar vírus tendo ou não, se não mostrar resultado não vende (isso vale pra Windows, Android e etc...).

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-12-03T13:06:07  

      todos sistemas tem erros nenhum e 100%

  • Rafael
    2013-12-04T08:43:18

    era iphone ja era e papinho mesmo de applefag. iphone so tem preço.

  • Eduardo Rodrigues
    2014-03-13T17:43:41

    tomara que arrumem isso logo, mas apesar td o meu nexus ainda nao desapontou

  • Bruno Santana
    2013-12-03T14:03:33  

    Nunca aconteceu isso com o meu iPhone!

    recentes

    populares

    • Bruno Santana
      2013-12-03T14:03:33  

      acabei de ler que o Iphone tem um bug, se você enviar um SMS simples no idioma ARABE ele trava, e desliga, e mesmo reiniciando ele fica bugado, só concerta fazendo um HARD-RESET . e também li que o presidente dos EUA não pode usar um iphone porque o sistema não é seguro, e facil de hachear e monitorar o usuario. hihihihih

    recentes

    populares

    • Bruno Santana
      2013-12-03T14:03:33  

      Gustavo Volpe haeuhaeuaeaeuhaeuaeuhaeaehu como se o iOS tivesse, a me poupe, iPhone travava com uma frase em arabe em redes sociais

  • Fernando Cruz
    2013-12-04T11:08:42

    Até agora não vi nenhuma notícia aqui no techtudo sobre a tela azul da morte do iOS 7 que tá acontecendo a rodo por aí... Também não vi nenhuma notícia sobre o acelerômetro do iPhone 5S que é totalmente descalibrado que compromete bastante o funcionamento principalmente em jogos... Porque será que essas coisas o techtudo amador não comenta? Estranho né...