O mundo da tecnologia perdeu alguns importantes integrantes em 2013, que contribuíram fortemente para o desenvolvimento de indústrias de games, cinema e informática, entre outras.
Softwares e serviços de Internet que deram adeus em 2013; veja a lista
Do ativista pela liberdade na web Aaron Swartz ao legendário Tom Clancy da literatura e dos games, a lista revela nomes importantes que ajudaram a construir o cenário tecnológico atual – inclusive o computador ou smartphone que você usa agora. Relembre 13 personalidades que partiram neste ano.
1) Aaron Swartz

Vítima de uma depressão provocada por sua própria atividade no mundo da tecnologia, Aaron Swartz abalou o mundo ao suicidar-se em 11 de janeiro. Com apenas 26 anos, ele já era um desenvolvedor respeitado e ávido defensor da liberdade na Internet, tendo ajudado a criar o RSS com apenas 14 anos e, mais tarde, as bases do Reddit. Mais recentemente, ele lutava contra o projeto SOPA nos Estados Unidos e foi julgado nos tribunais por ter disponibilizado milhões de artigos científicos do país para acesso livre e gratuito na Internet.
2) Tom Parry Jones

O galês Tom Parry Jones é conhecido pelo emprego de seus conhecimento como químico na invenção de um aparelho famoso no Brasil: o bafômetro, que detecta a álcool no sangue pelo hálito. Jones faleceu no mesmo dia que Swartz, em 11 de janeiro, aos 77 anos.
3) Harry Pyle

Conhecido por seu envolvimento na primeira rede local de computadores, a ARCnet, a Harry Pyle é atribuída a criação da tecnologia que levou ao lançamento do Intel 8008, o primeiro processador comercial destinado a PCs domésticos do mercado de informática. Ele faleceu em 11 de março, aos 63 anos.
4) Yvonne Brill

Cientista da NASA, a canadende Yvonne Brill ajudou, entre dezenas de outros projetos, no desenvolvimento de um sistema que previne satélites de saírem de sua órbita. Yvonne morreu em decorrência de um câncer de mama em 27 de março, com 89 anos.
5) Jack Harker

Funcionário da IBM por 35 anos, Jack Harker é considerado o pai dos dispositivos de armazenamento móvel, como os nossos pendrives. Ele liderou projetos relacionados à tecnologia de armazenamento na empresa até 1987 e faleceu devido a complicações médicas em 27 de abril, aos 87 anos.
6) Ray Harryhausen

Morto em 7 de maio aos 93 anos, Ray Harryhausen criou as bases do que conhecemos hoje como efeitos visuais modernos. Rei das animações em stop-motion, o também escritor e produtor cinematográfico inventou a técnica Dynamation, que facilita a criação de filmes desse tipo. Entre suas obras estão "Mighty Joe Young", de 1949; e "Clash of the Titans" (Fúria de Titãs), de 1981.
7) Ed Iacobucci

Ed Iacobucci trabalhou muitos anos na IBM no desenvolvimento de projetos baseados no DOS e, após alguns anos, fundou a Citrix, empresa de software dos Estados Unidos pioneira na virtualização de sistemas. Ele faleceu de câncer em 21 de junho, aos 59 anos.
8) Douglas Engelbart

Douglas Engelbart era um famoso engenheiro e inventor que ajudou na criação de tecnologias como videoconferência, processamento de palavras, hipertexto e edição colaborativa. Porém, seu maior legado talvez tenha sido a invenção do mouse, em dezembro de 1968. Engelbart faleceu aos 88 anos, em 3 de julho, vítima de complicações trazidas pelo Alzheimer.
9) Amar Bose

Fundador da Bose Corporation, líder em tecnologia de áudio, que produz caixas de som e fones de ouvido desde 1964 nos Estados Unidos, Amar Bose era mestre e doutor em engenharia elétrica pelo famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ele faleceu em 12 de julho aos 84 anos.
10) Barnaby Jack

Barnaby Jack Trabalhava em uma empresa especializada na segurança de dispositivos portáteis e ganhou notoriedade ao quebrar a segurança de dois caixas automáticos durante a Black Hat 2010. Ele faleceu em 25 de Julho, aos 35 anos, quando estava prestes a demonstrar novas falhas de segurança na Black Hat deste ano.
11) Ray Dolby

Pioneiro na tecnologia de redução e compressão de áudio, Ray Dolby estreou seu trabalho no conceituado "A Laranja Mecânica", filme ultraviolento de Stanley Kubrick lançado em 1971. Dolby faleceu com 80 anos, em 12 de setembro, em decorrência de complicações de Alzheimer e leucemia.
12) Hiroshi Yamauchi

Referência na indústria de jogos, Hiroshi Yamauchi foi presidente da japonesa Nintendo entre os anos de 1949 a 2002, e é considerado o responsável direto pelo crescimento exponencial que a companhia teve no período. O chefão da Nintendo faleceu aos 86 anos devido a uma pneumonia, no dia 19 de setembro.
13) Tom Clancy

Falecido em 1º de outubro e conhecido pelos jovens como pertencente ao mundo dos games, Tom Clancy foi um autor de best-sellers americano que empregou sua capacidade de contar histórias a jogos como Rainbow Six, Ghost Recon e Splinter Cell. Ele também fundou uma empresa de vídeo games em 1996 que mais tarde viria a ser adquirida pela Ubisoft, criadora da série Assassin’s Creed, em 2000.
Via Mashable
Qual melhor jogo de 2013?
Veja no Fórum do TechTudo.