05/12/2013 09h58 - Atualizado em 05/12/2013 15h01

Lojas brasileiras podem começar a monitorar clientes pelos smartphones

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

Estabelecimentos brasileiros podem começar a rastrear os smartphones dos clientes para monitorarem seus comportamentos dentro das lojas. A tecnologia responsável por isso foi desenvolvida pela startup brasileira Gauzz, que utilizará sensores espalhados nas lojas para captar o sinal Wi-Fi dos celulares.

Samsung Galaxy S4 Zoom (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Sistema rasteia Wi-Fi dos celulares para informar aos comerciantes sobre o monitoramento dos clientes (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Os dados capturados serão usados para criar um banco de dados analítico para os comerciantes, que saberão quais setores os clientes visitaram e por quanto tempo ele ficaram e interagiram na loja.

No exterior, um sistema semelhante foi implantado em uma das maiores lojas dos Estados Unidos, a Nordstrom. Durante alguns meses a empresa realizou testes secretamente. Quando essa informação chegou ao público houve discussões sobre a privacidade dos clientes, levando a companhia a suspender o sistema pouco tempo depois.

É possível monitorar sua casa através do iPad ou iPhone? Veja as opiniões no Fórum do TechTudo

Thiago Balthazar, fundador da Gauzz, explica que a tecnologia não acessa nenhuma informação do usuário, obtendo apenas uma sequência numérica que o aparelho envia para os roteadores Wi-Fi buscando conexão. E a solução para não ser detectado é simples: desligar a conexão Wi-Fi do smartphone quando não estiver usando. Com isso o usuário se torna “invisível” aos sensores, já que eles dependem do sinal enviado pelos gadgets para detectar e monitorar os clientes. 

Aqui no Brasil, o sistema da Gauzz está sendo testado em um shopping no interior de São Paulo, em Sorocaba. A empresa ressalta que é responsabilidade dos lojistas informarem aos clientes sobre o uso do sistema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Helliton Mesquita
    2013-12-06T14:27:28

    Ok, ele captura o numero mac do wifi, beleza e como eles vão saber quem eu sou, só com este numero?

  • Flávio Souza
    2013-12-06T09:15:14

    Desligando os celulares e retirando suas baterias em 3,2,1...