Jogos de arcade

21/12/2013 17h07 - Atualizado em 23/03/2016 10h43

Mario, CJ, Tomb Raider: conheça os dubladores dos personagens de videogame

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

As vozes por trás dos heróis dos videogames são tão famosas quanto os personagens em si. Quem nunca ouviu a frase “It’s me, Mario!” e não lembrou do encanador bigodudo? Qquem não reconhece a voz vociferante de Kratos indo em direção ao Olimpo? Pensando nisso, o TechTudo traz a você uma seleção de alguns dos dubladores que marcaram a vida e infância de muitas pessoas:

Mario (Franquia Mario)

Charles Martinet dubla os personagens da Nintendo desde 1995 (Foto: Nintendo Life)Charles Martinet dubla os personagens da Nintendo desde 1995 (Foto: Nintendo Life)

Nosso artigo não poderia iniciar com ninguém menos que o famoso italiano da Nintendo: Mario Bros. O famoso personagem é dublado por Charles Martinet, um ator americano que desde 1995 dubla o encanador. Além de Mario, Charles também faz as vozes de Luigi, Wario, Waluigi, Toadsworth, Baby Mario e Baby Luigi. Um dos últimos trabalhos de Martinet que ficou pouco conhecido pelo público foi a dublagem do dragão Paarthurnaax, em The Elders Scroll V: Skyrim.

Paarthurnax: um trabalho de Martinet pouco conhecido pelo público (Foto: Divulgação)Paarthurnax: um trabalho de Martinet pouco conhecido pelo público (Foto: Divulgação)

Kratos (God of War)

Terrence TC Carson: o dublador de Kratos também já participou do filme Premonição (Foto: Reprodução/Meodia)Terrence "TC" Carson: o dublador de Kratos também já participou do filme Premonição (Foto: Reprodução/Meodia)

A poderosa voz do deus da Guerra é reconhecida em qualquer lugar em que é ouvida. No último jogo da franquia, God of War: Ascension, a voz de Kratos recebeu uma versão brasileira, feita por Ricardo Juarez, mesmo dublador de Johnny Bravo, Melman (Madagascar) e Edu (Du, Dudu e Edu). Nos EUA, por sua vez, o guerreiro foi interpretado por Terrence “TC” Carson, que além de ator é dançarino e cantor. Talvez você o reconheça por sua participação no filme Premonição 2 ao interpretar o personagem Eugene Dix.

A dublagem de outros jogos também está no currículo do ator, como é o caso das vozes de Big Tony, do jogo Saint Rows IV; Calchas, de Tron Evolution e Othello, de Unreal Tournament 3, além de vozes adicionais em Bioshock Infinite.

Lara Croft (Tomb Raider)

Camilla Luddington: dubladora de Lara Croft e atriz da série True Blood (Foto: Divulgação)Camilla Luddington: dubladora de Lara Croft e atriz da série True Blood (Foto: Divulgação)

Segundo a Crystal Dynamics, desenvolvedora responsável pela criação do último título de Tomb Raider, a busca pelo quadro de atores do jogo foi intensa e abrangeu não somente o território americano, mas europeu também. Após a procura, a atriz inglesa Camilla Luddington deu um charme adicional a heroína com seu sotaque britânico. Acostumada a interpretar papéis em seriados, Camilla teve a oportunidade de estrear a voz de Lara nos videogames, onde a aceitação do público demonstrou o sucesso da britânica. Dentre os trabalhos de Camilla, temos: Drª Jo Wilson, de Grey’s Anatomy; Claudette, de True Blood; e Lizzie, da série Californication.

CJ (GTA San Andreas)

Young Maylay: dublador de CJ também é rapper e responsável pelo tema do jogo (Foto: Reprodução/Gamer Euro)Young Maylay: dublador de CJ também é rapper e responsável pelo tema do jogo (Foto: Reprodução/Gamer Euro)

Além da voz do protagonista em Grand Theft Auto: San Andreas, o ator e rapper Young Maylay foi responsável pela gravação da trilha sonora do jogo da Rockstar Games. A gravadora Lench Mob Records, pertencente ao rapper, foi responsável pela criação da música tema do jogo, além de outras faixas musicais. Embora seu trabalho musical não seja muito reconhecido pelo público, as músicas mais famosas de Maylay são: “Salute’n G’s”, “Like Da West Coastaz” e “Too West Coast”, onde nesta última ele canta juntamente com o rapper Ice Cube.

Irish (Battlefield 4)

André Ramiro: ator de Tropa de Elite dubla personagem de Battlefield 4 (Foto: Reprodução/ Paulo Vasconcellos)André Ramiro: ator de Tropa de Elite dubla personagem de Battlefield 4 (Foto: Reprodução/ Paulo Vasconcellos)

A dublagem e trilha sonora de Battlefield 4 foram pontos muito bem observados pela crítica. A linguagem pesada, mas com um leve tom cômico conseguia prender a atenção do jogador aos mais longos diálogos. Dentre os personagens destacados no jogo da EA, há o Sgt. Kimble “Irish” Graves, dublado pelo ator André Ramiro, muito conhecido por seu trabalho em Tropa de Elite 1 e 2, interpretando o Capitão André Matias. Assim como Young Maylay, Ramiro também é rapper e criador de músicas como: “Alma de Criança”, com participação de Gabriel, o pensador.

Irish: rosto do personagem foi baseado nas feições do ator Michael Kenneth (Foto: Paulo Vasconcellos)Irish: rosto do personagem foi baseado nas feições do ator Michael Kenneth (Foto: Paulo Vasconcellos)


Na versão americana, Michael Kenneth Williams é quem dá voz ao sargento, o qual teve sua fisionomia baseada nas feições do ator. Em sua filmografia, há participações no filme A Estrada, onde interpreta um ladrão, e em Robocop, de José Padilha, onde interpretará o Oficial Jack Lewis.

Superman (Injustice: Gods Among Us)

Guilherme Briggs: ator possui uma enorme gama de personagens dublados (Foto: Reprodução)Guilherme Briggs: ator possui uma enorme gama de personagens dublados (Foto: Reprodução)


Guilherme Briggs é um dublador muito conhecido pelo público brasileiro por seus trabalhos como Optimus Prime (Transformers), Freakazoid, Buzz Lightyear (Toy Story), Cosmo (Padrinhos Mágicos), Samurai Jack, dentre muitos outros. Além de dublar, Briggs é Tradutor, Ator, Desenhista, Diretor de Dublagem e possui um blog em que posta vídeos e memes: o Teatro de Bonecos. Na semana de lançamento de Injustice: Gods Among Us, o ator, juntamente com outros dubladores do jogo deram uma entrevista ao TechTudo acerca dos trabalhos de dublagem. Na versão americana, a voz do kriptoniano foi criada pelo ator George Newbern, também responsável pela voz do herói na animação “Liga da Justiça”. O ator também teve atuações em seriados, como: Castle, CSI: NY e The Mentalist.

GLaDOS (Portal)

Ellen McLain dubla GLaDOS em Portal 1 e 2 (Foto: Reprodução/Puropop)Ellen McLain dubla GLaDOS em Portal 1 e 2 (Foto: Reprodução/Puropop)

A Inteligência Artificial GLaDOS, que transforma a vida da protagonista Chell em uma bagunça se tornou um dos pontos marcantes da franquia Portal, da Valve. Ellen McLain, que também é cantora de ópera, teve seu trabalho reconhecido ao receber o prêmio de Melhor Voz Feminina no VGA 2011. Mclain é casada com John Patrick Lowrie, também dublador, onde realizaram trabalhos juntos em Half-Life 2, jogo no qual Mclain interpretou a antagonista Combine Overwatch, enquanto seu marido dublou um cidadão que assistia ao protagonista do jogo. Outro trabalho em que o casal contracenou pôde ser visto em Team Fortress 2, em que Ellen dubla a locutora das partidas e Patrick faz a voz do Sniper. Não obstante, o trabalho musical de Ellen foi bem aproveitado pela Valve, pois as músicas “Still Alive” (Portal) e “Want You Gone” (Portal 2), foram cantadas pela soprano.

Elizabeth (Bioshock Infinite)

Courtnee Draper: dubladora de Elizabeth canta música em Easter Egg (Foto: Reprodução/Eirtakon)Courtnee Draper: dubladora de Elizabeth canta música em Easter Egg (Foto: Reprodução/Eirtakon)

Um Easter Egg encontrado neste jogo da 2K é responsável pelo destaque da dubladora Courtnee Draper no papel da companheira de Booker DeWitt. Ao localizar um violão em uma favela, Elizabeth, na voz de Courtnee, começa a cantar a música “Will the circle be unbroken”, que marcou o jogo. No final, durante os créditos é apresentado um vídeo em que os dubladores de Elizabeth e Booker cantam juntamente esta música.
Além de Elizabeth, um dos trabalhos mais famosos da atriz é sua aparição em CSI: NY, no papel de Mandy Creighton, durante alguns episódios do seriado.

O que achou dos dubladores? A imagem que você tinha deles eram exatamente estas? Comente em nosso Fórum Qual é o seu dublador favorito e participe!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Coelho
    2013-12-29T21:11:50

    Irish não vai construir nenhuma estante. Entendedores entenderão.

  • Fernando Silva
    2013-12-21T17:16:37  

    Pegaria a dubladora da Lara Croft!!

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2013-12-21T17:16:37  

      Eu te pego renata, cola aqui na favela

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2013-12-21T17:16:37  

      Renata Vasconcellos. E quem é você pra me criticar? Baba ovo do Tadeu Schmidt!

  • Leandro Costa
    2013-12-23T10:22:18

    Ótimo post.diversificado, o legal é o destaque que as produtoras estão dando para o mercado de games no Brasil.

  • William Passos
    2013-12-23T09:06:57

    aff eu pensei que iam falar dos dubladores brasileiros pow !

  • Brenno E.arcie
    2013-12-22T13:50:01

    Se fosse por tudo que o Grande Amigo Guilherme fez ia Falta Espaço hauhaa .. Nosso eterno Freakazoid e Diretor de Dublagem do MAD.

  • Cahê Nota
    2013-12-22T00:44:56

    tudo e todos são celebridades desconhecidas por mim.

  • Rafael Matos
    2013-12-21T23:18:42

    Esqueceram os dubladores de Ellie e Joel de the last of us, melhor dublagem em BR.

  • Willians Borges
    2013-12-21T20:30:29

    alguns até se parace com personagens, só que do mário tem nada haver IoI

  • Bruno Nardini
    2013-12-21T19:06:22

    O melhor é o Viktor Reznov, dublado pelo Gary Oldman.

  • Trosk
    2013-12-21T18:50:01

    achei que iriam focar nos dubladores brasileiros...que lástima.

  • Vitor Barros
    2013-12-21T18:32:00

    Young Maylay MITO ETERNO!