Internet

10/12/2013 07h10 - Atualizado em 10/12/2013 07h10

Pesquisadores estudam uso de emoticons por adolescentes no Facebook

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Facebook fez uma parceria com universidades americanas de Yale e Berkeley para estudar o uso da rede social por adolescentes. A ideia é estimular a criação de ferramentas de comunicação que não necessitem de texto, como emoticons e mensagens de voz, para que a interação aumente.

Falso vídeo do acidente de Paul Walker é usado em golpe no Facebook

O estudo começou produzindo gráficos e estatísticas que mostram como os jovens interagem especialmente em relação ao bullying. Notou-se que o importante nestes casos é que estes adolescentes sejam rapidamente alertados de que é possível receber ajuda de amigos e da rede.

Emoticons são fundamentais no Facebook (Foto: Reprodução)Emoticons são fundamentais no Facebook, aponta estudo (Foto: Reprodução)


Assim que o Facebook recebe um alerta de um usuário informando que algo está incomodando, a rede sugere amigos para que ele vá conversar sobre o assunto. Segundo o estudo, muitos membros relatam que posts não atendem suas reais intenções. Por isso, elementos "extratexto" seriam fundamentais.

Um emoticon, ou sticker, por exemplo, pode fazer toda a diferença na hora da compreensão de um determinado texto. O mesmo se aplica para voz e vídeo. Segundo a pesquisa, as pessoas entendem melhor as mensagens com emoticons animados, pois eles são representações das emoções humanas.

Emoticons para Facebook: saiba como utilizar figurinhas no seu chat

“Estamos apenas tentando equipar as pessoas com mais habilidade para se comunicar de verdade, num ambiente em que coisas como musculatura facial, tom da voz, toque e outras formas de comunicação ainda não estão disponíveis”, disse Emiliana Simon-Thomas, professora da UC Berkeley.

O bate-papo por voz e vídeo e os emoticons já estão disponíveis no Facebook. Resta saber o que o site pode lançar para tentar aumentar e melhorar a interação não somente entre os adolescentes.

O Facebook Messenger envia mensagens automáticas? Descubra no Fórum do Techtudo.

Via ABC News


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares