15/12/2013 08h00 - Atualizado em 15/12/2013 08h00

PlayRoom: conheça o jogo de realidade aumentada para o PS4

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O PlayStation 4 vem com um jogo de realidade aumentada da Sony, o PlayRoom. Nele, o usuário pode interagir com robôs que “invadem” sua sala utilizando a PlayStation Camera para fazer a captura das imagens. Neste início de ciclo de vida do console, o recurso está em desenvolvimento e ainda é bem simples, mas espera-se grandes novidades no futuro. Entenda como ele funciona:

Confira o review completo do PlayStation 4

PlayRoom usa realidade aumentada (Foto: Thiago Barros/TechTudo)PlayRoom usa realidade aumentada (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

O funcionamento do PlayRoom começa com o reconhecimento da imagem da câmera, e sincronização com o controle DualShock. Antes, algumas dicas são dadas, como manter uma distância de de dois metros da câmera e, claro, liberar espaço à frente da TV. Então começa a configuração automática do serviço.

Abra espaço para usar o PlayRoom (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Abra espaço para usar o PlayRoom (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Após uma animação muito interessante, com a cara do filme “Minority Report”, cheia de futurismo, um robôzinho vai dar as boas-vindas ao serviço. Tudo funciona com o idioma português, o que é um detalhe interessante para o usuário brasileiro – apesar de não ser possível comandar o console por voz, usando a câmera ou o headset, nesta língua.

Animação é bem futurista (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Animação é bem futurista (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

O robô, chamado Asobi, voa perto de você, identifica seu rosto e depois explica as suas opções no menu. Tudo é controlado utilizando o touchpad do controle. Ao deslizar o seu dedo nele, para cima, o menu é aberto e mostra as opções, que são Robôzinhos de RA, Hóquei de RA, configurações de câmera, e também a interação com o próprio Asobi.

Robô identifica rosto do usuário (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Robô identifica rosto do usuário (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Robôzinhos e Hóquei de Realidade Aumentada

O PlayRoom conta com somente dois jogos. O primeiro é o Robôzinhos de Realidade Aumentada. Nele, um efeito é dado para dar a impressão de que há vários pequenos robôs dentro do seu DualShock. Quando você balança, é possível ouví-los gritando lá dentro. Quando o touchpad é pressionado, é possível visualizá-los, e até mesmo criar uma espécie de festa com eles, basta tocar os botões como bola, quadrado, triângulo e “X”, para que eles comecem a dançar.

Robôs ficam dentro do controle (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Robôs ficam dentro do controle (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Ao deslizar o dedo no touchpad para cima, você faz um robô “sair” do controle. Então, é possível interagir com ele, como arremessá-lo para o outro lado da sala, dar sustos e fazer cócegas, por exemplo. Além disso, utilizando um PS Vita ou dispositivo móvel com o app do PlayRoom, a interação permite desenhar objetos 3D que podem ser usados como brinquedos pelos robôs. É uma experiência bem divertida.

Jogo é bem divertido (Foto: Divulgação/Sony Europe)Jogo é bem divertido (Foto: Divulgação/Sony Europe)

Para quem tem outro gamer em casa, com dois controles é possível jogar o Hóquei RA – um “pong” futurista, com gráficos modernos e usando a realidade aumentada para que a sua sala se transforma no cenário do jogo. O controle é feito movendo o joystick e dando deslizadas de dedo no touchpad para fazer com que a barrinha se movimente na tela pra rebater as bolas para o lado do adversário.

Pong futurista no PlayRoom (Foto: Divulgação/Sony Europe)"Pong" futurista no PlayRoom (Foto: Divulgação/Sony Europe)

Novos DLCs gratuitos já estão em produção

A tendência é de que o PlayRoom se torne uma central de entretenimento para jogos bem divertidos, voltados para a família e para gamers que querem uma experiência que pode ir além dos jogos tradicionais. Muitas novidades são aguardadas para esta plataforma em breve. Há rumores de que diversos conteúdos, já estão em produção.

Ferramenta de criar brinquedos foi primeiro DLC (Foto: Divulgação/Sony)Ferramenta de criar brinquedos foi primeiro DLC (Foto: Divulgação/Sony)

A tendência é de que tudo seja disponibilizado como DLC gratuito. Mas ainda é cedo para se ter uma noção de todas possibilidades que o PlayRoom pode oferecer. A impressão é de que tudo está no começo, com o software disponibilizado hoje sendo só uma amostra do potencial que ele tem. Resta torcer para que o futuro corresponda à expectativa.

Opine no fórum: você acha justo o preço do PlayStation 4 no Brasil?


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jean Alpohin
    2013-12-15T10:51:05  

    fala mais de jogos do Xone porque ps4 quase ninguem no brasil vai ter kkkkkk

    recentes

    populares

    • Jean Alpohin
      2013-12-15T10:51:05  

      o preço é o msm R$ 2,999

    recentes

    populares

    • Jean Alpohin
      2013-12-15T10:51:05  

      Consegui comprar 2 anos apos o lançamento kkk

  • Vadim Vladimir
    2013-12-15T10:18:52  

    4K pra jogar pong ? Está certo, vem com certificado de idiotice ?

    recentes

    populares

    • Vadim Vladimir
      2013-12-15T10:18:52  

      A Sony só lançou o console no Brasil para o país não ficar de fora do lançamento. Contudo, o próprio CEO da Sony para a América Latina disse que a Sony do Brasil não tem interesse em vender o PS4 a esse preço e disse que os brasileiros iriam usar sua criatividade para conseguir comprá-lo por um preço mais justo (diga-se Miami, Amazon, Ebay, SkyBox, Paraguai, Mercado Livre, etc, etc.).

    recentes

    populares

    • Vadim Vladimir
      2013-12-15T10:18:52  

      Gustavo Tramarin, lojas brasileiras por esse preço? acho que não.. e só tem a vista por esse preço.. se for parcelar 12x vem com juros.. Se souber qual, me informa ae por favor.

  • Eduardo Costa
    2013-12-15T10:00:40  

    Sei que a Sony deve estar pagando bem, mas se o techtudo quiser escrever umas matérias sobre o console do Brasil, o xone, a gente não acha ruim não... Fica a dica! ;D

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-12-15T10:00:40  

      Por que Matéria de Console que não tem novidade ? kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-12-15T10:00:40  

      É só importar que você paga muito mais barato no PS4 que no X-One. Agora comprar no Brasil e enxer o bolso dos políticos de dinheiro já é tolice, haja vista que 70% do valor do console são impostos...

  • Antonio Souza
    2013-12-15T12:08:45  

    É só postarem uma matéria sobre consoles que um bando de i d i o t a s de plantão começam a discutir que o ps4 é melhor que o x-one, e vice versa. Na minha opinião, em matéria de jogos nada muda, a qualidade é excelente para ambas as plataformas. Talvez uma interface diferenciada aqui ou ali, mas no final, o que importa mesmo são os jogos..

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2013-12-15T12:08:45  

      God of War é cópia do Prince of Persia.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2013-12-15T12:08:45  

      Concordo que ambos são muito bons, não importa qual vc compre sera uma boa escolha, em termos de valor vc acha facil o PS4 no valor do One, eu prefiro o PS4 pelas vantagens que tenho na Plus, como jogos gratis e poder dividir os jogos em 2 aparelhos assim fica metade do valor em cada jogo online.

  • Cadu Corinthiano
    2013-12-15T12:15:33  

    cara, o kicnet do xbox onde vc comanda por voz, grava vídeo ao vivo do jogo por voz, abre navegador enquanto joga, até assiste tv enquanto joga dividindo a tela, xbox se superou na interatividade, enquanto play engatinha, ou copia

    recentes

    populares

    • Cadu Corinthiano
      2013-12-15T12:15:33  

      Wesley Araujo, isso é opcional, você grava vídeo ao vivo, abre navegador, assiste televisão, se quiser. Você pode simplesmente jogar, OU quem quiser pode fazer essas coisas (gravar vídeo, assiste tv, entre outros). Xbox é muito mais que um vídeo game. Playstation 4 é só um vídeo game.

    recentes

    populares

    • Cadu Corinthiano
      2013-12-15T12:15:33  

      Wesley Araujo está pensando baixo...

  • Gustavo Marck
    2013-12-16T13:17:35

    É interessante a Sony com esse novo sistema de Realidade Aumentada, mas a Microsoft está a frente nesse quesito, e como a própria Sony disse anteriormente como uma crítica a Microsoft foi que ela foca em jogo e não em coisas desse tipo. Mas decidiu começar a fazer algo do gênero. Só acho que a Sony antes de criticar deveria pensar no que ela pode fazer, e agora ela está mostrando que consegue caminhar nessa direção, bom sou um Fã dos dois consoles, só quero que fique cada vez melhor para todos os GAMERS.

  • Gedielson Silva
    2013-12-15T10:54:05  

    Já encontrei o PS4 por 2900,00, mas tem locais que estão vendendo por 2100 aqui no Brasil.

    recentes

    populares

    • Gedielson Silva
      2013-12-15T10:54:05  

      E TEM UMS TROUXAS QUE ESTÃO COMPRANDO A 4.000 KKKK

  • Lipe França
    2013-12-15T10:43:27

    A invasão está começando!