É comum fazer apresentações em slides para escola, faculdade ou trabalho. Um dos programas mais conhecidos e utilizados é o Microsoft PowerPoint. Mas, há diversas alternativas, pagas e gratuitas, que podem ter funcionalidades mais adequadas ao tipo de apresentação que deseja fazer.
Google atualiza slides do Docs com temas e apresentações widescreen
1. Prezi
O Prezi consegue substituir o Microsoft PowerPoint perfeitamente. Para construir apresentações nesta ferramenta, o usuário dispõe o conteúdo em uma "mesa" e usa o conceito de mapeamento mental para organizar ideias com movimentos de zoom.

Uma vantagem é que o programa é mais personalizável que os concorrentes, pois permite explorar mais recursos multimídia de maneira criativa, facilitando o entendimento do público.
Há vários templates com layouts pré-definidos e ainda é possível começar uma apresentação do zero – o que é, certamente, mais desafiador.
Como disponibilizar arquivos no Google Drive? Descubra no Fórum do TechTudo.
A ferramenta tem versões gratuitas e pagas, além do suporte para web e computadores pessoais pelo aplicativo próprio. Se você tem uma conta gratuita, basta acessar o site do Prezi, criar sua apresentação e exportar um arquivo flash para visualização offline.
2. Keynote
O Keynote roda em Mac e iOS e sincroniza todas as suas criações no iCloud. Mais parecido com o PowerPoint, essa ferramenta oferece diversas transições elegantes, animações e gráficos 3D para seus slides.

Outro recurso interessante é a compatibilidade com o Keynote Remote, aplicativo para iOS que transforma seu dispositivo móvel em um controle remoto. A função mais interessante da plataforma é a apresentação em múltiplas telas.
Ou seja, permite que o usuário mostre ao público os slides em tela inteira e, no seu dispositivo pessoal – seja um Mac, iPad ou iPhone. É possível visualizar os slides junto com notas e um relógio, excelente para não esquecer de nenhum tópico e garantir que a apresentação não passe do tempo programado.
3. Google Drive
As apresentações disponíveis pelo Google Drive possuem recursos de edição mais limitados. Mas, para apresentações urgentes, a eficiência da nuvem do Google pode ser muito útil.
Essa é a melhor solução para criar apresentações de forma colaborativa: basta fazer login no drive.com e compartilhar um arquivo com algum colega. A partir daí, várias pessoas podem editar os slides ao mesmo tempo, com direito a janela de bate-papo para trocar ideias.

É simples de usar, mas muitos recursos estéticos presentes no software da Microsoft não estão disponíveis. Ou seja, use o Docs se você não faz questão de beleza, mas de agilidade e colaboração.
4. Microsoft PowerPoint
O Microsoft PowerPoint vem melhorando a cada nova edição do Microsoft Office e já oferece integração com a nuvem. Seus recursos de edição são avançados e é possível adicionar diversas transições e efeitos aos slides.
Os templates também estão mais bonitos e variados, tornando a tarefa de criar uma apresentação ainda mais simples.

Uma vantagem especial do POwerPoint sobre os concorrentes, além da popularidade, é a variedade de programas de terceiros que se integram a suas opções. Se você quiser gravar sua voz para inserir nos slides, como no Keynote, basta baixar softwares como o Camtasia e instalar o plugin para PowerPoint.
De maneira geral, cada uma dessas ferramentas serve a um público específico. Se você quiser apresentações criativas e tiver tempo disponível para editar, o Prezi é a opção ideal.
Se seus equipamentos forem da Apple, o Keynote irá oferecer uma experiência melhor. Em situações em que você está em um computador emprestado ou de um cybercafé, use o Google Docs.
Agora, se sua preferência é pelo formato mais usado e pelo programa mais familiar, o PowerPoint continua sendo o mais indicado.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone