Internet

05/12/2013 07h05 - Atualizado em 01/08/2016 17h55

Qual o melhor programa para criar apresentações em slides; veja dicas

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

É comum fazer apresentações em slides para escola, faculdade ou trabalho. Um dos programas mais conhecidos e utilizados é o Microsoft PowerPoint. Mas, há diversas alternativas, pagas e gratuitas, que podem ter funcionalidades mais adequadas ao tipo de apresentação que deseja fazer.  

Google atualiza slides do Docs com temas e apresentações widescreen

1. Prezi

O Prezi consegue substituir o Microsoft PowerPoint perfeitamente. Para construir apresentações nesta ferramenta, o usuário dispõe o conteúdo em uma "mesa" e usa o conceito de mapeamento mental para organizar ideias com movimentos de zoom.

Prezi permite criar apresentações mais criativas por meio de zoom no conteúdo, porém levam mais tempo para serem preparadas (Foto: Reprodução) (Foto: Prezi permite criar apresentações mais criativas por meio de zoom no conteúdo, porém levam mais tempo para serem preparadas (Foto: Reprodução))Prezi permite criar apresentações mais criativas por meio de zoom no conteúdo (Foto: Reprodução/Prezi)

Uma vantagem é que o programa é mais personalizável que os concorrentes, pois permite explorar mais recursos multimídia de maneira criativa, facilitando o entendimento do público.

Há vários templates com layouts pré-definidos e ainda é possível começar uma apresentação do zero – o que é, certamente, mais desafiador.

Como disponibilizar arquivos no Google Drive? Descubra no Fórum do TechTudo. 

A ferramenta tem versões gratuitas e pagas, além do suporte para web e computadores pessoais pelo aplicativo próprio. Se você tem uma conta gratuita, basta acessar o site do Prezi, criar sua apresentação e exportar um arquivo flash para visualização offline.

2. Keynote

O Keynote roda em Mac e iOS e sincroniza todas as suas criações no iCloud. Mais parecido com o PowerPoint, essa ferramenta oferece diversas transições elegantes, animações e gráficos 3D para seus slides.

Keynote é solução elegante da Apple para seus dispositivos, com integração ao iCloud (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Keynote é solução elegante da Apple para seus dispositivos, com integração ao iCloud (Foto: Reprodução/Mashable))Keynote é solução da Apple para seus dispositivos, com integração ao iCloud (Foto: Reprodução/Apple)

Outro recurso interessante é a compatibilidade com o Keynote Remote, aplicativo para iOS que transforma seu dispositivo móvel em um controle remoto. A função mais interessante da plataforma é a apresentação em múltiplas telas.

Ou seja, permite que o usuário mostre ao público os slides em tela inteira e, no seu dispositivo pessoal – seja um Mac, iPad ou iPhone. É possível visualizar os slides junto com notas e um relógio, excelente para não esquecer de nenhum tópico e garantir que a apresentação não passe do tempo programado.

3. Google Drive

As apresentações disponíveis pelo Google Drive possuem recursos de edição mais limitados. Mas, para apresentações urgentes, a eficiência da nuvem do Google pode ser muito útil.

Essa é a melhor solução para criar apresentações de forma colaborativa: basta fazer login no drive.com e compartilhar um arquivo com algum colega. A partir daí, várias pessoas podem editar os slides ao mesmo tempo, com direito a janela de bate-papo para trocar ideias.

Google Drive oferece ferramenta de apresentações útil para quem quer colaborar, mas com limitações de edição (Foto: Reprodução) (Foto: Google Drive oferece ferramenta de apresentações útil para quem quer colaborar, mas com limitações de edição (Foto: Reprodução))Google Docs oferece ferramenta de apresentações útil para quem quer colaborar (Foto: Reprodução)

É simples de usar, mas muitos recursos estéticos presentes no software da Microsoft não estão disponíveis. Ou seja, use o Docs se você não faz questão de beleza, mas de agilidade e colaboração.

4. Microsoft PowerPoint

O Microsoft PowerPoint vem melhorando a cada nova edição do Microsoft Office e já oferece integração com a nuvem. Seus recursos de edição são avançados e é possível adicionar diversas transições e efeitos aos slides.

Os templates também estão mais bonitos e variados, tornando a tarefa de criar uma apresentação ainda mais simples.

Versão 2013 do PowerPoint está melhor do que nunca, trazendo novos templates, transições e efeitos para suas apresentações (Foto: Reprodução) (Foto: Versão 2013 do PowerPoint está melhor do que nunca, trazendo novos templates, transições e efeitos para suas apresentações (Foto: Reprodução))Versão 2013 do PowerPoint tem novos templates, transições e efeitos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Uma vantagem especial do POwerPoint sobre os concorrentes, além da popularidade, é a variedade de programas de terceiros que se integram a suas opções. Se você quiser gravar sua voz para inserir nos slides, como no Keynote, basta baixar softwares como o Camtasia e instalar o plugin para PowerPoint.

De maneira geral, cada uma dessas ferramentas serve a um público específico. Se você quiser apresentações criativas e tiver tempo disponível para editar, o Prezi é a opção ideal.

Se seus equipamentos forem da Apple, o Keynote irá oferecer uma experiência melhor. Em situações em que você está em um computador emprestado ou de um cybercafé, use o Google Docs.

Agora, se sua preferência é pelo formato mais usado e pelo programa mais familiar, o PowerPoint continua sendo o mais indicado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nilo Siqueira
    2016-01-23T14:45:58  

    já utilizei todos, mais para mim o Power Point é o melhor. Pela facilidade dos seus recursos.

    recentes

    populares

    • Nilo Siqueira
      2016-01-23T14:45:58  

      easyslides é melhor

  • André Alves
    2015-10-24T19:17:51

    Vou esperimentar

  • Gabriel Cavalcanti
    2014-03-24T16:19:36

    O keynote ganha de lavada de todos os concorrentes, o mais interessante entre eles é o prezi. Mas quem tem windows vai ter q usar na web, oq não chega a se comparar ao powerPoint do windows, visto que roda no navegador