Jogos de corrida

08/12/2013 09h30 - Atualizado em 16/12/2013 14h23

Real Racing 3 x GT Racing 2: comparamos os dois jogos mobile de corrida

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Com a chegada de GT Racing 2, da Gameloft, Real Racing 3 ganhou um competidor à altura. Esses dois jogos de corrida estão disponíveis tanto para Android quanto iOS e combinam realismo gráfico com muita velocidade e diversão. Mas, vale a pena largar Real Racing 3 para competir no campeonato de GT Racing 2? Veja o comparativo com os dois melhores simuladores de corrida lançados para smartphones e tablets.

Real Racing 3 ou GT Racing 2? Quem ganha essa corrida? (Foto: Montagem  / Dario Coutinho)Real Racing 3 ou GT Racing 2? Quem ganha essa corrida? (Foto: Montagem / Dario Coutinho)

- Gráficos

Neste combate, embora tenha chegado mais recentemente GT Racing 2 não conseguiu entregar todo o realismo presente em Real Racing 3. São jogos muito bonitos visualmente, mas Real Racing 3 leva vantagem tanto em aparelhos potentes como em smartphones de entrada. A expertise do estúdio Firemint vem à tona graças aos updates constantes que Real Racing 3. Embora tenha sido lançado no começo do ano de 2013, além de oferecer novos carros, as atualizações de Real Racing 3 afinaram os gráficos, trazendo novos efeitos visuais, principalmente para quem não tem um smartphone potente.

Com atualizações constantes, Real Racing 3 fica bonito em qualquer aparelho (Foto: Divulgação)Com atualizações constantes, Real Racing 3 fica bonito em qualquer aparelho (Foto: Divulgação)

- Fator ‘Freemium’

Como ambos os jogos são gratuitos para baixar e jogar, é comum que contenham limitações em sua jogabilidade para estimular algum tipo de monetização. Aqui há um claro empate. Um dos elementos mais criticados em Real Racing 3 é a espera para o conserto e aquisição dos carros. Em Real Racing 3, o jogador tem que esperar longos períodos para voltar a utilizar um carro. Caso não queria esperar, é necessário gastar a moeda virtual, para agilizar os processos. Já em GT Racing 2, o jogador recebe os carros imediatamente, tanto no conserto como ao comprar. Outro diferencial é que ao final das corridas os carros são consertados sem custo. Mas, em GT Racing 2 a uma enorme dificuldade para ganhar dinheiro suficiente para comprar novos carros, o que termina empatando a disputa nesse quesito. 

- Desafio e longevidade

Para quem procura um bom desafio, estes dois simuladores de corrida oferecem centenas de horas de jogabilidade, antes que você desbloqueie todos os carros e conquiste todos os eventos. A quantidade de corridas é absurda em ambos os títulos, e giram em torno de mil eventos únicos. O fato dos jogos serem ‘Freemium’ só colabora para a longevidade da jogabilidade, pois estimula quem não pode pegar o atalho de gastar dinheiro real.

GT Racing 2 tem corridas a noite e off-road (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)GT Racing 2 tem corridas a noite e "off-road" (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

- Carros

Em termos de quantidade de carros, em ambos os jogos estamos muito bem servidos. São em torno de 70 carros de marcas variadas. A representação dos carros em ambos é muito bem feita com várias câmeras tanto dentro como fora do carro.

- Controles e dirigibilidade

Sensação de direção é maior em Real Racing 3 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Sensação de direção é maior em Real Racing 3 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Ambos os jogos tem controles parecidos. Sendo que o jogador pode escolher entre movimentar o smartphone ou tablet ou escolher jogar através de toques na tela. Já a sensação de dirigibilidade é bem diferente. Em Real Racing 3, o jogador tem uma sensação maior de velocidade e dos riscos de errar uma curva ou frear na hora errada. Já em GT Racing 2, a sensação de estar jogando um simulador de corrida é menor. Em GT Racing 2, os carros realizam algumas curvas de modo irreal, mesmo quando o jogador cometer erros graves como errar a entrada da curva, neste aspecto a dirigibilidade de GT Racing 2 parece mais com a jogos de corrida no estilo arcade.

- Jogabilidade Multiplayer

GT Racing 2 permite partidas entre vários jogadores, jogando ao mesmo tempo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)GT Racing 2 permite partidas entre vários jogadores, jogando ao mesmo tempo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Embora a jogabilidade online seja usada por uma parcela pequena dos jogadores, a verdade é que muitos não têm tempo de marcar uma reunião online para uma corrida. O modo ‘Time Shifted Multiplayer’ é uma das grandes inovações trazidas pela Firemint. Com ele, o jogador não tem apenas um ‘ghost’ dos seus amigos, mas sim uma representação real do comportamento do jogador em uma corrida. A Gameloft incorporou algo parecido em GT Racing 2 e adicionou a possibilidade de jogar online com outro jogadores, de forma simultânea. Aqui temos outro empate, pois embora tenha um modo a mais que Real Racing 3, GT Racing 2 não tem um sistema de ‘ghosts’ tão apurado quanto o de Real Racing 3.

Conclusão: Realismo x Diversão

Real Racing 3 une gráficos e realismo, sem abrir mão da diversão (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Real Racing 3 une gráficos e realismo, sem abrir mão da diversão (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Um ponto onde muitos concordam em relação a estes dois jogos, é como GT Racing 2 pende um pouco para o lado do ‘Arcade Racing’. A física do jogo não é tão apurada como em Real Racing 3 e o fato do jogo permitir que você detone o carro livremente, colabora para a sensação de que não há penalizações em dirigir perigosamente, algo que não condiz com a realidade. Entretanto, olhando pelo lado da diversão, GT Racing 2 permite que o jogador jogue sem parar algo que em Real Racing 3 só é possível se o jogado desembolsar alguma grana. Portanto, se você procura só diversão baixe o GT Racing 2. Se você procura uma experiência mais apurada de direção vá com Real Racing 3.

Para você, qual o melhor jogo de smartphone? Responda no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Danelon
    2015-04-18T12:05:43  

    Lixo Gameloft só faz cópias genéricas de outros jogos do gênero. Real Racing 3 é um joguinho que só tem gráficos bonitos e nada mais. A física de um fórmula 1 é igual a de um carro de rua como Ford Focus. Correr contra outros jogadores controlados pelo computador é ridículo. Os caras pilotam sempre na mesma linha. O multiplayer online é horrível, cheio de lag. Só funciona bem no modo contra o relógio. Smartphones modernos já possuem condições de terem jogos quase tão bons quanto um vídeo - game, mas as produtoras insistem nesses "joguinhos de celulares" toscos e simplórios.

    recentes

    populares

    • Rafael Danelon
      2015-04-18T12:05:43  

      Real Racing 3 é só um "joguinho" ? Vc deveria jogar para depois opinar ! Se Vc jogou ou joga com certeza não passa de um marreco !

    recentes

    populares

    • Rafael Danelon
      2015-04-18T12:05:43  

      Vc não tem noção do que fala. Não sabe diferenciar gráficos (isso RR3 tem) de física. Nunca jogou um jogo de corrida decente. Provavelmente mais um tosco da geração internet que se contenta com qualquer coisa. Quando tiver algum argumento e não bobagens sem fundamento, volte para conversarmos.

  • Spencer Fisher
    2016-06-28T18:05:32

    Real Racing 3 é um dos melhores jogos de Corridas ! Carros Sensacionais e o grafico dispensa comentários !

  • Spencer Fisher
    2016-06-28T18:03:51

    Parabéns pela matéria !

  • Gabriel Mota
    2016-06-05T11:28:30

    Faltou falar o tamanho dos dois games após todos o downloads adicionais, se alguém poder de me dizer agradeço.

  • Thiago Dantas
    2015-08-14T18:01:52

    Melhor jogo de corrida q joguei muito real

  • Rafael Danelon
    2015-04-18T11:56:04

    Gameloft só faz cópias genéricas de outros jogos do gênero. Produtora mequetrefe. Real Racing 3 é um joguinho que só tem gráficos bonitos e nada mais. A física de um fórmula 1 é igual a de um carro de rua como Ford Focus. Correr contra outros jogadores controlados pelo compu

  • Emerson
    2014-10-28T15:46:01

    No real racing 2 como é correr sem assistência?

  • Emerson
    2014-10-28T15:41:44

    como é correr sem assistência?

  • Everson Arthur
    2014-06-04T23:15:26

    O Real Racing 3 só tem um problema !!! É bom pensar muito antes de instalá-lo em seu Smartphone, pois é um jogo extremamente viciante e a bateria chora pelo carregador !!!! Parabéns para os desenvolvedores da EA Games. Real Racing, é hoje, o melhor de todos os tempos.

  • Daniel Souza
    2014-04-08T13:24:42

    Aeeee! Dario Coutinho acertou no texto! Ótima analise!

  • Gustavo Rossetto
    2014-02-13T14:01:42

    to chegando no level 85 com 50 carros no real racing, tenho o gt racing mas nem me animo em jogar muito fraquinho!

  • Nadimo Silva
    2014-02-12T13:17:47

    Gostei do comparativo, apesar de puxarem a sardinha pro GT Racing com esses "empates", quem joga vê a diferença e não tem como comparar. Real Racing é muito melhor!

  • Mateus Oliveira
    2013-12-09T15:51:50

    Vejam só, um comparativo de qualidade. Nem parece que estou no Techtudo!! Parabéns redator, ficou bom ! =D