28/01/2014 07h24 - Atualizado em 04/02/2014 17h58

Ainda vale a pena comprar um iPhone 4S? Confira análise

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Com a chegada dos iPhone 5S e iPhone 5C ao mercado brasileiro, o iPhone 4S cai consideravelmente. Na loja da Apple online, ele é vendido a R$ 1.399, enquanto os mais novos saem por R$ 2.799 e R$ 1.999, respectivamente - uma diferença atrativa se você está pensando em comprar um smartphone da Apple. Será que sua economia vale a pena neste caso? O TechTudo responde.

App Find My iPhone rastreia e mostra exatamente onde seu celular está

Apple promete consertar travamentos do iOS 7 no próximo update (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Ainda vale a pena comprar o iPhone 4S? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A análise deve partir de uma pergunta chave: qual é o perfil do usuário que vai comprar o telefone? Se você faz questão de ter um aparelho com o símbolo da maçã, mas vai usá-lo somente para realizar as ações mais simples, optar pelo iPhone 4S resulta em uma boa economia. Afinal, são consideráveis R$ 600 e R$ 1,4 mil de diferença com os preços do iPhone 5C e do iPhone 5S, respectivamente.

Até porque, apesar de mais antigo por ter sido lançado em 2011, ele tem a qualidade tradicional dos produtos Apple e consegue rodar a maioria dos apps mais populares. Sem falar que utiliza o mesmo sistema operacional dos modelos mais recentes, o iOS 7. Portanto, para os que não exigem um superdesempenho, é uma alternativa a se pensar.

Quem gosta de uma experiência mais avançada ou está buscando um smartphone para os próximos anos, como um projeto a médio e longo prazo, a escolha pelo modelo mais antigo e mais barato é uma "furada". E os motivos para isso são diversos, começando justamente pelo fato de o iPhone 4S ter sido lançado no longínquo (para o mundo da tecnologia) ano de 2011.

Usuários acostumados com iOS conseguem se adaptar ao Android? Veja no Fórum

Fim da linha em 2014?

Desde que foi anunciado, três outros iPhones já foram lançados: o iPhone 5, o iPhone 5C e o iPhone 5S. Portanto, ele ficou bem atrás na escala da evolução. E isso poderá significar o fim da linha para ele em 2014, quando completa três anos de vida. Afinal, tudo indica que a Apple vá repetir 2013 e lançar mais de um smartphone nos próximos meses. Sendo assim, o iPhone 4S ficaria ainda mais para baixo na cadeia.

Aparelho ainda custa caro (Foto: Reprodução/Apple)Aparelho ainda custa caro (Foto: Reprodução/Apple)

O suporte da Apple continuará atendendo os usuários do smartphone, porém ele pode não ter atualizações de sistema e certamente ficará obsoleto para os apps e games da nova geração. Atualmente, ele já não é páreo para os tops de linha, e pode engasgar ao rodar programas mais exigentes. Para a realidade do mercado de hoje, as especificações do iPhone 4S estão bem abaixo da média.

Especificações já ultrapassadas

O iPhone 4S tem especificações ultrapassadas, a começar pela tela, de 3,5 polegadas, que é bem pequena para os padrões atuais, e tem uma resolução de somente 640 x 960 pixels. Para comparar, o iPhone 5S tem A tela de 4 polegadas com A resolução de 640 x 1136 pixels, e um de seus maiores rivais, o Galaxy S4, conta com 5 polegadas de display e 1080 x 1920 pixels.

Smartphone tem poder reduzido (Foto: Divulgação/Apple)Smartphone tem poder reduzido (Foto: Divulgação/Apple)

Além disso, ele tem só 512 MB de RAM e processador dual-core Apple A5, o que é pouco mesmo para um sistema otimizado e leve como o iOS. Atualmente, os lançamentos previstos para 2014 devem contar com 2 GB ou 3 GB de RAM e processadores quad-core muito mais potentes.

Conclusão: é melhor buscar outra opção

A não ser que você queira muito um iPhone e não abra mão disso, mas só tenha dinheiro suficiente para comprar o 4S, a ideia de adquiri-lo não parece boa. Há uma grande variedade de aparelhos mais recentes, de outras marcas, com o mesmo nível de hardware. Da mesma forma, com o valor do aparelho é possível comprar smartphones mais avançados e melhores, a exemplo do Moto X.

5C custa um pouco mais caro, mas é bem melhor (Foto: Divulgação/Apple)5C custa um pouco mais caro, mas é bem melhor (Foto: Divulgação/Apple)


Portanto, pesquise outros modelos, analise os prós e contras e o custo-benefício e pense bem antes de gastar quase R$ 1,4 mil em um aparelho lançado no fim 2011 somente por ele ser um iPhone. Talvez valha mais a pena investir o mesmo dinheiro em um gadget de outra fabricante, mas bem melhor, ou juntar mais um pouco e comprar o iPhone 5C.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-29T15:44:12  

    OLHA SEUS POBRES, EU COMPRO IPHONE MESMO VIU? ELE É TODO DE METALZINO DOS LADINHOS, UM DENGO. ADORO ELE. E VOCES? ESSES LIXINHOS DE PLASTICO. ADOREI O ACABAMENTO. LINDINHO.

    recentes

    populares

    • Mauricio Ferraresi
      2014-01-29T15:44:12  

      Bom, eu só tenho a seguinte certeza: No inferno, vc não vai poder usar nem um, nem outro. Então ricaço, aproveita bastante aqui, da maneira que vc quiser. A vida de pessoas como vc, é vazia, solitária e, quando tem mesmo dinheiro, é cheia de falsos amigos. Felicidades a vc com seu Iphone.

    recentes

    populares

    • Mauricio Ferraresi
      2014-01-29T15:44:12  

      Será que essa doença pega?

  • Taynara Santos
    2014-04-04T11:38:50

    Concluindo...É vantajoso ou não comprar um Iphone agora? E eu vou continuar usando-o por muito tempo ou pode ser que ele pare de funcionar?Se não qual é o melhor celular' que posso comprar por um preço mais em conta?

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-29T11:34:15  

    Moto G é um lixo. Apenas tem a famosa marca americana e nada mais. Hoje em dia a apple já foi alcançada e ultrapassada por muitos, temos o iPhone 5S e Nokia Lumia 920, nem vale a pena ter a porcaria do sistema Androga. Telefone de favelados só isso... Pega celular de plástico porque não estudou? kkkkk Que se danem a Google. Os asiáticos já foram humilhados só fazem porcarias e agora estão sofrendo com vírus... vão falir. Porque só eu sou inteligente neste planeta? Quem roda Android é um burro de duas patas. kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Mauricio Ferraresi
      2014-01-29T11:34:15  

      Cara! Vai se cuidar! Vc precisa urgentemente de um psicólogo! Agora se tiver menos de 12 anos desconsidere o que estou falando.

  • Nyashe Campos
    2014-01-28T14:42:15  

    Eu tenho um 4s, cara, não tenho do que reclamar, a resolução é muito boa, a câmera é excelente, roda todos os apps normalmente, raramente trava, além de já ter levado algumas quedas e não ter acontecido nada, diferentemente dos LG's, por exemplo...

    recentes

    populares

    • Nyashe Campos
      2014-01-28T14:42:15  

      Péssimo

  • Pedro Martins
    2014-01-28T13:40:30  

    Troquei um Celta 2009 num iphone. O próximo lançamento também quero, vou trocar no meu Fox 2011.

    recentes

    populares

    • Pedro Martins
      2014-01-28T13:40:30  

      Revolta....só podia ser br para falar besteira.E sim o iphone é barato, nosta Eua esta custando $400 o 6...Br rico só quer ser oushe morre eo seu dinheiro fica.

    recentes

    populares

    • Pedro Martins
      2014-01-28T13:40:30  

      Kkkkkk cada uma....de boas vendo notícias aki sobre iphones (desejo comprar um)...e cada comentário'-'kkkkkk

  • Adriano Queiroz
    2015-04-24T15:41:50

    eu uso smartphone para: ligar, atender, tirar fotos, WhatsApp, Facebook e escutar musicas. digo com toda sinceridade o 4s me atende de sobras.

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-29T11:41:55

    Sou gay, camelô, ex-presidiário, tenho problema mental... mas e daí? Tomaaaaaaaaa

  • Mario Neto
    2014-01-28T13:42:09  

    A última versão do sistema operacional móvel da Maçã (iOS 7), está agora rodando em 80% dos iGadgets... ou seja, ele é o sistema operacional mais popular do mundo! O iPhone hoje conta com 81% do mercado americano e é responsável por 64% do tráfego na web (de smartphones) por lá. Quando o assunto é satisfação e fidelidade do cliente, então, os números disparam (96% de satisfação e uma taxa de 92% de fidelidade).

    recentes

    populares

    • Mario Neto
      2014-01-28T13:42:09  

      Nos Estados Unidos o iPhone e iPad tem muito mais do que 81% de popularidade.

    recentes

    populares

    • Mario Neto
      2014-01-28T13:42:09  

      Monsenhor Razão, fica uma dica: "Estamos no Brasil"

  • Marcos Rocha
    2014-01-28T10:45:03  

    só q pelo preço do iphone 5s eu compro um note 3, q é um verdadeiro "desktop de mão"

    recentes

    populares

    • Marcos Rocha
      2014-01-28T10:45:03  

      dai é só você andar com uma bolsa e um salto alto.

    recentes

    populares

    • Marcos Rocha
      2014-01-28T10:45:03  

      Rafael Costa , não entendi pq a sua necessidade em me agredir. no meu comentário, "desktop de mão" se refere à capacidade do hardware do note 3. o fato de ser um celular grande é outra coisa, embora pra mim seja melhor, pois encaixa melhor na minha mão.

  • Jonathan Brasil
    2014-02-03T15:15:06

    A questão é que brasileiro gosta de ter status.

  • Jonathan Brasil
    2014-02-03T15:11:31

    De vez em quando leio que uns "usuários" tem problemas com o desempenho do seu iPhone, fico imaginando que devem ser no mínimo aqueles que abrem 30 aplicativos e nem sabem que dois cliques no Home ajudam a fechar os que não estão sendo usados no momento.

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-29T11:20:24  

    FATO: Pessoas inteligentes ou bem sucedidas compram smartphones da Apple, e pessoas burras ou ex presidiários compram smartphones de outras marcas. Me desculpe se você é um burro de duas patas, mas é verdade. Obrigado

    recentes

    populares

    • Mauricio Ferraresi
      2014-01-29T11:20:24  

      Ana Oliveira - Pobres pessoas... têm dinheiro para satisfazerem seus desejos de consumo mas nada na cabecinha...

    recentes

    populares

    • Mauricio Ferraresi
      2014-01-29T11:20:24  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Varujan Filho
    2014-02-02T15:51:17

    Review fraco, pois o que conta nos smartphones não é processador nem memória ram, e sim a GPU do aparelho que convenhamos ninguem supera a Apple, sou mais um iphone 4S que o galaxy S4, com a tela gigantesca que cobre o bolso inteiro...tenho o meu 4S de 64 GB e só troco se houver descontinuação de atualização da apple, PS: vai até o ios 8.1.

  • Lucas Meyer
    2014-01-31T13:13:07

    o pessoal não pode ter Iphone e começa a falar mau. Muito engraçado.

  • Moon Spirit
    2014-01-29T03:44:25  

    Compre um Nexus 4 e seja feliz.

    recentes

    populares

    • Moon Spirit
      2014-01-29T03:44:25  

      Concordo! Sou muito feliz com meu NEXUS 4! Recomendo à todos. =)

    recentes

    populares

    • Moon Spirit
      2014-01-29T03:44:25  

      Provavelmente nunca teve um iphone!

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-29T17:34:14

    ai gente olha, o meu namoradinho me deu uma macazinha...5s nossa que dengo, ai sabe fui comprar no standy da apple, so tinha riquinho alegre la (gay) hum, morram de inveja, viu. falo todo dia com meu namorado.babem reles pobres.

  • JOSÉ SIlVA
    2014-01-28T10:58:46  

    Eu tenho um 4S desde o em que lançou no Brasil. Como eu moro em duas cidades, eu sempre tenho 2 aparelhos, neste período eu já usei junto com ele, Galaxy SIII, Moto Razr HD e agora Sony Z1, todos, na minha opinião, superiores ao aparelho da Apple (O Sony bastante superior), mas, não dá para reclamar de NADA do 4S, valeu cada centavo, está firme e forte até hoje, qualidade de construção IMPECÁVEL do aparelho. Comprar Apple é certeza de ter um bom aparelho em mãos, fugir disso, tem que saber o que se está comprando.

    recentes

    populares

    • JOSÉ SIlVA
      2014-01-28T10:58:46  

      Diego Motta , O 4s, apesar de muito bom aparelho perto do Z1 é quase uma carroça, tirando camera ( que no meu caso é relevante sim, tenho camera digital mas, não a carrego no bolso todos os dias), tamanho de tela, e até o fato de ser a prova dágua, parece coisa "boba" até quando vc se descobre tirando fotos aquáticas. Em tempo, acho o IOS fantástico sim, mas, prefiro usar o Android, uso sempre os dois, já que sempre carrego 2 aparelhos, mas, se precisasse escolher, escolheria o Android. Agora, são celulares de gerações diferentes...

    recentes

    populares

    • JOSÉ SIlVA
      2014-01-28T10:58:46  

      É o q eu disse... a camera do 4s eu sei q é inferior. Queria saber q recursos tão relevantes esses celulares tem a mais. Por enquanto nao vejo necessidade de trocar.

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-29T15:34:44

    AI GENTIIIII OLHA MEU CELULAR É UM DENGOO. ELE É TODO REVESTIDO DE METAL DOS LADINHOS, COMPACTO, TEM UMA MACAZINHA LINDINHA OLHA UM DENGO.

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-29T15:33:17

    AI GENTIIIII OLHA MEU CELULAR É UM DENGOO. ELE É TODO REVESTIDO DE METAL DOS LADINHOS, COMPACTO, TEM UMA MACAZINHA LINDINHA OLHA UM DENGO.

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-29T15:29:43

    ATENÇÃO - VALOR PROVAVEL DA MACA 6 PARADA NO TEMPO. 3.500,00. COMPREM EM 72 X LEASING OU CONSORCIO..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-29T15:27:16

    ATENÇÃO - VALOR PROVAVEL DA MACA PARADO NO TEMPO 3.500,00. COMPREM EM 72 X LEASING OU CONSORCIO..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Aman Dioca
    2014-01-29T13:36:31

    A Apple sempre fez o mais rápido, estável, seguro e elegante smartphone do mundo! É fato... Não adianta ninguém dizer algo aqui. Além do excelente design em alumínio, a Apple tem o fantástico sistema operacional (iOS 7) que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware do aparelho. Os outros fabricantes de smartphones não tem nem competência para fazer o próprio sistema operacional. Que vergonha!!! hehehehe

  • Marcosandresilvaandrade
    2014-01-29T13:26:43

    Gente, Apple é Apple e resto é Android... ok! Os produtos da Apple tem qualidade. Quem tem inteligência compra aparelhos da Apple. Muita gente só tem aparelhos da Apples, eles tem qualidade, segurança e bom design... ok! Galera é triste mas é verdade eu já tive um Galaxy e hoje eu tenho um iPhone 5S de 32GB, e não tô nem aí pra quem usa o lixo do Android.

  • Marcosandresilvaandrade
    2014-01-29T12:41:27

    gente nao tem essa de ser só apple ok! isso é história pra vender. quem tem dinheiro ou nao compra se quiser muita dessa gente só tem celular caro pra mostrar pros outros,que tem um apple. muito desses ai nem credito tem usa bonus outem um minino de credito e fica dando só um toque pros outros pra pessoa que retornar a ligaçao. ok! galera é triste mas é verdade eu ja tive um 4s e hoje eu tenho um s4 e nem ai pra quem tem um 5c ou 5s .mas tenho uma conta pos pago.

  • Aman Dioca
    2014-01-29T11:56:00

    o duro, é vc ver pessoas se matando, deixando de comer, de fazer um monte de coisa, só pra ter um iphone. Pergunto eu: pra que? Só pra dizer q tem um iphone? Uma amiga minha, tem o iphone4, e tá quase infartando por querer o iphone 5. Detalhe: ela usa o cel somente pra fazer ligação e mandar sms, e tirar algumas fotos. Nada mais. Aí eu pergunto: pra fazer isso, precisa ser o Iphone 5S? Tá esfolando o troxa do marido, q num vai aguentar a pressão e vai acabar comprando pra ela. Affffffffffffffffffff