Tablet

30/01/2014 07h42 - Atualizado em 30/01/2014 07h42

App Menthal promete medir o vício de usuários de celulares

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Estudiosos da Universidade de Bonn, na Alemanha, lançaram um aplicativo que tem como objetivo medir o quão “viciados” alguns usuários estão em seus smartphones. O Menthal monitora o uso do telefone e faz relatórios baseados no tempo gasto e nos aplicativos mais usados pela pessoa diariamente.

Android travando depois de atualizar? Saiba como resolver 

Menthal promete analisar hábitos dos usuários (Foto: Divulgação/Menthal)Menthal promete analisar hábitos dos usuários (Foto: Divulgação/Menthal)

O diferencial do Menthal, no entanto, é o fato de que, além de disponibilizar todas essas informações para o usuário, ele também mandar os dados para uma equipe de pesquisa da universidade. Sempre que se conectar à rede Wi-Fi, a pessoa terá os relatórios sobre seu uso enviados para os pesquisadores.

A ideia é fazer “a mais compreensiva e precisa análise de uso de smartphones até hoje”. Além de medir a utilização, o app identifica a presença de sintomas negativos, como a depressão, em pessoas que usam muito seus gadgets. Analisando a personalidade e os resultados de cada usuário, o Menthal promete dar dicas a cada tipo de pessoa.

Qual é a sua lista de melhores aplicativos para Android? Opine no fórum do TechTudo!

“Acreditamos que, durante uma fase depressiva, o uso do telefone muda. Pacientes fazem menos chamadas e saem menos de casa, por exemplo. Uma mudança no comportamento pode ser registrada pelo GPS. Se tudo isso puder ser monitorado com permissão dos usuários, pode ajudá-los a serem tratados mais cedo do que o normal”, avaliou o professor Thomas Schläpfer, que integra a equipe do projeto.

Ao iniciar o aplicativo, é preciso aceitar os seus termos e fazer um registro. O programa envia um e-mail para a pessoa e só depois seu acesso será liberado. Disponível em alemão e em inglês, o registro pode ser demorado, já que os usuários estão sendo colocados em uma lista de espera.

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bad Girl
    2014-01-31T11:07:55

    Eu não encontrei, :/

  • Alexandre Martins
    2014-01-30T15:38:01

    Só de usar o App ja mostra que é viciado -.-