Internet

05/01/2014 10h00 - Atualizado em 05/01/2014 10h00

Caso Snapchat: por que hackers querem seu número de celular? Entenda

Karla Soares
por
Para o TechTudo

No Snapchat, o vazamento de 4,6 milhões de dados de usuários no começo de 2014 mostra que números de telefone celular passaram a ser uma informação valiosa para hackers.

Snapchat vai atualizar aplicativo para evitar novo vazamento de celulares

O grupo responsável pela divulgação dos dados afirmou recentemente que o vazamento teve como objetivo chamar atenção para a questão da segurança ao fornecer dados para aplicativos. Entretanto, especialistas em segurança digital aconselham cautela na hora de compartilhar um número pessoal.

Exposição de dados do Snapchat pode resultar em cybercrime (Foto: Reprodução/Yahoo News) Exposição de dados do Snapchat pode resultar em cybercrime (Foto: Reprodução/Yahoo News)

A lógica é a mesma da vida offline, onde você não fornece para qualquer pessoa seu número de telefone. “Números de telefone são identificadores únicos que tendem a durar por longo tempo”, disse o CEO do site Reputation.com, Michael Fertik, ao The Wall Street Journal.

Fertik é especialista em segurança e comanda um site que ajuda consumidores a proteger a sua privacidade na Internet. “Você muda o seu número de telefone com muito menos frequência do que o seu endereço de IP e, provavelmente, até mesmo que o seu endereço de casa”, completou.

Já o blogueiro inglês e consultor de tecnologia Graham Cluley acrescenta que a violação de dados abre a possibilidade de práticas criminosas, já que o Snapchat permite que usuários enviem fotos e vídeos entre si. “Essas fotos e números de celulares poderiam ser usados para cyberbullying e chantagem”, afirma.

Ele lembra também que, digitando apenas o número de celular no Facebook é possível revelar o perfil do proprietário da linha, caso a pessoa tenha acrescentado os dados nas suas informações de conta públicas ou entre amigos. A saída, nesses casos em que o aplicativo ou serviço pede um número de telefone, é mudar o login. "Use um login de usuário diferente do que o que você usa publicamente no Facebook e Twitter", diz.

O risco é maior se os arquivos estiverem ligados ao nome real do usuário. Outra modalidade que pode ser turbinada com a exposição do número é o "SMiShing", um tipo de ataque similar ao phishing que acontece especificamente por meio de mensagens de texto em telefones celulares. Segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab, 37,3 milhões de usuários foram alvos de ataques de phishing na Internet em 2013. Isso representa um aumento de 87% em relação aos últimos três anos.

Os especialistas ouvidos pelo jornal norte-americano também apontam que empresas de diversos setores estão interessadas no seu número de telefone celular; sejam para enviar spam, publicidade ou mesmo para fornecer serviços via telefone. É o caso das companhias aéreas que utilizam mensagem de texto para enviar alertas com detalhes de viagens como localizador de assento ou mudanças em horários de voos.

Lançado em setembro de 2011, o Snapchat é uma rede social que funciona por meio de um aplicativo para smartphones capaz de enviar fotos e vídeos que duram de um a dez segundos, de acordo com o desejo do remetente.

Como usar o Snapchat no PC? Confira no Fórum do TechTudo.

Via The Wall Street Journal


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Lm
    2014-01-05T21:08:07  

    A maioria no caso dos brasileiros mal sabem utilizar um smartphone,quanto mais saber configurar os aplicativos que ele instala no seu celular.

    recentes

    populares

    • Luciano Lm
      2014-01-05T21:08:07  

      No caso o brasileiro é vc

  • Lucas Silva
    2014-01-05T23:07:09

    Aqui em São Paulo recebo muitas propagandas no meu Nextel também principalmente de casas noturnas e sites.

  • Sarrista Sp
    2014-01-06T17:05:43

    O meu Ericsson MTA nunca teve problemas com isso

  • Charles Bernardo
    2014-01-05T20:35:39

    Privacidade ZERO, não somente nesse caso da matéria. Claroq eu temos opções de configurações das contas etc... Mas a maioria hoje em dia quer saber de usar os aplicativos, e nãos e preocupam com detalhes, até que serão lesados por algum aproveitador.