12/01/2014 11h17 - Atualizado em 12/01/2014 11h17

Testamos o Padfone mini, híbrido que combina conforto com versatilidade

Monique Mansur
por
da CES 2014

Para quem quer comprar um smartphone e o tamanho da tela realmente é documento, a Asus preparou um aparelho voltado para vocês. O Padfone mini é um híbrido composto por um smartphone de quatro polegadas acoplado a um tablet de sete. São 376 gramas de puro charme divididos entre os dois aparelhos.

CES 2014 chega ao fim com recordes e tendências: confira o balanço geral

O Padfone mini impressionou no sentido de qualidadeO Padfone mini impressionou no sentido de qualidade (Foto: Monique Mansur/TechTudo)

O dispositivo é menos potente que o Padfone Infinity, mas o display tem o tamanho perfeito. A Asus desenvolveu a tecnologia Dynamic Display para que os aplicativos sejam redimensionados automaticamente e se enquadrem aos diferentes tamanhos de tela. O dispositivo tem boa resolução de display, tanto no smartphone, 960 x 540, quanto no tablet, 1280 x 800.

Parte de trás do aparelho, com o smartphone acopladoParte de trás do aparelho, com o smartphone acoplado (Foto: Monique Mansur/TechTudo)

O celular cabe perfeitamente na mão e lembra bastante o Zenfone 4 – recém-lançado pela empresa -, visualmente falando. Porém, em termos de configuração, o Padfone mini sai na frente: o processador Intel Atom Z2560 de 1,6 GHz une-se aos 8 GB de memória interna, ao 1 GB de RAM e o slot para microSD que expande o armazenamento para até 64 GB.

O aparelho é fino e leve: juntos, pesam 376 gramasO aparelho é fino e leve: juntos, pesam 376 gramas (Foto: Monique Mansur/TechTudo)

O aparelho roda no sistema Android na versão 4.3 ‘Jelly Bean’, com promessa de atualização para 4.4 ‘KitKat’ com a chegada do ZenUI, o serviço de personalização dos aparelhos da Asus. O tempo de resposta para todos os comandos durante o teste foi satisfatório.

Vale ressaltar que o tablet serve apenas como base do aparelho. Todo o sistema está configurado no smartphone e, ao separar os dois aparelhos, o tablet perde sua funcionalidade. Ou seja, o Padfone mini é ideal para jogar videogame, assistir filmes, ou qualquer outra atividade que requer uma tela maior.

O aparelho roda Android 4.3, mas será atualizado para a versão 4.4 com o ZenUIO aparelho roda Android 4.3, mas será atualizado para a versão 4.4 com o ZenUI (Foto: Monique Mansur/TechTudo)

Isso significa que, ao encaixar um celular de outro Padfone mini no tablet, todas as informações nele contidas serão carregadas e sincronizadas. A câmera também pertence ao smartphone, assim como a bateria, então a função do tablet é apenas expandir a tela do aparelho. Quando encaixado o smartphone no tablet, o tempo de resposta do sistema mostrou ser instantâneo, então não é preciso esperar para que os dados sejam carregados.

Parte de trás do Padfone mini, sem o smartphone encaixadoParte de trás do Padfone mini, sem o smartphone encaixado (Foto: Monique Mansur/TechTudo)

Quanto à conexão, o Padfone mini tem entrada USB, wi-fi, e suporta dois chips. Em se tratando de bateria, a boa notícia é que o usuário tem o conforto de carregar apenas o smartphone, mas a má é que, dessa forma, a autonomia da bateria do celular é menor, já que o tablet acaba puxando sua energia para funcionar.

Para retirar o smartphone, basta desliza-lo para cimaPara retirar o smartphone, basta desliza-lo para cima (Foto: Monique Mansur/TechTudo)

Já pela câmera, o Padfone mini pode ser comparado ao Zenfone 5, que também  possui a traseira de 8MP e a frontal de 2 MP – de ótimas resoluções, por sinal: os vídeos gravados e as fotos tiradas saíram de boa qualidade. O dispositivo vem equipado com a tecnologia Pixel Master, na qual o sistema capta quatro vezes mais luz em ambientes escuros.

Nos testes, foi possível ver que a técnica de fato funciona e as imagens ficaram de boa qualidade até mesmo na falta de iluminação. Este sistema permite ainda capturar imagens de tela durante a filmagem de vídeos.

Quando separados, o tablet não mais funcionaQuando separados, o tablet não mais funciona (Foto: Monique Mansur/TechTudo)

A ideia da Asus é lançar o Padfone mini junto ao Padfone X – anunciado na conferência da empresa na CES 2014 e produzido exclusivamente à AT&T, mas só estará disponível para o mercado norte-americano. Como este último ainda está em desenvolvimento, ainda não há uma data específica de lançamento. Porém, a Asus espera lançar ambos os dispositivos ainda no primeiro semestre de 2014 com o preço sugerido de US$ 249.

Qual das novidades da CES 2014 é a mais surpreendente? Comente no Fórum. 

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vondercay Andrade
    2014-01-13T20:48:16

    quero ver o dia em que eu poderei conectar o meu smart no meu tablet e também no meu desktop.