Internet

30/01/2014 06h55 - Atualizado em 30/01/2014 16h05

Como montar kit de transmissão de vídeo online na sua própria mochila

Gabriel Galli
por
Para o TechTudo

Já passou o tempo em que era necessário um grande estúdio com uma antena no topo de um morro ou um carro com equipamentos caros para transmitir vídeos ao vivo. Hoje, com o acesso rápido e facilitado à Internet, é possível guardar todo o equipamento necessário para levar uma web TV dentro da mochila.

YouTube leva transmissão ao vivo a canais com menos de cem seguidores

O militante da inclusão digital Eduardo Lucas apresentou seu projeto para o público da 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, que aconteceu no final de 2013, em Brasília. 

Ele compactou os equipamentos necessários para a transmissão ao vivo de vídeo em uma bolsa que batizou de Webtv.gzip, em homenagem ao aplicativo para compactação de arquivos em código aberto, o GZIP. A mochila, recheada de gadgets caros, funciona com softwares livres, gratuitos e de fácil acesso. O palestrante repetirá a atividade novamente durante a Campus Party, em São Paulo, no dia 1 de fevereiro às 11h45 no palco Sócrates.

Equipamentos necessários para transmitir vídeo em um estúdio montado na mochila  (Foto: Breno Neves/TechTudo)Equipamentos necessários para transmitir vídeo em um estúdio montado na mochila (Foto: Breno Neves/TechTudo)


Eduardo define o experimento como um estúdio compacto e versátil capaz de gravar e transmitir áudio e vídeo em tempo real por meio da Internet, com uma conexão estável. “Ela (Webtv.gzip) pode ser usada em diversas situações, desde escolas até cobertura de eventos”, afirmou.

Os equipamentos necessários para montar o seu "estúdio móvel" são: câmeras portáteis para filmar, tripé, microfones direcionais (aqueles que não captam o som do ambiente inteiro, mas só de onde está sendo direcionado), fontes de alimentação e cabos de rede.

Outros acessórios como régua de energia, extensões, porta-cabos, fones de ouvido e câmera extra podem ajudar a rotina do cinegrafista. Uma canopla que identifique o seu canal na web, por exemplo, também é indicada. Todos os aparelhos são conectados a um notebook, que realiza a transmissão através de softwares livres ou programas online como o Ustream, o YouTube Live e o Livestream.

Diferentemente do streaming por celular, que tem se popularizado principalmente pelas coberturas de manifestações por mídias alternativas, a câmera com o apoio do tripé garante uma melhor estabilidade do material gravado, o que evita que o vídeo fique tremido. Já o microfone externo acoplado à câmera garante que o áudio fique muito mais limpo e sem ruídos. Assim, as vozes das pessoas podem ser compreendidas de forma mais clara e sem muitos ruídos gerados pela manipulação do aparelho.

E se você pensa que é necessário ter um computador muito potente para poder produzir, transmitir e editar vídeos, saiba que isso é apenas um mito. Instalando sistemas operacionais livres, como as distribuições Linux Ubuntu, Debian e Mint, até as máquinas mais antigas conseguem trabalhar de forma leve. Neste caso, é necessário apenas garantir que o seu computador tenha uma entrada compatível com o cabo da câmera, que pode ser USB ou FireWire.

Organizar tudo é importante; enrole os cabos com cuidado e proteja os gadgets de impactos (Foto: Breno Neves/TechTudo)Organizar tudo é importante; enrole os cabos com cuidado e proteja os gadgets de impactos (Foto: Breno Neves/TechTudo)


Além dos equipamentos citados, Eduardo também recomendou softwares livres para fazer a edição do material após a captura das imagens. O mais conhecido deles é o Kdenlive, que possui compatibilidade com as distribuições GNU/Linux e Mac OS. Caso esteja procurando um programa mais simples para fazer somente alguns cortes e inserção de créditos e legendas, uma boa opção é o OpenShot

Confira a lista completa do que você precisa ter na mochila:

- Câmeras de vídeo portáteis com entrada para microfone externo;
- Microfones direcionais;
- Fontes de alimentação, baterias extras e pilhas compatíveis;
- Notebook;
- Cabos de rede para conectar o computador;
- Editor de vídeo Kdenlive ou Openshot, que rodam em Linux. 

Vídeo trava na hora de assistir streaming? Veja o que fazer no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Gradelle
    2014-01-30T10:46:30  

    kit chinelo esse

    recentes

    populares

    • Alexandre Gradelle
      2014-01-30T10:46:30  

      Então, Alexandre qual é a sua dica??

  • Ricardo Cabral
    2014-01-30T10:52:12  

    Só para constar que a entrada é FireWire e não Firewall.......boa estagiário.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cabral
      2014-01-30T10:52:12  

      kkkkkkkkk! Tirou as palavras da minha boca! kkkkkkkkk... Tava bunitinhu até o firewall... kkkkkkkkk