Tablet

30/01/2014 16h38 - Atualizado em 30/01/2014 16h38

Conheça as patentes que ficam com o Google após a venda da Motorola

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Com a notícia de que o Google vendeu a Motorola para a Lenovo, apenas dois anos após ter adquirido a empresa, veio a surpresa maior: o valor é US$ 10 bilhões menor do que o pago em 2012. A resposta para essa diferença de valor? As patentes que ficarão em Mountain View. Na negociação, a Lenovo está levando somente a Motorola Mobility, que inclui as fábricas. Veja abaixo as principais invenções da empresa dona do Moto X que vão ficar no Google e entenda por que elas valem tanto.

Veja também: review do Moto G põe smartphone frente a concorrentes

Smartphone modular

Google ficará com todas as patentes do projeto de smartphone modular (Foto: Divulgação/Motorola) (Foto: Google ficará com todas as patentes do projeto de smartphone modular (Foto: Divulgação/Motorola))Google ficará com todas as patentes do projeto de smartphone modular (Foto: Divulgação/Motorola)


Uma das ideias mais inovadoras e úteis da Motorola nos últimos tempos, o Project Ara pretende criar aparelhos celulares em blocos, que podem ser montados de acordo com a necessidade do usuário. Assim, bateria, tela, processador, memória e outros componentes poderiam ser trocados facilmente, para fins de upgrade ou manutenção.

Todas as patentes relacionadas a esse projeto ficam com o Google, que já mostrou interesse em lançar uma versão de testes do Ara em breve – talvez em um ou dois anos. Por mais que o Google tenha dito que a venda da Motorola vai fazê-la focar mais no Android, podemos ver uma nova investida da gigante das buscas na área de hardware móvel antes do que se pensa.

Senhas em tatuagens

A divisão de pesquisa avançada da Motorola também vinha pensando em formas mais fáceis de autenticação, e uma delas é por meio de tatuagens temporárias. Com um circuito elástico implantado sob a epiderme, qualquer pessoa poderia inserir usuário e senha automaticamente em smartphones, tablets, computadores e até na porta de casa.

A chefe do laboratório da Motorola, Regina Dugan, já mostrou um protótipo da tecnologia em funcionamento. “Células de silício conectadas por estruturas elásticas podem se alongar até 200% vezes seu tamanho e, ainda assim, funcionar perfeitamente”, disse Dugan em uma conferência realizada em maio de 2013.

O que você achou da venda da Motorola para a Lenovo? Opine no Fórum

Senhas no corpo inteiro

Já outras patentes ainda mais ousadas de autenticação de usuário descrevem como uma pessoa poderia transformar seu corpo inteiro em um chip com usuário e senha, por meio da ingestão de uma pílula. Ao engolir uma pílula com circuitos especiais que usam o corpo humano como condutor, bastaria tocar em seus aparelhos para o sistema entender que você é você.

“Isso significa que os meus braços são como fios, minhas mãos são conectores – quando eu toco meu telefone, meu computador, minha porta, meu carro, eu estou me identificando. É o meu primeiro superpoder. Eu quero isso”, disse Dugan ao explicar a tecnologia.

Tatuagem com detector de voz

Tatuagem no pescoço pode captar voz e enviar para smartphone (Foto: Reprodução/The Register) (Foto: Tatuagem no pescoço pode captar voz e enviar para smartphone (Foto: Reprodução/The Register))Tatuagem no pescoço pode captar voz e enviar para smartphone (Foto: Reprodução/The Register)


Outro projeto intrigante criado pela Motorola que agora faz parte do portfólio de patentes do Google é a tatuagem com detector de voz. Também composta de circuitos minúsculos, ao ser inserida sob a pele do pescoço seria capaz de captar a voz do usuário em um nível de detalhe tamanho a ponto de servir para detectar pequenas variações emocionais.

Enviando as informações a um smartphone, seria possível até saber se você está mentindo. Embora a real utilidade dessa tecnologia ainda seja obscura, é interessante notar que microfones já podem ser tão pequenos quanto a espessura de sua pele – falar com seu smartphone pode se tornar, enfim, mais discreto.

Além dessas invenções, o Google ainda mantém dezenas de outras patentes da Motorola que servirão, como disse o próprio Larry Page, para beneficiar o Android e todos os seus parceiros da indústria e espera-se que ela devam ser aplicadas o quanto antes.

Já as patentes mais futuristas ficarão sob a responsabilidade do Google X, divisão famosa por lançar produtos como o Google Glass e o carro sem motorista. Acompanhada de perto por Sergey Brin, um dos fundadores da companhia, é de se esperar que, antes do que se pensa, estejamos com essas novidades disponíveis no mercado.

Via TechCrunch


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Vicente
    2014-01-31T13:50:51

    Alguem pode me informar se o moto g vai parar de ser fabribaco com a venda da motorola para lenovo pois pretendo comprar o moto g só em julho mas tenho medo dele ja ter saido de fabricação :/

  • Gustavo Volpe
    2014-01-31T10:19:12

    Tirando o smart modulado, só vi patentes sem noção!