19/01/2014 16h15 - Atualizado em 02/07/2014 11h52

Cooler movido a energia solar gela cerveja e carrega celular

Karla Soares
por
Para o TechTudo

Um engenheiro e designer de produtos norte-americano criou um cooler movido a energia solar que pode gelar latinhas de cerveja em até -10ºC enquanto carrega um smartphone. O SolarCooler foi apresentado durante a CES 2014, que aconteceu no início de janeiro em Las Vegas.

Conheça pulseira que promete substituir o ar condicionado

O SolarCooler foi apresentado durante a CES 2014. Seu criador arrecada doações no Indiegogo para o projeto sair do papel (Foto: Divulgação/SolarCooler)O SolarCooler foi apresentado durante a CES 2014. Seu criador arrecada doações no Indiegogo para o projeto sair do papel (Foto: Divulgação/SolarCooler)

Descrito como o primeiro equipamento do mundo a utilizar energia solar para gelar bebidas, o cooler tem capacidade para 40 litros ou 60 latinhas de cerveja e pesa 22 quilos. 

Cooler solar carrega bateria de celular (Foto: Reprodução/ Indiegogo)A geladeira tem entrada USB para plugar smartphones e caixas de som (Foto: Divulgação/ SolarCooler)

A criação de Ryan McGann usa ainda plug USB de 12v, onde podem ser conectados gadgets como caixas de som e smartphones para completar a festa na praia.

O SolarCooler utiliza painéis de energia solar destacáveis para captar a luz do dia e produzir o necessário para o funcionamento do aparelho, que possui rodinhas para transporte. Além da praia, ele pode ser usado em camping, barcos e transportado na carroceria de veículos do tipo pick-up.  A temperatura alcançada pelo dispositivo permite ainda a fabricação de cubos de gelo. 

O kit apresentado na CES está em campanha no Indiegogo, um site de arrecadação de fundos para produtores independentes similar ao Kickstarter. Em sua página, o engenheiro diz que a mini geladeira também pode ser usada no transporte de vacinas na África. A campanha foi lançada no dia 10 de janeiro e pretende arrecadar US$ 150 mil (cerca de R$ 353 mil).

O protótipo vem com painel solar que pode ser destacado para a captação de luz (Foto: Divulgação/SolarCooler)O protótipo vem com painel solar que pode ser destacado para a captação de luz (Foto: Divulgação/SolarCooler)


Ryan informa que precisam ser vendidos 250 coolers para cobrir os custos e iniciar a produção. “Acreditamos que nesta época o acesso a refrigeração não é um privilégio, mas um direito para todo mundo desfrutar. É por isso que temos trabalhado tão duro projetar e aperfeiçoar a nossa tecnologia para qualquer um usar”, diz Ryan na página do projeto.

Via TechCrunch e Indiegogo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wallace Barbosa
    2015-01-04T21:06:22

    Haha, um caseiro, bem feito, com Peltier, e painel solar, e tudo mais, fica mais barato! e talvez até mais eficiente!

  • Heloisa
    2014-10-20T16:56:37

    Qual o preço do Solarcooler? onde encontro e compro?

  • Fernando Fernandes
    2014-02-04T23:23:26  

    a maquina custa 950$ la fora chega aqui por uns $2000.

    recentes

    populares

    • Fernando Fernandes
      2014-02-04T23:23:26  

      que absurdo pensar dessa forma , que falta de otimismo, por que este pessimismo todo, nos estamos no brasil... se a maquina no esteriorcusta 950 dollares, aqui no brasil vai custar nada mais que uns 5 mil reais, e lembra do playstation 4?custava menos de 600$ nos EUA, e aqui voce paga a bagatela de 4.000 reais, ou vai la no brasz e compra por menos... brasil, brasil , brasil il il il il il....

  • Nerval Figueiredo
    2014-01-19T22:41:11  

    Sei nao em!! acho q a energia gerada por esse aparelho nao da conta de tudo isso nao!! acho que deve ter uma bateria recarregavel acoplado, e bem grande pra dar conta! Se so a energia solar desse conta de tudo isso seria uma invensao pra estorar em todos os jornais do mundo!!

    recentes

    populares

    • Nerval Figueiredo
      2014-01-19T22:41:11  

      Acho que inventaram uma nova gramática.

  • Fernando
    2014-01-19T19:35:18

    Em 2050 chega no Brasil a um preço razoável.

  • Paulo Castor
    2014-01-20T01:08:16  

    US$ 15 mil (R$ 353 mil) O custo brasil ta fogo mesmo kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Paulo Castor
      2014-01-20T01:08:16  

      Caraca, impressionante como muitos nunca sequer ouviram falar em Ironia..Jegaodenimas, meu como tu eh burro. Sai da escola e venha logo pra universidade.

    recentes

    populares

    • Paulo Castor
      2014-01-20T01:08:16  

      Diego Dantas eu ainda coloquei os kkkk pra ficar claro.

  • Leonardo Silva
    2014-01-20T09:17:56  

    Eita dólar caro da bixiga...

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2014-01-20T09:17:56  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk podscrer kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2014-01-20T09:17:56  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eliezer Filho
    2014-01-21T13:45:20

    Gente, o problema não é a conversão do dólar, é que colocaram o valor já com a incidência dos impostos brasileiros... kkkkkkkk

  • Estevan
    2014-01-20T09:02:46  

    Sonho de consumo kkkkkkk mas perdi a vontade quando li: US$ 15 mil (cerca de R$ 353 mil), é isso mesmo Percival??

    recentes

    populares

    • Estevan
      2014-01-20T09:02:46  

      *Corrigindo: corta pra mim! Após essa materia muitos brasileiros embarcam para os EUA, com o sonho de ter apenas 1 dolar pois convertendo em Reais daria mais ou menos 20 R$ ...kkkkkkkkkkkkk é isso mesmo percival?

    recentes

    populares

    • Estevan
      2014-01-20T09:02:46  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa João Gusmao!!!!!!!!!!!!!!

  • Roque Rios
    2014-01-20T09:11:12  

    Eu gostaria de saber como foi feita a conversão da moeda? porque US$15 mil, viraram R$ 353 mil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Roque Rios
      2014-01-20T09:11:12  

      pensei a mesma coisa......kkkkkkkkkkkkkk

  • João Gusmao
    2014-01-21T10:17:29

    como assim? US$ 15 mil (cerca de R$ 353 mil). para que moeda vcs converteram pra dar esse valor ? rs' não seria 35 mil?????

  • Eduardo Nakamura
    2014-01-21T01:18:27

    Teve gente que pensou se tratar de cooler de pc kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Raphael
    2014-01-20T09:43:11  

    COMO ESSAS PESSOAS PODEM SER TÃO BURRAS ZEUS???? COMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO? a materia diz que eles pretendem arrecadar 15mil e não que o produto CUSTA tudo isso bando de otarios

    recentes

    populares

    • Raphael
      2014-01-20T09:43:11  

      Aulas de português cara, todos fugiram...lkkkkkk

  • Crownvsk
    2014-01-20T09:06:09  

    Tem 59 comentários, sendo que 118 são só de nego falando do erro do estagiário, presta atenção na notícia, ele já deve ter percebido e vai concertar, ou não, tanto faz, todo mundo entendeu que vai estar caro.

    recentes

    populares

    • Crownvsk
      2014-01-20T09:06:09  

      "consertar"

    recentes

    populares

    • Crownvsk
      2014-01-20T09:06:09  

      Além disso, a materia diz que a campanha pretende arrecadar US$ 15 mil. Não que esse vai ser o preço do cooler. CONSERTA! rsrsrsrs

  • Francisgleydson Silva
    2014-01-20T12:30:44  

    Invetaram uma máquina de pegar ladrão, colocaram na china pegaram 10, colocaram nos EUA pegaram 20, Colocaram aqui no Brasil ROUBARAM A MAQUINA KKKKKKK

    recentes

    populares

    • Francisgleydson Silva
      2014-01-20T12:30:44  

      aqui virou Urna Eletrônica!

  • Ricardo
    2014-01-20T09:55:12

    A ideia é bacana, mas imagina isso nas praias do Brasil...só funk na areia....ia ser dureza de aguentar....

  • Geraldo Neto
    2014-01-20T09:52:03

    Daqui a alguns anos vamos encontrar isto bem barato em qualquer supermercado, más antes a Polishop vai faturar alto. Não poderia ter sido um engenheiro brasileiro?. Depois reclamam. Eta povo preguiçoso.

  • Roque Rios
    2014-01-20T09:12:06

    Eita dolar caro do cabrunco

  • Silvio Silva
    2014-01-20T08:00:24  

    Estagiáriooooo! U$ 15.000 a R$ 353.000?

    recentes

    populares

    • Silvio Silva
      2014-01-20T08:00:24  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Silvio Silva