30/01/2014 13h53 - Atualizado em 30/01/2014 16h13

Dez dicas da Campus Party para fazer uma apresentação matadora

Paulo Vasconcellos
por
Da Campus Party Brasil 2014

Uma apresentação bem elaborada faz toda a diferença para quem está assistindo aulas ou palestras, além de boas doses de carisma. E esse foi o tema do evento "Apresentações Matadoras" exibido na Campus Party nesta quinta-feira (30). Com uma temática bem humorada e objetiva, e o foco de auxiliar pessoas a realizarem apresentações de sucesso, o especialistas em computação, Gustavo Guanabara, deu algumas dicas valiosas para os campuseiros e o TechTudo reuniu as dez melhores neste artigo. Confira.

Acompanhe a cobertura completa da Campus Party no TechTudo

O palestrante, Gustavo Guanabara (Foto: TechTudo/Paulo Vasconcellos)O palestrante Gustavo Guanabara esteve no palco Gutenberg nesta quinta-feira (30) (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)



Prepare-se

Observe ao seu redor, procure outras palestras e tenha como base pessoas que fizeram um trabalho semelhante ao que você pretende fazer. Existem serviços pagos, como a Monkey Business, a qual você informa o assunto de sua apresentação e eles produzem o show de slides para você.

Público-Alvo

Analise seu público alvo: utilize uma linguagem adequada, vista-se corretamente, de acordo com a ocasião. E não se esqueça de organizar suas ideias ao procurar em materiais como vídeos, livros, músicas e fotos. Vale também utilizar post-it para organizá-las na parede.

Tenha Apoio

Apoio é utilizar algo para chamar a atenção do seu público. Pode ser uma imagem na tela, Power Point, Google Drive, Go! Animate – site que permite realizar apresentações em história em quadrinhos -, Prezi ou LibreOffice. "O ser humano precisa de uma tela... Se eu não te der uma tela, você procurará outra", afirma Gustavo Guanabara.

Go Animate: Ferramenta que lhe permite animar suas apresentações é um forte apoio aos slides (Foto: Reprodução/HIghpants) (Foto: Go Animate: Ferramenta que lhe permite animar suas apresentações é um forte apoio aos slides (Foto: Reprodução/HIghpants))Go Animate: ferramenta que lhe permite animar suas apresentações é um forte apoio aos slides (Foto: Reprodução/HIghpants)

O Design Apropriado

Não utilize templates (temas) prontos que ferramentas de apresentação oferecem. Crie seu próprio tema e deixe sua marca com uma apresentação única. Escolha bem as cores: sites como o colourlovers oferece várias opções de paletas de acordo com o tipo de sua apresentação. A escolha de Fontes é outro detalhe importante: “Escolha uma fonte para títulos, duas para textos e uma para ênfases, e escolha sempre fontes fáceis de ler", recomenda Guanabara.

Simplicidade e Impacto

Não coloque textos imensos em suas apresentações, eles são cansativos e tiram o foco do público. Use e abuse de imagens impactantes, sem frases e texto, mas que lhe permita utilizá-las como pontapé inicial para o tópico apresentado.

Guanabara destaca que a harmonia entre a apresentação e as imagens deve ser crucial em seus slides. Ao utilizar o Google Imagens para busca, procure utilizar termos da pesquisa em inglês e em tamanho grande. Isso facilitará encontrar a imagem correta.

Atraia a atenção do público

Cuidado ao utilizar gráficos. Utilize somente dados concisos e atraentes ao público. Ainda segundo Gustavo, “o palestrante tem cinco minutos para prender seu público a sua matéria. Se não conseguir isso neste prazo, sua palestra perderá o foco e atenção das pessoas."

Não responda a tudo

Não esgote o assunto de sua palestra. Responda os principais questionamentos do público, mas não todos. Faça o público precisar de você depois, procurando-o para conselhos e mais dados.

Treine e Atue

Treine sua palestra de várias maneiras antes fazê-la. Filme-a, apresente-a para amigos e familiares, simule sua apresentação em frente ao espelho, etc. Evite vícios de linguagens como repetição de palavras e erros de português, e lembre-se sempre de usar sua linguagem corporal. Nada de ficar parado, travado ou gesticular demais.

Respeite o tempo e “corte as gorduras”

Tire de sua apresentação palavras ou partes que podem ser chatas, lentas ou desconfortáveis. Não se esconda atrás do púlpito. Movimente-se, olhe para o público, não se acue, e nunca dependa de Internet em um evento. Não se esqueça também de respeitar o tempo de apresentação, para que você não se perca em meio aos slides.

Pós apresentação

Mostre ao público seus contatos, materiais extras, como vídeos e livros, para que eles possam te contratar e não esquecer de você facilmente. Não deixe de disponibilizar sua apresentação. Embora haja a possibilidade de alguém copiá-la, o seu carisma e personalidades fará com que eles gostem e admirem seu trabalho.

Bônus

Coloque vídeos para distrair o público enquanto ele te aguarda no início da apresentação;

Use bom humor: as pessoas tem mais afeto para aqueles que as façam rir e ficar confortáveis.

Utilize o “Efeito Fofura”, colocando fotos de crianças, bebês e animais pequenos em seus slides.

Dicas de leitura: indique livros, vídeos e outras apresentações para motivar seu público a pesquisar mais sobre o assunto.

Qual a melhor atração da Campus Party 2014? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares