Internet

13/01/2014 10h01 - Atualizado em 13/01/2014 10h01

Dropbox volta a funcionar; dados de usuários da nuvem são preservados

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Após uma série de dificuldades técnicas nos últimos dias, o Dropbox voltou a funcionar normalmente. Em uma atualização mais recente do seu blog oficial no domingo (12), a empresa revelou que os problemas foram solucionados e confirmou que não houve vazamento de qualquer dado dos usuários.

Como proteger sua conta no Facebook de curiosos e hackers

Os problemas começaram a acontecer na sexta-feira (10), quando muitos usuários tiveram dificuldades para acessar a nuvem. A partir de então, começaram os boatos de que os servidores do site haviam sido atacados por hackers e que dados poderiam ser vazados. Entretanto, o Dropbox negou o ataque.

Dropbox teve problemas nos últimos dias (Foto: Reprodução/TechCrunch)Dropbox teve problemas nos últimos dias (Foto: Reprodução/TechCrunch)


“Os problemas foram causados por uma manutenção de rotina interna, e não por fatores externos. São falsas as notícias de que dados de usuários foram comprometidos com isso”, dizia uma atualização de status do Dropbox, ainda na sexta-feira.

A questão é que a manutenção durou mais do que o esperado. Durante todo o fim de semana houve instabilidade no serviço de nuvem. Somente no fim do domingo, o sistema voltou ao normal. Agora, todos os usuários poderão voltar a utilizar o Dropbox. Os arquivos permanecem intactos, segundo os responsáveis. “Seus arquivos estiveram seguros o tempo todo. Obrigado pela paciência”, diz o Dropbox.

O que aconteceu?

Em post mais detalhado no seu blog de tecnologia, desenvolvedores explicam o que aconteceu: uma manutenção para atualizar o sistema operacional de máquinas dos servidores ocorreu na sexta-feira. Durante o processo, um bug no script gerou um comando de reinstalação em algumas máquinas, e isso fez com que a nuvem saísse do ar.

Mas, estes servidores não contêm os dados do usuário, e por isso não houve nenhuma relação com este conteúdo. Eles são usados apenas para oferecer outros recursos, como compartilhamento de fotos, mas não para armazenar os dados. Por causa do enorme volume de informações, o backup foi lento, e por isso demorou tanto para o site voltar ao ar durante o fim de semana.

Via Dropbox

Como proteger os dados no Dropbox? Troque dicas e tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fagner Silva
    2014-01-15T11:42:08

    O dropbox é excelente e muito útil, problemas desse tipo devem ser considerados normais.