Sistemas Operacionais

26/01/2014 10h17 - Atualizado em 26/07/2018 16h20

É possível rastrear celular pelo número ou pelo IMEI?

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Ao ter o celular roubado ou furtado, muitos ficam atônitos sem saber o que fazer nos instantes seguintes. Em muitos casos, cogita-se rastrear o aparelho utilizando soluções de rastreio oficiais, disponíveis para Android e iOS.  Mas, e quando essas configurações estão desabilitadas? É possível rastrear um celular sem qualquer tipo de app?

Ainda que o celular não esteja configurado para essa função, o rastreio sem qualquer tipo de configuração prévia, como é visto nos filmes, é possível. Entretanto, antes de entrarmos em mais detalhes, é preciso conhecer os métodos que permitem rastrear um celular ou smartphone apenas pelo número.

Galaxy S3 mini falso? Descubra se o seu aparelho é original

Métodos de Localização Baseados em Cell-ID ou “triangulação de antenas”

Cell ID, ou identificação da célula, é um número único atribuído a cada Base Transceiver Station (BTS) - em outras palavras, a cada torre de telefonia móvel. Com a identificação de cada torre, é possível concluir um fato inerente a era da mobilidade: a operadora da rede sempre saberá de que BTS o usuário estará próximo, já que a estrutura é o ponto de origem do sinal do celular.

Nos filmes de Hollywood, personagens costumavam usar o termo “triangulação de antenas” para descrever métodos de localização por Cell ID. Entretanto, uma única torre de telefonia móvel é suficiente para fornecer uma localização aproximada do celular.

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo!

Uma única torre pode definir uma localização aproximada de um celular (Foto: Reprodução / geckolandmarks.com)Uma única torre pode definir a localização aproximada de um celular (Foto: Reprodução / geckolandmarks.com)





Qual é o melhor rastreador de celular Android? Veja no fórum do TechTudo!

Ao realizar uma chamada ou acessar a internet, a localização do celular é atualizada. Porém, se o aparelho permanecer inativo, sua última localização na rede será armazenada em um banco de dados chamado Home Location Register (HLR).

A partir disso, foram desenvolvidos métodos de localização como Cell ID Timing Advance, Cell Site Sector, Enhanced Cell ID Timing Advance, entre outros. Tais métodos permitem saber outro número de registro na rede, o GSM Location Area Code (LAC). A “triangulação de antenas” ainda existe e é utilizada para aumentar a precisão da localização.

Torres de celular podem definir localização aproximada do aparelho, mesmo sem internet ou GPS (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Torres de celular podem definir localização aproximada do aparelho, mesmo sem internet ou GPS (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Por que o IMEI não serve para rastrear o celular?

O IMEI é um número de identificação internacional para equipamentos como smartphone e outros dispositivos que acessam redes móveis. Embora seja útil para bloqueio do aparelho à distância, ele não é utilizado para monitorar o smartphone. Seu uso é apenas autenticação do dispositivo na rede. Ao bloquear um IMEI, ele entra em uma “lista negra” das operadoras de telefonia móvel e fica impedido de autenticar em qualquer operadora.

Então, ao ter o celular furtado poderei rastrear só pelo número?

Infelizmente, a resposta é não. Métodos de localização utilizando “triangulação de antenas”, ou Cell ID só podem ser realizados no próprio telefone celular. Em caso de furto ou roubo, o usuário teria que solicitar a quebra do seu próprio sigilo telefônico para fins de localização. Porém, essa quebra de sigilo esbarra no Código Penal Brasileiro, que concede o direito apenas em “hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal” (inciso XII do art. 5º da Constituição Federal). Não há cláusulas referentes à localização para aparelhos furtados ou roubados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Silva
    2015-11-11T12:35:10  

    Pois é, as operadoras tem a chave para o celular roubado, que é o IMEI. Elas deveriam entregar à polícia quem ativar aparelhos cujos IMEIs fazem parte da lista de roubados (que por sua vez, deveria ser disponibilizada pela polícia, através dos BO's).

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2015-11-11T12:35:10  

      Verdade, poderiam informar o novo número q utiliza o mesmo.

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2015-11-11T12:35:10  

      Poderiam, mas e fazem? Hoje em dia a lei apara mais o bandido que os cidadãos de bem.

  • Joseli Maria
    2015-09-16T21:45:35  

    eu tenho um celular do meu sobrinho

    recentes

    populares

    • Joseli Maria
      2015-09-16T21:45:35  

      quer uma medalha?

    recentes

    populares

    • Joseli Maria
      2015-09-16T21:45:35  

      Nossa quanta rebeldia que fodastica!

  • Gabrielle Menegucci
    2016-08-31T14:56:42

    tá, resumindo essa volta toda q vcs deram... NÃO

  • Cláudio Bezerra
    2016-07-24T10:00:53  

    Uma vez resetado, já era!

    recentes

    populares

    • Cláudio Bezerra
      2016-07-24T10:00:53  

      Eu tinha um moto g1 todo modificado ( Cyanogenmod 12.1) foi corta o cabelo e fui roubado no caminho, minha recovery tava bugada espero que ele até hoje não tenham conseguido arrumar... O Avast mostra que até hoje o aparelho não foi ligado novamente desde 2015. Ele estava instalado no sistema (Root) espero mesmo que seja verdade, aí no caso nem eu nem ele usa o aparelho...

    recentes

    populares

    • Cláudio Bezerra
      2016-07-24T10:00:53  

      ah vai

  • André Callazzans
    2014-01-27T08:53:41  

    No Android use o GotYa!, um dos melhores da plataforma. Tem uma versão "lite" para que possa testar, a versão completa é paga, vale a pena.

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2014-01-27T08:53:41  

      App não tem utilidade em caso de roubo, eles apagam tudo e já era teu app.

  • Andre Salles
    2016-02-12T23:20:01

    Perdi meu motog2 eu LIGO e da sem sinal.meu telefone está até na garantia.

  • Fabio Freitas
    2014-01-26T16:41:49  

    Depois de tanto blá blá blá e nada resolvido... vai na bocada mais próxima, fala com o patrão, se ele não der jeito, pega o primeiro nóia que aparecer, e desce a mamona nele....abre o bico rapidinho!

    recentes

    populares

    • Fabio Freitas
      2014-01-26T16:41:49  

      Pior e mais idiota comentário.... é graças as bocas e viciados que os roubos ocorrem, pense nisto antes de fumar seu baseado.

    recentes

    populares

    • Fabio Freitas
      2014-01-26T16:41:49  

      Blz mais e pedra ?

  • Jannah Ramon
    2015-10-16T12:57:51  

    Meu celular foi roubado não consigo bloquear ele tiraram O chip e a minha conta no google foi apagado O que eu faço não fiz boletim porque est já é O segundo celular roubado

    recentes

    populares

    • Jannah Ramon
      2015-10-16T12:57:51  

      fazer ocorrencia pra gastar papel e tempo nada resolve

  • Lucas Almeida
    2015-06-09T17:19:14  

    O Ladrão rouba seu cel, da um restaura as configurações de fábrica, a pessoa que compra coloca um novo chip e tchau. Já era qualquer chance de rastrear. Infelizmente quem paga mais caro la na loja é o único desfavorecido.

    recentes

    populares

    • Lucas Almeida
      2015-06-09T17:19:14  

      Será que com o imei se consegue algo além de bloquiado ou saber o número que o usa?

    recentes

    populares

    • Lucas Almeida
      2015-06-09T17:19:14  

      Alguém pode responder essa pergunta, também fiquei na dúvida...

  • Edylton Barbosa
    2015-09-23T15:41:57

    eu só queria um numero que tem no meu xpiria e duas fotos, pode ficar com o celular os creditos tudo.

  • Edylton Barbosa
    2015-09-23T15:44:23

    toda vez q eu ia salvar um contato ele perguntava se queria salvar no chip agora que vou restaurar simplesmente num vem a metade dos numeros e a operadora num faz nada a respeito.. em 2026 eu vou para marte na expedição da nasa. ADEUS mundo CRUEL

  • Washington Nunes
    2014-01-26T17:55:06  

    Matéria só pra encher linguiça. Péssima, Péssima.

    recentes

    populares

    • Washington Nunes
      2014-01-26T17:55:06  

      Dario Coutinho pode me ajudar?

    recentes

    populares

    • Washington Nunes
      2014-01-26T17:55:06  

      o meu celular foi furtado na empresa em que eu trabalho e mesmo eu sabendo quem foi o policial tentou de tudotudo pra mim não registrar o furto, pois desde o começo ele disse que isso não iria dar em nada.

  • Maria Reis
    2015-07-02T15:51:36

    Eu tenho que achar um celular do meu irmão

  • Célia Marinheiro
    2015-08-04T00:06:16

    perdi meu celular

  • Marcos Nascimento
    2014-10-26T00:54:00  

    .QUEM ESCREVEU A MATERIA ESTA DESINFORMADO PASSO 1 REGISTRAR UM BO NA POLICIA CIVIL E DA A ELES O SEU NUMERO EMEI PASSO 2 A POLICIA ENTRA EM CONTATO COM AS OPERADORAS DE TELEFONIA E REPASSA ESSE NUMERO Q PASSA A SER RASTREADO PASSO 3 A OPERADORA DETECTA AQUELE NUMERO EMEI E VER O NOME O ENDEREÇO E A LOCALIZAÇAO DO TITULAR DA LINHA Q ESTAR SENDO USADO NAQUELE APARELHO.SE O GPS ESTIVER LIGADO E MELHOR AINDA POIS A LOCALIZAÇAO SERA NA MOSCA PASSO 4 APOLICIA O RECUPERA E A HISTORIA TEM UM FINAL FELIZ PRA VC.POIS TODO MUNDO SADE Q AO ADQUIRIR UM CHIP TEM Q REGISTRAR COM O CPF Q CONTES OS SEUS DADOS

    recentes

    populares

    • Marcos Nascimento
      2014-10-26T00:54:00  

      E você viu isso em um filme, Marcos Nascimento? Desde quando uma ligação (sendo policial ou não ) potencializa alguém de condições que ferem a Constituição Federal? Nem os magistrados, tem tal privilégio... Volta pra "Gotam City", caríssimo!

    recentes

    populares

    • Marcos Nascimento
      2014-10-26T00:54:00  

      Isso pode ser feito sim, a policia civil que tem preguiça de realizar esses procedimentos. Mas quando é o celular de um policial, ou parente próximo à ele, eles conseguem recuperar facilmente o aparelho. Se isso fosse um procedimento padrão, desestimularia as pessoas a adquirirem aparelhos roubados.

  • Auremar Junior
    2015-02-19T13:22:51  

    com essa tecnologia tudo seria muito facil encontrar celulares roubados . mas vcs acham que as operadoras vao perder tempo atraz de celular roubado? eu fui roubado agora no carnaval levaram meu smart fone sei que nunca sera encontrado e tambem sei que existe muitos racks por ai que estuda para o mal ou seja estudar um jeito de burlar essa segurança bloquei chip , emei. fiz boletim de ocorrencia( bo) mas nao acredito que esse citado volte para mim e uma pena tanta tecnologia para nada e pena que tem jente que contribui comprando roubo deveria ser preso tambem dia do roubo 17/02/2015

    recentes

    populares

    • Auremar Junior
      2015-02-19T13:22:51  

      Concordo com você Auremar nesse país nada copera para as pessoas de bens isso deveria ser obrigação das operadoras,pois na hora de vender seus planos e pacotes eles são gentis e prestativos,e complicado viver em um pais de bandidos,ondes as pessoas que podem ajudar so olham para o próprio umbigo.

  • Monica Dalmagro
    2014-01-26T17:27:53  

    tive celular e outros bens furtados ,tive que esperar 3 meses para a quebra de sigilo,meu celular já tinha passado na mão de 3 pessoas,é mole?

    recentes

    populares

    • Monica Dalmagro
      2014-01-26T17:27:53  

      O que vc fez p/ recuperar seu celular? Tmbem fui roubada!!!

    recentes

    populares

    • Monica Dalmagro
      2014-01-26T17:27:53  

      como faço pra recuperar o meu smart tb fui roubado?????

  • Zeh Sauro
    2014-07-31T23:54:35  

    Cara, claro que tem como rastrear um aparelho pelo imei, afinal, qual o conceito de rastrear? Todo chip ativo, ou seja, com um numero vinculado a determinada operadora, está vinculado a um imei, portanto, é perfeitamente possível, ja que uma operadora sabe com muita facilidade que tal numero está em tal torre em tal momento, principalmente quando ele está em operação (em uso de dados ou voz).

    recentes

    populares

    • Zeh Sauro
      2014-07-31T23:54:35  

      cara vc esta compçetamente certo

  • Dario Coutinho
    2014-01-27T15:11:14  

    Olá a todos. A matéria é para explicar que o rastreio sem qualquer tipo de app é possível. Não é tutorial com sugestão de apps de rastreio. Na matéria, busquei explicar métodos de rastreio por Cell-ID, demonstrando que essa informação é de conhecimento também das operadoras de telefone. Possibilitando, tecnicamente, o rastreio pelo número. Mas judicialmente é outra história, devido a legislação brasileira.

    recentes

    populares

    • Dario Coutinho
      2014-01-27T15:11:14  

      tenho um smartphone que foi roubado de mim a cerca de 4 meses mas nao sei como posso localiza-lo :-/

  • Moises Silva
    2014-01-26T15:01:21  

    Sabem o que acho??? Acho que o cidadão ai não entende do assunto de rastreamento de celular e... Soltou essa manchete para que alguns leitores descrevam algum procedimento que eles tenham praticado. FATO. k k k k Falhouuuuu...

    recentes

    populares

    • Moises Silva
      2014-01-26T15:01:21  

      Olá Moises. A matéria é para explicar que o rastreio sem qualquer tipo de app é possível. Não é matéria para sugestão de apps de rastreio. A Matéria explica método de rastreio por Cell-ID, demonstrando que essa informação é de conhecimento também das operadoras de telefone. Possibilitando tecnicamente o rastreio pelo número. Mas judicialmente é outra história.

  • Unk0wn
    2014-01-27T13:35:55

    Vou migrar para o TecMundo. Que raio de matéria foi essa...

  • Renan Leão
    2014-01-27T08:31:48

    Como que eu rastreio ?

  • Izalberto Freitas
    2014-01-26T18:31:35

    Este Techtudo é um lixo, quanto estes caras pagam pra manter isso no ar?

  • Zeti Comi
    2014-01-26T19:22:30

    cerberus, o melhor para android, nao tem pra quem....

  • Paulo Inoue